Foram encontrados 198 registros para a palavra: empreendedorismo

BAHIA RECEBE O MAIOR EVENTO DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DO MUNDO

Entre os dias 16 e 19 de agosto, Porto Seguro (BA) receberá o 24º Encontro Nacional das Empresas Juniores (ENEJ). Com o tema “Nós: Aqui e agora”, o objetivo do evento é unir empresários juniores de diferentes estados e representantes de grandes empresas para trocar experiências, aprender e discutir sobre a atuação do Movimento Empresa Júnior na sociedade.

Realizado pela Brasil Júnior, instância que representa Empresas Juniores brasileiras, e organizado pela Federação das empresas juniores do estado da Bahia (UNIJr-BA), o evento retorna ao Estado pela quarta vez. “O objetivo do ENEJ 2017 é inspirar, capacitar e conectar os estudantes universitários de todo País, além de contribuir diretamente com a educação empreendedora brasileira e tornar os jovens mais conscientes do papel que eles possuem de transformar nosso País em um lugar melhor”, diz Andrei Golfeto, presidente da Brasil Júnior...

Empreendedorismo é destaque na Feira de Caprinos e Ovinos de Itamotinga

No último fim de semana, produtores, compradores e visitantes estiveram no distrito de Itamotinga para a sexta edição da Feira de Caprinos e Ovinos, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho.

A novidade do evento ficou por conta da Feira do Empreendedor. De acordo com a Agência de Desenvolvimento Econômico a proposta é fomentar a comercialização dos produtos (doces, geleias, queijos, biscoitos, artesanatos, etc) oriundos dos distritos de Juazeiro. “Percebemos a necessidade de valorizar e ampliar a comercialização dos produtos feitos pelos pequenos empreendedores da zona rural. São dezenas de pessoas que trabalham com produtos da culinária, artesanato e que querem ampliar a sua comercialização. As feiras possibilitam além da comercialização a oportunidade de firmar futuros negócios”, explicou a secretária Maraiza Carvalho...

Codevasf cria alternativas de renda e estimula empreendedorismo no semiárido

Confecções e bordados, pães e doces, cereais beneficiados. Atividades que geram trabalho e renda para centenas de famílias de produtores em comunidades rurais do semiárido vêm sendo fomentadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que assim cria alternativas à produção agrícola, estimula o empreendedorismo e diversifica a economia local.

A estratégia é capacitar as famílias rurais e estruturá-las com equipamentos como máquinas para beneficiamento de cereais, kits de panificação e máquinas de corte e costura, que são adquiridos com recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares...

SAAE incentiva o empreendedorismo nas comunidades contempladas com o esgotamento sanitário

A dona de casa Maria Auxiliadora Euclides Santos, só cursou até a quarta série do Ensino Fundamental, mas a vontade de crescer na vida a levou a participar de diversos cursos, acumulando experiência e conhecimentos. Dora, como é conhecida no Tabuleiro, onde reside há mais de 15 anos, é uma das 16 moradoras do bairro que participaram do curso de produção de produtos de limpeza, oferecido pelo setor social do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro, nas comunidades onde estão sendo realizada a obra do esgotamento sanitário.

O curso, segundo a assistente social do SAAE, Rozana Oliveira, objetiva, além de melhorar a renda familiar destas famílias, contribuir para um meio ambiente mais limpo, já que, um dos principais ingredientes para a fabricação de sabão é o óleo de cozinha usado, o maior provocador dos entupimentos nas redes coletoras de esgoto. "Cada litro de óleo que deixa de ser despejado no ralo da pia é uma enorme contribuição para um ambiente cada vez mais limpo, pois este produto acaba solidificando nas redes causando grande prejuízo ao SAAE. Com o curso, as donas de casa além de deixar de comprar produtos de limpeza vão poder comercializar sabão, detergente, amaciante de roupas, sabonete e desinfetante ganhando um dinheiro extra", explica Rozana...

