“O meu desejo é te ver voando/O meu desejo é te ver voltar/Minha esperança é te ver voando/Da Serra da Borracha até a Serra do Juá... O semiárido está por ti em festa/O xique-xique sorri pro mandacaru/A sua volta é cada vez mais perto/seja bem-vinda ararinha-azul”.
Os versos da canção Esperança Azul, dos cantores e compositores Fernandindo, Demis Santana e Januário Ferreira, que embalam há anos o sonho dos moradores de Curaçá, no sertão da Bahia, de ver de volta a ararinha-azul, ave exclusiva da região e extinta na natureza, ecoaram mais uma vez em meio à Caatinga...
Em e-mail ao Blog o pré-candidato a deputado estadual Carlos Neiva (PSB) disse estranhar a postura da prefeitura de Juazeiro que ao invés de responder aos seus questionamentos e denúncia resolveu atacá-lo numa “agressão gratuita”. Confira:
Foi com surpresa que li a nota resposta da prefeitura sobre o nosso questionamento. Ou melhor, a nota ataque. Eu não entendo o porquê dessa agressão gratuita, onde só pedimos informações. Eu, Kaká da Bê Cardan e Alessandro Bacelar, comerciante da rua da 28 só pedimos uma resposta. Nada mais que isso. Mas não responderam qual o real interesse da zona azul, se é somente arrecadar.
Faltou bom senso e zelo com erário em prestar contas, premissa primeira de qualquer gestor...
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte visitou ontem (31), Curaça, Bahia, Na oportunidade acompanhado do Prefeito Pedro Oliveira e equipe, o ministro destacou a importância da implementação de Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas (Urad) na região. O ministro destacou a importância da ação, instalar o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha-azul e da a Área de Proteção Ambiental da Ararinha-azul que possibilita traçar o plano para a soltura do animal a partir de 2019.
"A Caatinga, região da ararinha-azul, passa por uma situação econômica muito difícil. E a sobrevivência da ararinha passa, também, pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali estão. As URADs são ações muito simples, mas que têm uma efetividade enorme. Elas recuperam a capacidade produtiva das famílias e serão a garantia de vida longa para a ararinha-azul e para todos que moram na região", destacou Edson Duarte...
Em resposta a Carlos Neiva sobre Zona Azul em Juazeiro (VEJA AQUI), o secretário de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro, Paulo César Carvalho aponta incoerência. “Neiva era secretário na implantação do Zona Azul, participou de reuniões e elogiou o projeto. Agora está na oposição e muda de ideia por puro oportunismo político. A Justiça já condenou por litigância de má-fé outro oposicionista que fez acusações infundadas sobre o Zona Azul. É lamentável que Neiva, na ânsia de ganhar votos, entre na política pela porta dos fundos, demonstrando incoerência, negando quem é e o que fez”.
..
O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro (BA) e pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Carlos Neiva, junto com dois empresários – Alessandro Aelio Bacelar e Antonio Carlos Freitas -, acionou o Ministério Público Estadual (MPBA) contra a Zona Azul e pediu esclarecimento à Prefeitura e à Câmara Municipal.
Através de ofícios (em anexo), entregues nesta terça-feira (31), o grupo afirma que o estacionamento rotativo "não está cumprindo o papel para qual foi pensado" e afirmam que o serviço é "caríssimo"...
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informou dia 26, que a partir do dia 06/08 a área de estacionamento rotativo conhecido como ‘Zona Azul’ estará ativa na Rua Oscar Ribeiro - no trecho entre as Avenidas Lauro de Freitas e Santos Dumont. Durante os próximos dias, as monitoras informarão aos condutores sobre a ativação do estacionamento rotativo e orientarão sobre a aquisição do ticket.
O leitor deste Blog Antonio Lincoln de Sá Roriz criticou a ação da CSTT. De acordo com ele "Coloca-se Zona Azul em ruas onde 90% tem residencias e, inclusive, sem garagem já é uma burrice explorada. Por que não colocaram em ruas mais amplas como as Ruas Jose Petitinga e do Paraiso? Parece que só tem ruas ate o viaduto? Outra coisa, nós pagamos pedágios nas estradas para termos estradas a contento. Por que a empresa detentora do valores pagos na zona não dão manutenção as ruas? As ruas Antonio Pedro e a Sete de Setembro estão uma aberração. É obrigação dar manutenção às ruas por quem explora, isto é, a empresa"...
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que a partir do dia 06/08 a área de estacionamento rotativo conhecido como ‘Zona Azul’ estará ativa na Rua Oscar Ribeiro - no trecho entre as Avenidas Lauro de Freitas e Santos Dumont. Durante os próximos dias, as monitoras informarão aos condutores sobre a ativação do estacionamento rotativo e orientarão sobre a aquisição do ticket.
A CSTT solicita aos moradores desta rua que não possuem garagem, que procurem a Companhia para solicitar o cartão do morador. Para adquirir o cartão é necessário: cópia do RG e CPF, comprovante de residência atual, cópia do CRLV em nome do solicitante, registro geral do imóvel (caso seja proprietário) ou contrato de locação com firma reconhecida (caso seja locatário)...
