Foram encontrados 2718 registros para a palavra: vacina

SESAU informa sobre abastecimento de vacinas em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que recebeu algumas doses da vacina Pentavalente e a Tríplice bacteriana (DTP) que serão distribuídas da seguinte forma: a Pentavalente será administrada nos postos de saúde  dos bairros Angari, Argemiro, Dom Tomás e João Paulo II. Já a vacina DTP foi enviada para os postos dos bairros Novo Encontro, Argemiro, Alto da Aliança e João Paulo II. 

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar três doses da vacina: aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. A vacina DTP previne contra doenças como  difteria, tétano e coqueluche e deve ser tomada como reforço da pentavalente aos 15 meses de vida. ..

Falta de abastecimento de vacinas prejudica estoques em Petrolina, afirma Secretária de Saúde

A cidade de Petrolina vem enfrentando um sério problema de desabastecimento de algumas vacinas. O município que recebe a imunização do governo federal, via Regional de Saúde, teve o abastecimento prejudicado o que deve gerar prejuízos aos petrolinenses.

O problema pelo qual passa o Programa Nacional de Imunizações deverá interferir no atendimento municipal regular de algumas vacinas, principalmente do calendário vacinal infantil. "Estamos fazendo o possível para evitar o desabastecimento total. Infelizmente a resolução dessa situação foge a governabilidade do município, pois os imunobiológicos são fornecidos pelo governo federal por meio das secretarias estaduais de saúde. Estamos monitorando a situação, que não é exclusiva de Petrolina, mas nacional", afirma a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque...

Sesau informa sobre distribuição da vacina pentavalente em Juazeiro

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que o município recebeu 600 doses da vacina pentavalente enviadas pelo Governo Federal. A vacina foi distribuída nos postos de saúde e a Sesau lembra aos pais a importância em levar seus filhos para vacinar.

A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B e o público alvo são bebês, que devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida.  A Secretaria da Saúde informa ainda que não há previsão de recebimento de novas doses...

Vacina pentavalente está em falta em várias cidades do país, Juazeiro recebeu 600 doses e alerta para importância da vacina

Uma vacina que protege contra cinco doenças está em falta nos postos de saúde de várias cidades brasileiras. Testes do Ministério da Saúde reprovaram um lote importado pelo governo. A pentavalente é a combinação de cinco vacinas numa só. Simultaneamente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra uma bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta. Os bebês devem tomar as doses aos dois, quatro e seis meses de vida.

A Sociedade Brasileira de Imunizações recomenda que as grávidas fiquem atentas a uma vacina que ajuda na proteção dos bebês. “A partir de 20 semanas, toda grávida deve fazer a vacina tríplice acelular do adulto. Essa vacina protege contra a coqueluche e vai proteger o neném até quatro meses de vida. Então, ela dá uma proteção através dos anticorpos maternos até que a criança consiga completar o seu esquema”, explica José Geraldo Leite Ribeiro...

Sobradinho: Secretaria de Saúde bate metas nas campanhas de vacinação em 2019

Com o fim da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, a Prefeitura de Sobradinho através da Secretaria de Saúde, cumpre metas e soma mais um sucesso em 2019. Contando sempre com uma participação significativa da população, a gestão municipal da saúde, em Sobradinho, comemora as metas de vacinação alcançadas ao longo do ano. As campanhas contra o sarampo e contra a gripe, ambas realizadas em duas etapas, alcançaram um número expressivo de pessoas imunizadas.

Além das duas campanhas que já são tradicionais no calendário de vacinação, a Secretaria de Saúde, através de ações das Equipes de Saúde da Família, também imunizou a população contra doenças como a Febre Amarela, o HPV, Hepatite B, entre outras...

UPAE/IMIP de Petrolina atualiza calendário vacinal de funcionários e colaboradores

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, agora no final de novembro (28 e 29) uma atualização do calendário vacinal dos seus funcionários e colaboradores.  Foi aplicada a vacina Tríplice Viral e mais de 180 profissionais foram imunizados contra sarampo, rubéola e caxumba. 

