Foram encontrados 262 registros para a palavra: industria

Deputado eleito se junta à luta da bancada federal para manter incentivos para indústria de veículos da Bahia

Após uma semana de articulações e reuniões em Brasília, o deputado estadual eleito Tum (PSC) retornou a Bahia com a confirmação do recuo de senadores e deputados em relação à Medida Provisória 843/2018 (Rota 2030), que renova os benefícios fiscais para a indústria de automóveis no Nordeste. Aprovada na semana passada por uma comissão especial, a proposta previa, inicialmente, incentivos somente para montadoras instaladas no estado de Pernambuco. 

Nos últimos dias, o deputado recém-eleito esteve em Brasília para articular junto à bancada baiana no congresso uma solução que mantivesse os incentivos à indústria automotiva baiana. "A articulação, com deputados federais e senadores deu resultados positivos. Uma proposta debatida e apresentada pela bancada baiana construiu um texto aglutinativo que protege a indústria baiana. O novo texto foi acolhido pela comissão especial e estendeu os benefícios fiscais para as montadoras instaladas no Nordeste até 2025", explicou Tum. ..

Deputado Roberto Carlos garante a implantação de mais uma indústria em Juazeiro

O deputado Roberto Carlos (PDT) participou de uma reunião com o Diretor Presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia – SUDIC, Jairo Vaz, para garantir a implantação de mais uma indústria em Juazeiro, que vai gerar mais emprego e renda.

Segundo o parlamentar, o que se pretende é garantir o desenvolvimento econômico na região, buscando atrair mais investimentos, possibilitando ao empresariado condições para implantação e consolidação de novos empreendimentos...

Geração de Empregos: Rogério Filho já trabalha pela instalação de indústrias no Pólo II COFENIX

Mesmo antes da posse, o recém-eleito Deputado Estadual Rogério Andrade Filho (PSD), já está trabalhando para cumprir os compromissos de campanha. Nesta terça-feira, 23, Rogério Filho se reuniu com o Presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, solicitando apoio para que o projeto de Autorização Legislativa que permite que o Governo do Estado legalize a situação dos terrenos para instalação de indústrias no Pólo Industrial II COFENIX em Santo Antônio de Jesus, seja votado e aprovado com brevidade.

Hoje 10 empresas já estão com protocolos de intenções assinados, aguardando autorização para instalação. Se o projeto for aprovado, todas essas indústrias poderão se instalar em Santo Antônio de Jesus, gerando empregos para a cidade e para a região. Em suas redes sociais, Rogério Filho informou que o PÓLO DISTRITO II COFENIX  já dispõe de toda infraestrutura, com vias pavimentadas com asfalto, rede de energia instalado e projeto de abastecimento de água já aprovado pela EMBASA...

ESPAÇO DO LEITOR: LEITOR DENUNCIA CRIME AMBIENTAL NO DISTRITO INDUSTRIAL DE PETROLINA.

Antes (DIPE).

..

Evento gratuito discutirá competitividade e internacionalização da indústria, em Petrolina

Discussão necessária para empreendedores que desejam expandir seus negócios, a internacionalização de uma empresa é um processo complexo que requer conhecimento de mercado e competitividade. Visando contribuir com o assunto, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realiza no SENAI de Petrolina a palestra ‘Como fomentar a internacionalização da sua indústria’, que ocorre nesta quarta-feira (29), às 18h, com entrada gratuita.

Análises dos cenários brasileiro, pernambucano e do Sertão do São Francisco serão traçadas pelo palestrante Maurício Laranjeira, convidado pela entidade representativa para abordar ainda as ferramentas necessárias para a internacionalização e como instituições como a FIEPE podem ajudar durante o processo. O evento deve ir até às 20h30 e é destinado a estudantes, gestores, empresários e interessados no tema...

Prefeitos discutem fiscalização agroindústrias para promover saúde pública e segurança alimentar

Ontem  quinta-feira (23), os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reuniram-se em assembleia para discutir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Estavam presentes o Prefeito de Canudos e Presidente do Constesf, Genário Rabelo (Geo), o Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, a Prefeita de Sento-Sé, Ana Passos, representantes dos municípios de Sobradinho, Uauá e Campo Alegre de Lourdes e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O SIM é o serviço sanitário voltado para produtores familiares e tem a atribuição de inspecionar e fiscalizar agroindústrias que produzem e comercializam seus produtos a nível local. O objetivo do SIM é promover a saúde pública e a segurança alimentar de produtos de origem animal e seus derivados...

