Foram encontrados 185 registros para a palavra: rede estadual

Livro sobre a Independência da Bahia reforça ensino na rede estadual

"Um povo que não conhece sua história, não é capaz de construir bem seu presente e futuro. Por isso é importante garantir que os nossos jovens saibam como aconteceu a Independência da Bahia em detalhes. O livro, por meio da Empresa Gráfica da Bahia, vai passar a fazer parte do acervo nas bibliotecas das escolas da rede estadual. Além do compromisso de promover melhorias de infraestrutura, o Governo do Estado está empenhado em melhorar as condições de aprendizagem nas instituições de ensino", afirmou o governador Rui Costa durante o evento de lançamento do livro "2 de Julho - Independência da Bahia e do Brasil", que terá o segundo lote, com dois mil exemplares, distribuído em todas as escolas da rede estadual de ensino.

A publicação foi lançada nesta segunda-feira (20), na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), no bairro da Piedade, em Salvador. Financiado pela Casa de Cultura Carolina Taboada, o primeiro lote, com quatro mil exemplares que contam a história da Independência da Bahia e a sua importância para a Independência do Brasil, será distribuído na capital e no interior baiano...

Estudantes da rede estadual realizam campanha de doação de sangue em Juazeiro

Os festejos juninos ganharam o componente da solidariedade no Colégio Estadual Rui Barbosa, no município de Juazeiro. A comunidade estudantil está realizando a campanha “Doe Sangue, Salve uma Vida”. Além de chamar a atenção para a importância da doação, principalmente, em épocas festivas, como o São João, os estudantes estão mobilizando a comunidade escolar para o cadastramento no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, desenvolvido em parceria com a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Hemoba, até 14 de julho.

A professora e organizadora do projeto, Vilma Lima, afirmou que a festa junina é um momento de comemorar com a comunidade escolar a ação bem sucedida da campanha. “Todo o trabalho de divulgação é realizado pelos alunos, com cartazes e vídeos, além da mobilização de familiares, vizinhos e moradores dos bairros. Na UCT são registrados os doadores encaminhados por eles e ao final faremos uma estatística. A meta é chegarmos a 150 doadores”, revela.

Os estudantes falam sobre a importância da iniciativa, que ultrapassa os muros da escola. “Tivemos quadrilha, desfile junino e comidas típicas, mas sem esquecer de conscientizar os convidados. Consegui a participação de cinco doadores e espero, até o final da campanha, poder contribuir ainda mais”, destacou o estudante do 1º ano, Gabriel Alencar, 16 anos.

Já para a estudante do 1º ano, Louise dos Santos, 14, a experiência contribui para incentivar a cidadania. “É muito bom podermos ajudar e colaborar com o social. A todo o momento, vemos informações da falta de sangue nos postos e devemos participar ainda mais de campanhas como essa. Por isso também é importante o incentivo da escola e dos professores”, afirmou. ..

Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, em Salvador, o acolhimento aos estudantes será movimentado por várias atividades recreativas e pedagógicas, entre estas uma palestra sobre direitos e deveres dos alunos em geral e, para os do 3º ano, a temática será voltada às profissões e ao mercado de trabalho. “Nós, que trabalhamos com educação, temos um papel importante de mostrar aos jovens a importância da educação como caminho de cidadania e um dos nossos desafios é contribuir para que eles se tornem agentes transformadores, através do protagonismo juvenil”, destacou o vice-diretor, Fabiano Rocha.

A diretora Daniela Lordelho, do Colégio Estadual Evaristo Veiga, em Ondina, também na capital, disse que já está tudo organizado para receber os estudantes. “Nossa escola está toda limpa, com retoques de pintura e portas nas salas. A aula, no primeiro dia, será na quadra. Abriremos um diálogo sobre o trabalho que realizaremos ao longo do ano letivo, voltado à nossa realidade, conforme as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado, através de ações estruturantes”. 

No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, a diretora Neuza Pinheiro também disse que a escola está toda arrumada, pintada e enfeitada de bolas e mensagens de boas-vindas para receber os alunos. “No primeiro dia de aula, os professores farão dinâmicas em sala de aula, dentro da nossa proposta de intensificar os projetos lúdico-pedagógicos”.

Aula inaugural

Na aula inaugural, os convidados especiais serão os alunos dos diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais que, com suas linguagens, performances e poéticas, se destacaram no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado no final de 2015. Para revisitar a história e a diversidade cultural da Bahia, a partir do protagonismo estudantil, os músicos da Banda Face, sob a direção do músico Luciano Bahia, acompanharão os alunos do projeto Festival da Canção Estudantil (Face). Entre outras atividades, haverá ainda a Exposição Leituras e Percepções Estudantis, composta por 30 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (Ave).

