Foram encontrados 5722 registros para a palavra: OBRA

Deputado Roberto Carlos comemora a data para início das obras do VLT

Foi com imensa alegria que o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, comemorou o anúncio do Governador Rui Costa para o início das obras do Veículo Leve de Transporte – VLT, que serão realizadas em outubro e vai garantir mais um avanço para a mobilidade urbana na capital.

O parlamentar, que sempre esteve empenhado na Casa Legislativa, junto com o Governo do Estado, para garantir mais obras em prol de um transporte moderno para Salvador, ressaltou que o VLT vai ligar Simões Filho, município da região metropolitana, a Salvador, atendendo ao Comércio e integrando com a estação do metrô no Acesso Norte, com um total de 22 quilômetros de extensão...

Com 70% concluída, Prefeitura de Petrolina avança em obra da ponte do Vale do Grande Rio

Os dias de insegurança dos moradores que transitam entre os bairros Ouro Preto e Vale do Grande Rio estão contados. A Prefeitura de Petrolina já concluiu cerca de 70% da obra de construção da ponte que passa pelo canal e divide as duas comunidades. Este e outros investimentos fazem parte do programa Petrolina Cresce que prevê melhorias em todo município na área de infraestrutura.

A obra entra em fase de cura das últimas aduelas colocadas, que são estruturas que dão sustentação à ponte e permitem que a água passe entre elas.  Assim que a estrutura estiver com a resistência adequada, será dada a continuidade a construção da laje, uma das etapas finais do processo. ..

Prefeito Paulo Bomfim assina Ordem de Serviço e acompanha início da obra de construção do Parque da Cidade

Nesta quarta-feira (14) o prefeito Paulo Bomfim assinou ordem de serviço que autoriza a construção do Parque da Cidade, no bairro Alto da Aliança, à margem da BA-210. A solenidade reuniu secretários municipais, vereadores e comunidade.

Com conceito inovador e arrojado, o projeto do Parque da Cidade contempla uma área de cerca de 43.000 m², localizada no bairro Alto da Aliança à margem do Riacho Malhada. “O sentimento é de felicidade por autorizar e iniciar a construção de mais um importante equipamento, uma grande obra que vai criar uma área de lazer, cultura e esporte diferenciada a toda população juazeirense e principalmente os moradores das proximidades. É gratificante estar junto com a população trazendo mais investimentos, mais obra e mais qualidade de vida para nossa população”, destacou o prefeito Paulo Bomfim...

Miguel Coelho se reúne com presidente Bolsonaro para viabilizar obras e nova maternidade

Em passagem por Brasília nesta quarta-feira (14), o prefeito Miguel Coelho se encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro. A reunião foi articulada pelo senador Fernando Bezerra e teve como pautas a liberação de recursos para obras de mobilidade e a autorização do Ministério da Saúde para o funcionamento de uma casa de partos municipal.

Segundo o prefeito, a conversa com o presidente sinalizou para o atendimento das duas demandas. A principal delas é a autorização do Governo Federal para o município operar uma casa de partos que já está em construção para desafogar a superlotação do Hospital Dom Malan. Sobre as obras de mobilidade, Miguel afirmou que o presidente concordou com a liberação de novos investimentos pelo programa Avançar...

Segue acelerada a obra de construção do Centro Gastronômico de Juazeiro

Em breve Juazeiro e as cidades do Vale do São Francisco contarão com uma ampla área de lazer e gastronomia que vai potencializar o turismo, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população. A Prefeitura de Juazeiro, por meio de contrato assinado com a empresa concessionária, está trabalhando intensamente para entregar o Centro Gastronômico.

Localizado na Orla Nova de Juazeiro, o Centro Gastronômico está sendo construído em um terreno de aproximadamente 2.350 m² na área dos casarões da antiga Companhia de Navegação do São Francisco (Franave) e contará com uma cervejaria artesanal, 6 restaurantes de culinárias diversificadas e um parque infantil. Tudo isso revitalizando um importante patrimônio histórico de Juazeiro e obedecendo ao projeto arquitetônico, observando critérios e diretrizes de intervenção para projetos de restauração arquitetônica e reurbanização do entorno...

