Foram encontrados 361 registros para a palavra: Idosos

Diálogo entre crianças e idosos vira ferramenta educacional na rede municipal de Petrolina

 
Um projeto desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil Nosso Espaço, no bairro Vila Mocó, está possibilitando que crianças de 3 a 5 anos e idosos de várias idades tenham a oportunidade de vivenciar um ambiente de troca de experiências e encontro de gerações. Supervisionado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a iniciativa conta com a participação de cerca de 30 idosos da comunidade e de bairros vizinhos.

O Projeto “Aproximando gerações: Um diálogo entre crianças e idosos”, foi implantado no primeiro semestre deste ano com pouco mais de dez idosos. Atualmente, o número de participantes ativos triplicou. Com encontros semanais, sempre às quintas-feiras, com duração de quase uma hora, as atividades envolvem todos os professores e demais funcionários do CMEI.

A gestora do CMEI Nosso Espaço, Elizabeth Gonçalves, conta como surgiu essa iniciativa. “Essas atividades com os idosos já aconteciam com Dona Duzinha, figura conhecida na comunidade, que coordenava um grupo de idosos com muito amor. Quando assumi a gestão da unidade, desenvolvi o Projeto objetivando dar continuidade a esse belíssimo trabalho, sendo que, implementando a parte lúdica através das atividades com os alunos. Tem sido uma tarefa muito prazerosa e estimulante”, ressalta.

O projeto tem estimulado a reflexão sobre a possibilidade de mudanças quanto à percepção da velhice e do envelhecimento. Tendo como eixo principal a interação dessas duas fases da vida do ser humano, possibilitando assim vivências e experiências entre pessoas de diferentes faixas etárias, através da realização de atividades pedagógicas; contação de histórias; atividades culturais e recreativas...

Mais de mil jovens petrolinenses são mobilizados em campanha para combater violência contra idosos

A violência contra a pessoa idosa é recorrente em todo o país e infelizmente, alguns casos continuam sendo registrados, em Petrolina. Mas, a prefeitura segue com o compromisso de garantir também a proteção e os direitos da pessoa idosa. Por isso, foi promovida na segunda-feira (17), uma ação educativa, que faz parte do projeto "Jovens conscientizando jovens" em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso. 

Este é o segundo ano do projeto, e já atingiu um público de cerca de 1000 adolescentes do ensino médio, em Petrolina. A ação tem como objetivo conscientizar os jovens sobre os direitos e os tipos de violência que são praticados contra a pessoa idosa, além de sensibilizar e alertar os adolescentes contra este crime. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDESDH, no Erem Jesuíno Antônio D'ávila, no bairro João de Deus e contou com a participação de assistentes sociais, estudantes de psicologia e mais de 120 alunos da unidade. ..

Caravana da Justiça leva informações e dinâmicas para idosos de Casa Nova

Em Casa Nova, no norte da Bahia, a Caravana da Justiça Social promoveu atividades dedicadas exclusivamente às pessoas idosas. Na sexta-feira (31), a iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social  (SJDHDS) reuniu grupos da terceira idade para rodadas de conversa sobre direitos, cidadania e políticas públicas destinadas para esse  público. Durante a atividade, os participantes puderam expor suas histórias de vida e conhecer o Estatuto do Idoso, que prevê princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos, além de regular direitos específicos para essa população.

"Esse é um momento importante. Muitas pessoas aqui não sabem quais são os seus direitos, não conseguem reconhecer e identificar a violação deles. Então, esse encontro é ideal para tirar dúvidas e apresentar os benefícios destinados a cada um deles", explicou a coordenadora de Políticas Públicas para o Idoso (CPPI/SJDHDS), Lúcia Mascarenhas, que esteve acompanhada por Kátia Rocha, técnica de referência de benefícios, e por Laura Bamberg, integrante da Superintendência de Assistência Social (SAS/SJDHDS)...

Para ampliar cobertura, Idosos do Centro de Convivência Vó Pulú recebem a vacina contra gripe

Nesta terça-feira (14), uma equipe da Unidade Básica de Saúde Bernardinho Campos Coelho vacinou cerca de 40 idosos contra a Influenza. A ação foi realizada no Centro de Convivência de Idoso, Vó Pulú, com o intuito de evitar o deslocamento dos idoso até os postos. Além da vacinação, um professor da academia i9 Fitness junto ao educador físico do CAPI, realizou um trabalho de alongamento nos idosos e, em seguida, ensinou a técnica de Tai Chi, que possibilita a este público ganhos de condicionamento físico, força e equilíbrio, ajudando também na prevenção de quedas. Para finalizar a manhã, foi servido um lanche.

"A secretaria de Saúde em ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) irá levar a vacina para dentro de todos os Centros de Convivência do Idoso do município. Esta ação tem o objetivo de prevenção, proteção e cuidado com eles", destaca a secretaria executiva de Proteção Especial e Atenção à Pessoa Idosa, Ana Carolina Freitas...

Secretaria de Saúde de Sobradinho promove ação de vacinação coletiva contra a gripe em crianças e idosos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da equipe do Núcleo de Epidemiologias, realizou na última sexta-feira (26), a vacinação contra a gripe junto às crianças menores de seis anos, atendidas pela creche Yeda Barradas e aos idosos do abrigo Pedras Preciosas.

Durante o período matutino foram vacinadas aproximadamente 80 crianças que frequentam diariamente a creche, além de toda a equipe de professores e cuidadores. A tarde, foi a vez dos 23 idosos que residem no abrigo receberam sua dose anual da vacina...

Sedes convoca idosos e pessoas com deficiência para inclusão do CAD Único até dia 31

Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), faz aniversário nos três primeiros meses do ano e ainda não se inscreveu no Cadastro Único para Programas Sociais tem até 31 de março para regularizar a situação, conforme calendário estabelecido pelo Governo Federal. Em Juazeiro, 65,6% dos beneficiários já estão inseridos no cadastro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) esclarece que a determinação foi estabelecida com a publicação do Decreto nº 8.805 de 7 de julho de 2016 e tornou obrigatória a inclusão de famílias no Cadastro Único para requerimento, concessão e revisão bienal do benefício com informações atualizadas. “A utilização do Cadastro Único possibilita conhecimento mais aprofundado do perfil socioeconômico das famílias incluindo tipo de domicílio, escolaridade, qualificação profissional, despesas mensais, entre outras características...

Na contagem regressiva, idosos de Petrolina preparam fantasias para bloco nesta quinta-feira  (28)

Para pular Carnaval não há limite de idade, tanto que a turma da terceira idade dos Centros de Convivência do Idoso (CCI) de Petrolina estão confeccionando as próprias fantasias para sair no bloco 'Alegria não tem idade'. Ao todo, mais de 150 pessoas idosas frequentam os espaços da prefeitura. Destes, cerca de 80 devem sair no bloco nesta quinta-feira (28). 

Entre os foliões, dona Genilda Xavier, espera ansiosamente para colocar o bloco na rua. "Eu gosto muito de carnaval, brinquei muito nas festas de Petrolina, não perdia um ano. Ano passado eu saí no nosso bloquinho e me diverti muito, não vejo a hora de sair esse ano novamente", se anima a aposentada. Todos que vão sair no bloco 'Alegria não tem idade' participam da confecção das fantasias, seja desenhando, cortando, pintando ou costurando os adereços. ..

Projeto da Facape, voltado para formação de idosos, abre inscrições

Desde esta segunda-feira (18) estão abertas as inscrições para alunos e monitores da FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade, projeto desenvolvido pela Facape em parceria com a  Universidade de Pernambuco - UPE. O prazo segue até o dia 08 de março e durante o período os novos alunos, acima de 50 anos, devem realizar inscrição na Coordenação de Extensão e Cultura da FACAPE, das 08h às 12h, ou nas dependências da Pós-graduação da UPE, das 14h às 17h.

Estudantes da Facape e UPE, que tenham interesse em participar do projeto como monitores, têm o mesmo prazo para realizar as inscrições, que devem ser feitas no mesmo local. As horas dedicadas ao FATI são convertidas em carga horária de ACC. O projeto tem como proposta a formação educacional, em diversas áreas, de pessoas da terceira idade como forma de incentivo à participação ativa na sociedade. Sob a coordenação da professora Dr.  Thereza Christina, a FATI já impactou a vida de muitas pessoas, sendo uma troca de conhecimento entre os alunos de terceira idade e os monitores, que são estudantes da Facape e da UPE...

Festival de contos encenados por idosos encanta crianças de creches públicas de Petrolina

O Teatro Dona Amélia foi o cenário, na manhã desta quinta-feira (07), de um passeio pelo mundo dos contos de fadas, fábulas e lendas do "Velho Chico", que integrou mais de 200 crianças de creches municipais a um grupo de 60 idosos acolhidos por programas sociais da Prefeitura de Petrolina.

