Foram encontrados 2907 registros para a palavra: sao francisco

Consultores discutem o Plano de Bacia do São Francisco

Os participantes do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontece até o dia 09 de junho na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Campus Juazeiro-Univasf) puderam presenciar, na manhã desta terça-feira (07/06), um rico debate entre três reconhecidos consultores de recursos hídricos e meio ambiente. A mesa sobre a atualização do Plano de Bacia do São Francisco reuniu Pedro Bettencourt, Rodolpho Ramina e Pedro Molina, mediados pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda. Entre diálogos e divergências, algo de consenso: a complexidade dos desafios enfrentados pelo Velho Chico.

“Não existe ‘bala de prata’ para salvar o rio São Francisco. Nenhuma solução será fácil para enfrentar os complexos problemas que o rio vem passando ao longo dos anos”, afirmou o engenheiro Rodolpho Ramina. Uma das divergências dele é quanto à questão da escassez de água. “Não existe falta de água. Existe falta de gestão. O problema da redução da vazão, por exemplo, é justamente isso. É uma discussão sobre o nível dos reservatórios. A água está lá”, afirmou...

Simpósio na Univasf reúne especialistas para debater temáticas diversas sobre a bacia do rio São Francisco

Pesquisadores, profissionais e estudantes de várias instituições de ensino e pesquisa participam do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), que acontece no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). O evento, que começou ontem (5) e prossegue até quinta-feira (9), visa ao compartilhamento de estudos e informações sobre o rio. O I SBHSF tem como tema central “Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico” e é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) em parceria com a Univasf. 

A solenidade de abertura foi realizada na noite de ontem, com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, sob a regência do maestro Ozenir Luciano, que emocionou os participantes. A mesa de abertura contou com a presença do reitor em exercício, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do I SBHSF e professor da Univasf, Renato Garcia; do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) Vladimir Caramori, além de representantes das prefeituras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Gestão de recursos hídricos, geração e matrizes energéticas e preservação ambiental são alguns dos assuntos que norteiam as discussões, que se dividem em cinco eixos temáticos: Quantidade da água, Qualidade da água, Dimensão Social e Saúde, Governança, Conservação e Recuperação Ambiental. Hoje pela manhã foram apresentadas palestras nos eixos Quantidade e Qualidade da água. 

A água da bacia deve ser utilizada, a longo prazo, para conservar a biodiversidade e se destinar à produção alimentícia e ao consumo. Esta é a visão de futuro apresentada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretário de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, José Almir Cirilo. “É essencial avançar na apropriação e eficientização de outras fontes de energia”, disse. Cirilo destacou também o assoreamento como um problema que deve ser encarado e salientou outras fontes de energia alternativas, como a eólica, que hoje responde por 20% da capacidade instalada de geração de energia; e a solar, que possui grande potencial no Nordeste. 

O professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Valmir Pedrosa falou sobre os desafios do Canal do Sertão Alagoano e sua gestão. Ele destacou características do canal que possui 12 comportas a cada oito quilômetros e distribui água no estado através de três adutoras. Também abordou questões relacionadas à produção agrícola no local, bem como a importância da integração entre a comunidade e o governo. “A comunidade percebe o valor do rio São Francisco e quer usá-lo de maneira consciente”, explicou Pedrosa. 

A plateia, composta por estudantes, pesquisadores e profissionais da área participou fazendo perguntas. A professora do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da Univasf Miriam Cleide Amorim destacou a importância do simpósio. “O evento está muito rico em informações e profissionais com experiência na área. É uma grande contribuição no aspecto de estudos científicos voltados para a gestão das águas do São Francisco na busca de soluções para a questão hídrica”, afirmou. 

Durante a tarde, as atividades prosseguiram com palestras sobre a Dimensão Social relacionada com a bacia do São Francisco ministradas pelos professores Lucia Marisy, Pró-Reitora de Extensão da Univasf, e Juracy Marques, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); e sobre Governança, com os professores Paulo Salles, da Universidade de Brasília (UnB) e Susana Montenegro, da UFPE. 

Para encerrar as atividades deste primeiro dia, as discussões serão sobre Conservação e Recuperação Hidroambiental com o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Robério Anastácio Ferreira e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) William Severi. Amanhã, a programação do I SBHSF será composta por sessões técnicas orais e palestras sobre diferentes temáticas. A programação completa está disponível no site do I SBHSF.  ..

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

 
Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.
 
Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem.
 
