Foram encontrados 2900 registros para a palavra: São Francisco

URGENTE: Corpo é encontrado boiando na Orla de Petrolina

Chegou a informação agora em nossa redação que um corpo sem sinais de vida foi encontrado a pouco boiando na Orla de Petrolina. De acordo com informações, os bombeiros estão sendo chamados para averiguar a situação.

O blog está colhendo mais informações do acontecido...

Durante caravana, presidente da Codevasf destaca atuação da empresa no Projeto São Francisco

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, que acompanha a programação da caravana da Regional Nordeste 2, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou o papel da empresa na operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF).

A Codevasf será a operadora do Projeto São Francisco quando a obra – considerada a maior realizada pelo governo federal no Nordeste – for concluída e entregue pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, cerca de doze milhões de pessoas em quatro estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) serão beneficiadas.

"A tradição da Codevasf está sobretudo na área de irrigação e agora foi incumbida pelo governo federal para realizar a operação deste projeto de transposição, ou seja, vai trazer a água do São Francisco por canais até chegar às residências de 12 milhões de pessoas no Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará. Esta é mais uma grande missão da Codevasf e quero transmitir que a Companhia também neste caso vai se desincumbir com eficiência e responsabilidade", afirmou Felipe Mendes em entrevista. 

A comitiva será composta por representantes da igreja católica, organizações da sociedade civil, universidades e representantes do governo federal, dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Desenvolvimento Agrário, além de técnicos do Dnocs – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

A caravana da CNBB já passou pelo município de Itajá, no Rio Grande do Norte, onde visitaram a Barragem Armando Ribeiro; pelo município paraibano de São José de Piranhas, onde conheceram a Barragem Engenheiro Ávidos – conhecido como Boqueirão; pelo estado do Ceará, onde visitaram o Açude Jati e o Canal Eixo Norte, no município de Jati; no Ceará, a caravana também passou por algumas vilas produtivas.

Nesta quarta (02), o grupo esteve em Salgueiro, no estado de Pernambuco, onde visitaram a Estação de Bombeamento da água do Velho Chico. A viagem termina na quinta-feira, com uma missa na Catedral, na cidade de Salgueiro, e com um momento de diálogo com representantes da sociedade civil, órgãos públicos, envolvidos com o Projeto de Integração das Bacias e representantes do assentamento Baixa Verde (de Jati-CE) e de uma comunidade quilombola de Salgueiro (PE). ..

Águas do São Francisco podem chegar à barragem Engenheiros Ávidos (PB) em dezembro

As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegarão à barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), até dezembro de 2016 ou no primeiro de semestre de 2017. A afirmação é do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia. O gestor acompanha nesta terça-feira (1º/3) o segundo dia da visita da comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às estruturas do projeto - trechos em obras e barragens que receberão as águas do empreendimento.

“A água que vai chegar é suficiente para abastecer 3 milhões de pessoas. Com isso, a possibilidade de que elas não disponham desse bem natural para consumo será zerada. Isso chama segurança hídrica. E vai permitir que os demais recursos hídricos do estado sejam utilizados para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou Garcia. A barragem Engenheiro Ávidos vai abastecer o estado da Paraíba e suas águas seguirão o curso do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande Norte...

Casa Nova é destaque no Vale do São Francisco em políticas públicas culturais

O município de Casa Nova é  único município do Território de identidade do Sertão do São Francisco – composto por 10 municípios -  a ter implantado o Sistema de Cultura (SMC). Quem afirma é o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.

Presente na cidade na ultima sexta-feira, 26, para participar do Iº Fórum Municipal de Cultura, Ângelo ressaltou o pioneirismo da gestão na atenção as políticas culturais. "Casa Nova se destaca por sua postura. É um dia festivo, onde as leis estão asseguradas para além de qualquer gestão. Além do Plano decenal, a cidade tem um conselho e um fundo onde a prefeitura tem obrigação de fazer o deposito de recursos para garantir as ações culturais (...). Isso não é para qualquer município. A cidade está de parabéns", pontua...

Ministério da Integração acompanha caravana do CNBB nas obras do São Francisco

Religiosos pretendem estreitar diálogo da Igreja Católica com a população residente na faixa de obras.