Por quase duas horas, atores e atrizes da boa idade encenaram diversas estórias infantis clássicas como Três Porquinhos e Cinderella, e lendas do folclore da região do Sertão do São Francisco diante de uma platéia sedenta de diversão. Além de propiciar cultura e saber aos pequenos, o 1º Festival Vovô Amigo tinha mais uma nobre missão, integrar gerações a fim de valorizar e fortalecer os vínculos familiares na sociedade...

Tudo pronto: idosos de Petrolina participam de ensaio geral para Festival de Contos do 'Vovô Amigo'

Os participantes do projeto da terceira idade 'Vovô  Amigo', se preparam para fazer uma grande estreia: 'I Festival de Contos', que será realizado no teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina. O projeto  integra as ações para valorizar o convívio entre crianças e idosos da cidade. O ensaio geral foi realizado, nesta quarta-feira (6), no palco onde serão apresentadas as encenações. 

O espetáculo acontecerá a partir das 9h, nesta quinta-feira (7), no teatro do Sesc. Durante a manhã festiva,  12 grupos de idosos irão interagir com as crianças através da contação de histórias e contos infantis. No repertório, clássicos como 'João e Maria'; ´Três Porquinhos´; Cinderela; Festa no Céu; 'Lendas do Velho Chico' e a 'Lebre e a Tartaruga' irão animar a manhã dos pequenos...

Projeto da Univasf oferece aulas gratuitas de pilates para idosos, em Petrolina

Estão abertas as inscrições para um projeto que está selecionando pessoas idosas que estejam interessadas em praticar pilates, em Petrolina. Para participar, é necessário ter mais de 60 anos. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Colegiado de Educação Física (Cefis) até o dia 31 de janeiro. O local funciona de segunda a sexta-feira de 07h às 21h50. Estão sendo disponibilizadas 60 vagas ao todo.

As aulas de pilates serão realizadas no prédio do Cefis a partir de março e vão até maio. Antes, os idosos passarão por um procedimento de coleta de dados, que deverá ocorrer em fevereiro. Haverá duas turmas, uma com aulas às segundas e quartas-feiras e outra, às terças e quintas-feiras. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEFF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do projeto de pesquisa ‘Pilates Aplicado ao Envelhecimento’, que tem como objetivo investigar os efeitos motores e cognitivos do pilates em relação ao público da terceira idade...

Idosos: semana de capacitação continua até esta sexta-feira (18) em Petrolina

Com o auditório lotado, a Prefeitura de Petrolina iniciou o 'Ciclo de palestras para servidores e profissionais sobre a política do Idoso', na  terça-feira (15). O evento teve início com a palestra da advogada da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), Talita Andrade, que tirou dúvidas dos participantes sobre o 'Estatuto do idoso'. 

O encontro é aberto a cuidadores, familiares, sociedade civil em geral, estudantes e pessoas que trabalham diretamente com o idoso, sendo ou não do quadro de servidores do município. Os interessados deverão chegar 30 minutos antes do evento para realizar a inscrição. ..

Idosos tendem a compartilhar mais "fake news", diz estudo

Pessoas acima de 65 anos de idade tendem a compartilhar mais fake news no Facebook do que os mais jovens, afirmaram cientistas nesta quinta-feira (10/01), com base num estudo publicado na revista Science Advances. Os pesquisadores das universidades Princeton e New York University analisaram os posts de quase 1.200 pessoas que concordaram em ceder seus dados na época da eleição presidencial americana, em 2016.

Eles compararam links que essas pessoas compartilharam no Facebook com várias listas de sites conhecidos por difundirem informações falsas, como denverguardian.com ou truepundit.com. O estudo concluiu que menos de 8,5% das pessoas compartilharam links de um desses sites de notícias falsas. Mas aqueles que o fizeram tendem a ser mais velhos e se identificam com o lado conservador do espectro político...

Juazeiro: Prazo final para a inclusão de idosos no BPC/CadÚnico será encerrado na próxima segunda-feira (31)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que o prazo final para a inclusão obrigatória de idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), no Cadastro Único para Programas Sociais se encerra na próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro de 2018. Quem não regularizar a situação cadastral dentro desse prazo poderá ter o benefício suspenso a partir de janeiro de 2019.

"O cadastro serve como instrumento para o governo analisar o perfil da família, desde a renda até a composição familiar. Todas as famílias já cadastradas devem estar com cadastro atualizado nos últimos 24 meses, para fazer o requerimento no momento da análise da concessão do benefício", informou a gerente do Programa Bolsa Família em Juazeiro, Virgínia Duarte...

