Foram encontrados 303 registros para a palavra: Segurança pública

Ações de segurança pública zeram roubos a bancos na Chapada

Ações da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Chapada Diamantina (Cipe/Chapada)conseguiram zerar os roubos contra instituições financeiras em 41 municípios da região, nos últimos seis meses. Nesta segunda-feira (12), somaram-se 180 dias sem roubos a bancos, terminais de autoatendimento e carros-fortes.

O comandante da Cipe/Chapada, major PM Ricardo Passos, listou algumas das ações desenvolvidas nos últimos meses e que se mostraram eficientes no combate a quadrilhas especializadas nesta modalidade criminosa. "Estamos mantendo um contato próximo e permanente junto a gerentes de agências bancárias, além de acompanhar a chegada de veículos que fazem o transporte de dinheiro", exemplificou...

Paulo Bonfim participa de evento sobre tecnologias para a Segurança Pública em São Paulo

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim, participa nos dias 1 e 2 de junho em São Paulo, do evento "Cidades Inteligentes" promovido pela empresa chinesa de tecnologia em segurança, Huawei. O presidente da União dos Prefeitos da Bahia, Eures Ribeiro, e o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, participaram do encontro, que reúne gestores dos 300 principais municípios do país. 

A Huawei é uma empresa global que fornece serviços de tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC). Também tem um direcionamento na produção de novas tecnologias para a segurança pública, educação, saúde e outras áreas. Neste evento, foram apresentados sistemas de segurança já implantados em diversos países. ..

Deputado Roberto Carlos reitera pedido na Secretaria de Segurança Pública para assegurar a continuidade da tradição junina em Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), depois de se reunir com o delegado-chefe da Polícia Civil, Bernardino Brito, e com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, participou, nesta quinta-feira (01), de uma audiência com o subsecretário de Segurança Pública, Ary Pereira, para reiterar o pleito que busca assegurar a continuidade da cultura junina do município de Senhor do Bonfim, referente aos jogos de espadas.

Segundo o parlamentar, o prefeito da cidade, Carlos Brasileiro está buscando um espaço estruturado para que os 'espadeiros' possam brincar com segurança e preservar a população que não deseja participar da brincadeira. “As espadas de Senhor do Bonfim atraem turistas que vão para a cidade conhecer e participar desta tradição junina, que é um patrimônio cultural da cidade, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Esta cultura é mantida pelas famílias da cidade, que esperam, ansiosamente, a chegada do São João. Além disso, a Associação dos 'espadeiros' do município afirmou que é montado um arsenal de segurança, bem como vestimentas com o objetivo de garantir a proteção dos participantes”, disse o deputado Roberto Carlos...

Bahia: Encontro regional discute inteligência e segurança pública

Chefes de inteligência da Segurança Pública de todo o nordeste discutem estratégias de atuação até a próxima sexta-feira (26), no Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, em Salvador. O encontro regional aborda temas como homicídios, roubos a banco e organizações criminosas em ascensão no país. 

O evento tem o objetivo de fortalecer as ações relacionadas ao Plano Nacional de Segurança Pública. Na Bahia, de acordo com o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a tecnologia e o trabalho de inteligência ajudam no combate a crimes. “Em um comparativo com 2015, o ano de 2016 apresentou a redução de 60% de roubos a banco, por exemplo. O trabalho de inteligência, aliado ao investimento em tecnologia foram determinantes. Hoje fazemos o monitoramento através de câmeras espalhadas pela capital e interior. O encontro como este, entre os gestores da segurança, reforça os trabalhos que já são feito nos estados”, ressalta Barbosa. 

Ainda segundo o secretário, o resultado do Encontro servirá de base para uma reunião entre os secretários da Segurança Pública de todo o país. A demanda final será levada ao governo federal de maneira formal para a solicitação da união no combate à violência. 

Promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o encontro abre espaço para que o representante de cada Estado nordestino apresente a situação da segurança do local de origem. A integração das informações é uma estratégia de entender o panorama da criminalidade e traçar ações de combate em que os Estados atuem conjuntamente. 

“O mais importante é a integração. Cada um compartilha seus desafios e suas percepções. Esse conteúdo será analisado em conjunto para que sejam propostas soluções”, destacou o coordenador de Inteligência da Senasp, delegado Rômulo Berredo. ..