O comerciante Antônio Carlos proprietário da Lanchonete Bê Cardan, no centro de Juazeiro, entrou em contato com a reportagem do Blog Geraldo José para expressar a sua indignação em relação aos serviços do Zona Azzul, especialmente, na área de estacionamento ao lado do seu comércio. Ele também encaminhou um vídeo sobre o fato de todos os dias ser penalizado porque a área do estacionamento rotativo foi destinada às motos: “ Geraldo meu nome é Antônio Carlos me conhecem por Cacá Bê Cardan. Quando foi instalado a Zona Azul em Juazeiro ouvia-se falar que ao longo dá BR-407 o serviço não podia ser executado e nem efetivada a cobrança de multa. Um funcionário chamado Abner que mora em Petrolina se incomodou com o trânsito ali na subida da ponte e resolveu colocar Zona Azul só para moto no estacionamento da destruída e abandonada Praça da Bíblia, me deixando sem condições de carga e descarga. Fechei a lanchonete durante o dia e demiti dois (02) funcionários. Já fui à prefeitura várias vezes, conversei com Damião e esse funcionário Abner, sem sucesso” explicou o comerciante. Veja o vídeo:
O Aeroporto Santa Magalhães em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, recebeu nesta tarde de quinta-feira (12), sua primeira aeronave. O avião da linhas aéreas Azul partiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, às 12h25, e aterrizou na capital do Xaxado às 13h50. O voo é experimental e segue com 65 passageiros convidados. A viagem é para avaliar a operação do aeroporto, que passou por reformas recentemente para receber as aeronaves. O início dos voos regulares depende ainda da conclusão das obras, procedimentos e manuais, além da certificação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Para receber aeronaves de maior porte, o aeroporto de Serra Talhada precisou passa por uma requalificação. Estão sendo investidos cerca de R$ 7,5 milhões na pista de pouso e decolagem, no balizamento noturno e na construção do Turn Around, além da instalação do terminal provisório de passageiros. Para a construção do novo terminal, a Secretaria Estadual de Transportes já assinou um Termo de Compromisso com a Secretaria Aviação Civil, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, para garantir o repasse de R$ 20 milhões. ..
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, nesta sexta-feira (06), o estacionamento rotativo conhecido como ‘Zona Azul’ só irá funcionar das 8h às 13h. O serviço voltará ao horário normal na sábado (07).
..
A Ararinha-Azul, ave considerada como uma das mais raras do mundo, vai voltar ao seu habitat natural, no sertão baiano, mais precisamente a áreas de caatinga, em Juazeiro e Curaçá. A ave, descoberta a cerca de 200 anos, foi considerada extinta em 2000 quando a última espécie, que vinha sendo monitorada, desapareceu misteriosamente para nunca mais ser vista.
Organizações internacionais, com bases na Europa, em países como Bélgica e Alemanha, a partir de umas poucas aves criadas em cativeiro, conseguiram reproduzir a espécie, que em breves dias estarão voltando a habitar o sertão baiano. O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, que por coincidência foi um dos ambientalistas que defendiam a espécie quando ainda era vista no sertão, está na Alemanha formalizando as parcerias e logísticas que permitirão devolver as Ararinhas-Azuis ao seu habitat natural...
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que, nesta quarta-feira (27), o estacionamento rotativo conhecido como “Zona Azul” só irá funcionar das 8h às 13h. O serviço voltará ao horário normal na quinta-feira (28).
..
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, assinou, neste domingo (24), em Bruxelas, na Bélgica, memorando de entendimento com organizações conservacionistas da Bélgica (Pairi Daiza Foundation) e da Alemanha (Association for the Conservation of Threatened Parrots) para trazer ao Brasil 50 ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii), espécie que só ocorre no país. A previsão é que os animais estejam em território nacional no primeiro trimestre de 2019. “A assinatura desse documento é um marco histórico da luta pela preservação das espécies”, afirmou Duarte.
A cerimônia aconteceu durante a inauguração de espaço para preservação do animal, no zoológico belga Pairi Daiza. “Eu nasci exatamente na mesma região onde existia a ararinha. Eu vi a última em liberdade, e estar aqui, e ver, tantos anos depois, uma ararinha é uma emoção especial. Por obra do destino, me transformei em ministro do Meio Ambiente do Brasil e estou aqui para realizar o sonho de ambientalistas, não só do Brasil, mas do mundo: trabalhar na reintrodução do animal no seu habitat natural e permitir que ele volte a voar em casa”, disse o ministro.
Para a ministra de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Bélgica, Marie Christine Marghem, o encontro possibilitou uma compreensão de que existe uma relação próxima do povo brasileiro com a biodiversidade. “Tivemos uma troca muito rica, e isso foi importante para iniciarmos uma relação mais estreita com o Brasil, tanto na proteção da biodiversidade, como em outros setores”, avaliou Marghem. ..
Aconteceu sexta (25/05), a Solenidade de entrega da Boina Azul, Promoção, Certificados de mérito intelectual aos alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna.
