Foram encontrados 3 registros para a palavra: gestão de recursos

Faculdade Senac chega a Petrolina com cursos de Gastronomia e Gestão de Recursos Humanos

Com o objetivo de interiorizar ainda mais a educação superior no Estado e para suprir as demandas do mercado de trabalho por profissionais qualificados, a Faculdade Senac Pernambuco chega a Petrolina. No Sertão, a instituição, que já conta com Faculdade no Recife e em Caruaru, oferecerá os cursos superiores de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, a partir de fevereiro de 2019. O vestibular é gratuito e será uma redação. O candidato pode agendar o melhor dia e horário para realizar a prova. 

Os dois cursos têm duração de cinco semestres cada, o que corresponde a um período de dois anos e meio. Serão ofertadas duas turmas, uma por curso, com 40 vagas cada, e as aulas acontecerão no turno da noite. As inscrições podem ser feitas online, pelo site www.faculdadesenacpe.edu.br,ou de forma presencial na própria instituição, localizada na Rua Projetada, 650, bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina, de segunda a sexta, das 8h às 20h. O candidato também pode ingressar na Faculdade Senac Pernambuco como portador de diploma, transferência de outra instituição de ensino superior ou com a nota do ENEM, devendo entregar o boletim de desempenho na secretaria da unidade. ..

Presidente do CBHSF questiona, no 22º Simpósio da ABRH, se há gestão de recursos hídricos no Brasil

“Será que nós temos, de fato, gestão de recursos hídricos no Brasil?” O questionamento partiu do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo de Miranda Pinto, na mesa intitulada Superficial ou subterrânea, a água é a mesma? E a gestão? realizada na tarde desta segunda-feira (27 de novembro), durante a programação do 22º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (ABRH), no Centro de Eventos Centro-Sul, em Florianópolis (SC). Sob os olhares atentos de uma plateia formada por mais de 200 pessoas – entre pesquisadores, técnicos e estudiosos do tema, o presidente do CBHSF participou da discussão juntamente com o professor titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) e vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas, Ricardo Hirata; o superintendente de Programas e Projetos da Agência Nacional de Águas (ANA), Tibério Magalhães Pinheiro e o doutorando em Hidrogeologia pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP), Roberto Kirchheim.

No início de sua apresentação, o presidente do CBHSF lançou indagações pontuais: “A gestão é suficiente para atingir o território de um país continental como o nosso e sensibilizar atores públicos, sobretudo num cenário que só se costuma valorizar três áreas centrais: educação, saúde e segurança?” perguntou. Na avaliação dele, a crise econômica passou a ser justificativa para colocar em segundo plano as pautas consideradas equivocadamente de “menor importância”, como a ambiental. Miranda chamou a atenção para o contexto de grande resistência à implementação de políticas públicas na área ambiental...

Estado inicia 2017 com investimento em informatização e gestão de recursos

O papel como o principal suporte para toda a documentação do Estado está com os dias contados. Para agilizar os processos administrativos, a Secretaria da Administração (Saeb) iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Além de diminuir o tempo de tramitação dos processos e as pilhas de documentos e arquivos, outra vantagem vai ser a redução de R$ 4,5 milhões anuais com a compra de papel A4. 

O Estado também já possui um sistema específico para a área de recursos humanos, implantado por meio do projeto RH Bahia. Oito empresas públicas e sociedades de economia mista começaram a utilizar o Sistema de Automatização dos Processos (SAP), um software de gestão mundialmente conhecido. ..