Cinco municípios vão implantar disciplina de empreendedorismo em sala de aula

Estudantes do ensino fundamental de escolas públicas em Sobradinho, Remanso, Sento Sé, Canudos e Paulo Afonso, no Norte da Bahia, vão aprender na sala de aula noções de empreendedorismo. Durante um ano, as escolas classificadas no edital do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, vão inserir a disciplina de empreendedorismo na grade curricular da escola ou por meio de atividades extras. Em todo o estado, 43 municípios serão beneficiados.

O objetivo do programa é disseminar o empreendedorismo no ensino formal e despertar nas crianças características empreendedoras que as tornem no futuro jovens e adultos inovadores e atuantes. Assim, o curso, aliado a um ambiente de aprendizagem, incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, novas experiências, além do espírito de coletividade...

Engenheiro da Microsoft realiza palestra em Petrolina, sobre empreendedorismo e novas carreiras

Para os entusiastas dos ramos da Tecnologia e do empreendedorismo uma boa notícia, o Vale do São Francisco irá receber nesta sexta, dia 31 a palestra do Engenheiro de Computação, Alex Kondera que também é Líder da maior Rede Social de Desenvolvedores de Software do Brasil (DEVBrasil). O evento intitulado "VISUAL STUDIO LAUCNH 2017" acontecerá no Auditório da Faculdade Maurício de Nassau, às 19 h, e será uma comemoração ao 20º aniversário da Visual Studio.

Durante o evento serão apresentadas as novidades da maior plataforma de desenvolvimento do mercado, novas carreiras e novas oportunidades de negócios. Será um momento de integração entre estudantes, profissionais de diversas áreas e empresas especializadas em tecnologia mediada pelo Palestrante Oficial da Microsoft. O engenheiro já palestrou em eventos como o, Microsoft TECHED 2011 em São Paulo, Feira do Empreendedor SEBRAE Bahia e acumula mais de 100 palestra técnicas e de lançamentos da Microsoft ...

Edital inscreve escolas públicas em educação empreendedora

Ensinar sobre empreendedorismo e desenvolver características empreendedoras em crianças e adolescentes são os principais objetivos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Escolas públicas de ensino fundamental interessadas em participar desta iniciativa do Sebrae já podem fazer inscrições, por meio das secretarias municipais de educação. A aprovação da instituição no edital vai possibilitar a capacitação de professores que levarão o comportamento empreendedor para as salas de aula. 

Todo o processo está disponível no edital, pelo site, e cada cidade pode encaminhar uma proposta com, no máximo, duas escolas onde deseja implantar a metodologia durante esse ano letivo e mais o de 2018. Propostas e documentos produzidos em meio digital devem ser enviados para análise até o dia 22 de fevereiro, e, se via postagem, até o dia 24. As inscrições contempladas serão conhecidas no dia 10 de março, por meio do site. ..

Oficina sobre empreendedorismo movimenta unidade regional da FIEPE em Petrolina – PE

O cenário atual e as tendências de mercado foram alguns dos temas abordados nesta quarta-feira (30) no auditório da Unidade Regional da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, em Petrolina – PE, durante a oficina Empreendedorismo: driblando a crise.

Ministrada pelo professor, economista e especialista em Gestão Empresarial de Negócios, Felipe Dantas Barreto, a capacitação atraiu um bom público de empresários e gestores principalmente do segmento industrial. O evento que começou às 8h e prosseguiu até às 17h, tratou ainda de assuntos a exemplo dos fundamentos da visão empreendedora, foco, meta e visão, perfil das empresas, público alvo e como prospectar de maneira inteligente em tempos de crise...

Univasf e IF Sertão-PE realizam III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE) promovem o III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro. O evento visa incentivar o desenvolvimento regional por meio da inovação, aproximando o setor produtivo das instituições de ciência e tecnologia e dirige-se a servidores das duas instituições, pesquisadores, empresários e pessoas interessadas em inovação tecnológica. 