A inciativa faz parte da campanha nacional contra o sarampo que está acontecendo em todo o Brasil. Em Petrolina, primeiro foram imunizadas as crianças, depois os jovens de 20 a 29 anos que não estavam com a carteira de vacinação em dia. ..

Prefeitura de Petrolina alerta sobre a importância do cartão de vacinação

A vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas, não é somente este o principal motivo para manter o cartão de vacinas atualizado, seja de crianças, adolescentes, adultos e também idosos. É que esta é a única forma de comprovar que está verdadeiramente imunizado.

Por isso, a Prefeitura de Petrolina faz um alerta importante à população já que é comum encontrar pessoas que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há aquelas que possuem dois ou mais cartões diferentes. “É importante reforçar que quando o calendário é seguido corretamente, a pessoa fica devidamente imunizada. O controle de imunizações no município é fundamental, tanto para a Secretaria de Saúde quanto para o próprio cidadão”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...

Petrolina encerra segunda etapa de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Petrolina encerrou no último  sábado (30), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com foco nos adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estavam com a caderneta de vacinação em dia. A iniciativa visa atualizar o cartão de vacina com a tríplice viral, que além de proteger contra o sarampo, também previne contra caxumba e rubéola.

A movimentação foi tranquila nos postos de saúde da cidade no sábado, assim como em todo o decorrer dessa segunda fase, que teve início em 18 de novembro. O balanço da Secretaria de Saúde aponta que foram administradas, desde o início desta segunda fase, 2.589 doses...

Petrolina realiza Dia 'D' da segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo neste sábado

A Prefeitura de Petrolina realiza, neste sábado (30), o Dia 'D' da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Essa nova etapa começou no último dia 18 e a vacinação acontece em todas as unidades de saúde do município. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

As unidades de saúde da área urbana atendem das 8h às 17, enquanto na zona rural o atendimento acontece das 7h às 13h. Neste sábado, todas as unidades estarão abertas para o Dia 'D'. Vale destacar que existe um grupo de pessoas que não podem receber a vacina por causa de eventuais riscos à saúde. Entre eles, crianças menores de 6 meses, pessoas com o sistema imunológico comprometido e grávidas. A Secretaria de Saúde de Petrolina reforça que não existem casos da doença na cidade...

Sobradinho amplia público para vacinação contra o Sarampo, no Dia "D" da Segunda Fase da Campanha Nacional

No Dia "D" da Segunda Fase da Vacinação contra o Sarampo, que acontece neste sábado (30), das 8 às 17 horas, a Secretaria de Saúde de Sobradinho estará disponibilizando, para o público com idade entre 6 meses e 49 anos, que nunca se vacinou contra a doença.

A vacina estará disponível em todas as Unidades Básica de Saúde do município. Para se imunizar contra o sarampo, a pessoa deve comparecer a UBS do seu bairro, munida do Cartão do SUS, Carteira de Vacinação e documento de identificação com foto. Em nível nacional, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo é voltada para a população jovem-adulta entre 20 e 29 anos de idade, que ainda não se imunizaram ou tomaram apenas uma dose da vacina...

Juazeiro: Leitor reclama da falta de vacinação antirrábica nos finais de semana


Em nota encaminhada ao Blog GJ Notícias o leitor Ricardo, do Bairro Novo Encontro, em Juazeiro, reclamou da falta na prestação dos serviços de endemias em juazeiro, na questão da vacinação antirrábica, nos finais de semana.

Confira: “Moro no Bairro Novo Encontro e venho informar minha tamanha indignação com a falta de prestação de serviço da Endemias de Juazeiro-BA. Todos os anos ela sempre visitava as casas aplicando a vacina antirrábica. ..