A Cerimônia aconteceu na sede da I Igreja Batista em Juazeiro e contou com a presença de cerca de 1200 pessoas entre alunos, pais e convidados. Na história do CPM Juazeiro, com mais de doze anos de existência, esta foi a segunda maior Solenidade, em termos de alunos neófitos e promovidos: a primeira foi na ocasião da implantação do Colégio na cidade de Juazeiro em 2006, e agora, devido a mudança de sede, o Colégio recebeu cerca de 450 alunos novos. Além deste percentual, cerca de 110 alunos veteranos dos ensinos Fundamental e Médio foram promovidos conforme os critérios normativos que asseguram ao aluno CPM o acesso aos postos e graduações...
O empresário Carlos Humberto de Góes Santiago, popular Lelego, participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (22) quando externou a sua indignação com o serviço de Estacionamento Rotativo Zona Azul na área central de Juazeiro, razão que o levou a transferir a sua empresa (corretora de seguros) para Petrolina.
“Não só a população vem sofrendo, mas os comerciantes que são os maiores prejudicados com uma empresa que se implantou em Juazeiro por meio de uma licitação pública feita pelo Município e que está afetando diretamente o orçamento dos munícipes. Estou aqui para solicitar da Câmara e do Poder Executivo uma revisão nos serviços, pois já fiz uma denúncia no Ministério Púbico e estou aguardando o resultado, pois é inconcebível que ela continue afetando a economia dessa maneira” pontuou Carlos Humberto...
Uma em cada oito aves está ameaçada de extinção no mundo. Das 11 mil espécies catalogadas, 40% podem desaparecer do planeta, segundo estudos da BirdLife Internacional, organização não governamental (ONG), que há cinco anos pesquisa o tema. A estimativa é de que nos próximos anos 500 espécies desapareçam. O relatório, intitulado O Estado das Aves no Mundo – 2018 alerta sobre o risco de extinção global. Sem a intervenção dos defensores dos animais, segundo a ONG, 25 espécies de aves teriam sido extintas nas últimas décadas.
De acordo com o relatório, sabe-se mais sobre as aves do que sobre qualquer outro grupo comparável de animais. Isso porque eles são fáceis de observar, sendo relativamente grandes e visíveis; a maioria está ativa durante o dia e podem ser facilmente identificados no campo, à distância. Por serem tão conhecidos e encontrados em praticamente todos os habitats, as aves servem como termômetro importante para as mudanças ambientais...
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa ao comerciante Matheus Alencar, que enviou relato ao blog (VEJA AQUI) que a via citada – Rua Quintino Bocaiúva - possui estacionamento rotativo conhecido como ‘Zona Azul’ desde novembro de 2017. A via está completamente sinalizada, e de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no Art. 181, no inciso XVII, estacionar o veículo em desacordo com a sinalização é considerada infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23.
A CSTT informa ainda que os condutores possuem à disposição – somente na Quintino Bocaiúva - três parquímetros e duas monitoras para emitir o tíquete de pagamento. A CSTT orienta o comerciante a procurar a empresa Sinal Park – localizada na Rua Sete de Setembro, N° 59, Centro – nesta terça-feira (17), que uma das notificações será anulada.
..
Absurdo! Zona azul em Juazeiro extrapolou os limites!!! Sou comerciante há mais de um ano na Travessa Benjamim Constant, estaciono na rua da praça do Índio todos os dias e pago R$15,00 de estacionamento.
Hoje coloquei em frente a Copy Lan pela manhã, por volta de 8:00 hs, fui notificado, logo após tirei o carro e coloquei duas vagas atrás para outro carro descarregar na vaga que estava, aí recebi outra notificação, terei que pagar R$ 30,00 para não receber duas multas de R$190,00 cada e mais 5 pontos na carteira por cada multa...
Oito monumentos e prédios públicos de Petrolina, no sertão pernambucano, estão com a iluminação na cor azul. A iniciativa, que será mantida até o próximo dia 30, se dá por causa da solidariedade do poder público municipal ao movimento de conscientização sobre o autismo em que se dedica o mês de abril à reflexão sobre o distúrbio de desenvolvimento que tipicamente se inicia nos primeiros anos de vida e que pode comprometer em diferentes níveis a comunicação social e o comportamento das pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), descrito no Manual de Transtornos Mentais (DSM) desde 1980.
Como forma de destacar a importância da conscientização sobre o autismo, entre os locais que receberam nova cor na iluminação estão a sedes da Prefeitura de Petrolina, da Casa Bolsa e do Centro Especializado de Atenção à Mulher (CEAM), além do Monumento da Integração, Igreja Catedral, Monumento à Bíblia e os cruzeiros da Concha Acústica e da Ilha do Fogo. A adaptação para que as luzes ficassem azuis foi realizada pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS)...
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores que o estacionamento rotativo conhecido como ‘Zona Azul’ não irá funcionar na sexta-feira (30) e no sábado (31). O funcionamento será normalizado na segunda-feira (02) a partir das 8h.
..