Foram encontrados 2718 registros para a palavra: vacina

Casa Nova: Encerrada campanha contra sarampo e pólio com mais de 100% do público alvo vacinado

"Contrariamos a matemática e a média dos índices registrados em outros municípios e este é mais um motivo de alegria e festa" – comemorou na sexta-feira  (28/09) o prefeito Wilker Torres ao receber os relatórios da campanha de vacinação contra pólio e sarampo no município – "Recebo aqui os relatórios e vejo que, contra pólio, 100,93% do público alvo para a vacina estabelecido pelo Ministério foi alcançado e 97,76% contra sarampo. Acima dos índices. Temos a certeza que nossas crianças e jovens estão imunes as estas doenças"

Quem explica os índices é a Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos: "Vacinamos de forma ininterrupta em todas as UBS, promovemos mutirões em mais de uma dezena de localidades e estivemos presentes em todos os distritos. Alcançamos a população flutuante que trabalha nos grandes projetos e extrativistas nos limites do município, já quase em outros municípios e estados. Ultrapassamos até mesmo o percentual estabelecido. É uma vitória de nossa equipe e do empenho do prefeito Wilker"...

Prefeitura de Petrolina divulga programação da campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

Com o objetivo de imunizar os cães e gatos da cidade contra a raiva, a Prefeitura de Petrolina segue com a campanha de vacinação até o final o mês. Iniciada no último dia 15 de setembro, a ação continua com os profissionais percorrendo todos os bairros e localidades da cidade, nas áreas urbana e rural. A expectativa é que, durante a campanha, sejam vacinados aproximadamente 80% da população canina, atualmente, estimada em 40.522 animais e 100% dos felinos, com 6.586.

Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. De acordo com a coordenadora e veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, os animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas...

SESAU informa sobre a falta de vacina Meningo C em Juazeiro

A Secretaria Municipal da Saúde informa à população que a vacina Meningo C teve o seu último abastecimento realizado no dia 03 de setembro. As 1.200 doses que chegaram ao município já acabaram. A SESAU antecipa-se em informar sobre o desabastecimento para evitar transtornos aos pais ao chegarem às Unidades Básicas de Saúde. O município está aguardando o repasse através da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. ..

Ministério da Saúde encerra Campanha de Vacinação e Juazeiro atinge 100% de cobertura

Mesmo a Secretaria da Saúde não prorrogando a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e o Sarampo, por já ter atingido a meta, o último fechamento ocorrido na seta-feira, dia (14), mostra que Juazeiro atingiu a cobertura de 100% na imunização contra a poliomielite e 99.33% de cobertura contra o sarampo. Isso significa que a proteção para as crianças com idade entre um e menor de cinco anos foi atingida com sucesso.

A campanha teve início no dia 06 de agosto e seguiu até o dia 30 de agosto. Como alguns municípios, Juazeiro precisou realizar um novo dia D no dia 1º de setembro e contabilizou aplicação de 14.146 doses de poliomielite fechando 95.94% e 14.012 doses aplicadas de sarampo, totalizando 95.03%.  A campanha nacional de vacinação tem como objetivo imunizar as crianças na faixa etária descrita como maneira de proteção, devido o  surto de sarampo que o país está vivendo no Amazonas e em Roraima. ..

Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo está prorrogada

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informa que está prorrogando até sexta-feira (21), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A decisão foi tomada esta manhã, uma vez que a Bahia está perto de atingir a meta de 95% de vacinados.

De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do programa Estadual de Imunização, a orientação é de que os municípios que ainda não atingiram a meta deem continuidade à vacinação, conforme orientações técnicas já estabelecidas. "Além disso, a confirmação do caso importado de sarampo, no município de Ilhéus, reforçou a necessidade de ampliar o prazo para que aqueles que não levaram as crianças para vacinar, possam fazer isso dentro do novo prazo", esclareceu...

Prefeitura convoca público-alvo para vacinação contra HPV em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina faz um novo alerta aos jovens para a imunização contra o HPV: o Ministério da Saúde lançou a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o agravo. Com o slogan “Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”, a meta é vacinar cerca de 20 milhões de jovens em todo o país.

Em Petrolina, portanto, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos poderão ir a qualquer unidade de saúde para tomar a vacina. São duas doses que devem ser tomadas, sendo a segunda depois de seis meses...

Prefeitura de Petrolina segue com campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

Após o sucesso do 'Dia D', realizado neste sábado (15), a Prefeitura de Petrolina continua com a programação da campanha de vacinação contra a raiva, voltada para cães e gatos. Somente no primeiro dia, foram vacinados cerca de 5 mil animais, em 10 bairros da zona urbana. Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle e Zoonoses e médica veterinária, Graziella Correia, a partir desta segunda-feira (17), os profissionais darão continuidade à programação em todos os bairros e localidades de Petrolina. Os agentes de endemias passarão nas casas das 14h às 18h. "Fizemos o 'Dia D' em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e agora, vamos seguir com a programação normal. Lembrando que animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. Gestantes e lactantes não podem ser vacinadas", explicou.  ..