O Ministério da Integração Nacional (MI) vai acompanhar a visita de uma comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco em Pernambuco, Ceará e Paraíba. A agenda será realizada de segunda-feira (29/2) a quinta-feira (3/3). O secretário de Infraestrutura Hídrica Osvaldo Garcia será um dos membros da delegação do MI...

CCR do Médio São Francisco realiza a primeira reunião do ano em São Desidério

A primeira reunião da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco no ano de 2016 aconteceu no dia 24 de fevereiro em São Desidério, na Bahia, e foi mediada pelo coordenador da Câmara, Claudio Pereira. Na pauta do encontro, temas como os projetos hidroambientais do Comitê e a atualização do Plano de Bacia do Velho Chico. "Não podemos olhar o Plano como mais um documento de prateleira. Por isso estamos participando das etapas de sua atualização para que nossas demandas estejam contempladas", disse Pereira.

Presente ao encontro, o diretor técnico da agência delegatária do CBHSF, Alberto Simon, destacou os objetivos do Plano de Bacia na identificação das potencialidades e fragilidades na bacia e proposição de melhorias. "Vemos que os problemas do plano anterior persistem porque as ocupações e as populações estão aumentando e os esgotos lançados diretamente no rio são frequentes", observou. Lembrou ainda que o Comitê do São Francisco vem realizando investimentos, com recursos da cobrança pelo uso das águas, na elaboração de planos de saneamento básico em toda a região fisiográfica da bacia para a minimização dos impactos. ..

Morro do Chapéu e Jacobina recebem ações do Comitê do São Francisco

Morro do Chapéu e Jacobina, municípios da bacia do rio Salitre, importante afluente do rio São Francisco na Bahia, foram beneficiados com ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que utiliza os recursos pela cobrança do uso das águas da Bacia em benefício ao próprio rio. Entre essas ações estão obras de recuperação hidroambiental, elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico e ainda realização de consulta pública para atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Velho Chico.

O município de Morro do Chapéu sediará no dia 27 de fevereiro (sábado) um seminário que marca o encerramento do projeto de recuperação hidroambiental na bacia do rio Salitre. O evento acontece a partir das 9h, na Escola Municipal Santo Antônio, comunidade de Brejões. Durante o seminário, será apresentado o detalhamento das obras, que tiveram investimentos de mais de R$ 630 mil...

MORADOR DO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO É PRESO PELA TERCEIRA VEZ SOB ACUSAÇÃO DE TRÁFICO DE DROGAS

Policiais civis lotados no SI (Sistema de Inteligência) da 17ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia) em Juazeiro, prenderam nesta terça-feira, 23/02, por volta das 17 horas, a pessoa de Lucien Santos da Silva, maior, 37 anos, natural de Juazeiro, residente à rua dos Umbuzeiros, Bloco 36, apartamento 01, residencial São Francisco. Com o imputado foram apreendidos 47 dolões de maconha e mais uma quantidade a granel, totalizando 718 gramas de maconha. Esta é a terceira vez Lucien é preso sob acusação de tráfico de drogas. ..

INSTITUTO VELHO CHICO DENUNCIA AO INEMA SERVIÇO REALIZADO ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Senhor Coordenador,    

O Instituto Velho Chico - IVC, entidade ambientalista fundada em 09 de fevereiro de 2001, com relevantes serviços prestados às comunidades ribeirinhas, visando a conservação e a otimização do uso sustentado das águas brasileiras e ecossistemas associados da bacia do Rio São Francisco, vem denunciar e cobrar providências desta instituição governamental, Inema, a devida fiscalização e imediata interdição dos serviços que estão sendo realizados na antiga Barca Sucateada, localizada nas imediações da Diocese de Juazeiro, devido a ausência de Licença Ambiental, Alvará de Obras, Anotações de Responsabilidades Técnicas, Ausência de Registro da reforma no CREA, Registro de Empregados, colocando em risco pessoas e a integridade do cais, dos processos  naturais, o equilíbrio ambiental e o bem estar social.  ..

Facape: 40 anos transformando o Vale do São Francisco e gerando oportunidades

Em 2016, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) completa 40 anos. Motivos para comemorar? Temos muitos! A Facape foi uma das primeiras instituições de Ensino Superior da região e tem apresentado importante crescimento ano a ano, a prova quantitativa disso é o número de estudantes matriculados que aumenta a cada semestre.

