Foram encontrados 46 registros para a palavra: Vaquejada

MP recomenda medidas de proteção dos animais que participarão de vaquejadas em Casa Nova

O Ministério Público estadual recomendou aos organizadores das vaquejadas do Parque Sinval Freire, localizado no município de Casa Nova, que observem as regras de bem-estar animal dos equinos e bovinos que participam dos eventos, sobretudo o que acontecerá entre os próximos dias 05 e 08 de outubro.

No documento, expedido hoje, dia 14, a promotora de Justiça Patrícia Camilo Silva orientou que sejam cumpridas as diretrizes indicadas pela Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e que os organizadores busquem a chancela dos eventos junto à Associação, que formulou denúncia ao MP registrando que as vaquejadas realizadas no Parque ocorrem em desacordo com as regras de bem-estar animal...

Prefeitura de Sobradinho lança o "Esquenta do Forró do Vaqueiro", com atividades esportivas e shows musicais no Balneário do Chico Periquito, domingo (27)

Para abrir as festividades da 19º Edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho, a gestão municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SETUC), realizará neste domingo (27) a partir das 13 horas, o "Esquenta do Forró do Vaqueiro".

De acordo com a SETUC, serão promovidas atividades esportivas ao ar livre no Complexo Desportivo José Severino da Silva, além de uma programação musical recheada com o que tem de melhor da prata da casa...

75ª CIPM PARTICIPA DE REUNIÃO COM ORGANIZADORES DE VAQUEJADA PARA PLANEJAMENTO OPERACIONAL

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), através da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Juazeiro, comandada pelo Major PM Cirne, subordinada ao Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), comandado pelo Coronel PM Valter Araújo, participou, por meio de seu comandante, de uma reunião para alinhamento do planejamento operacional para a 7ª vaquejada do Grupo JW.

A reunião, que ocorreu na sede da 75ª CIPM e, além do Maj PM Cirne, contou com a presença do Cap PM Cleberson Kuhim e do 1° Ten PM Campos, ambos são Seção de Planejamento Operacional da OPM e do Sr José Adriano de Andrade, organizador do evento, teve como objetivo o alinhamento do planejamento do policiamento externo decorrente do aumento da circulação de pessoas e seus patrimônios na área de responsabilidade da 75ª CIPM, a ser promovida pela vaquejada do Grupo JW, que ocorrerá entre 11 e 15 de janeiro na área 5, próximo ao Bairro Jardim Primavera...

Segunda noite da Festa do Interior 2022 é para quem gosta de forró e ama vaquejada 

O segundo astro confirmado para a 31ª Festa do Interior foi indicado em 2019 ao  Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja, é conhecido e admirado na região e tem hits nacionais, como a música "O que houve" com mais de 200 milhões de visualizações no Youtube. 

"Vai ser uma noite para quem gosta de forró e ama vaquejada" – diz o Prefeito Wilker Torres ao divulgar nas redes sociais a confirmação da vinda de Mano Valter para participar da 31ª Festa do Interior, que se realizará no pátio de Eventos, no centro de Casa Nova, nos dias 08, 09 e 10 de julho. ..

Adagro suspende feiras agropecuárias e vaquejadas em Pernambuco

A suspensão dos eventos agropecuários segue, inicialmente, até 06 de junho e faz parte das medidas restritivas adotadas pelo Governo de Pernambuco para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Estado

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), publicou portaria Nº 030/2022 no Diário Oficial desta quarta-feira (26), proibindo a realização de competições de vaquejada e feiras agropecuárias de 26 de maio a 06 de junho. A suspensão tem como base o Decreto Nº 50.752, do Governo de Pernambuco, que estabelece medidas mais restritivas para conter o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus...

Entidades pelos direitos animais mobilizam redes sociais contra vaquejada e rodeios

Mais de 200 entidades de defesa dos direitos animais e comissões de proteção animal da Ordem dos Advogados, tentam impedir a votação de dois projetos de lei na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados.

Na pauta desta terça-feira, 18/05, os PL2452 e 7624 provocaram reações nas redes sociais e mobilizam os ativistas em todo o país. Em vídeo produzido coletivamente, as entidades conclamam: “não vamos levar o sangue e a tortura para o esporte”. Confira: https://youtu.be/ak6YFlNhmvE ..

