Foram encontrados 333 registros para a palavra: médio

A Bahia Pesca através do Terminal Pesqueiro de Sobradinho vem avançando na região do submédio do São Francisco

Vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – SEAGRI, A Bahia Pesca tem como intuito fomentar a aquicultura e a pesca, seguindo os parâmetros dos projetos sustentáveis, social, ambiental e cultural, contribuindo para o desenvolvimento do estado da Bahia. Com uma produção anual acima de 1.216 toneladas, a Bahia é hoje o terceiro maior Estado na produção nacional de pescado e ocupa o segundo lugar na região Nordeste, de acordo com os dados da estatística pesqueira nacional de 2009, o estado é um dos pioneiros no Brasil do desenvolvimento e implantação de cultivos de peixe (tilápia) em tanques-rede.

O terminal pesqueiro Público de Sobradinho/BAHIA revitalizou a unidade de beneficiamento do pescado em 2013, adequando suas estruturas as exigências da legislação sanitária atual. O terminal tem como equipe técnica Raimundo Nonato e Joseane Araujo, que ao longo da gestão veem obtendo bons resultados. Atualmente são realizadas atividades ligadas ao beneficiamento e o cultivo do peixe na região, em conjuntos com algumas cooperativas e empresas privadas, a fim de gerar renda para as famílias e consequentemente para o município. Em breve vai ser realizado um diagnóstico que tem como tema “CARACTERIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS BENEFICIÁRIOS DAS PRÁTICAS DA PISCICULTURA SITUADA NAS MARGENS DA BARRAGEM DE SOBRADINHO BAHIA“, com o intuito de conhecer o perfil sócio econômico, ambiental e cultural dos piscicultores e também dos envolvidos indiretamente nesse processo. ..

MARINHA ABRE 80 VAGAS DE NÍVEL MÉDIO

Estarão abertas, no período de 10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017, as inscrições de candidatos, com nível técnico, com mais de 18 e menos de 45 anos de idade, referidos a 01/01/2018, para a prestação do Serviço Militar Voluntário (SMV), para ambos os sexos, como Praça da Reserva de 2ª Classe da Marinha (RM2), para o preenchimento de vagas em SALVADOR - Edificações (2), Eletrotécnica (13), Eletrônica (2), Enfermagem (13), Gráfica (1), Higiene Dental (2), Marcenaria (2), Mecânica (14), Metalurgia (7), Motores (7), Nutrição e Dietética (1), Prótese Dentária (1), Radiologia Médica (8) e Telecomunicações (5); ARACAJU – Enfermagem (1) e ILHÉUS – Enfermagem (1).

As inscrições serão realizadas, unicamente via Internet, no site do Comando do 2º Distrito Naval – www.2dn.mar.mil.br. O Processo Seletivo é constituído de uma Prova Objetiva, Prova de Títulos, Verificação de Dados Biográficos e Documental e Inspeção de Saúde. A taxa de inscrição é de R$50,00. Todas as informações necessárias são encontradas no Aviso de Convocação nº01/2017, publicado no Diário Oficial da União e no site referido...

Sesi/PE encerra nesta sexta (06) as inscrições para 100 vagas gratuitas de Ensino Médio e Profissional no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) encerra, nesta sexta-feira (06), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições devem ser feitas na escola do Sesi/PE, onde o candidato pretende estudar.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site aqui...

Sesi abre 100 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Sertão de Pernambuco

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lançou, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site ...

Sesi/PE abre mais de 600 vagas para Ensino Fundamental e Médio no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) está com inscrições abertas para 5,1 mil vagas para os Ensinos Fundamental e Médio. No Sertão, são 603 vagas, sendo 365 em Petrolina e 238 vagas em Araripina. As unidades disponibilizam aos alunos ensino de qualidade, tecnologias de ponta para facilitar a aprendizagem, especialmente das disciplinas de exatas e ciências, e preparação para o mercado de trabalho. Tudo isso já incluído no preço da mensalidade, que é um valor acessível, principalmente para os dependentes dos trabalhadores da indústria, que têm um desconto especial. Outras informações sobre as inscrições na escola de Petrolina pelo telefone (87) 3861.1369 e em Araripina pelo número (87) 3873.1087.

“Procuramos oferecer o que há de melhor para a formação integral dos nossos estudantes a um preço justo, porque nosso interesse é viabilizar uma educação de qualidade para a população menos abastada, já que esse é o caminho mais seguro para a ascensão social”, afirma o gerente da Unidade de Educação da entidade, Michael Groarke. “Também enfocamos a preparação da mão de obra para fortalecer a indústria”, complementa...