A implantação da autarquia proporcionou um novo tempo à nossa cidade, abrindo as portas do Ensino Superior em Petrolina, preparando a chegada da Univasf e de diversas outras Instituições de Ensino Superior (IES) na região, que só trouxeram novas oportunidades para os nossos jovens e pais, que hoje podem desfrutar do convívio de toda família durante o seu período universitário...

Programa amplia oferta de emprego para jovens no Sertão do São Francisco

Um clima de emoção e alegria marcou esta sexta-feira (19) no Sindicato Rural de Petrolina - PE, com a formatura de quatro turmas do Curso Supervisor de Exploração Agrícola do Programa de Aprendizagem Rural do Senar – PE. Também não era pra menos, dos 105 alunos, com idades entre 18 e 24 anos, que receberam os certificados, 20 já estão com seus empregos garantidos em várias empresas agrícolas da Região.

Segundo o jovem aprendiz Adriano Leitão, o Curso gratuito que teve duração de 11 meses, foi muito importante principalmente por ensinar noções básicas de gestão corporativa, plano das culturas, segurança e saúde no trabalho, além de um histórico da fruticultura no Vale do São Francisco. "Estou determinado a continuar em frente na área rural. Vou fazer um curso de mecanização agrícola para aprimorar tudo que aprendi aqui e que abriu as portas para minha primeira oportunidade profissional", adiantou Adriano Leitão...

Prefeitos do Território do São Francisco acompanham visita de Rui Costa em Juazeiro

Nesta sexta feira (19), os prefeitos dos municípios consorciados ao Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), acompanharam o governador da Bahia, Rui Costa, em sua visita à Juazeiro. No início da manhã, o prefeito de Sobradinho e presidente do Constesf, Luiz Vicente Berti, e os prefeitos Carlos Luiz Brandão (Curaçá), Genário Rabelo (Canudos), Delaneide Borges (Campo Alegre de Lourdes) e Isaac Carvalho (Juazeiro), estiveram com o governador na inauguração de uma escola infantil, no Bairro Piranga.

Luiz Vicente Berti aproveitou a ocasião para reforçar, junto ao governador, a preocupação com a situação da BA 210. "Estamos juntos com o governador parabenizando-o pelo trabalho que vem fazendo no nosso estado, fortalecendo os prefeitos. Sei que todos nós do Território do São Francisco, podemos contar com o governador para trazer ainda mais desenvolvimento para nossos municípios", ressaltou...

Recuperação do volume do Lago de Sobradinho não garante segurança hídrica no Vale do São Francisco em 2016

As fortes chuvas que caíram no Vale do São Francisco em janeiro deste ano animaram as/os ribeirinhos. O Lago de Sobradinho, que no mês de novembro de 2015 quase chegou ao seu volume morto, agora já ultrapassa 26% do seu volume útil, segundo Boletim da ANA – Agência Nacional de Águas. Isso se deve à elevada vazão de afluência de 5,5 mil m3/s, 14% superior à média histórica do período 1931-2014 e 295% superior à média dos últimos dois anos para o mês de fevereiro.

Porém, é preciso atentar que este dado não representa segurança no tocante aos diversos usos da água do São Francisco, se considerar que a vazão de defluência do lago é regulada conforme os interesses dos grandes empreendedores, de modo que em meados de 2014 o volume do lago foi reduzido num ritmo de 6% ao mês e em 2015 em 1,5% ao mês, chegando ao final do ano com menos de 2% do volume útil. Isto significa que ao final deste ano o cenário do ano anterior pode se repetir...

Federação das Indústrias divulga Calendário de Capacitações para o Sertão do São Francisco

Uma série de oficinas, palestras e um programa de desenvolvimento de pessoas promete movimentar Petrolina e região a partir do próximo mês de março. A programação, que se estende até o final do ano, faz parte do Calendário de Capacitações da Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

As capacitações começam no dia 22 de março na própria Unidade com a oficina Gestão Comercial.  Uma oportunidade para o aprimoramento das competências gerenciais na área comercial e de negócios com sólidos conhecimentos de administração de vendas e marketing. No mês de maio, tem início no dia 4 o programa de Desenvolvimento de Pessoas, que será aplicado em cinco módulos visando a preparação de líderes em geral e de profissionais de Recursos Humanos e áreas afins...

