Foram encontrados 2749 registros para a palavra: vacina

Campanha de vacinação contra gripe começa no dia 23 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde em Brasília. Segundo o órgão, a imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta é vacinar 54 milhões de pessoas. Para tanto, foram adquiridas cerca de 60 milhões de vacinas. A campanha começou antes na região metropolitana de Goiânia. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que essa medida se deve ao fato de ter sido identificado um surto na área. 

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A projeção do governo federal é que as vacinas estejam disponíveis em 65 mil postos do país. Em 2017, a cobertura foi de 87,7%. O objetivo é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. A iniciativa será voltada principalmente para idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade...

CAMPO FORMOSO: Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 23 de abril; confira os locais

A campanha de vacinação contra a gripe será realizada do dia 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia de mobilização nacional, 12 de maio.  A vacinação é destinada a idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, que são os grupos mais vulneráveis aos quadros graves e complicações da gripe. 

Quais documentos levar para a vacinação?..

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa dia 23 de abril

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa no dia 23 de abril e termina 1º de junho, tendo o dia 12 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Este ano, acontecerá a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem por objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções trazidas pelo vírus da influenza.

A meta é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional...

Novo gerador garante conservação de vacinas para municípios do Agreste de Pernambuco

A Gerência Regional de Saúde ( V GERES), sediada em Garanhuns, foi contemplada pela Secretaria Estadual de Saúde com um novo gerador para o setor de vacinas, do Programa Nacional de Imunização, que atende 21 municípios do Agreste Meridional.

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, o gerador é fundamental para garantir o suprimento emergencial de energia elétrica. "Não podemos prescindir de energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos de maneira contínua. Com este novo gerador, investimento do Governo do Estado, estamos garantindo a conservação dos Imunobiológicos entre 2° C a 8° C positivos, sem preocupação de queda da rede de energia elétrica", explica a gestora.

O investimento é do Fundo Estadual de Saúde de Pernambuco. O motor do gerador tem potência de 71cv, movido à diesel, com capacidade para 200L, que gera 55KVA, em frequência de 60hz, e já está em funcionamento. ..

Secretaria de Saúde de Sobradinho intensifica vacinação contra o HPV e meningite

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, integrada e articulada à Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações está realizando nos meses de março e abril a "Campanha de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra o HPV e Meningites". O foco da campanha será reforçar as indicações já estabelecidas na rotina de vacinação.

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para "Papiloma vírus humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo. É considerada uma doença sexualmente transmissível e no primeiro contato sexual 1 em cada 10 meninas chega a entrar em contato com o vírus...

Secretaria de Saúde convida público alvo para vacinação contra HPV e Meningite C em Juazeiro

O Ministério da Saúde lançou na última semana (13), a campanha publicitária com o objetivo de chamar a atenção dos jovens para a imunização contra HPV e Meningite C. O HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 150 tipos diferentes, 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, os outros podem causar verrugas genitais.

A Meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, a vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença...

Bahia é um dos estados de pior cobertura da vacina contra o sarampo

Após dois anos da erradicação do sarampo, a doença voltou a afetar o Brasil. O vírus pegou carona nos imigrantes venezuelanos — que se refugiam em Roraima em busca de emprego, moradia e comida — e desencadeou um surto. As autoridades sanitárias temem que a doença se espalhe no Norte e Nordeste do país. A situação fez com que o Ministério da Saúde organizasse uma campanha de vacinação relâmpago. Lá, oito casos da infecção foram confirmados, todos em crianças venezuelanas. Uma delas morreu. Outras 29 pessoas, sendo 10 brasileiros, passam por exames para confirmar o contágio. Nove estão hospitalizadas.

O Ministério da Saúde calculou os dados da cobertura vacinal do país. Em média, 83,2% da população brasileira tomou pelo menos uma dose da vacina. As informações são preliminares de 2017 e podem mudar na consolidação do balanço anual. O índice, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser de 95%. A foi alcançada entre 2015 e 2016. A doença, junto com a poliomielite, marcou gerações da década de 1980. O Nordeste era a região mais atingida à época. ..

Ação da Prefeitura vacina animais e inspeciona seis estabelecimentos da zona rural de Petrolina

Com o objetivo de atender à população do interior do município, a Prefeitura de Petrolina realizou, neste final de semana, diversas ações de cuidado animal e fiscalização de comércios. As equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária e do Centro de Controle de Zoonoses percorreram as localidades de Cruz de Salinas; Atalho; Caititu e Baixa Alegre.

Do total, 122 animais receberam a vacina antirrábica. Os veterinários também realizaram orientações clinicas à população; conscientização e informações educativas sobre zoonoses. A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, reforçou a importância dessas ações. “O trabalho de prevenção de zoonoses é uma questão de saúde pública. Com essas ações, nós chegamos mais próximo da população e evitamos, inclusive, o abandono, já que a maioria dos cães e gatos são deixados na rua após ficarem doentes. Através do projeto CCZ móvel, vamos continuar com esse serviço”, frisou...