Membros discutem pela primeira vez gestão da CCR Submédio

Os novos membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco se reuniram pela primeira vez nesta sexta-feira (18.11), em Petrolina (PE), para discutir o planejamento estratégico dos próximos quatros anos da gestão frente à instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 

Para este novo mandato, iniciado no último mês de setembro, foram empossadas 25 representações que atuam em defesa do Velho Chico. Elas serão responsáveis por debater os conflitos e melhorias para a gestão hídrica e ambiental da região do Submédio São Francisco, que é a segunda maior área territorial da bacia, abrangendo parte dos estados da Bahia e de Pernambuco, com aproximadamente 155 mil quilômetros de extensão...

CCR Alto e Submédio SF têm encontro nesta semana 

As Câmaras Consultivas Regionais do Submédio e do Alto São Francisco, instâncias ligadas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, se reúnem nesta semana (16 a 18.11), respectivamente nas cidades de Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG), para alinhar o planejamento de ações do mandato 2016-2020. Esta será a primeira reunião da nova coordenadoria das CCR`s, assumida no último mês de setembro, sob responsabilidade da ambientalista Sílvia Freedman (CCR Alto) e do professor Julianeli Tolentino (CCR Submédio). 

Nos 16 e 17 de novembro, os membros da CCR Alto discutem, entre outros assuntos, o andamento dos projetos da região que vêm sendo executados com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. O início da reunião será às 9 horas, na sede da AGB Peixe Vivo, agência delegatária do CBHSF, localizada na rua Carijós, 166, 5º andar, Centro, Belo Horizonte (MG). ..

Univasf: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana nos Campi Petrolina Centro e Senhor do Bonfim

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizado sábado (5) e domingo (6) para candidatos de todo o país. A prova terá início a partir das 13h30 pelo horário de Brasília (12h30 horário local), mas os portões estarão abertos entre 12h e 13h pelo horário de Brasília (11h e 12h horário local). Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as provas do Enem serão aplicadas nos campi Petrolina Centro (PE) e Senhor do Bonfim (BA). Para ingressar em um dos 27 cursos de graduação da Univasf em 2017, os candidatos interessados devem fazer a prova desta edição do Enem. 

A prova do Enem é requisito para ter acesso à educação superior e profissional em Instituições de Ensino Superior (IFES), cujos processos seletivos ocorrem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a exemplo da Univasf. Outros programas do Ministério da Educação (MEC) somente podem ser pleiteados por candidatos que tenham feito o Enem, entre eles o Ciência sem Fronteiras (CsF). 

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição do candidato, disponível na Página do Participante no site de Enem. Para fazer o exame, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto válido. Não será permitido o uso de lápis, boné, relógio, celular e calculadora. A organização do Enem recomenda que os estudantes usem roupas leves e levem comida e água para o exame, que serão revistadas na entrada. 

No primeiro dia do Enem, os candidatos deverão responder questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia do exame, serão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaboração de uma Redação. No segundo dia, também será feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem. 

Processo Seletivo para Univasf - A Univasf utiliza integralmente a nota do Enem por meio do Sisu como forma de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. O Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf (PS-ICG 2017) terá seu edital divulgado até o início de dezembro. ..

IF Sertão-PE prorroga inscrição de concurso para níveis médio e superior

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso público para técnico-administrativo em Educação do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão-PE). Foram disponibilizadas 27 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente pela internet. Os salários são, respectivamente, de R$ 2.294,81 e R$ 3.868,21. Outras informações podem ser obtidas no edital.

A taxa custa R$ 60 para nível médio e R$ 80 para nível superior. O valor deve ser pago por intermédio do Guia de Recolhimento da União (GRU), em gências bancárias do Banco do Brasil, até o dia 1º de novembro. A divulgação das inscrições deferidas acontecerá a partir do dia 7 de novembro.

Para nível superior há vagas para Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Bibliotecário, Enfermeiro, Médico, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo/Comunicação Institucional, Tecnólogo/Design Gráfico, Tecnólogo/Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo/Gestão Pública, Tecnólogo/Viticultura e Enologia e Relações Públicas.

Já para nível médio, há oportunidades para Técnico em Arquivo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico Laboratório de Informática e Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais.