As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo site até o início do Workshop. As atividades acontecerão no dia 8 de dezembro, no Campus Petrolina Centro da Univasf; e no dia 9, no Campus Petrolina do IF Sertão–PE. O credenciamento dos participantes será feito de forma presencial no dia 8, das 8h às 9h30, no auditório da biblioteca da Univasf, mediante a apresentação de documento de identificação com foto. 

A solenidade de abertura será realizada a partir das 9h30 no auditório da biblioteca da Univasf e terá a participação do reitor, Julianeli Tolentino de Lima; da reitora do IF Sertão–PE, Maria Leopoldina Veras Camelo; da diretora institucional do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univasf (NIT - Univasf), Vivianni Marques; e da coordenadora do NIT do IF Sertão–PE, Alessandra Sousa Cordeiro. 

No evento, serão discutidos temas relacionados à inovação tecnológica, propriedade intelectual, empreendedorismo, transferência de tecnologia, entre outros assuntos. Haverá palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações culturais. A diretora do NIT e professora do Colegiado de Engenharia de Produção da Univasf, Vivianni Marques, destaca que serão abordadas as temáticas “Resultado para sua pesquisa”, “Solução para os negócios”; “Cidades inteligentes”; “Patentes em projetos de P&D e negócios”; “Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”; “Cidades inteligentes”, entre outras. A programação detalhada está disponível no site do Workshop.

Segundo Vivianni, o evento incentiva a proteção intelectual para pesquisas desenvolvidas internamente ou em parcerias com empresas. “Além de propiciar espaço para a discussão sobre inovação e empreendedorismo, promove a consolidação de parcerias”, observa. O III Workshop de Inovação e Empreendedorismo do Vale do São Francisco é organizado pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Univasf e do IF Sertão-PE, pela Incubadora do Semiárido do IF Sertão-PE e pela Associação TI do Vale. 

..

Avanços no empreendedorismo em Petrolina

Na última sexta-feira, 07, o Município de Petrolina atingiu a condição de município com Políticas de Desenvolvimento da Lei Geral implantada que apoia a Micro e Pequena Empresa, resultando na conquista deste novo indicador que possibilita o ambiente de negócios propício e favorável para os pequenos empreendedores locais. Fruto de um trabalho desenvolvido pela Agência Municipal do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Receita Municipal, Sebrae, com forte iniciativa do Prefeito Julio Lossio com visão de empreendedora para fortalecimento e desenvolvimento deste município.

Nesta última fase, se conquistou a posição de 100% realização nos seguintes Eixos: Atores de Desenvolvimento (Parcerias, Autarquias e Secretarias Municipais); Compras Públicas, Fortalecimento nas Compras locais (prestigiando os micro e pequenos empreendedores, contribuindo para circulação dos negócios dentro do município); Rede Simples (melhoria, integração, simplificação do sistema de consultas) e implementação de Sala do Empreendedor com equipe capacitada pelo Sebrae para atender a demanda de pequenos negócios formais e informais existentes no município, onde os mesmos receberam capacitações e orientações quanto a formalização, treinamentos e consultorias, prestando o serviço um serviço mais qualificado e diferenciado comunidade. Esta foi à condição para a implantação de Políticas de Desenvolvimento implantadas neste município. Lembrando que dos  185 municípios existentes no estado de Pernambuco apenas 4 municípios implementaram a Lei Geral e Petrolina está entre os 4...

CHARLES LEÃO DEBATE TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E ROBÓTICA COM PROFESSORES DE ENGENHARIA DA UNIVASF

O candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS), foi recebido nesta segunda-feira (12), pelos professores Valdner Daízio Ramos (Administração), José de Castro (Eng. Mecânica), Braurilo Gonçalves (Eng. da Computação) e  Ricardo Argenton (Eng. da Computação) da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, para conhecer a proposta da Fundação Instituto de Tecnologia e Ciência do Vale do São Francisco - FUTEC, que foi recém criada na busca de aprimorar o conhecimento tecnológico, e dar suporte aos jovens de Juazeiro, através  influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nos empreendimentos humanos.