Nota sobre a metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

A Lei Federal nº 9.433/1997, a Lei das Águas, confere como uma das competências dos comitês de bacia hidrográfica estabelecer os mecanismos e os valores a serem cobrados dos respectivos usuários de água na sua área de atuação. Esta mesma Lei estabelece que compete ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos deliberar sobre as questões que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos ou pelos Comitês de Bacia Hidrográfica.

No ano de 2008, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) sugeriu ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) os valores a serem cobrados na bacia por meio da Deliberação CBHSF nº 40/2008 e seus anexos. O CNRH aprovou esta metodologia e seus respectivos valores em 13/04/2010, por meio da Resolução CNRH nº 108. Esta aprovação marcou o início da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, operacionalizada pela Agência Nacional de Águas – ANA...

Sobradinho vence seca após 20 meses e recupera economia no São Francisco

Foram quatro dias: entre 15 e 18 de novembro de 2017, o reservatório de Sobradinho, maior do rio São Francisco, atingiu o seu nível mais baixo da história, chegando a apenas 1,8% de seu volume útil. Pouco menos de 20 meses depois dessa baixa recorde, o lago começa a voltar a respirar. O volume útil da represa chegou a 42,7% na quinta-feira (8), voltando ao nível de 2013, ano em que a seca começou a fustigar o semiárido do Nordeste.

Além de dar estabilidade à produção de energia pelas usinas hidroelétricas instaladas ao longo do São Francisco, a recuperação da barragem também abre perspectivas para a retomada econômica da região, que tem na fruticultura irrigada e piscicultura como carros-chefes. Nos últimos anos, o cenário foi de estagnação. Desde junho de 2017, a ANA (Agência Nacional de Águas) reduziu a vazão da paragem de Sobradinho para 550 m³/s e proibiu a captação de água do rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação.



Os seis anos consecutivos de seca, entre 2012 e 2018, resultaram num aumento de custos para os produtores com energia, já que a água para a irrigação passou a ser bombeada de regiões mais distantes. Além disso, parte dos agricultores deixou de lado os cultivos de ciclo curto, no qual eram produzidos melancia, melão, feijão e cebola, e concentrou-se na produção principal de manga e uva.

O cenário mudou com as chuvas que atingiram a região nas duas últimas quadras chuvosas. A restrição para a irrigação nas quartas —que resultava em queda de até 15% na produtividade— caiu no fim do ano passado, e a vazão de Sobradinho já chega a 800 m³/s.

Ao todo, a região tem 120 mil hectares de fruticultura irrigada, que resultaram numa colheita de 750 mil toneladas de frutas em 2018.Um dos principais polos de produção, a cidade de Casa Nova retomou a curva de crescimento na produção. Segundo dados do Censo Frutícola, a colheita de manga em 2018 chegou a 100 mil toneladas —aumento de 84,8% em comparação a 2016. Também foram colhidas na cidade 28 mil toneladas de goiaba e 27 mil toneladas de uva.

O avanço da produção fez as vinícolas da região retomarem seus planos de investimento. Em dezembro, o Grupo Miolo anunciou a ampliação de sua fábrica de vinhos em Casa Nova e a instalação de uma nova fábrica de suco de uva na cidade de Barra.

Além da oferta de água, o cenário tornou-se mais promissor com o acordo entre Mercosul e União Europeia, que vai derrubar taxas para exportação de frutas e derivados. Os empresários defendem que a janela de oportunidade seja aproveitada com uma política de crédito para irrigação no longo prazo e incremento da pesquisa, além de uma primazia para a produção agrícola diante da produção energética.

“A fruticultura no Vale do São Francisco tem um potencial de crescimento muito maior do que se estima. Basta que ele seja encarado como uma política de Estado”, diz José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que congrega produtores e exportadores de fruta da região. O setor pesqueiro também ganhou novo impulso. Criando tilápias em tanques há sete anos no reservatório de Sobradinho, Estefani dos Santos, 28, voltou a produzir 20 toneladas de peixes por ano e já mira chegar a 30 toneladas em nos próximos anos.