Feiras agropecuárias e vaquejadas liberadas em Pernambuco

A partir da retomada gradual das atividades sociais e econômicas escalonadas no novo plano de convivência com a Covid-19, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), informa que as feiras agropecuárias e as vaquejadas podem ser realizadas em todo o Estado, desde que estejam devidamente regularizadas junto à Adagro e que respeitem todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

A solicitação foi feita pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (PP) ao secretário Claudiano Martins e ao presidente da Agadro, Paulo Roberto Lima, já que Pernambuco possuía 23 feiras agropecuárias em 2020, antes da pandemia, e todas foram canceladas durante o primeiro lockdown. Deste total, a Adagro já liberou as atividades em 14 municípios, sendo eles: Cachoeirina, Surubim,  Águas Belas, São Bento do Una, São João,  Caruaru, Limoeiro, Capoeiras, Buíque, Ouricuri,  Tabira, Afogados, João Alfredo e Custódia...

Tiago Correia pede que governo libere vaquejadas sem a presença de público

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) pediu ao governador Rui Costa (PT) que autorize a realização de vaquejadas sem a presença de público.

Em indicação protocolada na semana passada, o parlamentar solicita que o governador publique um decreto permitindo a realização deste esporte, sem afetar as medidas de enfrentamento à pandemia no novo coronavírus, mantendo todos os protocolos de higiene e proteção pessoal, com uso de máscaras e álcool em gel e mantendo o distanciamento. 

Correia argumenta que a pandemia tem provocado enormes prejuízos a diversos setores econômicos. Dentro do setor agropecuário, a vaquejada vem sofrendo de maneira significativa devido ao cancelamento dos eventos. Na Bahia, são realizados anualmente cerca de 200 vaquejadas por ano, em média quatro por final de semana, movimentando milhões de reais e gerando mais de 50 mil empregos diretos. ..

Deputado Marcelo Veiga defende vaquejada como legado da cultura nordestina

O mês de junho na Bahia é marcado pelos festejos juninos e é um período importante para manter a vaquejada como legado da cultura nordestina. Foi o que defendeu o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na última terça-feira (11). Para o parlamentar, é fundamental "apreciar e defender a cultura do estado e da região Nordeste". Ele salienta que a agenda que cumpriu no último final de semana na região do semiárido baiano, foi para participar de eventos juninos e que valorizam a arte e a cultura da vaqueirama. 

"A Bahia é um dos estados mais ricos em cultura e temos manifestações em diferentes regiões. No último sábado, por exemplo, estive na cidade de Canudos, onde pude participar de uma missa do vaqueiro, além de conferir a famosa cavalgada da cidade. Acho importante estar nesses eventos que dão valor a cultura nordestina", aponta Marcelo. Ele também esteve em Novo Triunfo, onde aconteceu outra vaquejada. "Sabemos que a prática, além de esporte é um meio cultural que movimenta a economia dos municípios. Fiz questão de estar ao lado do prefeito Bastitinha, do vice-prefeito Jerry, que fez o parque da vaquejada e do ex-prefeito Ligeirinho - porque acho importante que o poder público e deputados acompanhem e defendam essa cultura", complementa. ..

33 anos de tradição: Vaquejada de Petrolina será neste fim de semana no Parque Geraldo Estrela

Uma das mais fortes tradições do ciclo junino de Petrolina, é a Vaquejada. Realizada há 33 anos, no Parque Dr. Geraldo Estrela, no Serrote do Urubu, a competição atrai um público cativo. Neste ano, a expectativa é que 60 mil pessoas passem pelo local durante os dias de evento, que começa nesta quinta-feira (6), a partir das 14h, e segue até o domingo (9).

A programação inclui as competições em 6 categorias: Aspirante light; Aspirante; Amador; Profissional; Feminino e Master. Além disso, têm atrações musicais para animar o fim de semana. No sábado (8), a partir das 21h, Césio Tenório, Elisson Castro e André Mendes vão animar o público. No domingo (9), o arrasta-pé começa cedo, às 16h, com Sérgio do Forró. A entrada é gratuita...

Operação policiamento ostensivo leva paz e tranquilidade durante Vaquejada, Festa do Vaqueiro e a do Colono

Em mais de 20h continuas de Operação Policial, no dia 04, sábado, diversas equipes se revezaram, para a cobertura de três grandes eventos na área afeta a *75ªCIPM*, sendo os principais a *Vaquejada nas Cabacinhas, Festa do Vaqueiro no bairro Tabuleiro, e Festa do Colono do NH3*, projeto Curaçá, em Juazeiro.

Segundo o comando da Polícia Militar foram empregadas nove Guarnições diretamente envolvidas com os eventos, tendo-se ao final nenhum registro de ocorrência violenta que resultasse em lesão corporal ou morte. A lamentar unicamente, o registro de dois acidentes ocorridos na Maniçoba, mas que não ligados diretamente aos eventos, num dos quais resultou em morte...

Forró e vaquejada abrem penúltima noite de São João dos Bairros de Petrolin

O tradicional polo junino do bairro Rio Corrente abriu, nesta sexta-feira (8), o último final de semana do São João dos Bairros de Petrolina. Depois de passar pelo José e Maria; Avenida dos Tropeiros; e Areia Branca, a  comunidade recebeu o festejo com forró e vaquejada. Samuel Menino de Rua abriu a noite com um repertório apaixonado e colocou o público pra dançar no pátio do forró. Em seguida, André Mendes trouxe o som da vaquejada e fez a plateia cantar, com sucessos como 'Meu cavalo é show' e 'Não deixo não'. Fechando a noite, Guilherme Dantas abriu a apresentação declarando seu amor por Petrolina, cantando o forró 'Difícil de separar',

Quem também curtiu a noite foi o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que destacou a penúltima noite do São João dos Bairros. "Entramos na nossa contagem regressiva para os dias de festa no Pátio Ana das Carrancas. Nada melhor que  o Rio Corrente, que sempre teve tradição junina, para encerrar o São João dos Bairros e fazer o esquenta para os nove dias de festa no pátio", comenta o gestor. O São João dos Bairros no Rio Corrente segue neste sábado (9), com as atrações Adenys Vaqueiro; Banda New Bis, com Ricardinho & Gláucia e, para fechar a noite, Lenno...

75ª CIPM PRENDE HOMEM PORTANDO ARMA BRANCA NA VAQUEJADA DE PINHÕES EM JUAZEIRO

Neste domingo (06/05/18), Policiais Militares do 4º-Pelotão na viatura 9.7516 no destacamento de Pinhões, prenderam um homem armado.

Durante a realização da Vaquejada de Pinhões, Policiais Militares observaram que um homem estava com algo estranho na cintura. De imediato realizaram a busca pessoal e encontraram uma faca. Vale salientar que o homem resistiu à abordagem, sendo necessário o uso progressivo e gradativo da força para contê-lo, que ao cair no chão bateu com a cabeça e veio a se machucar...

Organizadores de Vaquejada em Serra Talhada firmam TAC a favor da proteção dos animais

Com o intuito de implementar medidas necessárias à proteção da integridade física e do bem-estar dos animais que participam da 1ª Vaquejada do Parque Haras Líder, em Serra Talhada, o promotor do evento firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Por meio do termo, ele se comprometeu a seguir as boas práticas que constam do regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), bem como permitir a fiscalização do cumprimento dessas medidas durante o evento festivo, no mês de março.

Dentre as medidas recomendadas pelo promotor de Justiça Vandeci Sousa Leite para assegurar a proteção aos animais estão a disponibilização de água e comida para bovinos e equinos; o acompanhamento constante por médicos veterinários, a fim de atender os animais em caso de doença ou lesão provocada pela pega do boi; a separação de bois com chifres pontiagudos, que possam causar risco aos competidores, às equipes de manejo e aos animais; e a proibição de os vaqueiros utilizarem freios, esporas ou outro tipo de equipamento que possa causar ferimentos aos bois...

Eduardo Salles trava nova luta para impedir suspensão da vaquejada

O deputado estadual Eduardo Salles participou de reunião, nesta quarta-feira (9), com o advogado da ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada), Leonardo Dias, para discutir as estratégias que serão adotadas contra a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no Supremo Tribunal Federal contra  a regulamentação das vaquejadas no país. O procurador-geral pede a concessão de liminar para suspender a eficácia da legislação existente.