Secretaria de Saúde de Sobradinho convoca jovens adultos para vacinação contra o sarampo

A segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo de 2019 teve inicio no dia 18 de novembro e segue até o sábado (30), dia D da campanha, com a imunização de adultos jovens entre 20 a 29 anos de idade.

"Em conformidade com o calendário do Ministério da Saúde, iniciamos essa semana a segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Nosso objetivo é continuar cumprindo as metas de vacinação, e para isso queremos imunizar aqueles que se encontram na idade foco da campanha. Contamos com a cooperação da população para que se dirija aos locais de vacinação", destacou a Secretária de Saúde, Maysa Sanjuan...

Dormentes: Jovens entre 20 e 29 anos devem se vacinar contra o Sarampo

Começou nesta segunda-feira (18) em Dormentes a 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada exclusivamente para jovens entre 20 e 29 anos que ainda não foram imunizados contra a doença. A campanha segue até o dia 30 de Novembro.

A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS) do Município. "A vacina é a única forma de prevenir o sarampo, doença viral grave com altíssimo potencial de transmissão Por isso é importante que o público alvo compareça a UBS mais próxima, munidos com a carteira de vacinação para que possamos novamente eliminar essa doença do nosso país", destaca a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Se não houver comprovação vacinal, será ministrada a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada. Quem recebeu apenas a primeira dose, deve receber a segunda durante a ação. O Dia D será realizado no último dia de Novembro (30) em todo o país.

ATENDIMENTO

As Unidades Básicas da sede e interior de Dormentes, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h...

Petrolina inicia nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo

A Prefeitura de Petrolina deu início, nesta segunda-feira (18), à segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Com duração até o dia 30 de novembro e por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo são adultos jovens, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade que não estejam com a caderneta de vacinação em dia.

A partir desta segunda-feira até o dia 29 de novembro, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão atendendo a comunidade dessa faixa etária nos horários de rotina de atendimento: na área urbana, das 8h às 16h45, e das 7h às 13h na zona rural. No sábado (30), todas as unidades estarão abertas o dia inteiro para o dia ‘D’ de vacinação...

Começou hoje (18), a segunda fase da vacinação contra o Sarampo

Com o objetivo de imunizar jovens e adultos entre 20 e 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia, o Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 18, a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. Em Juazeiro, mais de 10 mil doses da vacina tríplice viral (que previne também a caxumba e a rubéola) foram disponibilizadas desde o início da campanha.

Todo os postos de Saúde da sede e do interior de Juazeiro estão abastecidos com a vacina do sarampo, e funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial na sede e até as 13 horas na zona rural. Para se imunizar, basta se dirigir a um dos postos com a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação com foto. Quem não tiver o registro vacinal, receberá as duas doses...

Petrolina inicia segunda etapa de vacinação contra o sarampo na próxima segunda 18

A partir da próxima segunda-feira (18), a Prefeitura de Petrolina dará início à segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Nesta nova fase, por orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo será os adultos de 20 a 29 anos.

"Quem não estiver com a caderneta de vacinação em dia terá a oportunidade de se vacinar até 30 de novembro, quando termina a campanha. As Unidades de Saúde da Família (USF) estarão abertas para fazer a imunização. Na área rural, com funcionamento das 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana", explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...

Mais de três milhões de animais serão vacinados contra a febre aftosa na Bahia

A segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa começou na Bahia na última sexta-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. O estado possui um rebanho de 10 milhões de cabeças de gado e há 22 anos a Bahia é considerada zona livre de Febre Aftosa.

De acordo com o diretor-geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Maurício Bacelar, a expectativa é de que sejam vacinados 3,5 milhões de animais no estado. “Iremos vacinar todos os bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. A nossa expectativa é vacinar 35% do rebanho baiano. Em 2021 a Bahia pode vir a ser zona livre de febre aftosa sem vacinação, portanto, as últimas campanhas são importantíssimas para que possamos alcançar um grande número de animais. A atenção neste momento é ainda mais especial porque iremos vacinar os animais mais jovens e que não passaram por outras campanhas”.

