A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) rebateu o também parlamentar baiano José Carlos Aleluia (DEM), relator do projeto de lei que autoriza a privatização da Eletrobras (PL 9463/18), na última quarta-feira (04/07), durante sessão que discutia a matéria. Alice pediu que o deputado não esquecesse do período em que foi presidente da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), subsidiária da Eletrobras, e diretor da Coelba.
Em tom de ironia, a deputada até sugeriu que o colega mudasse o nome. “O deputado Aleluia, que já dirigiu a Eletrobras, deveria mudar de nome para Blecaute ou Apagão, pois dizer que o setor elétrico do Brasil não é estratégico é desconhecer todo caminho que ele percorreu na vida pública”, afirmou Alice...
A briga por espaços na chapa do governador Rui Costa, que busca a reeleição para o governo do estado, promete ainda muitos embates e partidos políticos aliados já entraram na briga por espaços na majoritária. O PT, que já anunciou o desejo de manter duas vagas, a de Rui Costa e a de Wagner, que concorreria ao senado, terá uma tarefa não muito fácil: convencer aliados a continuar no palanque, abrindo mão dos seus projetos políticos. PDT, PCdoB, PSB, PP e PSD vão brigar pelas duas vagas restantes, uma para o senado e outra para vice-governador.
A conta não fecha. João Leão, o vice atual, quer manter o cargo e o senador Otto Alencar quer Ângelo Coronel na vaga para o senado. A favor deles as grandes bancadas das duas legendas e as sólidas bases eleitorais de Otto e Leão no interior. O PCdoB, aliado de todos os tempos, botou na roda os nomes de Alice Portugal, Daniel Almeida e do ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho. O PSB, da senadora Lídice da Mata, já avisou que não aceita ser rifada.
Semana passada Daniel Almeida, Presidente do PCdoB, disse que nenhum partido da base de Rui Costa atualmente tem cacife para barganhar duas vagas na chapa majoritária, mas num congresso recente uma das tendências petistas no estado já comprou a briga, que deve ser avalizada pelas demais tendências; a de garantir também a vaga de Wagner para o senado, deixando as duas que restam para pelo menos meia dúzia de aliados disputarem.
Como as pesquisas apontam para uma eleição bastante dura, não é de se estranhar que outros nomes ainda apareçam para apimentar essa disputa.
..
A Comissão Executiva do PSB-Bahia ratificou a decisão tomada pelo Diretório Municipal de Salvador, nesta quinta-feira (14), juntamente coma participação dos pré-candidatos a vereador, no sentido de prestigiar a coerente decisão da senadora Lídice da Mata para fortalecer a unidade de esquerda em Salvador apoiando a candidatura de Alice Portugal. Essa decisão será formalmente comunicada ao PCdoB e ao PT em reunião que deve ser realizada na próxima segunda-feira (18), quando deverão ser discutidas as condições em que os socialistas participarão da campanha.
..