Ministério da Saúde através de nota informa que a vacina Pentavalente está em desabastecimento no órgão federal

Através de nota emitida em fevereiro, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde informou que se encontra em situação crítica de abastecimento da vacina Pentavalente.

Em Juazeiro, a Secretaria Municipal de Saúde informa que abasteceu os postos pela última vez com a vacina pentavalente na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, e que já  não  dispõe mais na rede de frios municipal a vacina pentavalente. ..

Bahia: Sesab convoca população a buscar vacina contra a febre amarela

A cobertura vacinal ainda está longe de alcançar a meta nos oito municípios que estão participando da campanha de vacinação contra a febre amarela com a dose fracionada. A meta é vacinar 95% da população de Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz.

No entanto, o percentual ainda está em 54,3%, mesmo após o Dia D da campanha, realizado no último sábado (24).  Apenas 14.950 pessoas buscaram os postos de vacinação na primeira semana da campanha. Ainda são esperadas cerca de 1,5 milhão de pessoas, até o dia 09 de março, quando se encerra a mobilização com a dose fracionada...

Crianças devem tomar segunda dose de vacina contra catapora em Petrolina

O calendário nacional de imunização passou por mudanças em 2018, com isso, pais e responsáveis devem prestar atenção às novidades para não deixarem de vacinar as crianças. Agora a vacina contra varicela, popularmente conhecida por catapora, conta com uma segunda dose.  A aplicação deve ser feita em crianças de quatro até seis anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A primeira dose é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Além da segunda dose da vacina contra varicela, há outra mudança no calendário vacinal:  a ampliação da faixa etária para vacina meningocócica C, que previne contra a forma  grave da meningite.  Antes era ofertada a partir dos 12 anos, agora é ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Para o grupo prioritário da vacina meningocócica C, deve ser administrado um reforço ou dose única, conforme situação vacinal encontrada. A vacina continua sendo aplicada, em duas doses, em crianças com três e cinco meses, além de um reforço aos 12 meses...

Casa Nova: Sábado (24) é o dia D para a febre amarela

Listado pelo Ministério da Saúde entre os municípios da Bahia que precisam de atenção quanto à febre amarela, Casa Nova, terá nesse sábado o Dia D de Vacinação. Quem tem as informações e reitera o convite à população alvo é a Secretária de Saúde de Casa Nova: "A vacina é destinada a crianças a partir de 9 meses; a adultos com até 59 anos, 11 meses e 29 dias e a pessoas que farão viagens a áreas de risco ou para fora do País e que necessitam do certificado do certificado de vacinação. A vacina também pode ser aplicada em pessoas que nunca se vacinaram".

"Vamos ter vacinas suficientes para a população que desejar. Estaremos com equipes nas unidades de saúde Jefferson e Euclides, localizados no Distrito de Santana do Sobrado, Vilas São José, Azul e Massú, no Centro de Saúde e nos postos de Pau a Pique e Bem Bom". "Quero lembrar que a vacina contra a febre amarela é vitalícia, ou seja, só se toma uma vez na vida. Então é necessário a carteira de vacinação" – esclarece Maria de Lourdes – "A vacina que vamos disponibilizar não é a fracionada, tem eficácia comprovada e haverá doses suficientes para todos"...

Começa segunda-feira (19) a Campanha de Vacinação contra febre amarela para oito municípios baianos

Oito municípios baianos começam na próxima segunda-feira (19) uma campanha de vacinação contra Febre Amarela. A meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março, quando acaba a campanha. A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com a utilização de doses fracionadas. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação. 

A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais Todos que já tiverem tomado a vacina ao longo da vida não terão a necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a Febre Amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença...

Casa Nova: Na lista das cidades que MS recomenda vacinação, já disponibiliza vacinas

Com a recomendação do MS - Ministério da Saúde de vacinar pessoas residentes em Casa Nova contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde de Casa Nova informa que dispõe de vacinas em todos os postos de saúde do município. As vacinas estão disponíveis para crianças a partir de 9 meses; adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas que farão viagens aéreas, de risco ou para fora do pais e que necessitam do certificado de vacinação.

Gestantes e idosos a partir de 60 anos precisam de indicação médica para serem vacinados. “Procure a unidade saúde mais próxima de sua residência, leve a carteira de vacinação e todos serão atendidos, pois temos doses em número suficiente para atender à demanda” – esclarece a Secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos – “Não há casos de febre amarela registrados em nosso município e queremos continuar assim. ” – Encerra...

Hemoba convoca população para doar sangue antes de tomar dose da vacina contra a Febre Amarela

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) convoca a população baiana para realizar doação de sangue antes de se imunizar contra a febre amarela. A Fundação visa reduzir o número de candidatos inaptos e conscientizar a sociedade a respeito dos critérios básicos para a doação de sangue.

A estratégia da Hemoba é convocar o maior número de candidatos possível para realizar doação de sangue, antes de receber a imunização contra a febre amarela. Isto, porque, quando uma pessoa é imunizada contra a febre amarela, fica impedida de doar sangue por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Com a convocação, a Fundação pretende reforçar os estoques de sangue para continuar atendendo com segurança e qualidade a demanda de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do estado da Bahia, sobretudo neste período que antecede as festas populares e Carnaval...