Polícia Militar e Polícia Civil se reuniram para discutir segurança pública em Juazeiro

Nesta sexta-feira(19) o coronel Alfredo Nascimento se reuniu na sede do CPRN, com a senhora Lígia Nunes, delegada coordenadora da 17ª COORPIN para discutir ações ostensivas e investigatórias no combate a crimes na cidade de Juazeiro.

Durante o encontro, ficou definida a intensificação do trabalho em conjunto das duas polícias, no serviço de investigação e reforço nas operações que já atuam no município, a exemplo da Legionários do Norte...

Estado lança edital de concurso para a área de segurança pública

O governador Rui Costa anunciou, na noite desta terça-feira (9), em transmissão ao vivo no Facebook, o lançamento do edital do concurso público para o provimento de 2.750 vagas na área de segurança pública do Estado da Bahia. O edital de abertura de inscrições, elaborado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pelos comandos gerais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, será publicado nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE). 

"Chegou a hora de se inscrever, escolher o local de fazer a prova e ajudar a segurança pública e esse trabalho maravilhoso feito pelo Corpo de Bombeiros", afirmou Rui. Com validade de um ano, prorrogável por igual período, o concurso terá duas etapas e será realizado pela Saeb e pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que na Bahia é responsável pelos concursos públicos da Embasa e Agerba. ..

Autoridades avaliam ações do sistema de segurança pública de Juazeiro

Momentos antes da reunião do Comitê Executivo do Pacto pela Vida, novas viaturas foram entregues para municípios da região norte.

Em visita à Juazeiro, na manhã desta terça-feira (2), o governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, entregaram onze viaturas, dentre elas, uma Base Comunitária Móvel, para municípios da região norte.

A ação deu início à agenda no município, distante 507 quilômetros de Salvador. Em seguida, os índices criminais da região foram apresentados durante a reunião do Comitê Executivo do Pacto pela Vida, que reuniu representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Prefeitura, além das polícias.

"Os índices da região foram satisfatórios no ano passado e nosso empenho é para que 2017 os números melhorem ainda mais" afirmou o secretário Maurício Barbosa, ressaltando que, para isso, é indispensável o trabalho integrado das instituições. ..

Governo reforça segurança pública com fuzis doados pela Marinha

marinha
(Foto: Carol Garcia/GOVBA)

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) reforçou, nesta terça-feira (25), o armamento das Polícias Civil e Militar, com equipamentos doados pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval. Em cerimônia com a presença do governador Rui Costa, realizada na sede do comando, no Comércio, em Salvador, foram entregues 100 fuzis automáticos leves e 200 carregadores.

A doação foi realizada com a assinatura do termo de transferência de responsabilidade. Do total de fuzis, 85 serão destinados à Polícia Militar e 15 à Polícia Civil. Para o governador, os novos armamentos serão utilizados para reforçar a segurança. "Eu agradeço a essa instituição, que nos remete sempre a um exemplo de cidadania e disciplina. E agradeço por esta parceria e ´pela forte relação institucional que mantemos com a Marinha do Brasil. Infelizmente, temos a necessidade das nossas polícias se equiparem com armamentos cada vez mais potentes para fazer frente ao poderio da criminalidade, principalmente aquela relacionada ao tráfico de drogas. Mas isso não é tudo. Eu acredito que precisamos refundar valores da ética, educação e cidadania. São valores comprometidos que todos os dias levam jovens cada vez mais cedo para o mundo do crime. Precisamos combater o crime, mas também promover a corrente do bem, que virou slogan da PM, para reconstruir valores sociais importantes", ressaltou o governador.

O armamento fazia parte da reserva estratégica da Marinha do Brasil e, antes de ser doado à SSP, passou por revisão e manutenção no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade do Rio de Janeiro. Essa não é a primeira vez que a Marinha faz esse tipo de doação. Em 2009 e 2011 também foram doados um total de 350 fuzis automáticos.

Segundo o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos, a cerimônia reforça os laços entre a Bahia e a Marinha do Brasil. "Temos mantido relações institucionais parceiras e positivas e essa é uma característica forte do Estado da Bahia. Essa harmonia tem contribuído para a promoção do bem-estar do povo desta terra e registro o privilégio de estar à frente do 2º Distrito Naval nessa cerimônia. Tenho orgulho dessa parceria e admiro o trabalho realizado pela Secretaria de Segurança Pública", afirmou o vice-almirante.

