Com o objetivo de proporcionar na rede de atenção o binômio mãe-filho, a Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria da Saúde lançará na terça-feira, 06, a partir das 14h no Auditório da Câmara de Vereadores o “Projeto Mãe Sertaneja”. Este tem como objetivo a melhoria da qualidade do pré-natal, a garantia do acesso ao parto, consulta puerperal precoce e estímulo ao aleitamento materno.
O Projeto Mãe Sertaneja sugere a ordenação racional dos fluxos de referência e contra-referência entre serviços existentes no município e proporciona qualificação técnica dos profissionais envolvidos. A abordagem é global, incluindo todas as etapas, desde o pré-natal e o parto até a assistência ao recém-nascido, puerpério e planejamento familiar.
“A organização e os investimentos previstos resultam em melhoria do acesso e da qualidade, que dará a todas as gestantes de Juazeiro oportunidade de acompanhamento pré-natal, identificação dos casos de risco, assistência a possíveis complicações e atendimento especializado, quando necessário, durante a gravidez e no parto”, explicou a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro.
O primeiro momento contará apenas com a equipe técnica, composta por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. A rede de Atenção a Saúde Primária e Especializada trabalharão as gestantes, seus filhos e familiares, articulando as ações dos diversos pontos da rede, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. Após o nascimento, a criança, também, passa a ser acompanhada até completar cinco anos de idade.
Débora Sousa/ SESAU
0 comentários