G20 deverá ter planejamento de suas cadeias produtivas
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, em Recife, foi sede de uma reunião, que aconteceu nesta terça-feira (8), para discutir novos rumos para o G20 Semiárido. Representando o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Junior, foi um dos interlocutores do encontro que reuniu também os representantes das Prefeituras das cidades de Iguatu- CE e Arapiraca-AL Clériston Medeiros e Jamerson Silva, além dos membros da SUDENE Sérgio Alencar, diretor de Planejamento; Carlos Almiro, coordenador Desenvolvimento sustentável; Vera Brandão, ouvidora; Antônio Roberto, coordenador de FDNE; George Meireles, assistente Técnico da Superintendência e Martinho Silva, Coordenador do FNE. Também esteve presente Carlos Eduardo, representando o BNDES.
De acordo com o Geraldo Junior, a partir das discussões que aconteceram durante a reunião, o grupo elencou três pontos que serão explorados a partir das definições: a SUDENE apoiará a formação do consórcio do G20-SEMIARIDO com assessoramento técnico. Será pensado a criação de um painel com os órgãos federais, que atuam no semiarido, a ser realizado no órgão. E será elaborado um estudo das cadeias produtivas que poderão ter um planejamento estratégico, como os setores de calçado, confecção, fruticultura, mineral etc.
Com o apoio do prefeito Lossio nas investidas que tragam o fortalecimento do G20 Semiárido, Petrolina se torna uma das cidades que mais investem no projeto, junto a outros municípios que formam o grupo. “Avalio que foi um grande momento e vamos monitorar e ver outras ações com outros órgãos federais”, considera o representante da Petrolina no encontro, Geraldo Junior...