De acordo com o titular da SSP, Maurício Barbosa, embora seja priorizada a prevenção, o serviço de inteligência e a negociação, antes da utilização de armas pesadas, as Polícias precisam estar preparadas e aptas para manusear esse tipo de armamento. “Nossa intenção nunca é a utilização das armas pesadas, sem que haja outras oportunidades de realização do trabalho de segurança pública. Mas também precisamos estar preparados para o uso desse armamento, e é por isso que agradeço à Marinha por mais esta doação. Continuamos investindo para o fortalecimento do nosso efetivo, com capacitações e requalificações importantes dos profissionais”...

ADOLFO VIANA PEDE ATENÇÃO ESPECIAL AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA A REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), participou nesta quarta-feira (22) de uma audiência com o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa e no encontro, pediu uma atenção especial à população do Vale do São Francisco que está refém da violência. O parlamentar tucano lamenta que o interior, antes considerado um local de total tranquilidade, tenha se transformado num campo de batalha, pois os bandidos que invadem os municípios entram fortemente armados, aterrorizando a população.

Em contato com o Blog Geraldo José Adolfo Viana declarou: “As pessoas estão apavoradas por conta dos inúmeros casos que vem ocorrendo na região. Explodem caixas eletrônicos, carros-fortes, assaltam agências bancárias, os comerciantes são assaltados constantemente... Todos esses eventos afetam a economia da cidade. Quando uma agência é assaltada leva muito tempo para ela retomar as atividades, as pessoas têm que se deslocar para fazer transações bancárias em outras cidades, perdem tempo, tudo isso prejudica a economia”...

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DE PERNAMBUCO CONCEDE COLETIVA HOJE EM RECIFE SOBRE O CASO BEATRIZ

Por meio da sua Assessoria de Comunicação a Secretaria de Defesa Social informou que apresentará, nesta quarta-feira (15/03), às 14h, em entrevista coletiva, no auditório da SDS, novos elementos da investigação sobre o assassinato da menina Beatriz, então com 7 anos, ocorrido em dezembro de 2015, em Petrolina. Na ocasião, o secretário Angelo Gioia apresentará à imprensa as estatísticas da segurança em Pernambuco. Na tarde de hoje, o banco com dados de fevereiro de 2017 sobre homicídios, crimes violentos contra o patrimônio, violência doméstica e familiar contra a mulher e estupro estará disponível, para consulta pública, clique aqui. Diz a nota encaminhada à imprensa regional.

Nota do Blog Geraldo José: Em que pese a busca incessante da imprensa regional, junto aos delgados do caso e a SSP-PE, por informações sobre este caso, a Secretaria de Segrança Pública do Estado de Pernambuco, insiste em silenciar no Vale do São Francisco e agendar coletivas sobre o caso para a capital, bem distante do local onde o fato ocorreu e onde a sociedade mais anseia pela solução do crime...

MPF aciona estado da Bahia para cessar interceptações telefônicas por setor da Secretaria de Segurança Pública

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ajuizou nessa sexta-feira, 10 de março, ação civil pública, com pedido liminar, contra o Estado da Bahia, para obrigá-lo a cessar a realização interceptações telefônicas por meio de órgãos que não pertencem à estrutura da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) — especialmente a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SI-SSP/BA). No pedido liminar, o órgão também requer à Justiça Federal a fixação de multa em caso de descumprimento.

Os procuradores da República Pablo Coutinho Barreto, Vanessa Gomes Previtera e Fábio Conrado Loula ressaltam que o objetivo da ação é garantir que a União não seja responsabilizada pela ilegalidade e cumpra tratados internacionais, ratificados pelo Brasil, que garantem o direito à investigação policial pelas autoridades competentes...

Adolfo Viana afirma que Governo não trata a Segurança Pública com a importância que merece

Os inúmeros casos de violência ocorridos no último final de semana na Bahia foram destaque no discurso proferido pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB) na tarde desta segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa (Alba). O carro forte que foi explodido no município de Casa Nova, o assalto à sede da CBPM no CAB, além de16 homicídios em Salvador, foram elencados pelo parlamentar que afirmou ainda que o interior da Bahia está "completamente vulnerável".

