Foram encontrados 3104 registros para a palavra: vacina

Idosos em Juazeiro começam a ser vacinados contra gripe

Na manhã desta segunda-feira (24), Marilene Souza (64) foi ao posto de saúde mais próximo de sua casa com um objetivo: ser vacinada contra a gripe. Este ano, a campanha de imunização está seguindo um cronograma e hoje foi o primeiro dia para o público idoso em todas as unidades de saúde de Juazeiro.

Marilene conta que não fica gripada desde o ano em que começou a ser vacinada. "Tem gente que tem medo, mas para mim o importante é a saúde. Já estava apreensiva com essa mudança de clima", relata...

Lagoa Grande: Campanha de vacinação contra gripe vai até 26 de maio

Já começou em toda a rede de atenção básica do município de Lagoa Grande-PE, através da secretaria da Saúde, nos PSFs, a campanha nacional de vacinação que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circulam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A coordenadora de vacinas da secretaria da Saúde, Claudia Alves, explicou sobre os públicos prioritários: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde, professores e, em alguns casos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independente de idade). O horário é de 08h da manhã ás 14h.   

A novidade deste ano, é que foram incluídos também como prioritários, professores da rede pública e privada além dos profissionais da saúde, rede pública e privada.  No dia 13 de maio (sábado) vai acontecer o mutirão em todo o Brasil o "Dia D da Vacinação"...

Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga cronograma de vacinação contra Influenza

Na próxima terça-feira (18) começa a campanha de vacinação contra Influenza em Juazeiro. O objetivo da ação é reduzir o índice de complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e seguirá um cronograma de prioridades.

O publico alvo é composto por: crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós parto, idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade...

Brasil: Governo quer que escolas exijam caderneta de vacinação de alunos

A caderneta de vacinação poderá ser um item obrigatório para matrícula de estudantes nas escolas. A medida, anunciada nesta quarta-feira (15), faz parte da colaboração entre os ministérios da Saúde e da Educação. "Temos uma legislação que diz que poderá ser exigida a carteira de vacinação [pelas escolas]. Queremos transformar esse 'poderá' em algo concreto", disse o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Silva. 

A parceria entre as pastas é permanente no âmbito do Programa Saúde na Escola. O governo quer, em abril, atualizar essa parceria por meio de portaria para dar mais ênfase a medidas como a obrigatoriedade da caderneta de vacinação. O documento poderá ser solicitado ainda este ano e nas matrículas a partir do ano que vem...

Univasf: Vacinação contra febre amarela é recomendada na região do Campus Serra da Capivara

Este ano, diversos casos de febre amarela já foram notificados no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Há também registros de casos ainda considerados suspeitos nestes estados, na Bahia e em Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Entre as cidades onde estão localizados os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a única a ter recomendação de vacinação por parte do MS é São Raimundo Nonato (PI), onde está situado o Campus Serra da Capivara. O Ministério recomenda a vacinação para a população local e para visitantes que se dirijam àquela área. 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf orienta a comunidade universitária residente em São Raimundo Nonato e os servidores da instituição que irão se deslocar para esse campus a tomar a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde municipais. O Siass lançou um informativo com orientações aos servidores da instituição sobre a febre amarela, disponível no link abaixo. 

Para as pessoas que irão se deslocar para cidades com recomendação de vacinação o MS orienta que o viajante procure se imunizar com antecedência de dez dias em relação à data da viagem, caso seja a primeira vacinação. Esse prazo não se aplica à vacinação de reforço, que deve acontecer dez anos após a primeira dose. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. O professor do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rodrigo Videres, esclarece que não há motivos para pânico. 

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. E todos os casos que foram confirmados são no ciclo rural, através da febre amarela silvestre, em fazendas e matas. “Em cidades, não há riscos. Não há necessidade de correr para se vacinar. Esta vacina como todas as outras pode acarretar efeitos colaterais”, diz o médico infectologista. 

Sintomas - Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e na área branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “É uma doença grave, com nível de mortalidade muito grande. O paciente não pode ficar em casa se automedicando. Assim que surgirem possíveis sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, frisa Rodrigo Videres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer. O MS lançou um site com informações sobre a febre amarela, orientações à população relativas a sintomas, áreas de risco e como proceder em casos de suspeita da doença, além de perguntas mais frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas da população.  ..

Vacinação contra febre amarela tem início em Sento-Sé

Em Sento-Sé, no Norte da Bahia, iniciou nesta quarta-feira (01), a vacinação contra a febre amarela nos distritos do município. Foram destinadas 500 doses para a vacinação dos primeiros locais, o distrito de Piri, seguido do Piçarrão. Mais doses serão disponibilizadas para o restante da população do interior.

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Rezende, por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado, 45 municípios da Bahia será imunizado 100% do público alvo para campanha de febre amarela. "Sento-Sé está entre os municípios que receberam tal recomendação. Com o intuito de prevenir um futuro problema para população estaremos intensificando a vacinação em todo município, principalmente no interior, já que a febre amarela é de ciclo silvestre. É importante frisar que não existe alarme, que é uma medida preventiva", afirmou...

Juazeiro continua imune a febre amarela

A Bahia está entre os estados brasileiros em que foram registrados casos da febre amarela. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), em nota enviada ao Blog Geraldo José, em 2017, até a última sexta-feira (27), foram notificados 07 casos suspeitos de Febre Amarela em pessoas residentes em três municípios do estado da Bahia (6 estão em investigação e 1 foi descartado por laboratório).  Os casos suspeitos ocorreram em Teixeira de Freitas (2), Coribe (4) e Itiúba (1). 

Na região Norte do Estado as cidades de Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Casa Nova, Pilão Arcado e Remanso integram o área de risco permanente para transmissão da febre amarela silvestre. A SESAB informou ao Blog Geraldo José que 15 mil doses da vacina foram enviadas para prevenir a doença na região Norte...

Procura por vacina contra febre amarela aumenta em Petrolina

Depois que surgiram as primeiras notícias do surto de febre amarela no estado de Minas Gerais, os moradores de Petrolina, passaram a procurar pelas vacinas nos postos de saúde do município. O medo de que a doença se espalhe para outras regiões do país aumentou a busca pela imunização.

De acordo com a diretora técnica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Ana Carolina Freire, o município recebeu do Ministério da Saúde neste mês de janeiro cerca de 530 doses da vacina, número suficiente para atender o calendário vacinal e delas já foram aplicadas em torno de 430 doses. “Antes a procura era muito pequena, mas agora as pessoas estão procurando muito pelo surto em Minas. Porém é importante lembrar que não tivemos notificação da doença em Petrolina ou mesmo em Pernambuco”, destacou a diretora técnica de saúde...

Meninos também devem se vacinar contra HPV

A expectativa é que mais de 3,6 milhões de meninos sejam imunizados em 2017. Infectologista do Hapvida destaca a importância da vacinação de meninos e meninas a partir de nove anos.

Desde o início de janeiro, postos de saúde de todo o País iniciaram a vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano) de meninos entre 12 e 13 anos. Para Alfredo Passalacqua, infectologista do Hapvida, as estratégias de vacinação prévia demonstraram que a época ideal para administração de qualquer vacina é antes da exposição à infecção, por isso, as vacinas contra o HPV deverão ser mais efetivas quando administradas antes do início da atividade sexual. De acordo com o especialista, “a razão para vacinação nessa faixa etária é a excelente resposta imunológica verificada em pré-adolescentes menores de 15 anos. O pico de anticorpos foi verificado em meninos e meninas de 9 a 13 anos de idade, justamente a faixa etária-alvo dos programas de vacinação para HPV”, explica...

Enfermeiros de Juazeiro participam de capacitação sobre o Calendário Nacional de Vacinação de 2017

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Norte (NRSN), começou a capacitar nesta segunda-feira (16), enfermeiros da Rede Municipal sobre as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação deste ano. Entre as novidades, destaca-se a inclusão de meninos de 12 e 13 anos como parte do público que pode receber a vacina HPV Quadrivalente.

Ainda nesta semana, nos dias 18 e 19 de janeiro, os demais enfermeiros das unidades municipais também serão capacitados e, na próxima segunda-feira (23), os insumos estarão disponíveis nos Postos de Saúde. Além da introdução da população masculina na vacina HPV Quadrivalente, também passa a fazer parte do Calendário um reforço da Meningocócica C (conjugada), que protege contra a meningite, em adolescentes de 12 e 13 anos. Ainda houve alteração na faixa etária de duas vacinas, Varicela e Hepatite A. Ambas estenderam a idade máxima - antes eram aplicadas em crianças menores de 2 anos e agora se estende para menores de 5 anos. ..

Serviço de vacinas na UBS do Tabuleiro será retomado na próxima segunda-feira (16)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a vacinação na Unidade Básica de Saúde do bairro Tabuleiro só será regularizada na próxima segunda-feira (16). Na madrugada da última quarta-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro foi invadida por vândalos que danificaram a estrutura elétrica do local.

Para a realização dos reparos necessários, a UBS não realizou atendimentos durante quinta-feira (12) retornando os atendimentos nesta sexta-feira...

Surto de febre amarela faz Sesab recomendar vacinação em 45 municípios da Bahia

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, uma nota informativa sobre o risco de ocorrência de febre amarela no estado. Após seis casos de epizootia (transmissão agente patogênico entre animais hospedeiros) em macacos no município de Coribe, no Oeste da Bahia, por prevenção, a Sesab recomendou a imunização de 100% da população de 45 cidades baianas.

O cuidado foi redobrado após a confirmação de um óbito em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, e dos recentes casos suspeitos em Minas Gerais. De acordo com Maria Aparecida de Araújo, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, o registro de morte dos primatas é um alerta para a possível circulação do vírus causador da doença em áreas silvestres. ..