DOIS CORPOS SÃO ENCONTRADOS EM AVANÇADO ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO NO DISTRITO INDUSTRIAL EM JUAZEIRO

Nesta sexta-feira (27), O Instituto de Medicina Legal de juazeiro Bahia, foi informado que dois corpos haviam sido encontrados em estado de decomposição, prpximo ao posto Juazeiro e o Distrito industrial.

Até o momento a Polícia ainda não enviou informações sobre o fato e a possível identificação dos corpos...

Reunião define estratégia para novo distrito industrial em Petrolina

Uma comissão formada por representantes da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da prefeitura de Petrolina deve viabilizar estudos técnicos para construir no município um novo distrito industrial. A proposta surgiu durante reunião no gabinete do prefeito Miguel Coelho, na sexta-feira (20), e é considerada estratégica para a revitalização do parque industrial da região.

O encontro foi marcado com o objetivo de entregar ao prefeito as chaves da antiga sede da Federação, que foi transferida para o prédio do SENAI, na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro Vila Eduardo. Na reunião, o diretor administrativo da FIEPE, Felipe Coelho, enfatizou a importância que prefeitura teve ao ceder um espaço para a entidade, no Centro de Convenções, e que volta a ter a partir da iniciativa de criar o novo distrito, com gestão compartilhada...

Indústria propõe novo alerta em rótulos de alimentos para vetar aumento da obesidade

Em uma queda de braço com outras entidades, representantes da indústria de alimentos têm aumentado a pressão junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para incluir um modelo próprio de alerta sobre o teor de açúcar, gordura e sódio no rótulos dos produtos.

Hoje, as novas regras que mudarão as embalagens são alvo de discussão na Anvisa. O objetivo é ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e criar ferramentas para deter o avanço da obesidade no país, problema que atinge 18,9% da população adulta.

Relatório inicial da equipe técnica da Anvisa, no entanto, deu parecer negativo à proposta da indústria, que defende a inclusão de uma espécie de "semáforo nutricional" na frente dos rótulos. Agora, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) pressiona para pôr um modelo próprio de volta na mesa de discussões. Segundo o presidente-executivo da associação, João Dornellas, uma nova proposta foi apresentada nesta semana.

O modelo, ao qual a reportagem teve acesso, mantém o formato de semáforo, mas passa a trazer frases que indicam alto, médio ou baixo teor de açúcar, sódio e gorduras junto às cores vermelha, amarela e verde com maior destaque. Antes, a proposta enviada à agência dava menor espaço às cores e usava letras e números pequenos.

A medida representa nova ofensiva da indústria na tentativa de reverter a avaliação favorável da Anvisa a modelos semelhantes aos defendidos pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e entidades de defesa do consumidor.

Por essas propostas, o rótulo traria um símbolo de advertência sempre que há excesso de um desses ingredientes apontados como fatores de risco para obesidade e doenças crônicas. Não haveria, assim, sinais diferentes para baixo ou médio teor, assim como ocorre no semáforo. O argumento de entidades pró-consumidores é que essa mistura de informações poderia levar a uma interpretação errada sobre quão saudável é um produto.

Já a indústria alega que modelos de advertência subestimam o poder de decisão do consumidor. "Quando bem informado, ele tem o direito de fazer suas escolhas. Mas esse modelo parte da premissa de que ele não tem autonomia ou não sabe escolher", diz Wilson Mello, presidente do conselho diretor da Abia.

Na última semana, representantes das indústrias dos países do Mercosul estiveram em Brasília e assinaram uma carta em que defendem que uma eventual mudança nos rótulos seja acordada de forma única entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

"Ter legislações diferentes em cada um dos países só vai atrapalhar o processo de integração vai inviabilizar o comércio exterior. Imagina cada indústria ter que preparar um tipo de embalagem para cada um dos países?", diz Mello.

Em outra frente, a Abia obteve uma liminar que prorroga até o dia 24 de julho o final do prazo de uma consulta pública que terminaria na terça-feira (10). O argumento é que o prazo de 45 dias, que coincidiu com a greve dos caminhoneiros e Copa do Mundo, seria insuficiente para apresentar estudos e discutir o relatório. Também poderia colocar em risco a comprovação técnica do impacto da mudança, informa. A Anvisa afirma que já reativou a consulta, mas que pretende recorrer da decisão.

Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a tentativa da indústria em estender o processo causa estranheza. "O momento para que setores da sociedade enviassem suas propostas, modelos de rotulagem e estudos já foi aberto e respeitado. Esse tipo de manobra é uma tentativa de adiar o processo", afirmou em nota o advogado do instituto, Igor Rodrigues.

Até esta terça, 2.858 pessoas já tinham enviado sugestões ao processo. Deste total, 60% se identificaram como consumidores e, 18%, como profissionais de saúde. A Anvisa afirma que ainda não finalizou a análise das contribuições. A previsão é que uma proposta de norma com base nas sugestões seja elaborada até o fim deste ano.

Apesar da disputa entre as entidades, em um ponto a maioria dos que participaram da consulta concorda: é preciso mudar os rótulos. Ao todo, 90% dos que enviaram sugestões para a consulta disseram ter grande dificuldade em identificar o teor nutricional dos alimentos com base nas informações das embalagens atuais, segundo estatísticas preliminares da Anvisa. A agência afirma que todas as propostas serão avaliadas e consideradas na decisão final e diz que o relatório fez uma avaliação robusta do cenário internacional e da literatura científica disponível...

Rio São Francisco: Cientistas desenvolvem produtos com resíduos da indústria vinícola

A partir do aproveitamento integral de resíduos da indústria de vinho, cientistas desenvolveram insumos de alto valor agregado para os ramos alimentício, farmacêutico, de cosmética e de mobiliário. Ingredientes funcionais, corantes naturais e nanocristais de celulose são alguns dos produtos criados por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), que há mais de oito anos estudam soluções para um dos mais nobres resíduos industriais: o bagaço da uva.

O processo de aproveitamento integral dos resíduos da produção de vinhos, espumantes e sucos de uva pode ser implantado na linha de produção industrial com equipamentos simples e de baixo custo. Inclui em sua primeira etapa a extração de compostos antioxidantes (compostos fenólicos incluindo as antocianinas) da casca da uva, sem as sementes...

Agricultores familiares de Sobradinho vão contar com uma agroindústria de polpa de frutas

A cadeia produtiva da Fruticultura do município de Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco, vai receber novos investimentos do Governo Estado. Nesta segunda-feira (11), foi assinado convênio, no valor de R$ 2,1 milhão, para a construção de uma unidade de beneficiamento de frutas na zona rural do município, que beneficiará 275 famílias.

O convênio foi firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR),  por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e a Cooperativa Vale Agroinsdustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso)...

Distrito Industrial de Juazeiro ganha nova gestão

Termo de cooperação foi firmado entre SDE, Sudic e associação de empresas da região

A Associação das Empresas do Distrito Industrial do São Francisco (Aedisf) passa a administrar o Distrito Industrial de Juazeiro, conforme acordo de cooperação assinado nesta terça-feira (05) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic). O objetivo é de modernizar, descentralizar a administração e dar resultados efetivos ao investidor...

INDÚSTRIA QUER SOLUÇÃO PARA GREVE DOS CAMINHONEIROS

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e seus 43 Sindicatos Empresariais consideram inaceitável a condução da greve dos caminhoneiros, por parte de suas lideranças e das autoridades, e acompanham com extrema preocupação os desdobramentos desse movimento, que bloqueia estradas e provoca problemas de desabastecimento no país.

Os sérios impactos dessa greve prejudicam de tal forma a população, que é preciso garantir a circulação de mercadorias e insumos, sendo necessário intensificar, urgentemente, o uso de todos os instrumentos públicos na defesa da sociedade como um todo...

MOTOCICLISTA MORRE EM ACIDENTE NO DISTRITO INDUSTRIAL DE PETROLINA

Mais um grave acidente foi registrado na manhã dessa sexta-feira (18) no Distrito Industrial de Petrolina e culminou com um motociclista morto. Segundo testemunhas, a vítima conduzia uma moto esportiva, tipo Motocross quando foi atingido de frente por um ônibus.

A vítima morreu com o impacto da batida. O veículo no qual ele estava pegou fogo e ficou completamente destruído. O ônibus que transportava funcionários de uma empresa, também ficou com a parte da frente danificada...