Conforme Adolfo Viana, os parlamentares da base do Governo não tratam o assunto com a necessidade, responsabilidade e urgência que merece. "Temos que enaltecer os policiais militares e a nossa Polícia Civil que ganham as ruas para defender a sociedade sem a menor condição, sem o suporte necessário do governo da Bahia", destacou...

artigo: Quando as Forças Armadas forem embora, o que restará da segurança pública de Pernambuco? 

Uma cidade sitiada. Milhares de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica espalhados pela capital pernambucana com o suposto objetivo de evitar a deterioração da segurança da cidade. O envio das forças de segurança foi solicitado pelo governador de Pernambuco, em resposta a luta dos policiais e bombeiros militares por valorização profissional e melhores condições de trabalho. Não existe greve.

A operação padrão" (só saem as ruas com todos os equipamentos de segurança em bom estado), o que na prática diminui o número de policiais nas ruas das cidades. É crime trabalhar na legalidade? Na verdade, o pedido de socorro ao Governo Federal é um atestado de que o governo estadual não consegue mais cumprir suas funções na área de segurança pública. Basta ouvir a população para saber que o Pacto pela Vida está falido, não funciona...

I ENCONTRO COM PREFEITOS ELEITOS DA MICRORREGIÃO DE SENHOR DO BONFIM SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA

Segunda-feira, às 14h30, no Novo Leste Hotel, aconteceu o I Encontro com Prefeitos Eleitos da Microrregião de Senhor do Bonfim sobre Segurança Pública, com a anuência do comandante do Comando de Policiamento Regional Norte, Cel PM Alfredo José Souza Nascimento. O evento foi realizado pelo 6º Batalhão de Policia Militar e 54ª Companhia Independente de Policia Militar.

Estavam presentes os prefeitos eleitos Carlos Alberto Lopes Brasileiro (Senhor do Bonfim); Everton Carvalho Rocha (Jaguarari); Cecília Petrina de Carvalho (Itiúba); Renato Brandão de Oliveira (Andorinha); André Luiz Andrade (Queimadas); Erivaldo Carvalho Soares (Nordestina); Rosângela Maria Monteiro Menezes (Campo Formoso), foi representada pelo Sr. Ismael Pereira da Silva; Roberto Carlos Dantas Lima (Antonio Gonçalves), foi representado pelo Sr. Amarildo Souza Cardoso; Tiago Miranda Venâncio Maia (Ponto Novo), foi representado pelo Sr. José Venâncio Maia; a Dr.ª Daniele Cochrane Santiago Dantas Cordeiro, Promotora de Justiça; os comandantes do 6º BPM e da 54ª CIPM, Ten Cel PM José Carlos Soares Mariano e Maj PM Edson Ramos Mascarenhas Junior, respectivamente; bem como, os oficiais comandantes das companhias do 6º BPM...

Superintendente da Secretaria de Segurança Pública conhece sistema de videomonitoramento de Juazeiro

Na última sexta-feira, 25, o Superintende da Secretaria de Segurança Pública, Tenente Coronel Magalhães esteve em Juazeiro para a apresentação da Rede Treta que trará para a cidade uma padronização das comunicações de segurança pública, além da integração com a cidade através dos órgãos municipais. 

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a participação do CPRN, Companhias de Polícia, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Com a finalização das apresentações, o Tenente Coronel Magalhães visitou o Sistema de videomonitoramento da cidade. Atualmente, 17 câmeras estão espalhadas pela área central, três estão sendo implantadas, totalizando assim 20 câmeras. ..

Deputado discute ações de segurança pública para a região norte

O deputado estadual Zó (PCdoB) acompanhado do prefeito eleito de Campo Alegre de Lourdes, Enilson Rodrigues (PCdoB) participou de uma reunião nesta terça-feira (25) com o secretário de segurança pública do estado, Maurício Teles Barbosa.

Na ocasião, Zó cobrou do secretário mais investimentos em segurança para a região, em especial, Campo Alegre de Lourdes. A rotina da população da cidade vem sendo alterada por conta do número crescente de roubos. "Hoje o Banco do Brasil do município funciona com o horário reduzido e no fim de semana os caixas eletrônicos não tem dinheiro, o que afeta a vida dos moradores", argumentou Zó...