HU-Univasf leva atendimentos de saúde para casas de idosos 

Os moradores de lares de idosos receberam a visita da equipe multiprofissional do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os profissionais levaram atendimentos de saúde, presentes e talvez o mais importante, atenção e carinho. 

O HU-Univasf participou da ação promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh Solidária, que, em sua terceira edição, envolveu 40 hospitais universitários para levar atendimentos de saúde e humanização para crianças e idosos que vivem em lares e abrigos em todo o Brasil...

Equipe do Hospital Regional de Juazeiro leva amor e ações para lar de idosos

Profissionais do Hosital Regional de Juazeiro proporcionaram para dezenas de idosos momentos de total descontração,  com muita música, amor, solidariedade, ações preventivas de saúde, massoterapia e atividades recreativas.

Foi nesse clima de descontração e alegria que os idosos,  do Lar Vicente de Paula, receberam a equipe de humanização do HRJ composta por assistentes sociais, enfermeiros, e outros. João  Henrique, enfermeiro e membro da Comissão de Humanização informa que as essa ação faz parte das   atividades e estratégias planejadas e executadas pelos profissionais do hospital...

Juazeiro: Prazo para inclusão de idosos e pessoas com deficiência beneficiários do BPC no CadÚnico se encerra este mês

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) lembra que está chegando o prazo final para a inclusão obrigatória de idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único para Programas Sociais. O prazo se encerra em 31 de dezembro de 2018 e quem não regularizar a situação cadastral dentro desse prazo poderá ter o benefício suspenso a partir de janeiro de 2019.

A inclusão do beneficiário no CadÚnico tornou-se obrigatória com a publicação do Decreto n° 8.805/2016. O Cadastro Único é ferramenta integrante do processo de concessão, revisão ou análise do BPC. O cadastro serve como instrumento para o governo analisar o perfil da família, desde a renda até a composição familiar. Todas as famílias já cadastradas devem estar com cadastro atualizado nos últimos 24 meses, para fazer o requerimento no momento da análise da concessão do benefício...

Mesmo aposentados, 21% dos idosos continuam trabalhando, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

A longevidade impõe desafios para a população brasileira, em que parte significativa segue exercendo alguma atividade profissional mesmo após a aposentadoria. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que sete em cada dez idosos (70%) estão aposentados. Desse total, 21% continuam trabalhando e uma das principais razões é o fato de a renda não ser suficiente para pagar as contas (47%). Já 48% disseram que querem se sentir produtivos nessa fase da vida e 46% buscam manter a mente ocupada.

Embora atuem ativamente, 43% reconhecem que tiveram dificuldades para conseguir uma oportunidade, principalmente por enfrentar preconceito com a idade avançada (30%). Por outro lado, 57% afirmam não ter tido problemas em conseguir trabalho. Quando questionados sobre até que idade pretendem trabalhar, mais da metade (61%) não soube definir ao certo. Para os que sinalizaram ter uma perspectiva em mente, a média é de 74 anos...

Mercado de trabalho para cuidadores de idosos cresce 547% nos últimos dez anos

O envelhecimento da população aliado à redução do tamanho das famílias brasileiras pode explicar o aumento no número de cuidadores de idosos na última década: a quantidade desse tipo de ocupação saltou de 5.263 em 2007 para 34.051 em 2017 representando um crescimento de 547% durante o período.

E não é para menos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, de 1940 a 2016, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em mais de 30 anos, sendo hoje de 75,8 anos. “A procura por esse tipo de profissional está diretamente ligada a esse índice. Hoje, 15% da população brasileira é de idosos e, até 2030, a expectativa é chegar a 25%”, explica a professora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter, Denise de Almeida...

Natal Solidário da Agrovale alegra crianças e idosos de Juazeiro e Petrolina

Cerca de 200 pessoas, entre crianças e idosos de Juazeiro e Petrolina tiveram um dia muito especial nesta sexta-feira (7). A edição 2018 do Natal Solidário da Agrovale começou às 8h na escola Flores do Amanhecer, no bairro do Argemiro, em Juazeiro.

Depois de muitas brincadeiras e entrega de presentes aos pequenos alunos e alunas da escola, o palhaço Cherozinho cruzou a ponte com a equipe da empresa e foi à Petrolina fazer a alegria da criançada e de alguns idosos no Centro de Oncologia Dr. Muccini, na Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami)...