JUAZEIRO VACINA CONTRA FEBRE AMARELA POLICIAIS QUE VÃO TRABALHAR NO CARNAVAL

O coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Norte, em Juazeiro, Pedro Alcântara de Souza confirmou ao Blog Geraldo José que o órgão estadual está disponibilizando 500 doses de vacina contra a Febre Amarela para vacinar os policiais que irão trabalhar no carnaval de Juazeiro e de Salvador.

“Também vamos aplicar o fumacê protegendo todo o circuito do carnaval de Juazeiro do mosquito Aedes Aegypti.  O nosso Núcleo de Saúde estará de plantão todos os dias do nosso carnaval. A aplicação da vacina ficará à cargo da secretaria de Saúde do Município” explicou Pedro...

Clínicas particulares só receberão vacinas contra febre amarela no final de Fevereiro

Segundo o presidente da ABCVAC (Associação Brasileira das Clínicas de Vacina), Geraldo Barbosa, no mês de janeiro não haverá reposição de estoque da vacina de febre amarela nas clínicas de vacinação particulares. A previsão é que – caso o Carnaval não atrapalhe – novas doses sejam recebidas no final de fevereiro. As vacinas são produzidas fora do país e, por isso, o abastecimento pode sofrer com restrição na capacidade de distribuição.

O laboratório responsável pelo abastecimento, o Sanofi Pasteur, entendendo a excepcionalidade da atual situação do país, solicitou a aprovação em caráter excepcional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a importação de um novo lote da vacina com embalagem internacional (dizeres em idioma Inglês, Francês e Espanhol), que acabou de ser concedida. A vacina, que já teve distribuiçãode mais de 400 milhões de doses ao redor do mundo, é chamada de Stamaril e está registrada em mais de 100 países.

Em posicionamento enviado à ABCVAC, a Sanofi informou que tanto a empresa, quanto a ANVISA estão empreendendo todos os esforços para acelerar a importação e disponibilizar esta vacina o mais rapidamente possível, seguindo todas as normas e regras aplicáveis para o processo de importação e disponibilização das doses no mercado privado. A Sanofi já iniciou o processo de importação e o lote estará disponível para comercialização no mercado em aproximadamente 30 dias...

Petrolina recebe novas doses da vacina contra a febre amarela e prefeitura reforça exigências sobre público-alvo

Após ter as vacinas contra a febre amarela esgotadas em apenas dois dias, a Secretaria de Saúde de Petrolina recebeu, nesta quinta-feira (18), um novo lote da imunização.  Ao todo, foram repassadas 200 doses que estarão disponíveis para o público-alvo a partir desta sexta-feira (19), das 8h às 17h, na AME Policlínica, no centro da cidade. 

A nova remessa chega em meio à grande demanda provocada pelo aumento no número de casos registrados da doença no país. Na primeira semana de janeiro, foram enviadas para Petrolina 200 doses da vacina que acabaram uma semana depois. Uma nova remessa foi solicitada no último dia 15 à Gerência Regional da Secretaria de Saúde de Pernambuco (VIII Geres), a qual disponibilizou 170 doses, que se esgotaram dois dias depois. 

Com a chegada da nova remessa, a vacinação continua apenas para o público-alvo: crianças - a partir dos nove meses - que viajarão para regiões consideradas de risco, bem como adultos - até 59 anos - na mesma situação. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta sobre vacinação contra febre amarela

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informa que o município não possui orientação de realização de campanha de vacinação de febre amarela por não ser considerada área de risco.

As Unidades estão abastecidas para atender as demandas da população para quem for deslocar-se para regiões consideradas de risco a exemplo de: São Paulo, Rio de Janeiro, e Região metropolitana de Salvador. A SESAU orienta ainda que a imunização em caso de viagem deve ser feita com prazo mínimo de 10 dias de antecedência...

Febre Amarela: Casos confirmados de febre amarela na Bahia, São Paulo e Minas Gerais aumentam procura pela vacina em Petrolina.

Desde os primeiros dias de 2018, quando a mídia nacional começou a veicular notícias  sobre casos confirmados de febre amarela em São Paulo; Minas Gerais; Bahia e Rio de Janeiro, a procura pela vacina contra a doença aumentou em Petrolina, Pernambuco. Por conta disso, a Secretaria de Saúde do município tranquiliza a população. "Não temos nenhum caso de febre amarela em nosso município, e não somos considerados área de risco para o agravo", esclarece Marlene Leandro, secretária executiva de Vigilância em Saúde.

O Ministério da Saúde vem realizando campanhas nos quatro estados com casos confirmados de febre amarela, seguindo a orientação da Organização Pan- americana de saúde (OPAS), que destacou em comunicado oficial: "Estados que não estão apresentando surto não devem conduzir campanhas de vacinação de febre amarela. A prioridade deve ser dada a populações suscetíveis"...