Foram encontrados 336 registros para a palavra: cirurgia

Mutirão de cirurgias começa nesta terça-feira (12) na região de Ilhéus

As consultas para uma nova etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas do Governo do Estado têm início na manhã desta terça-feira (12), em Ilhéus, beneficiando ainda os moradores dos municípios de Arataca, Canavieiras, Itacaré, Mascote, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Para quem for aprovado, os procedimentos cirúrgicos serão realizados a partir de domingo (17), no Hospital Regional da Costa do Cacau, que será inaugurado na sexta-feira (15) pelo governador Rui Costa.

Viabilizado através a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o mutirão de cirurgias vai atender a todos que necessitam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia e colecistectomia. As pré-consultas serão realizadas até quinta (14), nas unidades móveis que ficarão estacionadas na Praça Soares Lopes, ao lado da Igreja Catedral. Serão realizados 180 atendimentos, por dia, sempre a partir das 7h. ..

Brasil tem 904 mil à espera de cirurgia eletiva no SUS; espera chega a 12 anos

Pelo menos 904 mil pessoas esperam por uma cirurgia eletiva - não urgente - no Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desses pacientes aguarda o procedimento há mais de 10 anos. Isso é o que mostra levantamento inédito feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com dados das secretarias da Saúde dos Estados e das capitais brasileiras obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. A demora para realizar procedimentos, afirmam especialistas, pode agravar o quadro dos pacientes.

Segundo a entidade, o número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que somente 16 Estados e 10 capitais responderam. Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais...

Atendimento no Hospital da Chapada é iniciado com cirurgias

O Hospital Regional da Chapada (HRC), recém-inaugurado pelo governador Rui Costa, iniciou o atendimento à população da região neste domingo (3).Foram realizadas várias cirurgias eletivas, que envolveram os procedimentos de retirada de hérnia inguinal, umbilical e epigástrica, histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia por videolaparoscopia (remoção da vesícula por vídeo).

Pacientes de Seabra e mais 12 municípios da Chapada Diamantina tiveram a oportunidade de agendar o atendimento durante o Mutirão de Cirurgias, que começou no início da semana passada. Entre eles, a lavradora Fabíola Rocha, 46 anos, estava há cerca de dois anos na fila de espera para realizar a retirada da vesícula.

Com a cirurgia, realizada neste domingo, a lavradora vai se livrar das fortes dores que sentia. "Eu tinha que viajar mais de 300 quilômetros para buscar atendimento em Irecê, e agora recebemos esse presente que é o Hospital Regional da Chapada". A Bahia é o único estado do país a oferecer este procedimento – a colecistectomia por videolaparoscopia – durante um mutirão de cirurgias.

Segundo o diretor-médico do HRC, Luiz Carlos Brasileiro, todas as cirurgias agendadas durante o mutirão devem ser feitas entre 10 e 15 dias. "Iniciamos o atendimento com os procedimentos eletivos, já que existe uma grande demanda, até então, reprimida. Além disso, já estamos abertos para urgência e emergência e politraumas", esclarece.

Geração de empregos

A implantação do HRC, em Seabra, também promove a abertura de novos postos de trabalho na região. Atualmente, o hospital possui uma equipe formada por 349 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos e apoio administrativo. O maqueiro Ramiro Lima, 41 anos, estava desempregado há três anos. Pai de três filhos e morador de Abaíra, município localizado a 130 quilômetros de Seabra, ele destaca que "encontrar um trabalho estava muito difícil e este chegou na hora certa, com a abertura do hospital. Agora vou ter condições de cuidar dos meus filhos e da minha esposa"...

FUNDADOR DA SOCIEDADE BAIANA DE NEUROCIRURGIA É O MAIS NOVO CIDADÃO BAIANO

"Se minhas raízes são mineiras, a minha mente e coração são e sempre serão baianos. É com muito orgulho que recebo esta homenagem do povo da minha terra", declarou o neurocirurgião Márcio César de Mello Brandão, que foi condecorado, nesta sexta-feira (01), com o Título de Cidadão, recebido pelas mãos da deputada estadual Maria del Carmen (PT), proponente da homenagem. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença dos familiares e amigos do médico
 
"Doutor Márcio é extremamente merecedor da honraria oferecida por esta Casa legislativa, por seu trabalho, atuação e contribuição para o desenvolvimento dos estudos em neurologia e neurocirurgia no estado da Bahia, além de ser um defensor feroz da cultura baiana", justificou Del Carmen.

Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Márcio Brandão, que vive há 35 anos na Bahia, chefia o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Roberto Santos – onde a única residência médica em Neurocirurgia da Bahia – é membro fundador da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade de Neurocirurgia da Bahia, titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Ele também é fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.
 
Para a diretora de Emergência do Hospital Roberto Santos, Ana Carolina Gouveia, o Márcio Brandão é um exemplo profissionalismo e humanidade. "Ele ganha o título mas, nós que ganhamos o presente por tê-lo em nosso convívio. Desejo muitos mais anos de convivência para que possamos aprender mais com este excelente profissional, sobretudo sobre o que é ser humano", disse.
 
Participaram da sessão o deputado Federal Nelson Pelegrino; o subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Adil Duarte Filho; o presidente da Fundação Baiana de Neurologia, Antônio Andrade; o representante do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), o médico Iderval Tenório; o diretor do Hospital Geral de Camaçari, José Walter Júnior; o presidente da Academia Baiana de Letras e Artes de Salvador, Luiz Cláudio Guimarães; o diretor-médico do Hospital Geral do Estado, Jorge Matheus e o empresário Manoel Antas Fraga. ..

Atendimentos do Mutirão de Cirurgias em Seabra serão feitos até este domingo

O período de atendimentos pré-operatórios da etapa de Seabra do Mutirão de Cirurgias foi estendido até este domingo (3). Serão mais dois dias que a população dos municípios de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Souto Soares e Seabra que precisam realizar histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula) e cirurgias de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica terão para agendar os seus procedimentos que serão feitos no Hospital Regional da Chapada, nova unidade estadual inaugurada nesta sexta-feira (1/12) pelo governador Rui Costa.

Os atendimentos estão sendo realizados nas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que estão estacionadas na Praça da Bandeira, em Seabra. O paciente poderá se dirigir ao local das consultas e exames munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (ureia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. ..

Presidente Temer fará exames em São Paulo e avalia necessidade de um cateterismo

O presidente Michel Temer estará no Sírio Libanês na tarde desta sexta-feira (24) para revisão da cirurgia de próstata realizada às véspera da votação da segunda denuncia contra ele na Câmara dos Deputados, para avaliação de outras necessidades e de reavaliação de um cateterismo. O presidente Temer tem 76 anos de idade.

Em 25 de outubro, horas antes do início da votação que analisaria a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele, o chefe do Executivo passou mal e foi levado às pressas para o Hospital do Exército, em Brasília. Na ocasião, foi feita uma desobstrução e colocada uma sonda devido as dores na bexiga e dificuldades para urinar. ..

Familiares de pacientes do hospital regional de Juazeiro voltam a acusar atraso de salários e cirurgias canceladas

O hospital Regional de Juazeiro continua sendo alvo de inúmeras denúncias. De acordo com centenas de emails enviados a redação do blog "um descaso administrativo vem acontecendo no hospital. Salário atrasados, falta de infraestrutura, falta de antibióticos". Um dos parentes, que pediu para não ser identificado, escreveu que até lençol tem que levar de casa. Existe também denúncias que as cirurgias voltaram a ser canceladas.

A redação do blog enviou solicitação de esclarecimentos a direção administrativa do hospital, através da assessoria de imprensa...

Temer passa por cirurgia na próstata e se recupera em hospital de São Paulo

O Hospital Sírio-Libanês informou no final da noite desta sexta-feira (27) que o presidente Michel Temer foi submetido a uma ressecção da próstata, cirurgia urológica para desobstrução do canal uretal. De acordo com nota divulgada pelo hospital, “a intervenção transcorreu sem intercorrências” e o presidente se recupera em uma unidade de terapia semi-intensiva.

Temer foi internado no Sírio-Libanês no início da noite com quadro de retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata. O problema foi descoberto na quarta-feira (25), dia da votação da segunda denúncia contra ele na Câmara dos Deputados, quando o presidente foi internado no Hospital do Exército após sentir-se mal e foi constatada a obstrução urológica...

Hospital Regional de Juazeiro realizará mais um mutirão de consultas para pequenas cirurgias  

Será realizado na próxima sexta-feira (20) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI). As consultas serão para triagem de pacientes para pequenas cirurgias. Os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, entre outros, devem comparecer a unidade na próxima sexta-feira, 20 de outubro, a partir das  7:00 horas para a realização do cadastro. As consultas médicas começarão a partir das 13:00 horas. Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG). Maiores informações através do telefone 3614-8350. ..