Após a conversa, os próprios alunos, auxiliados por técnicos da Codevasf, soltaram os peixes no rio. De acordo com Rozzanno Figueiredo, promover peixamentos que, além de povoarem as águas do Velho Chico com espécies nativas, contam com a participação de estudantes de escolas públicas para mostrar a eles a importância de conservação do meio ambiente tem sido um expediente adotado pela Codevasf nos últimos anos. 
 
O engenheiro salientou, ainda, que as espécies depositadas são nativas do rio, e algumas delas são cada vez mais difíceis de ser encontradas. “A gente aproveitou pra colocar no rio espécies de Curimatã, Piau e Pacamã, que são peixes de importância econômica e ecológica. O Pacamã, inclusive,é um peixe ameaçado de extinção”, informou Figueiredo.
..

I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado a partir deste domingo (5) na Univasf

Com o objetivo de discutir produções científicas e reunir pessoas interessadas em temas ligados à gestão sustentável do rio São Francisco, será realizado o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF), de domingo (5) até quinta-feira(9). O evento acontecerá no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Juazeiro (BA). Com o tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o simpósio é realizado pela Univasf em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). 

As inscrições podem ser realizadas durante o evento, na Secretaria Geral do Simpósio. O valor da taxa varia para membros e não membros da CBHSF e conforme o grau de escolaridade e o período de inscrição. A programação do simpósio está dividida em cinco eixos temáticos: Dimensão Social e Saúde, Governança, Qualidade da Água, Quantidade da Água, Conservação da Biodiversidade e Recuperação Hidroambiental. 

A abertura do simpósio será realizada neste domingo (5), a partir das 18h30, e contará com a participação do reitor em exercício da Univasf, Telio Nobre Leite; do coordenador geral do evento e professor da Universidade, Renato Garcia; e do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda. Ainda estará presente o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Vladimir Caramori, e representantes das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). 

Durante o evento, serão realizados debates, apresentações de trabalho, apresentações culturais da Orquestra da Univasf e do Trio Nordestino Pé-de-Serra e visitas técnicas a vinícolas, à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e ao Lago de Sobradinho. Serão realizadas palestras com temas como políticas públicas, sustentabilidade, geração de renda, entre outros. 

Ainda serão apresentadas as palestras “Contributos para estudo dos processos de erosão e transporte de sedimentos em regiões semiáridas”, ministrada em inglês pelo professor Axel Bronstert da Universidade de Potsdam, na Alemanha; e “Experiências do Projeto Innovate”, apresentada pela professora Marianna Siegmund-Schultze da Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin). A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do SBHSF. 

De acordo com Renato Garcia, estarão reunidos no evento pesquisadores de diversas áreas que trabalham com o tema. “São estudos pontuais sobre pesquisas que giram em torno dos eixos temáticos, de pesquisadores de diversas localidades, com o objetivo de realizar uma compilação de dados destas pesquisas, durante o simpósio”, afirma. Garcia ainda destaca a importância desses estudos. “O rio tem múltiplos usos para a energia elétrica, irrigação, lazer, consumo humano e industrial, mas também desgastes e ações negativas sobre ele. O evento visa entender estes diversos impactos”, explica. ..

Projeto São Francisco leva informação a moradores em áreas de influência da obra

O trabalho de levar informações à população que vive em áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegou a mais de 500 cidadãos nas duas últimas semanas. Cerca de 200 moradores de 10 vilas produtivas rurais participaram de capacitações promovidas por equipes do Ministério da Integração Nacional. Já as atividades de Comunicação Itinerante alcançaram 298 pessoas, com apresentações sobre a execução da obra e dos programas ambientais, mostras fotográficas e debates.

A rotina de capacitações é um quesito importante do Projeto São Francisco e beneficia famílias já reassentadas em vilas produtivas rurais ou que ainda serão contempladas. O objetivo é garantir a reinserção delas e a organização socioeconômica da comunidade. Os treinamentos são divididos em dez módulos, com temas voltados à convivência comunitária, associativismo e gestão produtiva, dentre outros...

Seminário em Defesa do São Francisco discute melhorias socioambientais para a região

Nesta sexta-feira, 03, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública realizou um dia de ações voltadas à Educação Ambiental e em Defesa do São Francisco. O encontro teve inicio as 08h no Museu Regional do São Francisco, onde membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e população fizeram uma visitação à Exposição fotográfica sobre o Rio São Francisco. Logo em seguida a equipe se dirigiu para o auditório do Campus da UNEB e lá se reuniu com a Marinha, membros da OAB, representantes de Comunidades indígenas e demais ativistas ambientais, em especial com a situação do Rio São Francisco.