Cooperativa de Consumo inicia atividades no Vale do São Francisco

A Cooperativa de Consumo Popular de Juazeiro - Cocju é uma instituição preocupada em defender o poder econômico dos associados, através da ajuda mútua entre empresas e consumidores associados. A Cooperativa de consumo Popular de Juazeiro – Cocju, está empenhada, ainda, em levantar as bandeiras do cooperativismo, da sustentabilidade e da responsabilidade social. As ações da cooperativa serão iniciadas a partir desta sexta-feira  (19), inicialmente nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e região. Mas, podendo se expandir para todo o território nacional.

O objetivo da Cocju é unir todos os associados em torno de uma causa em comum: baratear os custos com o consumo de bens e serviços para minimizar os efeitos da crise econômica. A Cooperativa trabalha no desenvolvimento de atividades de consumo, produção, crédito, prestação de serviços e repasse de produtos comercializados de acordo com o interesse de seus cooperados.  A cooperativa opera basicamente, na aquisição de gêneros alimentícios, artigos de limpeza e uso pessoal, que serão fornecidos aos seus associados...

MPF planeja ações coordenadas em defesa do rio São Francisco

Reunião discutiu medidas a serem tomadas para manutenção da vida do Velho Chico, que vem sofrendo com as poucas chuvas

Membros do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e nos demais estados banhados pelo Rio São Francisco (Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) estão trabalhando em conjunto para a recuperação da Bacia do Rio São Francisco, que vem enfrentando uma grave crise hídrica nos últimos três anos...

Vale do São Francisco ganha mais um programa jornalístico

Estreia neste sábado, 20 de fevereiro, na Petrolina FM (98,3), o programa ‘Petrolina  Notícia’ com produção e apresentação do radialista Kaleb Alencar (foto). O programa disponibilizará aos ouvintes um resumo dos principais fatos da semana de uma maneira inovadora e haverá interação entre ouvintes e apresentador através do telefone ou das redes sociais.

“Após 18 anos de estrada, estou prestes a ver um sonho se tornando realidade, e a melhor coisa é poder através da comunicação ajudar a mudar a realidade de nossa população, reivindicando e cobrando de forma justa”, comentou o radialista...

Ceonco/Apami realizará primeiro congresso de oncologia no Vale do São Francisco

Direcionado a profissionais e estudantes da área de saúde da região do Vale do São Francisco, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás acontecerá em abril. O evento é promovido pelo Centro de Oncologia Dr. Muccini/Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami).

O congresso será realizado como forma de atender a demanda clínica especializada da região, além de estudantes oferecendo atualização sobre assuntos como transplante de medula óssea, leucoses agudas e crônicas, linfomas e tumores sólidos que serão tratados dentro dos seguintes temas: oncologia clínica, cirurgia oncológica, oncologia pediátrica, hematologia e transplante...

PROFISSIONAIS DE IMPRENSA DO VALE DO SÃO FRANCISCO SE UNEM E DENUNCIAM INTIMIDAÇÕES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Os comunicadores do Vale do São Francisco lutam com garra por todo espaço de audiência possível e por cada fatia em nosso concorrido mercado de comunicação. A concorrência é tão forte e leal quanto os laços que firmamos, que construímos.

Chegamos a um nível de maturidade que, ao tempo que disputamos, acompanhamos o trabalho dos colegas e torcemos por eles. Mais do que isso, nós os prestigiamos e dividimos experiências, pautas e emoções diversas...

Artigo - Os rios São Francisco e Tietê – descem subindo

O milagre do interior de São Paulo é o rio Tietê e o milagre do Nordeste brasileiro é o rio São Francisco. O Velho Chico, como carinhosamente o chamamos, tem 2.814 quilômetros de extensão, nasce lá em baixo, no Sudeste e desce subindo para o Nordeste brasileiro, com destino a Alagoas, cortando os Estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe, até chegar ao Oceano Atlântico, depois de drenar uma área de aproximadamente 641.000 km². É a vida e o mais importante curso d´água do Nordeste brasileiro. O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas, ajudando no abastecimento do país.

Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com 1.371 kms de extensão, entre Pirapora (MG), Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico. Esse transporte fluvial no Velho Chico é outra coisa que hoje enfrenta muitas dificuldades. Esse trecho navegável apresenta condições bastante distintas, entre o período de estiagem e o de cheia...