“Durante a programação da aula inaugural, os nossos estudantes irão revelar que são capazes de ler, interpretar e reinventar o mundo, realçando os traços da diversidade de saberes e a valorização das manifestações culturais de nosso estado”, destacou a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Com um formato pioneiro e diversificado, completa a gestora, a aula inaugural visa enaltecer as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria para a Educação Básica, através das experiências criativas dos estudantes, por meio dos programas e projetos que fortalecem as aprendizagens e garantem a expressão de conhecimentos científicos, artísticos, esportivos e culturais. ..

Matrícula na rede estadual começa na quarta-feira

A matrícula na rede estadual de ensino começa nesta quarta-feira (20). O procedimento pode ser realizado em qualquer escola estadual até o dia 27. É preciso apresentar o original do histórico escolar, além de original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. 

Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de Salvador e de mais 30 cidades (veja relação abaixo) também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online, da Secretaria da Educação do Estado. Para isto, basta acessar o Portal da Educação.
 
De acordo com o calendário de matrícula, da Secretaria da Educação, os estudantes da rede estadual que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra escola, devem realizar a matrícula no dia 20. Este estudante pode fazer a matrícula em qualquer escola da rede ou no Portal da Educação, utilizando o mesmo código contido na Carta de Renovação.
 
Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano das redes municipais devem efetuar a matrícula nos dias 21 e 22, em qualquer escola da rede estadual. O concluinte do 9º ano pode fazer a opção pelo Ensino Médio regular ou pelos cursos técnicos e nível médio da Educação Profissional. 
 
Matrícula online
 
Além da opção de ir a qualquer unidade escolar da rede estadual, os estudantes de Salvador e das cidades de Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d'Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz e Vitória da Conquista podem fazer pelo Portal da Educação.

Estes estudantes podem realizar a matrícula online com o código entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código no Portal da Educação, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do aluno, data de nascimento. Ainda para os alunos das redes de Salvador e Camaçari, a matrícula pode ser realizada na escola em que o aluno cursou o ano letivo de 2015.
 
“A secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explica a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado, Eliana Carvalho. 
 
Eliana ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula”.

Vagas 
 
Os dias 25, 26 e 27 são destinados às matrículas novas de estudantes que desejam entrar na rede estadual de ensino. O dia 25 é destinado ao ingresso em qualquer série do Ensino Fundamental e os dias 26 e 27 para os estudantes que querem ingressar no Ensino Médio, incluindo os cursos técnicos de nível médio da Educação Profissional. Para os estudantes que foram classificados no sorteio eletrônico, na modalidade Prosub, a matrícula ocorrerá de 25 a 27 de janeiro.

A rede Estadual de Educação Profissional está ofertando 44.253 novas vagas, das quais 18.016 são para a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, 4.100 vagas para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral, 11.352 para a Educação Profissional modalidade Subsequente (classificados no sorteio eletrônico), 665 de Proeja Fundamental e 10.120 vagas para a modalidade Proeja Médio.
 
Calendário de matrícula 2016:
 
20/01 - Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:
 
- a escola não oferece a série subsequente
- não renovou sua matricula
- mudança de domicílio
 
21 e 22/01 - Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental: para os estudantes regularmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente

Matrícula Nova: para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta (cursos técnicos de nível médio, cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos - nível fundamental)
 
25/01 - Ensino Fundamental
 
26 e 27/01 - Ensino Médio e Educação Profissional

Municípios que participam da matrícula via internet:
 
Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d'Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, Salvador, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Documentos necessários:
 
- Original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da escola (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias);
- Original e cópia de certidão civil ou RG; 
- Original e cópia do CPF (obrigatório para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio); 
- Original e cópia do comprovante de residência; 
- Código do SETPS (constante do Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.
..

Lagoa Grande e a polêmica do transporte da rede Estadual de ensino. A dívida do Estado com município já chega a quase 1 milhão de reais

Por Sérgio Martins

Quem já ouviu os ditados populares: "Cada um cuida do seu e Deus cuida de todos" e "Tudo o que é combinado não sai caro? ". Parece que estas máximas não surtem nenhum efeito para o governo do Estado e nem para a equipe que cuida da gestão da secretaria estadual de Educação. Além de não honrar os compromissos financeiros de repasses para a Prefeitura de Lagoa Grande o Governo do Estado cruzou literalmente os braços no que diz respeito aos repasses para os transportes dos alunos da rede estadual para este ano...