Foram encontrados 35 registros para a palavra: fuz

Sobe para 73 o número de fuzis apreendidos pelas Forças da Segurança em 2024 na Bahia

Com dois flagrantes na tarde desta terça-feira (29), subiu para 73 o número de fuzis apreendidos com integrantes de facções em 2024 na Bahia.

Os dois últimos casos aconteceram nos bairros de Itapuã e Alto do Cabrito, ambos na capital baiana. Dois homens e uma mulher acabaram presos em flagrante...

De janeiro a setembro de 2024, forças de segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis

Operações das Forças da Segurança da Bahia contra facções, realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2024, apreenderam 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023. O dado foi apresentado durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, promovida nesta segunda-feira (16).
 
O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Em números absolutos, a Polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023.
 
"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", destacou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, que acrescentou ainda que a DESARME, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado.
 
Para a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira "a apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos. Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado".
 
Combate a incêndios florestais
 
Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. O total de 59 municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
 
Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população.
 
As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).
 
Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências.
 
O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.
 
Risco
 
O oficial do CBM lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro.
 
"Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle", frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98.
  ..

SSP-BA localizou 78 chefes do tráfico, apreendeu 55 fuzis e realizou 12 mil prisões de janeiro a agosto

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado das operações de janeiro a setembro de 2024. O balanço aponta que foram realizadas 12 mil prisões, 78 lideres de facção foram detidos, e mais de 3 mil armas de fogo, entre elas 55 fuzis, foram apreendidas.

A divulgação dos números aconteceu em uma coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador...

Bahia registra quase 2 mil mortes violentas nos primeiros cinco meses de 2024; 26 fuzis foram apreendidos

A Bahia registrou 1.928 mortes violentas entre janeiro e maio de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), na segunda-feira (10). No mesmo período do ano passado, o estado registrou 2.162 ocorrências do tipo. O número representa uma redução de 10,8%.

O órgão de segurança pública considera como mortes violentas: homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte...

Bahia registra redução de 8,7% em mortes violentas e 25 fuzis são apreendidos desde janeiro

A Bahia registrou uma redução de 8,7% no índice de mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) entre janeiro e maio de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023.

O índice foi apresentado nesta quarta-feira (15), durante coletiva realizada pela Secretaria da Segurança Pública, no Centro Administrativo, em Salvador...

Ex-militar da Marinha é preso em flagrante com dois fuzis, pistola e mais de 100 munições de uso restrito

Um ex-militar da Marinha foi preso em flagrante, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, com pistola, fuzis e mais de 100 munições de uso restrito. A caixa com as armas encontrada por policiais estava escondida em buraco feito em um dos quartos da casa onde estava hospedado há cerca de 10 dias, no Loteamento São Severino.

O homem preso, que não teve o nome informado pela Polícia Federal (PF), tem 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mora em Salvador e não tem antecedentes criminais. A prisão dele aconteceu por volta das 14h da sexta-feira (10), mas foi divulgada apenas na manhã desta segunda-feira (13)...

Três policiais militares e um penal da Bahia são investigados por vender fuzis em aplicativo de mensagens

Três policiais militares e um penal, além de um outro comparsa que não é policial são investigados pela venda de fuzis em um aplicativo de mensagens.

Eles foram alvos da "Operação Mosquete", deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e Ministério Publico (MP-BA), que cumpriu nove mandados de busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (26), em Salvador...

Dois fuzis são apreendidos em menos de 24 horas em operações na Bahia; ações terminaram com quatro mortos em Juazeiro e Maragogipe

Dois fuzis foram apreendidos pelas forças de segurança da Bahia, em menos de 24 horas, durante operações policiais no estado, na terça-feira (9). As ações aconteceram nas cidades de Maragogipe e Juazeiro e terminaram com quatro homens mortos.

Maragogipe..

BA: 51 fuzis foram apreendidos este ano, até outubro

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, o número fuzis apreendidos é o maior da história

Ao menos 51 fuzis foram apreendidos entre janeiro e outubro de 2023 em operações policiais na Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do estado, as maiores apreensões de fuzis no ano ocorreram durante ações nas regiões de Tancredo Neves, Calabar e Valéria – bairros de Salvador.  ..

Cipe Caatinga realiza instrução de uso e manuseio do fuzil IWI ARAD calibre 5.56

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga), através do Polícia Militar da Bahia (PMBA), e do Comando de Policiamento em Missões Especiais (CPME), realizou nesta terça-feira (24), instrução de uso e manuseio do fuzil IWI ARAD calibre 5.56.

O Núcleo de Instrução da CIPE-Caatinga, ministrou instrução de uso e manuseio do Fuzil IWI ARAD. Nesta primeira etapa, 32 (trinta e dois) policiais militares tiveram instruções teóricas e práticas, onde aprenderam: montagem, desmontagem, manuseio, e por fim, realizaram disparos com munição real no stand de tiro...

Fuga em massa da Penitenciária Lemos de Brito na Mata Escura é impedida pela PM; fuzis e pistolas são apreendidos na ação

Policiais militares impediram a fuga em massa de presos da penitenciária Lemos de Brito, no bairro de Mata Escura, em Salvador, e apreenderam sete armas de fogo, cinco pistolas e dois fuzis, quase três mil munições, diversos carregadores de fuzil, coletes balísticos, roupas e celulares, no sábado (21).