Durante o encontro de hoje, Salles articulou uma nova  reunião,  que será realizada nesta quinta-feira (10), em Serrinha, entre o advogado da ABVAQ e o presidente da ABV (Associação Baiana de Vaquejada), Valmir Velozo, seu vice, Manoel Armindo, e o advogado da ABV, Marcelo Carvalhal. " A proposta é que possamos alinhar nossas  ações para, em seguida, definir quais serão os próximos passos. A ideia inicial é complementar o texto da lei baiana, já que o próprio advogado da ABVAQ, Leonardo Dias, afirmou que a nossa legislação é uma das mais completas", esclarece Eduardo Salles...

VAQUEIRO DE MANIÇOBA É ASSASSINADO EM VAQUEJADA DE PONTO NOVO

Homem que participava de vaquejada no município de Ponto Novo foi executado com aproximadamente cinco tiros. O crime aconteceu na tarde desta sexta-feira (04/08), por volta das 15h:40min, no Parque de Vaquejada Beira Rio, e a vítima foi identificada pelo Lucinho Matias que residia no NH-2, do Projeto Maniçoba.

Informações dão conta de que um homem em um carro Strada, cor preta, teria chegado no parque a procura da vítima, em seguida se dirigiu até o vaqueiro que estava sentado em uma cadeira, e disparou aproximadamente cinco tiros contra a vítima que morreu no local...

Câmara aprova PEC que viabiliza a prática da vaquejada

A Câmara dos Deputados aprovou em definitivo na noite desta quarta-feira (31) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. A matéria foi aprovada por 373 votos a 50. Houve ainda seis abstenções. Como já tinha passado pelo Senado, a PEC foi enviada para promulgação pelo Congresso Nacional. A PEC viabiliza a vaquejada ao incluir na Constituição Federal que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais". Em novembro de 2016, Câmara e Senado aprovaram de forma relâmpago projeto que transformou a vaquejada e o rodeio em manifestações culturais e patrimônios imateriais do Brasil. A lei já foi sancionada pelo presidente Michel Temer. A regulamentação da vaquejada por meio da PEC foi aprovada com o apoio principalmente de parlamentares das bancadas do Nordeste, onde a prática é mais comum. A aprovação da matéria foi uma resposta do Legislativo à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a prática ilegal em decorrência da crueldade contra os animais. ..

Câmara aprova em 1º turno PEC que viabiliza prática da vaquejada

A Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira (10), em primeiro turno, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada. A PEC estabelece que “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

O texto foi aprovado por 366 votos favoráveis e 50 contrários. Houve ainda seis abstenções. Por se tratar de uma mudança na Constituição, eram exigidos ao menos 308 votos para a aprovação. Como já foi aprovada no Senado, a proposta ainda precisará passar por mais uma votação na Câmara, em segundo turno, para ser promulgada...

Comissão aprova proposta que autoriza atividade da vaquejada

Foi aprovada nesta quarta-feira (26), na Comissão Especial da PEC 304/2017 em discussão na Câmara dos Deputados, a proposta que autoriza a atividade da vaquejada como expressão artístico-cultural e patrimônio cultural imaterial Brasileiro, assegurada sua prática como modalidade não só esportiva, mas como fonte de emprego e renda à população.

Membro da comissão, o deputado federal Cacá Leão (PP/BA) votou a favor do relatório do deputado Paulo Azi (DEM/BA), que foi aprovado por 20 votos. “Isso mostra nosso interesse por uma das atividades que mais movimenta a economia e expressa cultura no nosso nordeste e na Bahia”, ressaltou o deputado Cacá Leão...

Geilson comemora aprovação em primeiro turno da PEC da Vaquejada

A aprovação em primeiro turno da PEC da Vaquejada foi comemorada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14/2). "Gostaria de comemorar essa primeira vitória com todos os colegas que lutaram e levantaram a bandeira da vaquejada, que tanto emprega e fortalece a cultura deste imenso país", frisou Geilson. O texto agora deverá ser analisado em segundo turno e seguir para votação na Câmara, onde também deverá ser discutido em dois turnos.

A Emenda tem sua aprovação após polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no ano passado derrubou uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática, considerando-a inconstitucional. Com a decisão muitos juízes cancelaram eventos por todo Brasil, inclusive na Bahia...