O encontro que teve como tema “Somos Todos Ribeirinhos Defensores do São Francisco, Cuidar é da Nossa Natureza”, discutiu temas para curto, médio e longo prazos, uma vez que o trabalho de preservação é continuo. “O interessante neste encontro é a integração dos diversos órgãos com a questão da gestão ambiental, onde cada instituição tem a sua legislação, mas é preciso  haver uma maior interação entre os mesmos. Não adianta nada só falarmos que o rio está morrendo, mas realizarmos ações conjuntas”, pontuou Rafael Sanctos, Capitão Tenente da Marinha e Comandante da Agência Fluvial de Águas em Juazeiro...

Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco

Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem...

Hemoba convoca doadores de Juazeiro e Região do Vale do São Francisco para salvar vidas

Com o objetivo de reforçar as doações e ampliar os estoques para atendimento da demanda durante todo o período de festejos juninos, a Fundação Hemoba mobiliza a sociedade para manter a solidariedade em alta, doando sangue. Em datas festivas, é comum uma redução na quantidade de doações e um aumento da necessidade por sangue nos hospitais do estado.
  
Com estoques baixos, a Hemoba de Juazeiro convoca todos os candidatos da cidade e da Região do Vale do São Francisco para ajudar a reforçar o banco de sangue. Os candidatos devem se dirigir à unidade de coleta e transfusão (UCT), localizada na Rua Joaquim Bispo dos Santos, no bairro Santo Antônio, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h 30 e das 14h às 16h 30.
 
Sabadão Solidário 
No sábado, dia 18 de junho, a unidade vai funcionar de maneira especial, atendendo os candidatos no evento "Sabadão Solidário", das 7h30 às 11h30 na sede da UCT em Juazeiro.
 
Para ser doador
É preciso que os candidatos compareçam portando documento original com foto, que pesem acima de 50 kg, estando bem descansados e alimentados. É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes. ..

Petrolina: Avenida São Francisco recebe melhorias

A prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura iniciou na terça–feira, 31, os serviços de melhorias na Avenida São Francisco, no bairro Areia Branca. Já estão em andamento a substituição do meio-fio do canteiro central e a colocação de lajota ao longo de toda avenida. Segundo a secretaria de Infraestrutura, Tatyanne Lima, esse trabalho de reconstrução do meio-fio, visa à melhoria na trafegabilidade para os pedestres.

De acordo com Julio Lossio, prefeito de Petrolina, a troca de paralelepípedo por lajota e substituição do meio-fio, tem o objetivo de melhorar a trafegabilidade nas calçadas e busca garantir mais conforto e segurança a motoristas e pedestres que utilizam essa via. Além disso, essas obras permitem uma melhor comodidade, especialmente para os turistas que visitam nossa cidade...

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTE E FECHA BOCA DE FUMO NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO

Por volta das 18 horas do dia 31 de maio de 2016, Policiais Militares do Núcleo de Inteligência da Rondesp Norte após levantamento e monitoramento no Residencial São Francisco, acionaram as Guarnições Rondesp 09 e Rondesp 10 para efetuar a prisão de CHARLES WENDESON PEREIRA DE SOUZA e ROMÁRIO GOMES DA SILVA, ambos de 21 anos de idade, onde havia informações que estariam comercializando drogas tipo maconha.

Assim que as Guarnições se aproximaram da Rua das Mangueiras, os nacionais CHARLES e ROMÁRIO empreenderam fuga, mas foram capturados logo em seguida e ao efetuarem uma abordagem minuciosa na citada residência os Rondespianos encontraram dentro de uma cama Box, quatro invólucros grandes de plástico contendo no seu interior uma erva seca aparentando ser MACONHA. CHARLES ao ser indagado sobre a procedência da droga informou que teria comprado por R$ 800,00 (oitocentos reais) a um desconhecido e quer iria vender para fazer dinheiro...

SEMAOP realizará seminário em defesa do Rio São Francisco

O mês de Junho tem como objetivo principal chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Seguindo esses critérios a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública vai realizar nesta sexta-feira, 03, das 09h às 12h no auditório multimídias do DCH III da UNEB – Bairro São Geraldo, encontro institucional em defesa do São Francisco.