PREFEITURA RESPONDE SOBRE AÇÃO DO MP PARA QUE RETOME CIRURGIAS ORTOPÉDICAS ELETIVAS NA CIDADE

Com relação à postagem sobre o  Ministério Público estadual que ajuizou dia 9, ação civil pública contra o Município de Juazeiro requerendo, em caráter liminar, que o acionado contrate imediatamente unidade hospitalar prestadora de serviço para atender as demandas de cirurgias ortopédicas eletivas na cidade.  Na ação, Rita de Cássia requer que, no prazo de 30 dias, as medidas que foram adotadas para o atendimento da população sejam informadas ao Ministério Público. 

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde enviou nota ao blog: "A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que o município ainda não recebeu uma notificação oficial do Ministério Público, relativo à contratualização de um serviço que oferte cirurgias ortopédicas eletivas"...

MP aciona Município de Juazeiro para que retome cirurgias ortopédicas eletivas na cidade

O Ministério Público estadual ajuizou dia 9, ação civil pública contra o Município de Juazeiro requerendo, em caráter liminar, que o acionado contrate imediatamente unidade hospitalar prestadora de serviço para atender as demandas de cirurgias ortopédicas eletivas na cidade. Segundo a promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, autora da ação, a Superintendência de Atenção Especializada do Município informou ao MP que o Município de Juazeiro não tem contrato com nenhuma clínica ou hospital para a realização de cirurgias eletivas, mantendo apenas um contrato de cooperação técnica com o Hospital Universitário para realização de cirurgias de emergências. Informou ainda que hoje “há fila de espera para realização de cirurgias eletivas, principalmente, pela falta de hospital contratado para prestação desse serviço”, afirmou a promotora de Justiça. Na ação, Rita de Cássia requer que, no prazo de 30 dias, as medidas que foram adotadas para o atendimento da população sejam informadas ao MP. ..

Pacientes do Hospital Regional de Juazeiro que tiveram cirurgias e consultas remarcadas ainda não sabem nova data das consultas

Conforme a redação do blog constatou na última sexta-feira  (5) a dona de casa, Mária Máximo do Nascimento, disse que veio de Pilão Arcado, Bahia e saiu de casa às 2 horas da manhã e quando chegou no Hospital Regional não foi atendida. Desolada ela mostrou os exames e o raio X.  Até o momento ela não recebeu nenhum comunidado quando poderá realizar a nova consulta.

A redação do Blog solicitou uma entrevista com a diretoria do Hospital e foi informada que somente a assessoria de Imprensa poderia conceder uma resposta para às denúncias. Contatos da redação do blog e whatsapp, fone pessoal do setor de jornalismo foram deixados na recepção do Hospital para que a assessoria possa esclarecer a demora e cancelamento dos exames, consultas e datas das cirurgias...

Pacientes do Hospital Regional de Juazeiro reclamam de cancelamento de cirurgias, exames e consultas

Dezenas de pacientes do Hospital Regional de Juazeiro reclamaram na manhã desta sexta-feira (06) do cancelamento de consultas médicas, exames e cirurgias na rede pública.

A dona de casa, Mária Máximo do Nascimento, diz que veio de Pilão Arcado, Bahia e saiu de casa às 2horas da manhã. "Agora perto do meio dia fui informada que não seria atendida". Desolada ela mostra o raio x e os exames. "Não sei a nova data de atendimento. Preocupa muito, pois,  para vir aqui Juazeiro tem gasto e sou pobre. Hoje foi um sacrifício chegar aqui e sofro com dores"...

Juazeiro: Diagnosticado com tumor, idoso de 60 anos espera há 1 ano e 8 meses por cirurgia de próstata

Um idoso de 60 anos, morador de Juazeiro, cidade da região norte da Bahia, foi diagnosticado com um tumor e espera há um ano e oito meses por uma cirurgia de próstata. Olavo Laureano diz que decidiu procurar um médico em janeiro de 2016, após apresentar dificuldade para urinar e perceber que estava com as pernas inchadas. No Hospital Regional de Juazeiro, ele teve o diagnóstico de um tumor benigno na próstata.

Os médicos implantaram uma sonda para eliminar a urina e, segundo o idoso, disseram que ele precisava ser submetido a uma cirurgia. O idoso diz que já realizou vários exames, mas que ainda aguarda para a realização do procedimento quase dois anos depois. "Nunca marcaram a cirurgia. Estou doido para marcar e não consigo. Eles disseram que tem um caroço e que tem obrigação de operar. Estou aguardando para ver o que vai resolver", destaca...