“O problema é que quando a barragem seca, temos que movimentar os tanques para áreas menos rasas, e isso gera mortalidade. Já cheguei a perder três toneladas de peixes nesse processo”, diz o pescador. Rafael Ferreira, que também possui tanques em Sobradinho, chegou a pensar em desistir no auge da seca. Mas, em dois anos, conseguiu ampliar a produção de 8 para 18 toneladas de tilápias a cada ciclo de seis meses. Além de Sobradinho, a retomada do volume de água também avança nos demais reservatórios do Sistema Hídrico do Rio São Francisco. Em Três Marias (MG), o volume de água chegou a 72,7%.

Em Itaparica, a barragem chegou a 37,8% do volume útil. Há cinco anos, com 15%, o nível baixo da água fez reaparecer quase toda a estrutura antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE), inundada quando a barragem foi criada, em 1988. Apesar do avanço, o volume ainda está longe de atingir o nível pré-seca. Em fevereiro de 2012, Sobradinho chegou a ter 88% de sua capacidade, que é de 34 milhões de metros cúbicos de água.

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda diz que a retomada do volume é resultado de ações preventivas, mas que a situação do rio ainda inspira cuidados. Além da quantidade de água, sua qualidade também é essencial para o futuro do São Francisco. Não podemos perder o foco”, afirma Anivaldo, defendendo uma retomada nos investimentos contra o assoreamento e em sistemas de esgoto nas cidades ribeirinhas...

Caravana de obras sobre o Nordeste chega a Petrolina

Foto: Jonathas de Andrade/Divulgação.

Foi no Nordeste que o artista visual e fotógrafo Jonathas de Andrade foi buscar a força de seu trabalho, numa linguagem que ganhou intensidade e reconhecimento internacional ao reinterpretar questões urgentes para repensar a cultura nordestina hoje. Com 12 anos de trajetória e 37 de idade, e tendo a região onde nasceu como foco de sua produção nos últimos seis anos, o alagoano radicado em Pernambuco já expôs suas obras em outros estados do Brasil e em diversos países, indo de museus internacionais como o MOMA e Guggenheim de Nova York, à Coreia do Sul; do México, ao Egito e França. Depois de terem rodado o mundo, parte destes projetos artísticos está reunida na exposição "Caravana Museu do Homem do Nordeste", que será inaugurada no dia 19 de agosto, às 19h, no SESC Petrolina, com visita guiada pelo artista. A circulação das instalações fotográficas e vídeos criados por Jonathas de Andrade, que ocorre com incentivo do Funcultura do Governo Estadual, chega também a duas outras cidades do interior de Pernambuco: Garanhuns (em novembro) e Goiana (em março de 2020)...

Sobradinho: Prefeito Luiz Vicente Berti oficializa segunda etapa das obras do Hospital Municipal

Nesta quinta-feira, 8, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde (SMS), oficializou por meio de um ato de lançamento o início das obras da segunda etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, com a presença do Prefeito Luiz Vicente Berti e da Secretária de Saúde Maysa Sanjuan.

Também participaram da solenidade o engenheiro responsável pela obra, Fábio Nascimento, da empresa Premium Engenharia e Empreendimentos Eireli, o Comandante da 96ª Companhia Independente de Polícia Militar de Sobradinho, Major Manuel de Araújo Perdiz Filho, o presidente do legislativo municipal, vereador Cleyvinho, vereadores Gabriel Lustosa, Beto Galego, Jarques Canturil, Ribinha, Olivar, Téo Mossoró e Isabel Coelho...

Sobradinho: Cerimônia marca a abertura dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas 

A cerimônia de abertura dos JEEPPS, Jogos Estudantis das Escolas Públicas e Privadas de Sobradinho, realizada na quarta-feira (07), em sua sétima edição, deu um colorido especial ao Ginásio Poliesportivo Francisco Wellington Moura Santos. Todas as delegações escolares levaram seus atletas, suas cores e suas bandeiras ao ginásio e fizeram uma bela festa. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação Ducilene Kestering, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Cássia, demais autoridades locais, gestores, coordenadores e professores.

A cerimônia foi marcada pelo desfile das delegações, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. Após a solenidade ocorreu o jogo de futsal entre as equipes do Colégio Municipal 24 de Fevereiro e do Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães- CELEM, uma partida animada e em clima de confraternização. O professor de Educação Física Vanedson Rodrigues Ribeiro, falou sobre a alegria de estar presente em um momento tão especial para o esporte e a educação do município. ..