Segurança Pública fecha cerco contra crimes eleitorais no estado

 Centro Integrado de Comando e Controle Regional monitora as zonas eleitorais na Bahia

Boca de urna, compra e troca de votos por benefícios e serviços são alguns dos crimes eleitorais já flagrados pelas polícias Civil e Militar neste domingo (2) em todo o estado. As ações para reprimir essas práticas são definidas no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, onde o titular da pasta Maurício Teles Barbosa, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, e o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito, acompanham o trabalho dos 31 mil policiais designados para garantir o livre direito de escolha dos baianos nas urnas...

Governador assinou a nomeação de 557 policiais civis para reforçar a segurança pública na Bahia

O Diário Oficial do Estado publicou nesta quinta-feira (4) a lista com todos os nomeados para a Polícia Civil, conforme anunciou o governador Rui Costa nesta quarta-feira (3).

"Estou assinando hoje (3) a nomeação desses profissionais, entre delegados, policiais civis e escrivães, que vão reforçar a segurança pública na Bahia", destacou Rui Costa...

Charles Leão (PPS) debate segurança pública com Delegados de Juazeiro e Região

O pré-candidato a prefeito de Juazeiro Charles Leão (PPS) foi convidado pelas Delegadas de Polícia Civil Rosineide Mota e Licelma Gomes, e pelos DelegadosReginaldo Cesar, Barcos Aíra, Ranieri Barbosa e Flávio Martins, que atuam na cidade de Juazeiro e Região, paradebater sobre segurança pública para o município. O encontro ocorreu numa churrascaria da cidade, na tarde desta sexta-feira (29).

Na ocasião, Charles Leão ouviu as demandas das autoridades policiais sobre segurança pública para a cidade de Juazeiro, e juntos, discutiram propostas e possíveis parcerias entre as entidades de segurança e a gestão pública...

Segurança pública baiana é reforçada com mais 245 sargentos

Duzentos e quarenta e cinco policiais militares de seis municípios estão qualificados para reforçar a segurança pública baiana, agora promovidos a sargentos. Em Salvador, 63 militares concluíram o curso e se formaram em solenidade realizada nesta sexta-feira (8), na Vila Policial do Bonfim. Simultaneamente, outros 44 foram formados em Feira de Santana, 29 em Ilhéus, 54 em Juazeiro, 19 em Barreiras e 36 em Teixeira de Freitas. Os novos sargentos passaram por dez semanas de instrução, totalizando 300 horas de curso. 

Carlito Sobral, agora sargento Sobral, foi o melhor aluno da turma de Salvador, mas a disciplina militar não foi suficiente para conter a emoção. “É muito gratificante, uma honra para a família militar. Quero parabenizar os colegas pela formatura hoje. É mais sabedoria na profissão para atender à comunidade. Agora tenho mais responsabilidade e mais prazer em servir”. A irmã Sueli Sobral também está orgulhosa. “Nós sabemos o quanto ele se dedicou, se aperfeiçoando em honra e em caráter”.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, com a progressão dos policiais na carreira, quem ganha é a sociedade. “Eles passam a ser policiais mais motivados, assumindo novas responsabilidades. O sargento é um elo entre os oficiais e a tropa. A progressão começa com soldado, cabo, sargento, subtenente até chegar a oficial. No ano passado, nós formamos 1.150 sargentos e 3 mil cabos. A previsão para este ano é promover também 1.150 sargentos”. 

O paraninfo da turma, coronel Gomes, destacou a importância da formação e da solenidade para o profissional. “É uma homenagem muito justa pelo tempo que eles passam em formação. Eles aprendem matérias de cunho militar, emocional e civil, como técnicas de abordagem, relações públicas e noções de direito. É algo que eles precisam para utilizar durante o dia a dia”. 

Aluna do Colégio Militar, Maria Alice, 11 anos, assistiu à cerimônia. Para ela, acompanhar a solenidade “é um bom incentivo porque quando a gente crescer pode ter a mesma profissão deles. É tudo muito lindo”. Felipe Darlan, do sétimo ano, também gostou. “Eu acho que assistir a essa cerimônia é um incentivo para todos nós, do Colégio da Polícia Militar".  ..