Foram encontrados 268 registros para a palavra: em Curaçá

ERRADICAÇÃO DE MACONHA EM CURAÇÁ

Nesta quinta-feira, dia 07.04, policiais militares da 45ª CIPM/Curaçá efetuaram uma operação de erradicação de maconha na Ilhas próximas à Fazenda Árvore naquele município. Foram erradicadas 04 (quatro) roças totalizando aproximadamente 24.000 (vinte e quatro mil) pés de maconha além de 02 (dois) sacos de maconha pronta para o consumo. Toda a droga foi incinerada no local sendo uma amostra colhida e apresentada na delegacia de policia civil em Curaçá, onde o fato foi registrado.  ..

Páscoa dos Militares será celebrada na sexta-feira (01-04) pela 45° CIPM em Curaçá

A 45ª CIPM irá promover, como parte do Projeto de Amparo Incondicional ao municípios de Curacá e Uauá (PAI), na próxima sexta-feira(01), a Páscoa dos Militares em Curaçá. Para tanto, a 45° CIPM convida toda a comunidade San Francisca das cidades próximas de Juazeiro, Abaré, Chorrochó, Santa Maria, Uauá e Curaçá,  e também todos os Distritos e comunidades vizinhas de Barro Vermelho, Agrovilas, Pedra Branca, Riacho Seco, Patamuté, São Bento, Poço de Fora e Mundo Novo, para este evento que representa o rito de passagem para a ressurreição de uma nova vida.

A missa terá início às 18h, na Praça do Teatro Raul Coelho, e será celebrada pelo Padre João. Ao final, a instituição PMBA, simbolicamente, presenteará a cidade de Curaçá e presentes com o Concerto da Fraternidade, que contará com a apresentação da Filarmônica 21 Setembro de Petrolina. O evento é realizado com o apoio da Paróquia de Bom Jesus e São Benedito e das Prefeituras dos municípios de Curaçá e Petrolina...

COLÉGIO GETÚLIO VARGAS VAI CONTINUAR ATENDENDO MUNDO NOVO EM CURAÇÁ

 
Geraldo,
 
Em nome de toda a comunidade de Mundo Novo (Curaçá) gostaria de informar que a Secretaria de Educação do Estado da Bahia voltou atrás no sentido de transformar a extensão do Colégio Getúlio Vargas da referida comunidade em Emitec - Ensino Médio com Intermediação Tecnológica.
 
Para quem não lembra, na comunidade já funciona o Ensino Médio regular que é uma extensão do Colégio Getúlio Vargas de Poço de Fora, e o estado baixou uma portaria transformando o ensino para virtual, sem professor e com somente uma TV, um Computador e um mediador na sala de aula, o que representa um retrocesso.
 
Para nós foi uma vitória muito importante, pois ficou claro o empenho e o compromisso de todos os envolvidos no pleito, principalmente da comunidade, sem dúvidas nos fez perceber que juntos somos mais fortes.
 
Agradecemos muito a você Geraldo pelo espaço concedido, sem dúvida a credibilidade, a abrangência do seu programa, do seu blog e a repercussão regional foram fundamentais para conseguirmos esse pleito.
 
Atenciosamente,
 
Carlos Henrique da Silva
..

Reintrodução da Ararinha-azul é tema de reunião em Curaçá

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realizou nesta terça-feira (16) uma reunião de discussão e apresentação de políticas públicas para a reintrodução da ararinha-azul em Curaçá. O Evento se deu no Centro de Educação Superior e teve participação (além dos órgãos federais) de: representantes do poder público municipal (Executivo e Legislativo), representantes do Governo do Estado (Instituto de Meio Ambiente – INEMA) e de organizações da sociedade civil como: Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Paróquia, Instituto Mata Branca (IMB).