Vereadores da Oposição de Petrolina denunciam que moradores da Tapera comemoram obra parada há 1 ano

O Governo de Petrolina Novo Tempo ganhou um bolo de presente dos moradores da Tapera na noite desta terça-feira (06), para comemorar a obra de implantação, readequação e modernização da quadras poliesportivas parada há um ano.

Os moradores ainda aguardam a obra com placa datada de previsão para iniciar em 06 de agosto e término para 06 de novembro de 2018.Enquanto isso, as placas de obras estão espalhadas em Petrolina e a população aguarda as propagadas ações do Governo Municipal. Esta obra foi orçada em quase R$ 200 mil com financiamento através da Caixa Econômica Federal...

Prefeitura de Sobradinho realizará ato de início da segunda etapa da obra do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde (SMS), realizará nesta quinta-feira (8), às 11 horas, o ato de início das obras da segunda etapa do Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres. Nesta etapa serão construídos uma nova ala, com enfermarias masculina, feminina, pediátrica e obstétrica, além de espaços de isolamento médico, lavanderia, posto de enfermagem, salas para procedimentos clínicos especializados e sala adaptada para o parto humanizado.

O Hospital Municipal de Sobradinho, construído pela Chesf, foi desativado e, há um ano, a atual gestão municipal reabriu a unidade hospitalar ofertando os serviços de urgência e emergência, além de outros procedimentos médicos, durante 24 horas. A Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan fez uma avaliação do serviço neste um ano de funcionamento...

Após ataque de Bolsonaro, Petrobras cancela contrato com presidente da OAB

A Petrobras cancelou um contrato que possuía com o escritório do advogado Felipe Santa Cruz, presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em meio à polêmica desencadeada pelas declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai do advogado, Fernando Santa Cruz, desaparecido durante a ditadura militar.

No dia 29 de julho, ao criticar a OAB por sua atuação no inquérito envolvendo Adélio Bispo de Oliveira, que esfaqueou o então candidato Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral, o presidente afirmou: “Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto para ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Eu conto para ele”...

17º Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho: Mais de mil vaqueiros participam da Cavalgada, Missa e Forró da Espora

O domingo, 04, no Forró do Vaqueiro 2019, foi de celebração e homenagens, com a tradicional Cavalgada e a Missa do Vaqueiro. Logo cedo, os donos da festa se concentraram na Vila Santana onde foi oferecido um delicioso café da manhã ao som do autêntico forró pé de serra, com a participação de cerca de mil vaqueiros de Sobradinho e região.

Com as energias recarregadas, os vaqueiros saíram em uma grande cavalgada pelas avenidas da cidade, emocionando o público que pode presenciar um espetáculo de encher os olhos. Entoando aboios e cantorias, eles chegaram a Igreja São Joaquim, onde foi celebrada a tradicional "Missa do Vaqueiro", pelo Padre Valmir Colombo...

Juazeiro: Vereador critica atraso no início de obras nas ruas do Jardim Flórida

O vereador Jean Gomes (PT) ocupou a tribuna da Casa Aprígio Duarte nesta segunda-feira (05) para denunciar os aborrecimentos que a empresa prestadora de serviços ao município, CONSISTE vem causando aos moradores do bairro Jardim Flórida, devido ao atraso do início das obras de pavimentação.

 "Venho aqui trazer a minha insatisfação a esta empresa Consiste, que ganhou a licitação das ruas 6, 7 do bairro Jardim Flórida, e há mais de um mês está protelando o início das obras. Quero dizer ao dono dessa empresa, que assinou o contrato com o município, que execute a obra. Outras empresas deixaram de ganhar a licitação para executar a obra, ela ganha e fica enrolando", irritou-se o vereador...

Sobradinho: Em conversa com o Presidente Bolsonaro, Prefeito Luiz Vicente Berti apresenta demandas do município

O Presidente Jair Bolsonaro participou na manhã desta segunda-feira (05),  na sede da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Sobradinho, da inauguração da primeira etapa de uma usina solar flutuante instalada no lago de Sobradinho.

A cerimônia contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Leite, do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rogodanzo Canuto. Outras autoridades, como o deputado federal Fernando Filho (DEM-PE), os Deputados Adolfo Viana, João Carlos Bacelar e o Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti (PSD), também participaram do evento...

