Foram encontrados 10 registros para a palavra: cop26

Construção de novas usinas termelétricas pelo governo vai na contramão da COP26

O governo federal pretende concluir a operação de privatização da Eletrobras e construir oito gasodutos no País para viabilizar a implantação de novas usinas termelétricas, provavelmente na segunda quinzena de julho.

Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, afirma ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que a decisão do governo vai de contramão da adoção de fontes de energia renováveis e limpas.  ..

Artigo - COP26 e a necessidade do consumo circular

A 26.ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU – COP26, que acontece em Glasgow, na Escócia, chega em boa hora. Com o objetivo de não produzir nenhum novo acordo, esperamos que os resultados alcançados pelos cerca de 200 países signatários do Acordo de Paris sejam úteis para as novas metas de emissões, visto que estamos vivenciando um cenário radicalmente alterado por conta da pandemia de covid-19.

Importante dizer que os países, de maneira geral, buscam resultados econômicos em um mundo cada vez mais competitivo, mas só um acordo mundial, puxado pelos países do velho mundo será capaz de frear e reverter essa roda do consumo inconsciente...

COP26: sem citar desmatamento recorde, ministro diz que seria 'sucesso' para o Brasil obter dinheiro de países ricos

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, voltou a cobrar "financiamento robusto" de países ricos para o enfrentamento da crise climática e classificou o momento atual como uma "emergência financeira"".

Sem responder perguntas sobre o desmatamento recorde divulgado nesta nesta sexta-feira (12), Leite reuniu a imprensa no último dia da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), para apresentar um balanço positivo da participação brasileira no evento...

Abrafrutas destaca certificações e rastreabilidade de frutas na COP 26

Em Glasgow, na Escócia, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, participou hoje, dia 8, da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26.  A convite do ministro do Meio Ambiente, Joaqui Leite, a Associação foi convidada para apresentar ações positivas que setor de frutas tem desenvolvido para contribuir com a sustentabilidade ambiental.

Convidado para o painel “Promovendo a Transparência e Conformidade nas Cadeias Produtivas Agroflorestais”, Guilherme afirmou que a fruticultura brasileira, principalmente a de exportação, é totalmente comprometida com a sustentabilidade, a exemplo das certificações, que validam os processos através de auditorias, o que contribuem muito com a transparência no setor. ..

Paulo Câmara anuncia maior pacote de ações ambientais da história de Pernambuco durante a COP26

 

O governador Paulo Câmara anunciou neste domingo (07.11), durante seu discurso na Assembleia Geral da Under 2 Coalition, na COP26, o maior pacote de ações ambientais da história de Pernambuco. Serão investidos R$ 75 milhões em reflorestamento, na preservação de mil nascentes de rios e no tratamento de resíduos sólidos de 43 municípios...

COP26: Líderes assumem compromisso com o fim do desmatamento até 2030

O compromisso de mais de 100 países com o fim do desmatamento até 2030 é o destaque do segundo dia da cúpula da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), realizada em Glasgow, na Escócia.

Uma declaração assinada por 105 países, incluindo o Brasil, sela o comprometimento por ações coletivas para deter e reverter a perda florestal e a degradação do solo até 2030. Ao mesmo tempo, o documento destaca o acordo para o desenvolvimento sustentável e a promoção de transformações rurais que sejam inclusivas...

Em discurso para COP26, Bolsonaro diz que Brasil é parte da solução climática

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não está na COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Ele enviou um vídeo de menos de três minutos com mensagens para o evento.

Em seu discurso, Bolsonaro diz que o “Brasil é uma potência verde” e que no combate à mudança do clima “sempre fomos parte da solução, não do problema”...

Agropecuária é parte da solução para mudanças climáticas, diz ministra

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira (1º) que a agropecuária, realizada de maneira sustentável, é parte da solução para um duplo desafio: mudança do clima e segurança alimentar.

Segundo a ministra, até 2030 o objetivo brasileiro é disseminar as tecnologias de baixa emissão de carbono a mais 72 milhões de hectares de terras agricultáveis sem necessidade de converter novas áreas à atividade produtiva. Com isso, a previsão é de que seja mitigada a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas de carbono (CO²) equivalente...

"Esgotamos nosso tempo", diz premiê britânico na COP26

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse hoje (1º), na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre o Clima (COP26) - que ações são cruciais para evitar efeitos desastrosos decorrentes da mudança climática. E que a humanidade já esgotou seu tempo no esforço contra essa mudança. "Estamos a um minuto da meia-noite e precisamos agir agora", disse Johnson na cerimônia de abertura em Glasgow, na Escócia. A cúpula começou nesta segunda-feira e líderes mundiais, especialistas do clima e ativistas prometem ação decisiva para deter o aquecimento global.

Após a apresentação de um breve vídeo de Brian Cox e de um poema de Yrsa Daley Ward, o premiê lembrou que nos filmes normalmente os "espiões" tentam impedir que alguma força acabe com o mundo. "Podemos não nos sentir um James Bond, mas temos a oportunidade e o dever de fazer desta cúpula o momento em que a humanidade começou a desarmar essa bomba, o momento quando começamos irrefutavelmente a virar a maré e a lutar contra as alterações climáticas"..

COP26: Brasil promete reduzir emissões de gases pela metade até 2030

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou nesta segunda-feira (1º) uma nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa. A informação foi divulgada durante a abertura da participação brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. 

"Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030; e de neutralidade de carbono até 2050, que será formalizada durante a COP26", disse. Leite participou da abertura da cúpula por meio de transmissão simultânea, em evento realizado em Brasília, no edifício-sede da Confederação Nacional da Indústria...