Municípios pernambucanos realizam no próximo sábado (15 ) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina

Os municípios pernambucanos realizam no próximo sábado (15.09) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Neste dia, cerca de 8 mil pontos de vacinação estarão funcionando, de acordo com a organização de cada cidade. A meta no Estado é imunizar mais de 1,5 milhão de cães (1.160.989) e gatos (366.855). "São mais de 80 mil cães e quase 40 mil gatos que precisam ser vacinados. As secretarias municipais de saúde estarão com ações específicas para o Dia D da campanha nacional."

Catarina Tenório, gestora regional de saúde, reforça a importância da campanha. "Estamos contatando pessoalmente os gestores para que deem prioridade à ação. Tivemos excelentes resultados na vacinação contra a poliomielite e sarampo em nossa regional, e com a participação de todos, vamos também conseguir bater as metas do Ministério da Saúde"...

Prefeitura de Petrolina divulga programação do Dia D de vacinação contra raiva em cães e gatos

Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. Por conta disso, a população deve estar atenta à vacina anual que é a única forma de manter o animal de estimação longe deste mal. Em Petrolina, o início da campanha contra a raiva e 'Dia D' será no próximo dia 15 de setembro.  

Para o 'Dia D', foram escolhidos diversos pontos em 10 bairros mais críticos e populosos: São Gonçalo; João de Deus; José e Maria; Vila Eduardo; Centro; Atrás da Banca; Cohab Massangano; Cohab VI; Rio Corrente; Loteamento Recife...

Bahia: A Campanha de Vacinação contra pólio e o sarampo será prorrogada

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será prorrogada até o dia 14 de setembro para os 216 municípios que ainda não conseguiram atingir a meta de vacinar 95% da sua população-alvo. A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, a Bahia está, até o momento, com 84,54% de cobertura vacinal.

"Os números apontam 201 municípios com a vacinação de 95% e, até alguns estão acima desse percentual. Precisamos agora atingir a meta nos outros 216 municípios, a fim de que possamos ter a nossa população livre dessas doenças", esclarece Saavedra. A Secretaria da Saúde do Estado continua alertando os pais e responsáveis por crianças de 1 a menos de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) para que não deixem de vacinar os menores contra o sarampo e a poliomielite. A campanha, que começou no dia 6 de agosto ainda não atingiu a meta necessária de cobertura no estado...

Juazeiro bate meta de vacinação contra poliomielite e sarampo 

Aconteceu  no último  sábado (01) em Juazeiro, o  segundo dia D de vacinação  contra a poliomielite e sarampo. O município  fechou  os mapas nesta segunda-feira (03)  e contabilizou  aplicação de 14.146 doses de poliomielite fechando 95.94% e 14.012 doses aplicadas  de sarampo totalizando 95.03%.  

O público alvo eram crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A campanha nacional de vacinação teve início no dia 06 de agosto com objetivo imunizar as crianças na faixa etária descrita como maneira de proteção devido surto de sarampo que o país está vivendo no Amazonas e em Roraima. ..

Bahia fica abaixo da meta de vacinação para pólio e sarampo

A Bahia e Salvador ficaram abaixo da meta na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e o Sarampo. Na capital, apenas 66% do público-alvo foi vacinado, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. No estado, dados preliminares do Ministério da Saúde indicam que o índice ficou pouco acima de 80%.

A meta estipulada pelo governo federal era vacinar pelo menos 95% do público-alvo durante a campanha nacional, que teve início no dia 6 de agosto e terminou oficialmente nesta sexta-feira (31). O Ministério da Saúde orientou aos estados que estimavam estar abaixo da meta de vacinação, a promover uma nova mobilização.

Considerando toda a Bahia, o público-alvo da campanha era de 849.361 pessoas. No caso da poliomielite, 82,3% desse total foi vacinado. Já para o sarampo, o índice foi de 81,78%. Apenas seis estados atingiram a meta do Ministério da Saúde: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe...

Pais que não vacinam seus filhos podem ser punidos, mas promotor prega cautela

De acordo com o último boletim da pasta, divulgado na quinta, a Bahia vacinou aproximadamente 70% do público-alvo. O quadro é especialmente preocupante em Salvador, posicionada como segunda capital com pior índice: 44% para pólio e 43,7% para sarampo.

O que muita gente não sabe é que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que a vacinação é obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Apesar de não haver multas, não vacinar os filhos configura descumprimento do dever familiar, previsto na Constituição...

Pernambuco atinge 100% de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

Pernambuco vacinou mais de meio milhão de crianças maiores de um ano e menores de cinco anos de idade contra a poliomielite e contra o sarampo. Ao todo, 544.291 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite, o que corresponde a 100,02% do público-alvo, e 544.503 foram vacinadas contra o sarampo, o que equivale a 100,06%. (Veja vídeo acima)

Apesar disso, 28 municípios não atingiram a meta de 95% para a pólio e 27 para sarampo. O governo do estado considerou 100% de cobertura vacinal em Pernambuco porque algumas cidades ultrapassaram a meta de vacinação. O Recife, por exemplo, imunizou 100% do público-alvo da campanha de vacinação na quinta-feira (30)...