Após apresentação geral dos presentes, Ugo Vercillo, do MMA (Biodiversidade e Florestas), abriu a reunião apresentando os objetivos do Evento, o contexto do tema e as propostas acerca dele. "Vamos discutir propostas de ações e políticas relacionadas ao projeto de reintrodução da ararinha-azul aqui em Curaçá. Mas para isso precisamos dessa comunhão para preparar o local com condições ambientais e sociais. É isso que vamos fazer aqui". Ugo mostrou que já existe uma grande área disponível na Fazenda Concórdia (26 km da Cidade) para início, mas que se requer uma comunidade de proteção nos arredores. Logo após, Camila Lugarini, do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), expôs o histórico resumido do Projeto Ararinha-azul na Natureza (PAN) e os resultados já alcançados em cativeiro com essa espécie. "Em 2012, quando o plano de ações do Projeto começou, a gente tinha 73 animais. Hoje em dia temos 110. Maior número em Al Abra, no Qatar. Em 2013 se começou a investir muito em reprodução, por isso chegamos a esses números. Realizamos transferências de animais entre o Qatar e o Brasil. E já temos alguns em Minas Gerais. Em 2019, quando a espécie completa 200 anos de descoberta, iremos soltar os primeiros exemplares aqui em Curaçá", revelou Camila, que também apresentou, rapidamente, ações em comunicação do PAN e experiências bem sucedidas de turismo e artesanato com o Projeto Peixe-boi. Na sequência, Marcos Santana, do MMA (Extrativismo Desenvolvimento Rural) apresentou ações possíveis para o ambiente em que as ararinhas-azuis devem ser soltas, a exemplo de: barragem de contenção de sedimentos, sistema agropastoril para caprinovinocultura e meliponicultura (abelhas nativas). Tudo buscando o combate à desertificação e a produção sustentável. Leonardo Pacheco, do MMA (Extrativismo Desenvolvimento Rural) falou a respeito do Programa Bolsa Verde. "Beneficia 74 mil famílias no Brasil. Elas recebem 300 reais durante dois anos, desde que elas estejam dentro dos critérios, por exemplo: morar dentro de unidade de conservação; estar cadastrada no CADÚNICO, e estar abaixo da linha de extrema pobreza. A condicionalidade ambiental é que os beneficiários assinem um termo de adesão e tenham, na propriedade, uma cobertura vegetal de 20% de mata preservada com plano de manejo definido", elucidou Pacheco, que também antecipou que o Bolsa Verde traz outras políticas associadas a ele, a exemplo dos cursos do PRONATEC e assistência técnica. Eduardo Macedo, o INEMA, apresentou a Proposta de Unidades de Conservação de serras no Município de Curaçá e sugeriu, assim como Edimilson Nascimento (IMB), a integração dos dois projetos na busca dos objetivos comuns...

Professores e alunos do povoado de Mundo Novo, em Curaçá, são contra a instalação das salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica

O morador do povoado de Mundo Novo, município de Curaçá, Carlos Henrique, foi um dos convidados do Programa Geraldo José (TransRio FM 99,9) na tarde desta quinta-feira (04). O comunitário durante a entrevista pediu mais transparência ao Governo Estadual quanto a instalação do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica (EMITEC) em Mundo Novo.

Segundo Carlos Henrique, a secretaria de Educação do Estado da Bahia quer substituir a extensão, onde acontecem as aulas do Ensino Médio, em salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica, uma espécie de sala virtual de aprendizagem...

Chuvas torrenciais em Curaçá-BA

Ola gente, tudo bem?

Me chamo Gilvan Pionório e sou fã do trabalho de vocês, sempre que posso, confiro as notícias da nossa região. Estou escrevendo e mandando algumas fotos da chuva torrencial que caiu em Curaçá-BA nesse domingo (17), deixando várias ruas alagadas, arrastando um carro. Mais o que para muitos seria um problema sério, para os Nordestinos se tornam esperanças. Muito obrigado e espero ver essa matéria nesse prestigiado Blog...

Projeto Cisternas é concluído em Curaçá

Mais de 300 famílias da zona rural de Curaçá estão comemorando uma melhor qualidade de vida graças às cisternas implantadas pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O Projeto Cisternas é uma iniciativa do Constesf, através do Plano Brasil Sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que entregou no município de Curaçá 327 tecnologias sociais de capitação e armazenamento de água de chuva.

Curaçá foi o primeiro município do Território do São Francisco que teve a sua meta concluída, as famílias receberam também mudas para incentivar os agricultores e agricultoras a produzirem e ampliarem suas áreas cultivadas. O Projeto atendará ainda diversas famílias dos outros nove municípios que compõem o Território, universalizando a água para uma melhor convivência com o semiárido. Os municípios de Casa Nova, Remanso e Sobradinho também estão com o Projeto em andamento e algumas famílias já desfrutam do benefício em suas propriedades, deixando de realizar longas caminhadas para encontrar água...

BAIRRO ESTÁ ISOLADO DA CIDADE TAMBÉM EM CURAÇÁ

A exemplo do bairro Jardim Primavera em Juazeiro que está isolado do resto da cidade, o leitor Elson da cidade de Curaçá, informa via whatsapp que o bairro Salvador Pereira Lima também está isolado da sede do município em razão do grande acúmulo de água por conta das últimas chuvas. Ele solicita da Defesa Civil de Curaçá providências urgentes. ..