A prova do concurso será composta por 60 questões objetivas, de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. A prova acontece no dia 18 de dezembro, nas cidades de Petrolina e Juazeiro, na Bahia.

O local de realização da avaliação será divulgado cinco dias úteis, antes da prova. Para o cargo de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, haverá ainda uma prova prática.

O resultado do concurso terá validade de 12 meses, contado a partir da data de publicação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do IF Sertão-PE.

As localidades e as vagas disponíveis para nomeação serão divulgadas pela reitoria do Instituto, através de um edital. O candidato pode optar por vagas nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista ou Serra Talhada, de acordo com a ordem de classificação no concurso. ..

CBHSF entrega obra no Médio São Francisco

A comunidade Reunidas José Rosa, localizada no município de Sítio do Mato (BA), foi alvo de mais uma obra de recuperação hidroambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto, entregue oficialmente no dia 11 de outubro, foi desenvolvido na bacia do riacho Caracol, afluente do Velho Chico na região do Médio São Francisco, e contou com investimento de mais de R$ 330 mil oriundos da cobrança pelo uso da água. Entre os serviços realizados estão adequação de estradas rurais; construção de barraginhas, lombadas cascalhadas e barreiros; e recuperação de áreas degradadas, além de ações de mobilização social. Vale lembrar que esta é a primeira obra hidroambiental entregue pelo CBHSF em sua nova gestão, iniciada durante a Plenária Ordinária do colegiado que aconteceu em setembro, em Belo Horizonte (MG).

A solenidade de entrega das obras contou com a presença de representantes da comunidade e das empresas Neogeo Engenharia LTDA e Irriplan Engenharia LTDA, executora e fiscalizadora das obras, respectivamente, além do novo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Ednaldo Campos: "Nossa preocupação está relacionada à educação ambiental, porque o mais difícil, que é a obra física, nós já conseguimos. Se mostrarmos para as pessoas da comunidade a necessidade da conservação do que foi feito, já será uma vitória muito grande. Trabalhar com educação ambiental é uma das premissas da CCR Médio", disse...

ELEIÇÕES - Faltam 9 dias: tempo médio de votação é estimado em um minuto

Nas eleições do próximo dia 2 de outubro, o tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, tendo em vista que a escolha recai apenas sobre os cargos  de prefeito e vereador. Os candidatos a prefeito são identificados por dois dígitos, já os vereadores, por cinco...

Após divulgar versão errada de MP, MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio

Ao anunciar, nesta quinta-feira, as mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória (MP) divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio, cabendo às escolas, redes de ensino e alunos definir quais delas fariam parte dos estudos. 

O texto, porém, estava equivocado. Na versão encaminhada para publicação no Diário Oficial — que deve vir a público na sexta para então ir à apreciação do Congresso Nacional —, o texto final aponta que não está decretado o fim de nenhuma disciplina, e as 13 que atualmente constam como obrigatórias para o Ensino Médio permanecerão obrigatórias...

Reforma aumenta carga horária do ensino médio e reduz conteúdo obrigatório

Ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional...

Intercâmbio problematiza a geração de energia eólica e solar no Submédio São Francisco

O interesse e a necessidade em conhecer de perto as vantagens e prejuízos existentes na geração de energia eólica e solar na região do Submédio São Francisco, motivou a Articulação Popular São Francisco Vivo a promover, nos dias 19 e 20 de agosto, um Intercâmbio nos municípios de Sento Sé e Juazeiro, no norte da Bahia.

Participaram da atividade representantes do Irpaa, Comissão Pastoral da Terra - CPT, de comunidades tradicionais Fundo de Pasto e estudantes que no primeiro dia visitaram  experiências de geração de energia eólica e energia solar, com o objetivo de conhecer os dois modelos de implantação e identificar os principais impactos positivos e negativos, sobretudo no modo de vida local...

Sindusfarma acusa ministério de descumprir regras sanitárias e 'incentivar pirataria'

O Ministério da Saúde foi acusado nesta terça-feira (16) de descumprir as regras sanitárias nacionais e de "incentivar a pirataria" após compra de um medicamento para tratamento da Aids de um laboratório indiano, sem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com nota do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), que representa as principais indústrias farmacêuticas do país, a compra fere o Código Penal, que veda a oferta de remédios sem registro pelo órgão competente, e "põe em risco a indústria farmacêutica do país". Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde negou ter infringido regras. A compra do darunavir foi feita por meio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), por meio de um fundo para compra de produtos não fabricados no país ou adquiridos de forma emergencial.