Senador Fernando Bezerra defende carro híbrido como forma de preservação de empregos na indústria automotiva

Preocupado com a manutenção dos empregos na indústria automotiva, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, o aprofundamento da discussão sobre um projeto de lei, em tramitação no Senado, que proíbe a comercialização e circulação de carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel, por exemplo). Ao pedir vistas do PLS 454/2017 e propor audiências públicas para o amadurecimento do tema, Fernando Bezerra apontou o carro híbrido como medida de transição dos motores de combustão para os elétricos.

“O carro elétrico é um caminho, sim. Mas, o carro híbrido é muito importante para o Brasil; especialmente para o agronegócio e a produção de etanol, que foi o combustível que o país escolheu incentivar”, afirmou o vice-líder do governo no Senado, ao destacar que o setor automotivo é responsável por 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor industrial. “Eu fico sempre muito desconfiado de entrarmos nestas ondas que vêm de fora. Penso que o Brasil pode construir seu próprio modelo (de migração para o carro elétrico), aproveitando as condições oferecidas pelo agronegócio e também a biomassa, o biocombustível. Talvez, para o Brasil, faça sentido ter o carro híbrido por mais uns 50 anos porque isto pode ser melhor para a economia nacional”, acrescentou...

IF SERTÃO divulga chamada pública nominal para vagas remanescentes dos cursos de Agricultura, Agroindústria e Zootecnia

O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE divulgou o Edital nº 04/2018, referente à chamada pública nominal 2018.1 do Processo Seletivo para preenchimento de vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes de Agricultura, Agroindústria e Zootecnia. 

De acordo com o edital, os candidatos constantes na lista de espera deverão comparecer ao auditório do campus Petrolina Zona Rural, com a documentação necessária para matrícula, no dia 5 de abril, às 9h30. A seleção dos candidatos obedecerá a ordem decrescente de nota final do Processo Seletivo 2018. ..

IBAMETRO PASSA A OFERECER NOVOS SERVIÇOS AO SETOR INDUSTRIAL BAIANO

Nesta terça-feira, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, entregou à população baiana dois empreendimentos instalados na sede do Centro Industrial de Aratu (CIA): novo parque de laboratórios metrológicos e parque de verificação de caminhões-tanque, com capacidade duplicada. 

Participaram da solenidade o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, o representante do Inmetro, Daniel Ramos, os deputados Estaduais Roberto Carlos e Euclides Ferreira, além de outras lideranças políticas, sociais e empresariais. As autoridades percorreram, juntamente com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, as instalações da unidade para conhecer de perto as atividades em funcionamento. 

Frutos de um investimento de aproximadamente R$2,5 milhões, os parques visam atender não só empresas baianas, notadamente indústrias, como também das regiões norte, nordeste e até mesmo sul e sudeste do país. Como resultado, o Ibametro passa a desempenhar um papel ainda mais expressivo na economia do Estado. ..

SAAE responde ao leitor que reclamou da situação no Distrito Industrial

O leitor Charles Fernandez em mensagem ao Blog na manhã desta quinta-feira (15) reclamou de uma situação que já perdura há mais de um mês no Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro (Veja aqui).

Em nota o SAAE responde ao leitor e cidadãos que acompanham este Blog. Confiram:..

LEITOR RECLAMA DE LAGOAS NO DISTRITO INDUSTRIAL DE JUAZEIRO

O leitor Charles Fernandez em mensagem ao Blog na manhã desta quinta-feira (15) reclamou de uma situação que já perdura há mais de um mês no Distrito Industrial do São Francisco em Juazeiro e que está oferecendo um certo desconforto às empresas ali localizadas, ou para quem reside nas redondezas e utiliza as vias do distrito para chegar em casa.

As estradas estão tomadas de água, verdadeiras lagoas. Ele não soube precisar se em razão das chuvas ou do vazamento da rede de água. “Geraldo estou enviando fotos do Distrito Industrial no João Paulo II, por traz da Icofort. Acho uma vergonha, pois na mesma localidade existem órgãos da prefeitura. Há mais de um mês está assim” reclamou Charles Fernandez...

SAAE comunica falta de água no Distrito Industrial e bairro João Paulo II

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica aos moradores do Bairro João Paulo II e comerciantes do Distrito Industrial que o fornecimento de água foi suspenso na manhã dessa terça feira (27) nessas duas comunidades, por conta do rompimento da rede principal. As equipes já estão fazendo o devido reparo e o abastecimento será normalizado por volta das 13h. A equipe vai aproveitar o período sem água para tirar o vazamento da quadra 14, número 19 - serviço solicitado por moradores.

 ..