Gestores têm 15 dias para divulgar balanço da campanha de vacinação

Gestores públicos terão até 15 dias para informar ao Ministério da Saúde quantas doses da vacina contra o sarampo e contra a poliomielite foram aplicadas durante os quase 30 dias da campanha nacional. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização indicam que mais de 19 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menos de 5 anos foram imunizadas. O número coloca a média nacional em 86%.

De acordo com o ministério, até o momento, seis estados atingiram a meta de imunizar 95% do público-alvo: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe. O índice é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégia para manter ambas as doenças erradicadas no Brasil...

Novos dados da SESAU apontam cobertura de mais de 84% da campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite em Juazeiro

Na última quinta-feira (30), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro através da Vigilância Sanitária atualizou os novos dados da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite que teve início dia 06 de agosto e finaliza neste sábado, (1º/09) com mais um dia D de vacinação. A SESAU informa que no município a meta de vacinação é de 14.745 crianças na faixa etária de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Assim, o último registro totaliza cobertura de 84.17% do público imunizado contra a poliomielite e 82,64% imune contra sarampo.

A secretaria informa ainda que acontece neste sábado, 1º de setembro em todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana no horário das 08h às 12h mais um dia D para que pais e/ou responsáveis possam levar as crianças pertencentes ao grupo para vacinar...

Portaria Estadual torna obrigatória apresentação da Carteira de Vacinação em creches e escolas na Bahia

Os secretários estaduais da Saúde e da Educação, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, assinaram portaria tornando obrigatória, em todo o Estado, a apresentação da Carteira de Vacinação de crianças e de adolescentes até 18 anos de idade, em todas as creches e escolas da rede pública ou particular, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

A medida que foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem quinta-feira (30) deve-se à observância do atual cenário epidemiológico observado no país, que apresenta risco potencial de reintrodução de doenças imunopreveníveis já eliminadas das Américas, a exemplo da poliomielite, bem como a necessidade de conter a circulação do vírus do sarampo, reintroduzido recentemente no território nacional...

SESAU realiza novo Dia D da campanha de vacinação contra o Sarampo e Poliomielite neste sábado (01)

No próximo sábado, 1° de setembro, a Secretaria da Saúde do Município estará realizando mais um dia ‘D’ da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo e Poliomielite. A vacina é disponibilizada para crianças com idade de um ano e com quatro anos, 11 meses e 29 dias. Das 08h até às 12h todas as Unidades Básicas de Saúde da sede estarão abertas para receber novamente esse público. No município, a campanha teve início no dia 06 de agosto.

A ação segue a orientação do Ministério da Saúde, que recomenda um novo dia ‘D’ para os municípios que não conseguiram atingir a meta. De acordo com o Ministério da Saúde 11,2 milhões de crianças devem ser imunizadas. A meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo. Juazeiro hoje conta com 68% das crianças pertencentes ao grupo apto à vacinação, totalizando 10 mil crianças vacinadas, mas ainda faltam cerca de 4.700 para serem vacinadas...

Secretaria de Saúde de envia nota e diz que está apurando a denúncia do leitor que acusa de não ter conseguido vacinar o filho

Este Blog publicou hoje (30), a denúncia de um leitor deste Blog, via telefone, acusando que no Posto de Saúde do Angari, não conseguiu vacinar o filho. O leitor com medo de represálias pediu para não ter o nome divulgado.  "Levei meu filho na segunda feira, dia vinte e sete para vacinar por volta das nove horas da manhã e lá elas pediram para voltar no outro dia. E não explicaram a razão. Se não havia vacina ou quem aplicar? Só pediram para voltar no outro dia. Foi na segunda-feira (27) pela manhã. Não vacinaram meu filho. Procurei outro posto e consegui. Fiquei preocupado, pois sei que muitos pais se esforçam para levar os filhos aos postos de vacinação".

Confiram nota da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro:..

Leitor acusa que não conseguiu vacinar o filho no Posto de Saúde do Angari

Apesar dos esforços do Governo Federal para incentivar os pais e responsáveis para vacinar as crianças contra a poliomielite e o sarampo, um leitor deste Blog, via telefone, acusou que no Posto de Saúde do Angari, não conseguiu vacinar o filho. O leitor com medo de represálias pediu para não ter o nome divulgado.  

"Levei meu filho na segunda feira, dia vinte e sete para vacinar por volta das nove horas da manhã e lá elas pediram para voltar no outro dia. E não explicaram a razão. Se não havia vacina ou quem aplicar? Só pediram para voltar no outro dia. Foi na segunda-feira (27) pela manhã. Não vacinaram meu filho. Procurei outro posto e consegui. Fiquei preocupado, pois sei que muitos pais se esforçam para levar os filhos aos postos de vacinação"...