O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou hoje (5) contra o último recurso protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, para rever a condenação a 12 anos e um mês na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP). Além de pedir a rejeição do recurso, o MPF pediu a prisão de Lula após o julgamento para cumprimento da pena.
No parecer, o procurador responsável pelo caso se manifestou a favor da defesa de Lula para dar parcial provimento aos embargos de declaração e corrigir somente alguns termos do acórdão, a sentença do colegiado, proferido em janeiro. Apesar de pedir a correção das palavras Grupo OAS, empresa OAS Empreendimentos e funcionamento ou não do Instituto Lula, a procuradoria entende que as correções não alteram a essência da condenação.
“O acórdão entende haver provas suficientes de que a unidade tríplex do Condomínio Solaris estava destinada a Luiz Inácio Lula da Silva como vantagem, apesar de não formalmente transferida porque sobreveio a Operação Lava-Jato e a prisão de empreiteiros envolvidos, dentre eles, José Adelmário Pinheiro Filho [conhecido como Leo Pinheiro, ex-executivo da OAS]”, sustenta o MPF.
No dia 24 de janeiro, o TRF4 confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão. Na decisão, seguindo entendimento do STF, os desembargadores entenderam que a execução da pena do ex-presidente deve ocorrer após o esgotamento dos recursos pela segunda instância da Justiça Federal.
Com o placar unânime de três votos, cabem somente os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que não tem o poder de reformar a decisão, e, dessa forma, se os embargos forem rejeitados, Lula poderia ser preso. A previsão é de que o recurso seja julgado até o final de abril. Com informações da Agência Brasil.
6 comentários
05 de Mar / 2018 às 19h51
Jamais imaginei que um dia eu veria o homem que mais fez pelo povo brasileiro ser tratado com tanta falta de respeito e injustiça. Tenham dignidade, Lula tirou milhões de pessoas da miséria. Tenham respeito por ele. #Lula2018 #LulaInocente #LulaValeALuta #LulaEuConfio
05 de Mar / 2018 às 19h55
A resistência de Lula é essencial", diz a historiadora Isabel Lustosa; "Na hora em que indicar alguém, ele perde força e divide ainda mais o já dividido campo progressista. Se apoiar Ciro que tem acenado com simpatia para a Lava Jato, corre até o risco de ser preso depois de elegê-lo", afirma; ela lembra ainda que a candidatura Lula "é a maior denúncia possível do golpe que o Brasil está vivendo"
05 de Mar / 2018 às 19h58
resistência de Lula é essencial", diz a historiadora Isabel Lustosa; "Na hora em que indicar alguém, ele perde força e divide ainda mais o já dividido campo progressista. Se apoiar Ciro que tem acenado com simpatia para a Lava Jato, corre até o risco de ser preso depois de elegê-lo", afirma; ela lembra ainda que a candidatura Lula "é a maior denúncia possível do golpe que o Brasil está vivendo"
05 de Mar / 2018 às 21h50
Meu filho você e os ASS da vida servirão de EXEMPLOS pra aqueles que pretendem entra na POLÍTICA pra fazer dela meio de VIDA, muitos dos que estão por vir irá tomar como EXEMPLO a sua cadeia e já mais seguirás seus passos, homens de múltiplas faces. Se tornaram ladróns oficial por ter visto seus comparsas (políticos) se darem BEM na vida política achando que seriam inimputáveis aos olhos da nova justiça. "engana-se os outros por muito tempo, mais não engana o tempo todo".
05 de Mar / 2018 às 21h59
Conversa fiada. Bota na cela e joga a chave fora. Vem mais por aí: Sítio, Zelotes e outras.
05 de Mar / 2018 às 22h43
MORO PREPARA MUDANÇA PARA OS ESTADOS UNIDOS O juiz Sergio Moro deve se mudar para os Estados Unidos, após encerrar sua participação na Lava Jato, segundo nota publicada nesta segunda-feira na coluna Radar; pesquisa Ipsos divulgada nesta segunda-feira revela que sua aprovação despencou, uma vez que a Lava Jato permitiu um golpe contra a presidente honesta Dilma Rousseff, substituída por uma quadrilha, e vem sendo usada para impedir a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao poder – justamente o político mais aprovado na mesma pesquisa Ipsos. Blog 247brasil