Para o presidente-executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, a compra foi realizada por meio da Opas apenas "com o pretexto de reduzir despesas", já que há produção nacional do medicamento. No Brasil, a Janssen tem autorização da Anvisa para produção do darunavir com o nome de Prezista. "O medicamento indiano comprado via Opas não respeita a patente concedida em vários países e depositada no Brasil ao laboratório farmacêutico que o desenvolveu", avalia a nota. O sindicato aponta ainda a compra de penicilina benzatina de empresas sem registro no país. Em nota, a pasta utiliza a lei 9.782, de 1999, para justificar a compra dos produtos: a Anvisa "poderá dispensar de registro os imunobiológicos, inseticidas, medicamentos e outros insumos estratégicos quando adquiridos por intermédio de organismos multilaterais internacionais, para uso em programas de saúde pública pelo Ministério da Saúde e suas entidades vinculadas". Mussolini afirmou que essa medida é geralmente usada para compra de vacinas e medicamentos não disponíveis no país...

Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas.

As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...

REUNIÃO DISCUTE FUNCIONAMENTO DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PINHÕES

Na última sexta-feira, 22/07, aconteceu reunião entre o Sargento Ênio Costa e a gestora do Núcleo Regional de Educação - NRE, professora Marinez Menezes, para discutir o funcionamento da Extensão da Escola Estadual Pedro Raimundo Rêgo, no distrito de Pinhões.

A referida escola está com quadro de professores insuficiente e essa problemática foi constatada pelo sargento Ênio Costa, em visita ao referido distrito, após vários alunos reclamarem sobre essa situação, principalmente os concluintes do ensino médio; quando o mesmo ficou sabendo que a escola estava sob ameaça de parar suas atividades...

Definidos locais de consultas públicas do Plano de Recursos Hídricos

Os horários e locais das consultas públicas que serão realizadas como uma das últimas atividades referentes à renovação do Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio São Francisco já estão definidos. Em cada uma das regiões fisiográficas da bacia será realizada uma consulta pública, a fim de propiciar oportunidade para que aqueles segmentos que ainda gostariam de apresentar sugestões.

As programações serão realizadas sempre das 14h às 18h. A primeira delas ocorrerá no dia 22 de julho, no Submédio São Francisco, em Petrolina (PE), no auditório do Sest/Senat. No dia 25, será a vez de o evento acontecer na região do Baixo, em Penedo (AL), no auditório do Sindicato dos Servidores do Município (Sinspen), no Centro. No Médio São Francisco, a reunião acontecerá no dia 27 de julho, em Santa Maria da Vitória (BA), na Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação (Facite), no Parque de Exposições. No Alto São Francisco, a consulta pública acontecerá no dia 29, no prédio antigo da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), no auditório térreo...

Governo anuncia reajuste médio de 12,5% no Bolsa Família

O presidente em exercício Michel Temer e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário,Osmar Terra, anunciaram nesta quarta-feira (29) um reajuste médio de 12,5% nos benefícios do Bolsa Família. O reajuste vai ser pago a partir de 17 de julho.

O decreto do reajuste assinado por Temer prevê também aumento da linha de extrema pobreza, que passa de R$ 77 para R$ 85. Também aumenta a linha de pobreza, que sobe de R$ 154 para R$ 170.O aumento do benefício vai causar impacto de R$ 2,5 bilhões por mês na folha de pagamento. Ainda de acordo com o Desenvolvimento Social, o governo reservou recursos do orçamento para garantir o reajuste...

CBHSF entrega obra hidroambiental no Médio São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza no dia 21 de junho um seminário para entrega de mais uma obra de recuperação hidroambiental. Os serviços já finalizados na bacia do rio Verde, em Ibipeba, no Médio São Francisco, na Bahia, têm o objetivo de aumentar a qualidade e quantidade das águas na região. O evento, que é aberto ao público, acontecerá a partir das 14h30 no auditório do Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mirorós.

Com essa iniciativa, o CBHSF contabiliza 36 projetos finalizados em toda a bacia do Velho Chico com recursos da cobrança pelo uso das águas. Os projetos envolvem cercamento, plantio de mudas nativas em áreas de mata ciliar e ações de mobilização para conscientização ambiental. Até 2018, o Comitê pretende concluir mais 16 projetos, com investimentos de cerca de R$ 28 milhões...