Prefeitura de Sobradinho inaugura o Pátio do Forró do "Vaqueiro Brian"

Durante as festividades da 17ª edição do Forró do Vaqueiro, a Prefeitura de Sobradinho inaugurou o Pátio de Eventos, batizando o espaço de "Vaqueiro Brian", uma homenagem ao menino vaqueiro de Sobradinho, que lutou bravamente contra uma doença rara, e faleceu aos nove anos de idade. A breve trajetória do menino Brian foi inspiradora. Durante seis anos de sua vida, ele fazia questão de participar da tradicional cavalgada dos vaqueiros de Sobradinho, se destacando entre os participantes. 

De acordo com Uiliana Souza, avó de Brian, apesar da tenra idade, ele era um apaixonado por cavalos e pela cultura dos vaqueiros. Uma paixão que contagiava a todos da família, que mesmo preocupada com sua saúde, permitia que ele acompanhasse a cavalgada. "O Brian era uma criança abençoada, ele era fanático por cavalos, vaquejadas, pegas de boi. No geral tudo que tinha relação com cavalos, ele queria estar no meio, e fazia questão de nos chamar pra levá-lo para participar. Desde os dois anos, ele começou a montar na cavalgada dos vaqueiros durante as comemorações do Forró do Vaqueiro aqui da cidade. Quando ele subia no cavalo, junto ao padrinho dele, dava para ver a fé nos olhos dele. Ver meu neto ser lembrado nesse momento só nos desperta orgulho e gratidão", comentou a avó...

Nova declaração de Bolsonaro sobre nordestinos repercute nas redes sociais: - Só tá faltando crescer um pouquinho a cabeça!

Uma declaração do presidente da república, Jair Bolsonaro, durante visita à Sobradinho, na Bahia, nesta segunda-feira (5), deve causar mais um constrangimento na relação entre o mandatário  e nordestinos, principalmente entre aqueles que não comungam com sei jeito de comunicar. Numa gravação feita pelo deputado baiano Cláudio Cajado, vice-líder do PP na Câmara Federal, Bolsonaro usou um comparativo que é considerado por muitos uma forma de bullyng.

Invocado pelo parlamentar a falar da suas visitas ao nordeste, e mais uma vez à Bahia, Bolsonaro, em tom bastante descontraido e fazendo um gesto com as mãos disse que "Só tá faltando agora crescer um pouquinho a cabeça" , fazendo referencia a uma possível desproporcionalidade à cabeça dos nordestinos...

Forró do Vaqueiro de Sobradinho: Última noite de festa confirma o sucesso absoluto do evento

O último dia da 17ª edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho confirmou mais uma vez o sucesso de público e de organização do evento, e reuniu nesse domingo (4) os amantes do bom forró de vaquejada. O quarto dia de festa foi o mais longo em número de horas de shows. A primeira atração, o cantor Leandro do Gado, subiu ao palco do Forró do Vaqueiro no final da tarde do domingo.

Ao por do sol, a cantora Beatrys Zarb, a pequena notável sobradinhense, subiu ao palco e exibiu graça e muito talento. Emocionada, ela agradeceu a gestão municipal pela oportunidade de estrear no palco do Forró do Vaqueiro, a festa mais tradicional de Sobradinho. "Estou muito feliz por ter fazer parte deste time de grandes artistas que se apresentou no maior e melhor evento da minha cidade. Meu primeiro grande show, com esta banda maravilhosa ficará para sempre na minha história, e com a energia boa que eu senti aqui, do público, sei que vai me dar muita sorte na minha carreira musical", declarou Beatrys...

Sobradinho: Bolsonaro crítica o Consórcio Nordeste e diz que esquerda quer dividir o Brasil

Em sua segunda visita ao Nordeste em menos de um mês, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que governadores da região "fazem politicalha", querem transformar o Nordeste "em uma Cuba" e negou que tenha agido com preconceito contra os nordestinos.

"Não estou aqui com colegas nordestinos para fazer média. [...] Mas não existe esta questão de preconceito. Eu tenho preconceito é com governador ladrão que não faz nada para o seu estado", afirmou o presidente em Sobradinho (a 602 km de Salvador), nesta segunda-feira (5)...