“A Univasf tem um potencial extraordinário, que pode possibilitar, através das Engenharias, grandes projetos para essa região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, para empreendimentos. Ensinar empreendedorismo é muito mais que uma disciplina, isso mexe com as famílias e com a cidade.  Graças ao projeto, estaremos criando um corpo digital, que futuramente pode ser um centro de referência tecnológica para empresas, a economia, a sociedade, a infraestrutura, o meio ambiente e a gestão pública. Ficamos muito felizes com a vinda do candidato Charles Leão, e seu interesse pelo desenvolvimento tecnológico para Juazeiro.” comentou o professor doutor Braurilo Gonçalves do curso de Engenharia da Computação...

Evento debate empreendedorismo como alternativa para o desemprego de jovens

O empreendedorismo é uma alternativa para solucionar o alto índice de desemprego dos jovens brasileiros, que alcançou 26,36% este ano, mais do que o dobro da média nacional (11,3%), segundo o IBGE. O tema esteve em discussão no seminário "Juventude Empreendedora, A Saída para um Brasil Forte e Competitivo", promovido pela Fundação Liberdade e Cidadania e a Juventude Democratas, na manhã deste sábado (13), no Hotel Real Classic, em Salvador.

Vontade não falta aos jovens para empreender no país, mas o ambiente é hostil. De acordo com o cientista político Murilo Mendes, um dos palestrantes, 60% do segmento populacional na faixa entre 18 e 24 anos quer ter seu próprio negócio. "O problema são os entraves que dificultam o empreendedorismo no Brasil", explicou ele, citando a burocracia e a falta de acesso ao crédito...

Palestra incentiva educação empreendedora em universidades

Levar o empreendedorismo para a sala de aula das universidades e preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos da palestra “Soluções de Educação Empreendedora para o Ensino Superior”, que será realizada nesta terça-feira, dia 21, das 9h às 11h, na sala de treinamento do Sebrae, em Juazeiro.

Voltada para gestores, professores e coordenadores de universidades públicas e privadas de Juazeiro, a palestra ministrada pelo analista da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, André Gustavo Barbosa,  vai apresentar as soluções da instituição e propor parcerias com universidades para  implementar ações empreendedoras no ensino superior...

Curso mostra como melhorar o desempenho de um negócio

Ao decidir abrir um novo negócio ou aperfeiçoar um já existente, o empreendedor busca inovação. Foi pensando nisso que a microempreendedora individual, Maria da Conceição Hélio, participou do curso "Transforme sua ideia em modelo de negócio", realizado pelo Sebrae, em Juazeiro, na última sexta-feira, 13. A capacitação preparou os potenciais empreendedores e empresários iniciantes a colocar no papel todas as ideias de negócios e projetos, e analisar, junto com especialistas e os colegas de turma, a viabilidade do empreendimento.

Maria iniciou um negócio na área de estética há três anos, por enquanto foca no tratamento facial, mas os planos da empresária é ampliar os serviços, abrir um espaço permanente de bem estar, com diversos segmentos, e criar um evento anual para debater técnicas e benefícios da naturopatia, acupuntura, ginástica cerebral, massagem e água magnetizada.

"Durante a oficina, o participante percebe como transformar o que ele imagina em um negócio. A minha meta é melhorar a administração e desempenho do meu negócio. Ainda não tenho estrutura física adequada para ampliar os serviços, mas esse é um dos meus projetos e junto com os colegas discutimos o planejamento do negócio, minimizamos custos e buscamos entender as necessidades dos clientes, para torná-los público alvo. Encontrei conhecimento para aplicar na prática e ter sucesso no meu negócio", contou a empreendedora...

Prefeitos baianos são premiados por fomentar o empreendedorismo

Sete prefeitos baianos foram reconhecidos na noite desta quarta-feira, 27, na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por fomentar o empreendedorismo. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, e premiou projetos que apresentaram resultados de estímulo à criação e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Foram premiados os prefeitos ACM Neto, de Salvador, na categoria Melhor Projeto Municípios Integrantes do G100; Charles Fernandes, de Guanambi, em Melhor Projeto; Claudevane Leite, de Itabuna, na categoria Desburocratização e Formalização; Igor Nunes, de Tucano, em Pequenos Negócios no Campo; Jabes Ribeiro, de Ilhéus, na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária; Jefferson Andrade, de Madre de Deus, em Inovação e Sustentabilidade; e Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, em Implementação e Institucionalização da Lei Geral. Esta edição bateu recorde de participação na Bahia, com a inscrição de 113 prefeitos e 116 projetos.

..

Prefeito Luiz Vicente Berti se destaca por fomentar o empreendedorismo

O Prefeito Luiz Vicente Berti participou ontem (27), em Salvador, na 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e premiou projetos que apresentaram resultados de estímulo à criação e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. O Prefeito de Sobradinho foi um dos 14 prefeitos baianos finalistas, entre os 113 inscritos no concorrido prêmio, que reconhece iniciativas de incentivo ao empreendedorismo e práticas de inovação no serviço público. 
 
Sobradinho concorreu na categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto "Desenvolve Sobradinho", implantado no município com o objetivo de enfrentar os graves problemas econômicos, fortalecendo a economia local através de ações que incentivam o empreendedorismo. Em 2014 , Luiz Vicente Berti também se destacou no prêmio Prefeito "Empreendedor ", com o projeto "Sobradinho Sustentável" , que introduziu o pescado na merenda escolar. 
 
"Esse prêmio é o reconhecimento de todo nosso esforço em encontrar alternativas que fortaleçam a economia local e apoiem as micro e pequenas empresas, que geram emprego e renda no nosso município. Ser, mais uma vez, finalista deste prêmio tão importante e de credibilidade, já é uma vitória para Sobradinho. Ser destacado entre mais de cem prefeitos inscritos, ficando entre os 14 finalistas, nos incentiva ainda mais a desenvolver uma gestão inspirada no espírito empreendedor. Uma conquista de todo povo de Sobradinho" declarou Luiz Vicente Berti.
 
"Empreender é uma atividade de risco e que demanda capacitação e um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios, que pode ser estimulado pela gestão pública. As micro e pequenas empresas são as mais geram empregos no país e importantes distribuidoras da produção local, em especial nos municípios de menor porte. É fundamental olhar para o pequeno, que no futuro vai ser grande", afirmou o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado. ..

Empreender e gerir um pequeno negócio são temas de oficina na Facape

Empreender, inovar e desenvolver potenciais negócios foram os principais assuntos de uma oficina realizada na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O evento reuniu empresários, professores, microempreendedores, estudantes e pessoas que desejam empreender.

A iniciativa contou com o apoio do Sebrae, da Agência Municipal do Empreendedor (AGE) e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Ao todo, foram dois momentos: ‘Mentalidade empreendedora’, com Alex Mazalti, e ‘SEI crescer’, com Ricardo Cantarelli. A ideia foi despertar no público o espírito empreendedor e orientar aqueles que estão iniciando seus pequenos negócios...

Julho das Pretas: Prefeitura de Juazeiro oferta cursos de qualificação para mulheres quilombolas

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vai ofertar na programação do 'Julho das Pretas', cursos de qualificação para mulheres dos quilombos do município. Os cursos são de fabricação de sequilhos, sandálias personalizadas, salgados diversos e tranças e turbantes afro.

Os cursos irão ocorrer no Quilombo Alagadiço, nos dias 22 e 23 de julho, das 8h às 14h. Podem participar mulheres que residam nos quilombos do Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas...