A secretaria executiva de Acessibilidade e a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realizaram na última semana a certificação de clínicas credenciadas ao Detran em Petrolina. Até agora, já foram certificadas 20 clínicas. O objetivo da certificação é garantir as condições de acessibilidade nas clínicas para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. As clínicas foram vistoriadas e tiveram que se adequar para receber de forma igualitária as pessoas com deficiência. As mudanças exigidas seguem o padrão da Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).
"Na verdade esse trabalho que estamos fazendo com as clinicas, é uma conquista das pessoas com deficiência.Estamos apenas proporcionando o que lhes é de direito. Esse acordo com as clinicas vai contemplar acessibilidade predial, acessibilidade no aprendizado em relação as autoescolas, de forma que a pessoa com deficiência possa ter seus direitos garantidos" , frisou Julio Lossio, prefeito de Petrolina.
O diretor da Secretaria de Acessibilidade, Paulo César Dias, ressaltou a importância da vistoria e da certificação das clínicas. "A ideia é que todas as clínicas possam se adequar às normas, e estamos conseguindo cumprir com a demanda, já são 20 as clínicas que receberam a Delcaração de Acessibilidade. Ainda há muito a ser feito, mas temos avançado bastante em relação aos direitos das pessoas com deficiência", observou. A Secretaria de Acessibilidade segue engajada e conta com o apoio da AMMPLA para realizar as vistorias e orientar as clínicas para estarem de acordo com as normas técnicas da ABNT NBR 9050.
..