Um laudo apontou que as nove vacas leiteiras mortas de forma misteriosa em uma fazenda localizada na zona rural de Juazeiro, em dezembro de 2017, foram envenenadas. O caso é investigado pela Polícia Civil, que ainda não informou se algum suspeito foi identificado. O resultado do laudo foi divulgado após amostras de sangue e das vísceras dos animais serem colhidas por um fiscal e um veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e encaminhadas para laboratórios de Salvador e Belo Horizonte.
Conforme o órgão, três tipos diferentes de venenos foram encontrados nas vacas mortas na fazenda, que fica no bairro Dom José Rodrigues. "Foram encontradas iscas usadas no combate de roedores, de ratos, e substâncias usadas tanto para o controle de ectoparasitas em animais quanto em plantações. Foram encontrados também mercúrio e chumbo", disse o fiscal da Adab, José Arnaldo Silva.
A pecuarista Pércida Silva, proprietária dos animais mortos, diz que ainda não se recuperou do prejuízo. Ela criava 19 vacas leiteiras e, dessas, nove foram encontradas agonizando no dia 25 de dezembro. "O que me chocou mesmo, depois de tudo, de ver a dor e o sofrimento dos animais, foi ver o resultado essa semana que me fez deparar com essa atrocidade", conta. A proprietária conta que os animais passaram mal depois que foram levados para um pasto na fazenda. Todas estavam prenhas e apenas uma das que apresentaram mal-estar sobreviveu.
Após o ocorrido, Pércida reforçou a segurança na fazenda para proteger o rebanho que restou. Ela, agora, quer descobrir quem foi o responsável pelo envenenamento das vacas. "É injustificável tudo que está acontecendo, chocante. É mistério. Então, a gente fica se perguntando até que ponto vai a maldade humana", disse a dona dos animais. A Polícia Civil informou que só vai se pronunciar sobre o crime nesta quarta-feira (7)
G1 Bahia
3 comentários
07 de Mar / 2018 às 07h54
Mundo Cão vacas injusticadas. Lula também é o menos rejeitado de todos os candidatos, um milagre, se considerados os tr~es anos de campanha midiática avassaladora contra ele. Os 27,6% de vinculação do voto exclusivo em Lula – “o único em que poderia votar” – superam em mais de o dobro os de Bolsonaro (13,3%) e ainda mais quando se trata de Marina Silva (5%) e Geraldo Alckmin (3,5%). Quase o dobro – ou mais, muito mais – é também o mínimo que Lula tem em qualquer das simulações de segundo turno.
07 de Mar / 2018 às 07h59
Independentemente do que venha apurar a Polícia Civil-e torço muito que o assassino desses animais tenha a mais severa das punições-, é UrgentE a necessidade de maior apoio de parte das Polícias e Ministério Público para com o homem do campo. Não é de hoje que vimos amargando roubos de animais em nossas propriedades; caçadores que invadem nossas áreas e marginais com trânsito livre, sem termos à quem recorrer. Alô, Polícia!!!
07 de Mar / 2018 às 08h14
Só um completo espírito de porco, comete uma atrocidade dessas contra animais inocentes, tentando atingir o seu dono. Tomara que a polícia civil descubra e prenda esse criminoso.