Secretaria de Saúde informa que vacina de HPV para meninos entra no calendário normal de vacinação

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que a vacina de HPV para a população masculina (meninos de 12 a 13 anos) entrará no calendário normal de vacinação do município. A estratégia de logística para a distribuição da vacina já está sendo elaborada e, em breve, serão divulgados os critérios para a realização dessa vacinação, além da data em que a população poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde. ..

Na Bahia, 280 mil meninos devem ser vacinados contra HPV a partir do dia 9

Em toda a Bahia, 280 mil meninos de 12 e 13 anos devem ser vacinados gratuitamente contra o vírus HPV, a partir da segunda-feira (9). A imunização é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a vacina será disponibilizada em todos os postos de vacinação da Bahia. Para ser vacinado, é necessário levar documento de identificação com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação...

Brasil poderá ter vacina contra a dengue em 2019

A vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã, poderá ser usada em larga escala em 2019. O produto passa agora por testes. Foram instalados centros em 13 cidades de cinco regiões do país visando imunizar voluntários e avaliar a eficácia do produto. Até o momento, já foram aplicadas doses em 4 mil pessoas, das 17 mil que deverão participar dos testes.

Essa é a última fase antes da vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o diretor Instituto Butantã, Jorge Kalil, é possível que a vacina chegue à população em 2019. “Eu acho difícil que ela esteja disponível já no ano que vem. Mas nós vamos trabalhar para que esteja. Mas talvez no outro verão possa estar disponível. Agora, depende de muitas coisas”, ressaltou...

Começou a campanha de vacinação contra a febre aftosa em Pernambuco

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa começou dia 01 e vai acontecer até 30 de novembro, quando todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado. Mesmo com o status de área livre de febre aftosa com vacinação é preciso continuar protegendo os animais da doença. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado - Adagro espera imunizar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de 1,9 milhões de animais.

"Em Pernambuco temos mais de 99 mil produtores rurais e todos eles são obrigados a adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar nos escritórios da Adagro a vacinação. O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo...

Imunização dos homens contra HPV ajuda na prevenção do câncer nas mulheres

A vacina contra o vírus do papiloma humano, HPV, é conhecida por proteger as mulheres do câncer de colo de útero, o quarto tipo mais comum da doença entre o sexo feminino. Mas, a partir de 2017, ela estará disponível na rede pública também para os meninos. "A lesão maior, que é o câncer no colo do útero, é nas mulheres. Mas quem transmite o HPV é o homem", afirma Cecília Roteli, membro da Comissão Nacional de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

No primeiro ano, a idade para imunização será entre 12 e 13 anos. Até 2020, pretende-se ampliar o grupo para de 9 a 13 anos. "Além das verrugas genitais, tanto nas mulheres quanto nos homens - lesões 'benignas', que não levam ao câncer - nos meninos ela vai proteger contra alguns tipos de câncer, como o de pênis ou da região anal", explica Cecília. Além disso, o HPV também pode provocar lesões pré-cancerosas, ou seja, que podem se desenvolver e se transformar na doença...

Testes da vacina brasileira contra dengue chegam a Pernambuco

Os testes em humanos da primeira vacina brasileira contra a dengue vão ser realizados em Pernambuco, coordenados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O lançamento ocorreu nesta quinta-feira (20) na sede da instituição. Cerca de 1,2 mil pessoas vão ser selecionadas para a terceira fase do estudo, que durará cinco anos.

Essa etapa de testes envolve 17 mil voluntários em 13 cidades nas cinco regiões do Brasil. De acordo com a Fiocruz os testes já estão em andamento em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), em três centros no estado de São Paulo, em Fortaleza (CE), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT)...

Termina hoje (07) campanha para atualizar caderneta de vacinação em Juazeiro

Termina hoje (07), a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Devem comparecer aos postos de saúde crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. No total, foram aplicadas mais de 3 mil de doses de vacinas em Juazeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes.

A multivacinação contempla 13 tipos de vacinas, que protegem contra 18 doenças: BCG - que protege contra a tuberculose; rotavírus - contra um dos principais agentes causadores de diarreia; vacina poliomielite - contra a paralisia infantil; pentavalente - contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; trivalente - contra sarampo, caxumba e rubéola; além das vacinas contra febre amarela, gripe, varicela, hepatite A e a vacina contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais...

Encerra neste dia 7 a Campanha de Multivacinação em Juazeiro

Pais e responsáveis têm até amanhã, dia 07, para levar crianças e adolescentes para atualizarem a caderneta de vacinação. Em Juazeiro, cerca  de 3.340 do público alvo já se vacinaram. A campanha começou no dia 19 de setembro. 

Ao todo são 14 vacinas disponíveis. Para as crianças são destinadas as vacinas BCG, contra hepatite B, penta contra poliomielite, contra rotavírus, pneumocócica, meningocócica, contra febre amarela, tríplice viral, contra hepatite A e tetra viral. A campanha objetiva a atualização da caderneta de vacina de crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 anos a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). ..