O Setor de Resíduos Sólidos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem realizando diariamente a operação para retirada de entulhos em diversos bairros da cidade. De acordo com o Gerente do Setor, José Cândido, de 100 a 120 toneladas são retiradas todos os dias, apesar do trabalho de fiscalização e de conscientização que vem sendo intensificado.
“Encontramos nas ruas e terrenos baldios todo tipo de material depositado indevidamente causando transtornos e prejudicando o meio ambiente, principalmente nesse período de chuva, pois todo este material, quando não retirado a tempo, acaba indo parar nos Poços de Visita e galerias de água pluvial. Tem lugares que retiramos o lixo pela manhã e no dia seguinte já tem outra quantidade, mesmo com a coleta feita regulamente em todos os bairros, falta ainda consciência ambiental por parte da população”, relata Cândido.
A dona de casa Maria do Socorro, que mora no residencial Juazeiro II, atendido essa semana pela equipe do SAAE, elogiou a iniciativa ao tempo em que criticou a postura de alguns moradores. “Passamos o maior sufoco nestes dias que choveu, pois o lixo que as pessoas jogam na rua acaba entupindo os bueiros e a água não tem para onde correr. Toda rua ficou alagada e nós sem saber o que fazer”, disse
Já Dona Maria de Lourdes Alves, moradora do Residencial Juazeiro III, confirmou que o caminhão da coleta passa todos os dias no bairro, mas que algumas pessoas insistem em colocar o lixo na rua, depois que o carro passa. “É lamentável, pois assim nosso bairro fica ainda mais feio. Se a gente for reclamar ainda arruma briga com o vizinho. Eu faço a minha parte e espero que todos um dia venham também fazer a sua”, pediu
Atendendo a solicitação dos próprios moradores o SAAE isolou os depósitos que eram utilizados para colocar lixo nos residenciais e ampliou a coleta com os carros passando de segunda a sábado em todas as ruas. O morador Francisco Abreu reconhece o trabalho do SAAE, mas reforça a falta de conscientização de parte da comunidade. “Mesmo com o carro passando todos os dias pela manhã, muita gente ainda coloca o lixo nas casinhas, atraindo animais de todos os portes e provocando mau cheiro. O pior, tem morador que ainda toca fogo no lixo e a fumaça acaba prejudicando as crianças”, denuncia.
“A operação vem cumprindo o nosso planejamento, mas infelizmente a população ainda não está colaborando. Ações simples como a de não jogar o lixo na rua, depositar o lixo de casa em dia e horários corretos para ser recolhido, não descarregar os resíduos, restos de materiais de construção dentre outros, em local proibido, são atitudes simples, mas que geram benefícios para toda a cidade. O numero 153 está disponível para que as pessoas possam ligar e fazer a denuncia de despejo irregular de entulho, assim como o 0800 0719 800 para os devidos esclarecimentos”, informa o Gestor Técnico do SAAE, Jadson Pereira.
Antonio Pedro/SAAE
4 comentários
10 de Mar / 2018 às 00h08
Pura mentira 100 toneladas kkk
10 de Mar / 2018 às 06h15
E JOGA ONDE ?
10 de Mar / 2018 às 09h06
Tudo nesse governo de 10 anos é nebuloso e cheira a coisa ruim. Qualquer leigo sabe que a administração paga por tonelada a empresas terceirizadas pela coleta de lixos, entulhos, etc. A divulgação desse trabalho eficiente de descartar absurdamente 100 TONELADAS reflete muito mais na fatura ao final do mês do que na aparência de limpeza da cidade. Além da ausência do Câmera para fiscalizar o silêncio e a inoperância dos organismos oficiais de fiscalização vira um prato cheio para as ações escusas desse desgoverno instalado em nossa cidade.
10 de Mar / 2018 às 15h47
Prezado SAAE, foi essa à forma de justificar à arbitrariedade relativo a cobrança de lixo na conta de agua ?