Em 2019, a novidade na campanha de vacinação fica por conta da redução da dose da vacina que passou de 5 para 2 mililitros e vem sendo aplicada desde a primeira etapa no mês maio. O coordenador do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Maia, explica o motivo da mudança. “Esta foi uma demanda do setor produtivo para reduzir as ocorrências de reações vacinais nos animais. São reações que causavam desvalorização da carcaça, perda de carne, de cortes que afetavam inclusive a exportação da nossa carne. Além disso, uma substância chamada saponina foi retirada da vacina”.

Antônio Maia ainda lembra que os produtores devem adotar os cuidados de higiene necessários no momento da aplicação da vacina. “Após a vacinação de maio já tivermos resultados positivos que impactam no bem-estar dos animais que deixam de apresentar reações em função da vacina. Entretanto, ainda ocorre por exemplo a formação de abscessos em decorrência da falta de higiene e limpeza no momento da aplicação. A Adab vem fazendo esse trabalho de conscientização e informação junto aos produtores. No site da Agência o produtor também encontra as informações necessárias”.

A vacinação alcança animais de 0 a 24 meses e segundo a Adab, os bezerros mais jovens são os que melhor reagem a vacinação e não apresentam reações significativas. O produtor que não vacinar o seu rebanho fica sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 53 por animal. Informações detalhadas sobre a vacinação contra a febre aftosa estão disponíveis no site da Adab.

O superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, Paulo Emílio, pontua a importância da parceria para que se alcance resultados significativos. “A Bahia vem protagonizando junto com o produtor o combate da febre aftosa. É importante lembrar que o Brasil é um player na exportação mundial do mercado de carne e para a economia baiana e brasileira é importante a manutenção da qualidade e saúde do nosso rebanho. É um trabalho compartilhado e que tem sido exitoso e com a Bahia como referência para o resto do país”, afirma...

Petrolina supera meta da campanha contra sarampo e atinge mais de 106% da cobertura vacinal

Balanço parcial divulgado pela Secretária de Saúde, em Petrolina, mostra que o município superou a meta da campanha nacional contra o sarampo para a vacinação de rotina, ou seja, crianças de 12 e 15 meses, com o registro de 106,84% de imunização dessa faixa etária.

Para crianças de 6 meses a menores de 1 ano, as equipes estão fazendo o levantamento que será divulgado em breve. "Estamos finalizando esses números, mas já estamos muito felizes com os nossos resultados parciais. Vale ressaltar que, mesmo com o fim da campanha para esse público, a vacinação continua nas unidades de saúde", frisou a secretária interina de Saúde, Larisse Silva...

Primeira etapa da campanha de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta em Petrolina

Nesta sexta-feira (25), encerra, em Petrolina, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para o primeiro grupo que contempla crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até a última segunda-feira (21), a intensificação, que teve início no dia 7 de outubro, atingiu cerca de 90% do público alvo no município.

Apesar do encerramento da campanha, a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, continua disponível em todas as Unidades Saúde da Família (USF). Na área rural, com funcionamento de 7h às 13h, e das 8h às 16h45 na zona urbana...

Sobradinho: O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi realizado com sucesso

No último sábado (19), Sobradinho se mobilizou para o dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Não houve filas e a vacinação aconteceu de forma tranquila, pois desde o mês de julho a Secretaria de Saúde intensificou as ações de cobertura vacinal, quando foi montada uma força tarefa entre as salas de vacinas, juntamente com os Agentes Comunitários, com o objetivo de realizar uma busca ativa das crianças prioritárias (menores de 5 anos), para a imunização.

Durante todo o sábado, cerca de 250 pessoas procuraram o Centro de Saúde para atualizar a vacinação e mais de 100 crianças foram imunizadas, já que na checagem, a maioria estava com a vacina em dia...