"Indignada" é assim que encerra e assina a nota divulgada na noite desta quarta-feira (28/02) pela Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes Silva Santos, em resposta ao discurso do Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri.
Para Maria de Lourdes, o Presidente, "não conhece o SUS, a filosofia de atendimento universal à saúde que a nossa Constituição consagrou. O senhor não conhece nem a Constituição que jurou defender ao assumir o cargo".
De acordo com a nota, em que ela defende o SUS, mas critica a gestão e o formato de pactuação; "o modelo atual de pactuação, que criticamos duramente durante o ano em que estamos à frente da secretaria, acaba por favorecer aos municípios maiores, Petrolina e Juazeiro e representa, percentualmente, mais que o dobro das despesas no custo global de atendimento à saúde dos municípios menores".
Enfatiza que se "considerarmos o custo para Curaçá, Sobradinho, Remanso, Sento Sé, Casa Nova e outros pactuados, a conclusão a que chegamos é que Juazeiro e Petrolina são nossos devedores. É a velha história dos mais pobres sustentando os mais ricos, aprofundando o fosso das diferenças sociais".
A partir daí é contundente na sua crítica à Tanuri: "Melhor faria o senhor se viesse a público desculpar-se e comprometer-se com a melhoria da saúde em nossos municípios. Mostrou que é cego para tudo além de seu próprio umbigo" e faz uma provocação: "Mais proveito, para Juazeiro e para seu prefeito, seria se o senhor se propusesse unir toda região para arrancar do governo estadual e federal um novo pacto com aporte de recursos, novos equipamentos e mais profissionais, capaz de superar nossas dificuldades e dar atendimento digno à população de todos os municípios".
Ascom
5 comentários
01 de Mar / 2018 às 11h26
Depois que Golpistas Temir bandidos assaltaram uma mulher hinesta Dilma. Tudo eh possível??
01 de Mar / 2018 às 11h38
Parabéns Senhora Secretária, o discurso do edil é típico de bajuladores insanos.
01 de Mar / 2018 às 11h46
Tá vendo vereador Alex tanury, boca fala o que quer e ouve o que não quer. Se tivesse falo com propriedade de quem conhece o sistema certamente não teria recebido este repúdio
01 de Mar / 2018 às 12h56
Colocação perfeita. Mostrou e provou ao edis que o mesmo não entende absolutamente de nada em se tratando de saúde pública, e creio eu, que também de educação, segurança, ação social...etc. Não é de se estranhar, pois nessa Câmara Vergonhosa não se é obrigado a saber "dessas coisas", todos são coniventes com o que é conveniente para o executivo, e não estão ali para questionar, mas sim para cumprir o que determina o Vaqueiro. Se não falasse abobrinha teria evitado esse constrangimento. Lamentável...mais uma vez!
01 de Mar / 2018 às 17h10
E agora? Será que o edil vereador Tanuri virá a este renomado blog desculpar-se? Dá a cara a tapa? Esperemos.