A apenas alguns meses da Black Friday 2024 – que acontece dia 29 de novembro – as expectativas do varejo para a data são altas. A estimativa é de que o alcance em vendas seja de R$ 7,6 bilhões, 10% maior do que no ano passado, segundo pesquisa da Haus, divulgada em agosto.
A data é um dos momentos mais movimentados e aguardados do calendário, tanto pelos lojistas quanto pelos consumidores. Uma época tão movimentada como essa necessita de meses de preparo para que seja um "sucesso". É o que explica Hélcio Lenz, diretor-presidente da América Latina da Körber Supply Chain Software.
Apesar da intenção de consumo para 2024 – 55% dos brasileiros já revelaram que pretendem comprar e 43% pretendem gastar mais do que no ano passado, segundo pesquisa da Dito e Opinion Box, divulgada também em agosto – o mercado lida com um cenário de consumidores cada vez mais exigentes. Os resultados da Black Friday de 2023 comprovam isso, já que o faturamento recuou 15,1%, quando comparado com o mesmo período de 2022 – os dados são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust...