Foram encontrados 322 registros para a palavra: CIRURGIA

Mutirão de Cirurgias já atendeu mais de quatro mil pessoas no interior

Desde setembro deste ano, 2.276 pacientes com idades entre 14 e 65 anos já foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab).  Outras 1.120 cirurgias estão agendadas para os próximos dias. Vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras, a iniciativa já beneficiou habitantes de cem municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari. Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é de que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão. Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de 4.220 atendimentos em dois meses de serviço. O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório.

Os atendimentos médicos estão sendo realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Os municípios de Valença, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna já estão em fase de cirurgias. Desta quarta (9) até sexta-feira (11), o Mutirão atende os moradores de Ruy Barbosa e, de 28 de novembro a 2 de dezembro, estará em Santo Antônio de Jesus. ..

Programa de Cirurgias Pediátricas registra mais de 350 intervenções em Petrolina

Em Petrolina, o programa de Cirurgias Pediátricas já realizou 362 procedimentos operatórios. Na última semana foram realizadas 21 cirurgias e novas crianças passaram por consulta pré-operatória. O programa foi idealizado pelo prefeito Julio Lossio em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. 

"O nosso objetivo era dar maior resolutividade aos procedimentos cirúrgicos em crianças sem ser necessário o deslocamento a Recife. Felizmente, esse é um programa muito exitoso e que trouxe bons resultados para o município e, principalmente, para população", pontuou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves. ..

Pacientes passam por cirurgia de reconstituição de mama no HU-Univasf

“Quem não passou pelo problema, não tem noção de como é difícil, como isso mexe psicologicamente. É uma parte, é um pedaço nosso que perdemos.”.  Este é o relato da professora, Rubilene Gonçalves Costa, sobre a sua experiência e sentimentos adquiridos após passar por uma mastectomia, no ano de 2013, para tratar de um câncer de mama. A professora é uma das 05 pacientes da região que estão participando do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

O mutirão é realizado pela primeira vez em Petrolina-PE, graças ao empenho e trabalho dos cirurgiões plásticos do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Os profissionais pensaram em facilitar o acesso das pacientes às cirurgias, já que estes procedimentos não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aqui na região.  As cirurgias começaram a ser realizadas na terça-feira (25) e vão até a tarde de hoje...

HU-Univasf comemora o Dia do Cirurgião Dentista

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem promovendo uma série de atividades para comemorar o Dia do Cirurgião Dentista (25 de outubro). As ações são direcionadas aos colaboradores do hospital e a comunidade.

A equipe de profissionais do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI) do HU-Univasf é a responsável pela organização do evento, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas do hospital...

Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú

A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias no município de Ipiaú, no sul do estado, começou nesta segunda-feira (5), depois de três dias de consultas e exames pré-operatórios. Esta fase consiste na realização dos procedimentos cirúrgicos, que são retirada de útero e de vesícula, além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e também umbilical. 

Para receber o Mutirão de Cirurgias, o Hospital Geral de Ipiaú (HGI) passou por reforma, ampliação e ganhou equipamentos. De acordo com o diretor da unidade, João Henrique Sampaio, entre aparelhagem e reforma, os recursos aplicados no hospital chegam a R$ 500 mil.

"O número de enfermarias aumentou de 13 para 16. Tínhamos duas salas de cirurgia, agora são três. Também recebemos uma máquina de lavar e uma de secar novas, além de colocar o autoclave [esterilizador de instrumentos cirúrgicos] para funcionar após realizarmos melhorias na rede elétrica", explica o diretor.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
O mutirão deve atender 400 pacientes de Ipiaú e municípios da região 
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

Até o próximo dia 22, de acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jassicon Queiroz, serão realizadas "uma média de 20 cirurgias por dia em pacientes encaminhados pelo mutirão". 

Nesta segunda (5), o autônomo Edmilson Santos, 55 anos, morador de Itagi, chegou cedo à unidade de saúde, onde foi submetido à cirurgia de hérnia umbilical. Depois de três horas de observação, ele recebeu alta hospitalar. "Não imaginei que seria tão rápido. Estou me sentindo bem. Fui muito bem atendido. Quero agradecer a toda a equipe que tratou a gente bem todo o tempo".

Após a alta, cada paciente recebe um kit com orientações para o período pós-operatório e medicamentos. A assistente social do HGI, Valéria Farias, explica que "também é entregue um cartão informando o dia do retorno, o horário e o nome do médico que irá atender"...

Bahia: Governo iniciará Mutirão de Cirurgias em setembro

O Governo da Bahia dará início, no mês de setembro, ao Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras. Serão atendidos gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, que é inédita no País, começará com os procedimentos pré-operatórios. 

O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos. Os pacientes também receberão um kit pós-operatório, com todos os medicamentos para a recuperação. Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto...

Rui lança Mutirão de Cirurgias que realizará 13 mil procedimentos na Bahia

Lançado pelo governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, nesta segunda-feira (15), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador, o Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos, no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos - cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, inédita no país, começará a partir do mês de setembro, com os procedimentos pré-operatórios. O lançamento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios. 

Segundo o governador Rui Costa, o programa tem o olhar da primeira dama, Aline Peixoto. "É um programa que vai salvar muitas vidas e dar dignidade a pessoas que há meses ou anos esperam por uma cirurgia", afirmou Rui, acrescentando que os primeiros municípios atendidos serão Ipiaú, Ilhéus, Jaguaquara e Jequié, simultaneamente. "Os próximos a serem atendidos serão os que mais cadastrarem pacientes. Essa também é uma forma de reconhecer o esforço das prefeituras de cada região", destacou.  ..

Rui lança Mutirão de Cirurgias, em Salvador, nesta segunda-feira

Com a meta de realizar 13 mil cirurgias eletivas ao longo de um ano, o governador Rui Costa lança, nesta segunda-feira (15), às 9h, em Salvador, na sede do Senai/Cimatec, localizado na Avenida Orlando Gomes, 1.845, em Piatã, o projeto Mutirão de Cirurgias, executado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). 

O objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos. As cirurgias serão realizadas nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Participarão do ato, além do secretário estadual de Saúde (Sesab), Fábio Vilas Boas, prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado. ..

Com investimento e engajamento da equipe, HU-Univasf bate recorde de cirurgias

O Hospital da Universidade do Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem conseguindo importantes progressos no serviço cirúrgico. De janeiro a julho deste ano foram realizadas 2.578 cirurgias, número alcançado através de sucessivos recordes de atendimento mensal, reflexo do empenho da equipe HU. Além do número expressivo, o hospital passou a atender outros casos de alta complexidade cirúrgica que anteriormente precisavam ser transferidos para as capitais dos estados da Bahia ou Pernambuco.

O incremento no leque de serviços foi possibilitado graças à aquisição de equipamentos ocorrida nos últimos meses. O microscópio cirúrgico foi um deles e viabilizou o tratamento de dois casos de Malformação Arteriovenosa (MAV). Trata-se de uma patologia congênita caracterizada por uma alteração na formação dos vasos sanguíneos que pode se apresentar em diversas regiões do corpo. Na maioria das vezes, surge no desenvolvimento anormal do sistema vascular na vida embrionária, as causas dessas deformações ainda são desconhecidas...

UPAE/IMIP de Petrolina já realizou mais de 15 mil cirurgias eletivas

No próximo dia 29 a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMP) completará 3 anos de funcionamento e, para celebrar a data,  a instituição apresenta seus resultados. Com relação ao número de cirurgias eletivas, por exemplo, a Unidade já realizou mais de 15 mil, entre procedimentos de pequena e média complexidade compatíveis com Hospital Dia (com alta em até 24h).  “Esses dados representam o empenho de toda a equipe e a alta resolutividade da Unidade. Apresentá-los significa prestar contas à sociedade do serviço que ofertamos e uma forma de comemorar o nosso 3º aniversário”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.

De acordo com a enfermeira assistencial do bloco cirúrgico, Camila da Silva, a procura maior tem sido pelas cirurgias gerais, dermatológicas e oftalmológicas para retirada de sinais, correção de hérnias, biópsia de lesão, remoção de catarata e retirada de pterígio. A demanda para retirada de varizes também é grande. Só no primeiro semestre desse ano, as cirurgias gerais corresponderam a 32,5% do número total de 3.289, dermatológicas (17,3%) e oftalmológicas (16,83). ..

HU-Univasf alcança número recorde de procedimentos cirúrgicos

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem aumentando gradativamente o número de cirurgias realizadas mensalmente, graças a uma série de medidas tomadas pela superintendência do HU-Univasf junto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da contratação de novos profissionais, o hospital também adquiriu equipamentos cirúrgicos de ponta.

De janeiro a junho deste ano foram realizados 2.116 procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades, apenas as ortopédicas somaram 1.081. Comparando ao mesmo período do ano passado, ocorreu um aumento de 95,7%, quando foram realizadas 1.794 cirurgias no primeiro semestre de 2015. Outro dado importante é o número de consultas realizadas pelo Ambulatório. Entre janeiro e maio deste ano foram mais de 9 mil consultas que, somadas aos pacientes recebidos na emergência e urgência, totalizam o número de 31.494 atendimentos.  ..

Sobradinho se une em campanha de arrecadação de fundos para realização de cirurgia da munícipe Cida Rainha

A juazeirense Maria Aparecida Rabelo, atualmente radicada em Sobradinho e conhecida popularmente por Cida Rainha foi diagnosticada com um tumor (câncer) na face, e precisa urgentemente realizar uma cirurgia. Em nossa região o SUS (Sistema Único de Saúde) não cobre o procedimento necessário. Por estar em estágio avançado, atingindo a pálpebra do olho não há tempo para haver um possível encaminhamento. 

Por este motivo, amigos e familiares iniciaram esta semana uma campanha de solidariedade para arrecadar recursos financeiros que possam custear o tratamento, cerca de R$ 10.200,00 (dez mil e duzentos reais) necessários para a realização da cirurgia. ..

Mutirão de Consultas para pequenas cirurgias do HRJ oferecerá 300 vagas neste sábado

Será realizado amanhã (09) o mutirão de consultas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias do Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI). Os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas e cantoplastia, entre outros, terão disponíveis 300 consultas e poderão fazer  o agendamento da cirurgia  logo após a finalização da consulta.

Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento  devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG). Os atendimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo cirurgião geral no hospital...

Hospital Regional de Juazeiro realiza mutirão de consultas para pequenas cirurgias

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI) realizará, no próximo sábado (9), um mutirão de consultas na especialidade de Cirurgia Geral para triagem de pequenas cirurgias.

Serão ofertados 300 atendimentos e os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas e cantoplastia, entre outros, farão o agendamento do procedimento após a finalização da consulta...

HU-Univasf recebe visita do presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) recebeu, na última sexta-feira (24), o presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Flavio Leitão Filho que vem fazendo uma série de visitas pelas maiores unidades neurocirúrgicas do Nordeste. O objetivo das visitas é ter um diagnóstico de como estão os neurocirurgiões da região, entender suas realidades e necessidades.

O presidente da Sociedade ressaltou a posição de destaque que os profissionais de Petrolina tem na área da neurocirurgia. “Em termos de qualificação Petrolina está muito bem representada, aqui tem pessoas de expressão nacional. Profissionais que desenvolvem trabalhos na neurocirurgia que não deixa a desejar a nenhuma cidade do país, isso, obviamente, nos orgulha muito como nordestinos. ”, afirmou...

Em Petrolina, Programa de Cirurgias Pediátricas completa 1 ano

O programa de Cirurgias Pediátricas, idealizado pela gestão Julio Lossio, comemora no mês de junho 1 ano de atuação e assistência às crianças. Nesse período já foram contabilizados 269 procedimentos cirúrgicos, que são realizados mensalmente.

Na última semana foram realizadas 18 cirurgias e mais 32 consultas pré-operatórias. Para Iandra Dias, mãe da pequena Maria Júlia, o programa é bastante importante. "Realizar as consultas e cirurgia em Petrolina mesmo é muito bom. A gente não precisa ir para Recife", contou...

Mais de 100 pequenas cirurgias serão disponibilizadas amanhã no mutirão do Hospital Regional de Juazeiro

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI) realizará amanhã (28) um mutirão de pequenas cirurgias. Serão ofertados 120 procedimentos durante todo o dia. Pacientes que necessitarem de procedimento de Cirurgia Geral, como por exemplo, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, cantoplastia, entre outros, podem procurar o ambulatório do HRJ.

Os interessados devem comparecer ao local portando Cartão SUS e documento de identidade (RG). Os procedimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo Cirurgião Geral na própria unidade...

Hospital Regional de Juazeiro prossegue com mutirão de pequenas cirurgias

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI) continuará realizando, no próximo sábado (28), um mutirão de pequenas cirurgias. Serão ofertados 120 procedimentos durante todo o dia. Pacientes que necessitarem de procedimento de Cirurgia Geral, como por exemplo, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, cantoplastia, entre outros, podem procurar o ambulatório do HRJ.

Os interessados devem comparecer ao local portando Cartão SUS e documento de identidade (RG). Os procedimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo Cirurgião Geral na própria unidade...

Programa de Cirurgias Pediátricas registra 251 procedimentos em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina registrou mais 23 cirurgias pediátricas, na última sexta-feira (20), totalizando 251 procedimentos realizados. O Programa de Cirurgias Pediátricas é uma iniciativa da gestão Julio Lossio em pareceria com Secretaria Estadual de Saúde.  

"Essa é uma iniciativa bastante exitosa com resultados excelentes que vem sido reconhecida pelos nossos usuários. As crianças não precisaram mais se deslocar a Recife e, tudo isso, proporciona maior comodidade para toda a família", pontuou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves...

Hospital Regional de Juazeiro realiza mutirão de pequenas cirurgias amanhã, dia 21.

O Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI)  estará realizando neste sábado (21) um mutirão de pequenas cirurgias. Serão ofertados 150 procedimentos durante todo o dia. Pacientes que necessitarem de procedimento de Cirurgia Geral, como por exemplo, retirada de pequenos tumores benignos e pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, cantoplastia, entre outros, podem procurar o ambulatório do HRJ.

Os interessados devem comparecer ao local portando Cartão SUS e documento de identidade (RG). Os procedimentos realizados durante o mutirão não precisam de encaminhamento médico, a triagem será realizada pelo Cirurgião Geral na própria unidade. ..