O encontro terá como tema “Somos ribeirinhos defensores do São Francisco, cuidar é da nossa natureza”, e objetiva mobilizar, reunir e sensibilizar as pessoas e entidades no Dia Nacional da Educação Ambiental e Dia Nacional em Defesa do São Francisco, para discutir e elaborar coletivamente uma proposta de plano de ação integrado para a Campanha Nacional em Defesa do São Francisco “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico” focado nesta região do submédio, para o biênio 2016-2018, assim como propor a instituição de uma comissão (ou fórum) interinstitucional permanente de planejamento, organização, acompanhamento e avaliação...

Colônia de Pescadores lança Campanha #SouRibeirinho e chama atenção da comunidade para degradação do Rio São Francisco

Velho no nome e idade, o Rio São Francisco clama pela conscientização daqueles a quem tanto ajuda, desde Minas Gerais até Alagoas. No próximo (5), a Colônia de Pescadores de Petrolina (PE) promove uma ação às 8h no Ponto das Barquinhas para levantar a bandeira da preservação do rio. O evento faz parte da campanha ‘#SouRibeirinho’ que será lançada nesta sexta-feira (3), nas redes sociais, cujo objetivo é chamar atenção da comunidade são franciscana sobre a situação do Velho Chico. Há anos o rio demonstra sinais de fraqueza e em 2015 foi destaque no cenário nacional devido ao fato da barragem de Sobradinho (BA) ter atingido 2% do seu volume útil.

De acordo com Tadeu Reis, líder da Colônia de Pescadores, o evento de domingo quer levar até os cidadãos problemas diários, como o despejo de esgotamento sanitário sem tratamento no rio. “O esgoto cai no rio sem o mínimo de cuidado e as pessoas ignoram essa situação, o Velho Chico está morrendo porque nós não estamos sabendo cuidar dele”...

Vinhovasf lança projeto para conquista da Indicação de Procedência Vinhos do Vale do Submédio São Francisco

Já está bem encaminhado o projeto que vai instituir a Indicação de Procedência para os Vinhos do Vale do Submédio São Francisco. A iniciativa vai possibilitar uma maior divulgação e notoriedade dos vinhos da região, melhor reconhecimento pelos consumidores nacionais e estrangeiros, garantia de qualidade, incremento do Enoturismo e a sustentabilidade dos produtores e vinícolas.

Tendo à frente o Vinhovasf – Instituto do Vinho do Vale do São Francisco, em parceria com a Embrapa, UCS – Universidade de Caxias do Sul, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o IF Sertão – PE, o projeto será implementado na RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento, que abrange uma área de 35 mil quilômetros quadrados distribuída em quatro municípios pernambucanos (Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó) e quatro baianos (Juazeiro, Sobradinho, Curaçá e Casa Nova)...

COMBATE AO PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Em XIQUE-XIQUE na madrugada de 27/05/2016, por voltadas 04h00,deu-se início mais uma edição da OPERAÇÃO TERRA LIMPA,desencadeada pela CIPE SEMIÁRIDO que tem como objetivo COMBATER O PLANTIO E TRÁFICO DE MACONHA NO VALE DO SÃO FRANCISCO, onde 10 Policiais se deslocaram ao POVOADO DO CAMBOEIRO, XIQUE-XIQUE, sendo percorridos 45KM de viatura e mais 20km a pé, em progressão pela caatinga fechada até chegar  na lagoa do CHAMORRA onde foram localizados três plantios de MACONHA com 84 mil pés da ERVA, medindo em torno de 1,90m de altura, pronta para colheita, além de acampamento para 10 pessoas, gênero alimentícios, sistema de irrigação com motor, canos, adubo, e defensivos agrícola. Nos palntios nenhum traficante foi encontrado e toda droga foi erradicada e incinerada pelos policiais, preservando amostra para apresentação da Delegacia de Xique - Xique.

No retorno da operação as guarnições envolvidas na missão foram aplaudidas pelas comunidades que moram nas imediações dos plantios onde sofriam ameaçadas dos traficantes, furtos de animais e cerceamento do direito de ir e vir...

I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco será promovido pelo Cemafauna

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) realizará nos próximos dias 11 e 12 de junho o I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco com carga horária de oito horas, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições são presenciais e seguem até o dia oito de junho.

O curso apresentará com ênfase a Biologia das aves de rapina; História, Legislação e equipamentos da Falcoaria; Treinamento e manejo em cativeiro; Reabilitação e reintrodução; Prática de implante de penas e Prática em campo. O ministrante é o falcoeiro Lucas Cabral, membro da Associação Nordeste de Falcoaria, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Vale do São Francisco e estagiário do Cemafauna...

