A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta os procedimentos para autuar e multar pedestres e ciclistas que cometerem infrações entra em prática em abril deste ano. A reportagem deste Blog enviou solicitação aos orgãos responsáveis pelo trânsito em Juazeiro e Petrolina, para esclarecer qual será os rumos nos municipios, visto que a resolução deve ser válida em todo o país.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no ano passado e passa a vigorar punições já estavam previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de 1997, mas nunca foram praticadas porque não havia regulamentação de como seriam feitas. “O ciclista não pode circular em passeio destinado ao pedestre, como também nas calçadas, de forma agressiva ou perigosa. E também na contramão de direção. A penalidade nesse caso é uma multa podendo no caso acontecer até a apreensão do veículo”, explica o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFC), João Batista Neto.
O presidente explica também que pedestres que atravessam fora da faixa ou que usam a rua sem autorização e prejudicam o trânsito também podem ser multados. “O pedestre que andar em desacordo com o que estabelece a resolução, ou seja, andar no meio da via, não fazer uso da faixa de pedestre e não fazer uso das passarelas será penalizado com uma multa”, complementa. Nas ruas, a medida gerou polêmica porque muitas sinalizações deixam a desejar com faixas de pedestres apagadas.
Redação blog
6 comentários
06 de Mar / 2018 às 06h40
APLICAR ISTO AQUI EM JUAZEIRO ? KKKKKKKKKKKKKK...CONTA OUTRA ! AQUI NÃO SE FISCALIZA NEM CARROS E MOTOS ESTACIONADOS SOBRE CALÇADAS EM PLENO CENTRO DA CIDADE,VÃO FISCALIZAR PEDESTRES E CICLISTAS QUE FAZEM O DIABO NO TRANSITO DE JUAZEIRO ? SÓ JUAZEIRO MESMO !
06 de Mar / 2018 às 09h20
Quim isso é em todo Brasil.
06 de Mar / 2018 às 10h48
Considero que o pedestre, não pode ser punido, essa é uma aplicação indevida, a medida deve ser sempre educativa, e nunca punitiva. O pedestre tem sido vitima, ele não faz vitima. Acredito que inclusive esta é uma medida inconstitucional.
06 de Mar / 2018 às 10h53
É uma vergonha, este país está entrega aos picaretas mesmo, daqui uns dias vão criar a carteira de pedestre, pedestre que não estiver habilitado para circular nas vias publicas pagará multa. Esse é o resultado de 13 anos do PT, e dessa falsa democracia, me parece mais um instrumento de arrecadação. A quem interessa?
06 de Mar / 2018 às 11h25
JAVAN REIS- PERMITA-ME,DISCORDAR DE VOCE. NA ESMAGADORA MAIORIA DAS CIDADES QUE EU CONHEÇO,,MOTOS E CARROS NÃO ESTACIONAM ACINTOSAMENTE SOBRE AS CALÇADAS COMO OCORRE AMIÚDE AQUI EM JUAZEIRO NUM TOTAL DESRESPEITO AO PEDESTRE. NESTAS CIDADES EXISTE O QUE AQUI FALTA,OU SEJA :FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO.VALE SEMPRE LEMBRAR QUE A MULTA POR ESTACIONAR SOBRE CALÇADAS É DE 195 REAIS,FALTA GRAVE,5 PONTOS NA CARTEIRA,FACULTANDO A REMOÇÃO DO VEICULO.SE APLICADO AQUI EM JUAZEIRO,COMO A MULTA FICA PARA O MUNICIPIO,O DINHEIRO ARRECADADO DARIA PARA PAVIMENTAR TODA A CIDADE E AINDA SOBRARIA UM BOM TRÔCO.
06 de Mar / 2018 às 11h56
Espero que a taxa de licenciamento de pedestre seja mais barata. kkkkkkkk esse é um Brasil filho da P.