Hospital Regional de Juazeiro realizará mais um mutirão de consultas para pequenas cirurgias  

Será realizado na próxima segunda-feira (18) um mutirão de consultas médicas na especialidade de Cirurgia Geral no Hospital Regional de Juazeiro (Gestão APMI). As consultas serão para triagem de pacientes para pequenas cirurgias. Os pacientes que necessitarem de retirada de pequenos tumores benignos, pequenos sinais de pele, retirada de cistos, verrugas, entre outros, devem comparecer a unidade nesta segunda-feira, 18  de setembro, a partir das  7:00 horas para a realização do cadastro. As consultas médicas começarão a partir das 13:00 horas. Os pacientes que precisam realizar esse tipo de atendimento devem comparecer à unidade portando o cartão SUS e documento de identidade (RG). Maiores informações através do telefone 3614-8350. ..

Projeto prevê consultar a lista da fila de espera de cirurgias pela internet

Os pacientes do SUS vão poder consultar a lista da fila de espera de cirurgias pela internet. Um projeto com este objetivo está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e pode ser votado na próxima semana. 

O relator da proposta, senador Otto Alencar (PSD – BA), sugeriu uma mudança para permitir que a lista seja alterada seguindo orientação médica comprovada por exames. Para Otto Alencar, a iniciativa vai dar mais transparência e evitar fraudes e venda de lugares e a chamada “carteirada”, quando alguém fura a fila com a influência de terceiros...

Mutirão de Cirurgias leva procedimentos mais próximo do paciente

Com data marcada para ir a Salvador, na tentativa de agendar uma cirurgia de vesícula, a moradora de Chorrochó, Eliana Barbosa Maia, não terá mais que percorrer os cerca de 500 quilômetros que separam o seu município da capital baiana para tentar realizar o procedimento. Ela fará em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, região onde se localiza a sua cidade. O agendamento foi feito na etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado.

 "Será muito melhor não ter que ir até Salvador. Fiz todos os exames e já estou com a cirurgia marcada para o dia 25 de agosto", afirma Eliana. Ela ainda conta que, além do procedimento de vesícula, fará um de hérnia. "Descobri hoje a necessidade de fazer também a cirurgia de hérnia. O médico fez a indicação e já estou com as duas cirurgias agendadas", diz Eliana Barbosa Maia...

Moradores do Norte baiano são beneficiados com Mutirão de Cirurgias

Nesta quarta-feira (8), dia em que completa 45 anos, a moradora de Paulo Afonso Marivalda Lopes Nascimento considerou como um presente a marcação de seu procedimento de histerectomia no primeiro dia de atendimento da etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias. "Foi meu melhor presente até agora", comemora. Ela conta que há cerca de três anos ficou sabendo da necessidade de fazer a cirurgia, mas que só agora com o Mutirão conseguiu agendar. "o Atendimento aqui está sendo muito bom. Espero resolver o meu problema, que me causa muitas dores", afirma Marivalda.

 Até a próxima sexta-feira (11), além dos moradores de Paulo Afonso, a população dos municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisa realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula), passará pelas consultas e exames pré-operatórios nas unidades móveis que estão estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Vila Poty, em Paulo Afonso...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina aumenta a oferta de cirurgias ginecológicas eletivas

 

 

As cirurgias ginecológicas eletivas realizadas pelo Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina receberam um reforço por meio de uma pactuação com o governo do estado, alcançada através de emenda parlamentar. A iniciativa tem como objetivo diminuir a demanda reprimida pelo tipo de serviço e deve durar por tempo indeterminado, ou até durarem os recursos.

Novas cirurgias acontecerão toda terça e sexta, com quatro pacientes sendo atendidos por dia. Vale ressaltar que as cirurgias ginecológicas já são feitas no hospital três vezes por semana e, mesmo assim, as datas não estavam sendo suficientes para atender a demanda da VIII Regional de Saúde. Isso sem falar das cirurgias de mama que acontecem toda segunda, quarta e quinta-feira...

Lauro de Freitas recebe o Mutirão de Cirurgias nesta quarta-feira (2)

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participa nesta quarta-feira (2), às 11 horas, do início dos atendimentos do Mutirão de Cirurgias no município de Lauro de Freitas, que também terá a presença da prefeita Moema Gramacho e da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. A ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) acontece na Rua Euvaldo Santo Leite, S/N (Restaurante Popular) e prevê até o final do ano, após circular por toda a Bahia, realizar cerca de 13 mil procedimentos cirúrgicos. 

No período de 2 a 5 de agosto, mais de 500 pacientes passarão por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. ..