Foram encontrados 267 registros para a palavra: Ciência

Prefeito Isaac Carvalho inaugura duas Praças da Ciência em Juazeiro

A Avenida Flaviano Guimarães esteve em festa na última sexta-feira (03), no 'Toda Sexta tem Obra', com a inauguração da Praça da Ciência. O prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade entregaram a população duas praças, a outra instalada no bairro Dom José Rodrigues, que irão promover o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa, de forma gratuita e com a orientação de monitores.

"Este equipamento é muito importante para popularizar a ciência nos espaços públicos, e despertar nas crianças e nos jovens o interesse por conhecimento em tecnologia e inovação. Gostaria de agradecer ao Governador Rui Costa e ao deputado estadual Roberto Carlos que viabilizaram para que Juazeiro fosse contemplado com duas praças, que contribuirá mais ainda para a Educação do município", ressaltou o prefeito Isaac...

Reitoria da Univasf emite nota pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), primeira instituição implantada a partir de 2004 no exitoso processo de interiorização das Universidades Federais pelo país, vem tornar pública a sua preocupação à recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações. 

Esta ação representa um retrocesso colossal e uma afronta ao trabalho de ícones da ciência nacional, como José Leite Lopes e tantos outros que lutaram por um órgão que apoiasse o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta voltada ao florescer da soberania nacional. 

Ainda mais grave passa a ser a extinção do MCTI, se focarmos na fragilidade das instituições jovens implantadas no interior do Brasil. Os diversos programas instituídos pelo CNPq e FINEP têm apoiado de maneira fundamental o crescimento dos grupos de pesquisa e pós-graduação destas instituições. Os INCTs, programas de apoio a grupos de excelência, grupos emergentes e jovens doutores, são fundamentais para garantir a fixação de bons pesquisadores nestas regiões e a consolidação da cultura de pesquisa. 

Qualquer retrocesso na política de incentivo à pesquisa no país pode ser o estopim de uma avalanche de insucessos futuros na política de interiorização das Universidades no Brasil. Por isso e pelo respeito às gerações do passado e aos futuros cientistas que o interior pode formar, reforçamos o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reitoria Univasf ..

“Toda Sexta tem Obra” inaugura Praças da Ciência neste dia 03

Na próxima sexta-feira (03), cumprindo mais uma agenda do “Toda Sexta tem Obra” a Prefeitura de Juazeiro inaugura duas Praças da Ciência. A solenidade acontece na Avenida Flaviano Guimarães, a partir das 19h30. 

A implantação das duas praças em Juazeiro, uma na Praça João Medrado (no bairro Dom José Rodrigues) e a outra na Flaviano Guimarães (Centro) é fruto de um convênio da Prefeitura de Juazeiro com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI/BA) em parceria com o Banco do Brasil, viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos...

Equipamentos são instalados nas Praças das Ciências em Juazeiro

Iniciada na manhã desta segunda-feira (23) a instalação dos equipamentos das duas Praças das Ciências construídas em Juazeiro. Uma equipe de técnicos da empresa Know How, responsável pela instalação dos equipamentos por meio de licitação, chegou ao município hoje e deve concluir a instalação dos equipamentos até a próxima quarta-feira. 

A implantação das duas praças em Juazeiro, uma na Praça João Medrado (no bairro Dom José Rodrigues) e a outra na Avenida Flaviano Guimarães (Centro) é fruto de um convênio da Prefeitura com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI/BA) em parceria com o Banco do Brasil, viabilizado pelo deputado estadual Roberto Carlos (PDT/BA). ..

UNEB realiza aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciências da Comunicação em Juazeiro

O doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Comunicação teve sua aula inaugural realizada em 04/04, no Auditório Antônio Carlos Magalhães - campus III Juazeiro (BA). A aula ministrada pela Profª Drª Maria Immaculata Vassalo com o tema: A comunicação como campo transdiciplinar de estudos, contou ainda com as presenças de professores, funcionários analistas e técnicos, estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, além do público externo. 

O Dinter é uma pareceria entre o DCH III/UNEB e o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicação e Artes, PPGCOM, da Universidade de São Paulo, USP. Este doutorado é uma iniciativa para a interiorização da pós-graduação na Bahia. O Coordenador do DINTER/USP Leandro Leonardo Batista fala da importância de ter um programa de doutorado também em outras regiões do país e não só nos grandes centros urbanos, "Para fazer um doutorado como este era preciso ir para as capitais como São Paulo e Rio, mas aqui tem muita gente interessada e capacitada" contou...

Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf está aberto para visitação de escolas

A exposição interativa de ciência do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aberta para visitação de estudantes da educação básica de escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A exposição é formada, no total, por 20 experimentos interativos que abordam algumas áreas da física. O agendamento pode se realizado por escolas públicas e privadas com o prazo mínimo de antecedência de 15 dias. O EACC está localizado no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). 

Os interessados devem fazer um pré-agendamento, por meio do telefone do EACC: (74) 3614-1996, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 12h30. Depois disso, é necessário enviar e-mail para [email protected] com nome e contato dos professores responsáveis, a relação dos alunos participantes e a série, e aguardar a confirmação. A mostra é organizada para receber, no máximo, 40 alunos, sendo que a cada 20 crianças deve haver um professor da escola como acompanhante. 

Os estudantes poderão interagir com os experimentos da mostra, entre eles: seis experimentos de mecânica, seis experimentos de óptica, três experimentos de fluidos, dois experimentos de eletromagnetismo, dois experimentos de energia e um experimento de som. Os experimentos são apresentados em formato de instalações, a exemplo de cadeira giratória, espelhos côncavo e convexo, caleidoscópio e instrumento óptico de ilusão de movimento, entre outros. 

Em um segundo momento, os alunos podem participar de uma das oficinas dos kits da “Experimentoteca”, escolhido pelo professor, em que podem interagir com fenômenos de física, química e biologia. Durante toda a visita, as crianças são monitoradas por educadoras treinadas e supervisionadas por um coordenador do EACC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-1996, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30, e no site do EACC. 

De acordo com o coordenador do EACC, Militão Figueiredo, o objetivo é difundir a cultura científica ao público escolar. “A visita é importante para que os alunos tenham contato direto com as experiências, já que, geralmente, em seus cotidianos, eles não têm acesso e aprendem ciência apenas decorando fórmulas”, afirma. Ele ainda ressalta que os professores podem preparar atividades para serem elaboradas durante a visita. 

Empréstimo - O EACC também realiza empréstimo de materiais para aulas. Estão disponíveis os kits que compõem a “Experimentoteca”, acervo desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), com experimentos de física, química e biologia, e cerca de 100 vídeos de temas variados do projeto “VerCiência”. Para retirar o material, o professor necessita fazer um cadastro prévio. O catálogo e os documentos necessários para a solicitação podem ser acessados no site do EACC.  ..

Deputado discute diretrizes para as eleições de 2016 e visita a Praça de Ciência que conquistou para o município de Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, visitou o município de Senhor do Bonfim, no final de semana, onde se reuniu com algumas lideranças do Partido Democrático Trabalhista – PDT para discutir sobre as diretrizes da legenda para as eleições municipais, deste ano.

Visitando a obra que conquistou para Bonfim..