Vereadora volta a alertar autoridades sobre desordens na Avenida São Francisco no bairro Areia Branca

A vereadora Maria Elena Alencar, do PSB, anda preocupada com a volta dos chamados 'rolezinhos' na Avenida São Francisco, bairro Areia Branca. Os grupos de jovens se fixam na avenida que tem grande parte da área residencial, ligam paredões e ficam até altas horas promovendo um barulho generalizado.O dia e horário de maior concentração da barulheira é aos sábados, entre 18h e 21h. 

Para ajudar buscar a paz de volta às  famílias que morim próximo á via, Maria Elena já solicitou providências através de requerimento encaminhado ào Ministério Público por meio da Promotoria da Infância e Adolescência, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretaria executiva de Ordem Pública e conselho tutelar de Petrolina, além da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
 
"Queremos providência dessas autoridades, no sentido de buscar coibir a bagunça e atos de violência, que tem sido constante na Avenida São Francisco, promovidos por grupo de adolescentes e pré-adolescentes. Esses jpvens, geralmente marcam encontro no River Shopping e de lá seguem para a Areia Branca onde estacionam para tocar o teor literalmente. Os moradores encontram-se amedrontados, são hostilizados se reclamarem. Portanto, pedimos providências urgentes para resolver esse problema", destacou Maria Elena Alencar.
..

Exportações de manga do Vale do São Francisco crescem 20% em 2015

A exportação de manga no Vale do São Francisco em 2015 apresentou um aumento de 20% em relação a safra anterior, possibilitando um acréscimo de mais US$ 21 milhões na pauta de exportações do país. A boa nova foi anunciada esta semana em Petrolina – PE, pelo diretor de Marketing da Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), Caio Coelho.

De acordo com o diretor, este aumento se deve a qualidade dos frutos da região, associada à alta do dólar e ao crescimento da procura - principalmente do mercado americano, que compra anualmente 30 mil toneladas da fruta. "Outro fator que vem ajudando muito na ampliação das vendas para o mercado americano, é a permissão da entrada nos Estados Unidos de manga com o peso maior que 650 gramas, podendo a partir de 2015 chegar até 900 gramas o peso de cada fruta", adiantou Caio Coelho lembrando ainda que esta manga mais pesada pode ser destinada à indústria de frutas processadas, sendo um potencial nicho de mercado para as frutas brasileiras...

Governo federal assegura recursos para conclusão das obras do Projeto São Francisco

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, anunciou quarta-feira (25) que os pagamentos para empresas executoras das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão elevados da média mensal de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões, o que representa um aumento aproximado de 43%. A decisão foi tomada após uma rodada de reuniões, na terça-feira (24), com representantes das prestadoras de serviço responsáveis pelas obras civis e elétricas do Projeto.

Segundo o ministro, a ampliação dos repasses garante que o empreendimento esteja concluído até o final deste ano, com o compromisso das construtoras de elevarem a produtividade ao seu limite máximo. O objetivo é manter o cronograma acordado com o Ministério da Integração Nacional...

A NOVA HORA DO SUB-MÉDIO SÃO FRANCISCO

Abraham Lincoln expressou: "Não se pode fortalecer o fraco, enfraquecendo o forte. Não se pode trazer prosperidade, desencorajando a iniciativa. Não se pode ajudar o recebedor de salário, prejudicando o pagador do salário. "

Estas palavras são hoje bem atuais para nossa região, especialmente para Petrolina e cidades pernambucanas deste Sertão. Nossa região sertaneja vive uma situação política, que se assemelha ao grande início do progresso nesta região, como na fase do Governador Nilo Coelho...

Balcão do Agronegócio pretende fomentar comércio agrícola na região

Produtores rurais do Vale do São Francisco poderão ter acesso, de forma mais interativa, a produtos do agronegócio através do site Balcão do Agronegócio. A ideia é aumentar a divulgação de produtos do setor agrícola e consequentemente promover bons negócios.

O diretor do site, Marcos Alberto, explicou durante o programa Geraldo José desta quarta-feira (25) que a função do Balcão do Agronegócio é ser um intermediário entre o cliente a empresa. Os empresários interessados deverão fazer a inscrição no site www.balcaodoagronegocio.com.br para que se possa fazer a publicidade do produto...