Foram encontrados 3 registros para a palavra: cirurgia eletiva

Mutirão de Cirurgia eletiva ultrapassa a marca de 150 mil procedimentos na Bahia

O Mutirão de Cirurgia Eletiva, promovido pela Secretária da Saúde do Estado (Sesab), ultrapassou a marca de 150 mil procedimentos realizados em pouco mais de um ano. Iniciado em abril de 2022, a ação faz parte do Programa Estadual de ampliação do acesso às cirurgias eletivas, que busca aumentar a oferta de procedimentos de média e alta complexidade, priorizando a demanda reprimida durante o pico da pandemia da Covid-19 no estado.

O projeto tinha expectativa inicial de realizar 79 mil cirurgias, número que já foi superado, chegando a mais de 154 mil. Ao todo, estão sendo disponibilizados mais de 36 procedimentos como cirurgia de catarata, remoção de mioma, histerectomia (remoção do útero), colecistectomia (retirada de vesícula), cirurgias de hérnias inguinais, umbilical, epigástrica dentre outros, em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia e cirurgia vascular...

Brasil tem 904 mil à espera de cirurgia eletiva no SUS; espera chega a 12 anos

Pelo menos 904 mil pessoas esperam por uma cirurgia eletiva - não urgente - no Sistema Único de Saúde (SUS). Parte desses pacientes aguarda o procedimento há mais de 10 anos. Isso é o que mostra levantamento inédito feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com dados das secretarias da Saúde dos Estados e das capitais brasileiras obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. A demora para realizar procedimentos, afirmam especialistas, pode agravar o quadro dos pacientes.

Segundo a entidade, o número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que somente 16 Estados e 10 capitais responderam. Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais...

Em Petrolina, Programa de Cirurgias Eletivas Pediátricas realiza mais 40 consultas de triagem pré-operatórias

Nesta quinta-feira (21) 40 crianças foram avaliadas pelo pediatra, Drº Paulo Webster. A consulta de triagem pré-operatória tem o objetivo de identificar o grau de urgência dos casos e também avaliar aqueles que não necessitam de cirurgia.

"A estratégia é otimizar o atendimento aos usuários. Os casos que realmente têm indicação cirúrgica são encaminhados para consulta pré-operatória com o cirurgião e classificadas por ordem de prioridade, desta forma os usuários com maior necessidade serão submetidos as cirurgias com mais agilidade. Aqueles que não necessitam do procedimento são encaminhados ao tratamento clínico", explica a secretária de Saúde, Lucia Giesta.  ..