De acordo com a Polícia Militar (PM), o material apreendido estava no entorno do complexo penal e foi apresentado à imprensa na manhã deste domingo (22) no Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos...

Com investimento de R$ 11, 4 milhões, 590 fuzis e 1.075 pistolas são entregues para Polícia Militar da Bahia

Quinhentos e noventa fuzis calibre 5.56 e 1.075 pistolas glocks foram entregues para unidades ostensivas e especializadas, na tarde desta segunda-feira (16), durante solenidade realizada no Quartel Geral da PM, no Largo dos Aflitos. O Governo do Estado investiu mais de R$ 11,4 milhões na aquisição dos armamentos.

Os fuzis da marca Iwi Arad de última geração possuem diferentes tipos de mira. Já as 1.075 pistolas Glock são do modelo 22, geração 5, calibre.40...

Fuzil e quase 40 kg de cocaína são apreendidos pela PRF em Barreiras na Bahia

Em uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), hoje (25), por volta das 17 horas, uma equipe de agentes conseguiu realizar uma importante apreensão de drogas e armas na BR 242, no município de Barreiras, oeste da Bahia.

A ação ocorreu durante uma fiscalização de trânsito a um veículo que trafegava com o farol apagado e acessório não permitido, levando a descoberta de um carregamento significativo de entorpecentes e armamento ilegal...

Forças de segurança apreenderam 36 fuzis no primeiro semestre de 2023 na Bahia, aponta balanço da SSP

No primeiro semestre de 2023 ações das forças de segurança apreenderam 36 fuzis no estado da Bahia. O número é maior que o encontrado em todo o ano de 2022, quando 22 armas desse tipo foram localizadas.

O número foi apresentado durante balanço semestral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência, na manhã desta quarta-feira (19)...

Trezes fuzis são apreendidos em ação com 4 suspeitos mortos e 2 PMs baleados; apreensão é a maior registrada na Bahia

Trezes fuzis foram apreendidas em uma operação policial que terminou com quatro suspeitos mortos e dois policiais baleados na madrugada desta segunda-feira (19), no bairro de Narandiba, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a apreensão foi a maior registrada em um só dia no estado, neste ano.

A operação foi deflagrada pelas policias Federal, Militar e Civil. Segundo informações da SSP-BA, os suspeitos atacaram rivais no bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador, e, quando retornavam para Tancredo Neves, onde tinham esconderijos na localidade do "Buracão", foram surpreendidos pelos policiais...

Com fuzil, revólveres e munições, homem é preso por posse ilegal de armas em Petrolina

Um homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de armas e munições de uso permitido e restrito em Petrolina, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, ele estava em posse de um fuzil calibre .556, um revólver calibre .357; um revólver calibre .38; uma pistola calibre .380; 140 munições calibre 9mm; 28 munições calibre 357 e três munições calibre .38.

A prisão ocorreu na segunda-feira (27) no bairro Parque Bandeirantes. Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão. O juiz pode decretar a prisão ou liberar para responder em liberdade...

Nove fuzis são apreendidos na Bahia nos dois primeiros meses do ano; confira histórico

Nove fuzis foram apreendidos na Bahia, nos dois primeiros meses de 2023. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), as últimas apreensões ocorreram no distrito de Bedengó, em Uauá, no norte da Bahia, no sábado (25), após equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado Caatinga encontrarem um grupo criminoso suspeito de cometer assaltos a banco.

De acordo com a SSP-BA, na apreensão ocorrida no final de semana no norte do estado, além de três fuzis - sendo dois de calibre 5,56 e um 7,62 - também foram encontradas mais de 200 munições, duas pistolas e explosivos...

Durante operação na Engomadeira, PM apreende sete pistolas e um fuzil

Em operação conjunta de intensificação do patrulhamento na Engomadeira no final da tarde de sexta-feira (24), equipes dos Batalhões de Choque (BPChq) e Operações Especiais (Bope), do Esquadrão Águia, da 23 CIPM e da CIPT Rondesp Central apreenderam oito armas de fogo e drogas.

Os militares  realizavam incursões na localidade conhecida como Baixinha, quando se depararam com um grupo de homens armados que, ao avistar os pms, efetuaram disparos contra os agentes, fugindo em seguida...

Operação Conjunta entre PETO da 75 CIPM e Polícia Civil da Bahia prendem homem com fuzil no veículo

A 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), comandada pelo Major PM Cirne, subordinada ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), prendeu, no fim da tarde desta sexta-feira (15), indivíduos que deslocavam com um fuzil em um veículo.

Por volta das 17h45, a guarnição do PETO 75, após informações dos prepostos da Polícia Civil da Bahia de que indivíduos deslocavam portando armas de fogo nas proximidades da Itamotinga, as guarnições deslocaram em Operação Conjunta e fizeram uma barreira policial na BA-210...

Liberdade de expressão não comporta violência e ameaça, diz Fux sobre 7 de setembro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou em discurso nesta quinta-feira (2), que a liberdade de expressão não comporta atos violentos e ameaças, falando sobre as manifestações marcadas para o feriado de 7 de setembro.

“Num ambiente democrático, manifestações públicas são pacíficas, por sua vez, a liberdade de expressão não comporta violências e ameaças. O exercício de nossa cidadania pressupõe respeito à integridade das instituições democráticas e de seus membros”, declarou Fux...