Os municípios de Jacobina, Mirangaba, Pilão Arcado, Sento Sé, Umburanas, Morro do Chapéu, Várzea Nova e Campo Formoso, todos no semiárido baiano, serão beneficiados com obras de drenagem superficial e pavimentação em paralelepípedo de vias de acesso. A ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) facilitará o tráfego de pessoas e o escoamento da produção agrícola na região. Serão investidos mais de R$ 3 milhões do Orçamento Geral da União, repassados à empresa por meio de emenda parlamentar.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Elmo Nascimento, assinou neste mês as ordens de serviço para início das obras. A previsão é que todas sejam concluídas em aproximadamente um ano. No total, serão pavimentados cerca de 50 mil metros quadrados (m²) nos oito municípios.
"A ação possibilitará, de maneira significativa, melhoria na infraestrutura nessas localidades. Será possível promover o desenvolvimento da atividade agropecuária, uma vez que as vias possibilitarão um melhor escoamento da produção, além de benefícios para a saúde da população, que hoje convive com poeira e lama", destaca o superintendente.
Na zona rural de Campo Formoso serão beneficiados os povoados de Baixio, Curral, Caraíba, Lagoa da Roça, Laje dos Negros, Pauzinhos e Torrões – somando 13.085 m² pavimentados. "As obras vão melhorar o deslocamento tanto das pessoas que moram por aqui quanto das que vêm de fora", afirma Rosinaldo Marcionílio Macedo, que mora com a mulher e um filho de quatro anos na rua Beira do Rio, uma das vias que serão calçadas em Laje dos Negros.
"Esses calçamentos também vão melhorar o acesso para três escolas públicas (Escola Quilombola Rural, Colégio Estadual Professora Luzia de Freitas e Silva e Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino) e um posto de saúde, o que é muito importante para nossa população", completa Rosinaldo. O povoado de Lage dos Negros é uma comunidade quilombola localizada a cerca de 100 quilômetros da sede do município de Campo Formoso. A comunidade é conhecida por ter servido de quilombo há mais de 200 anos e rota de fuga para os escravos daquela época.
Em Mirangaba, na comunidade rural de Volta da Serra, serão pavimentados 3.448 m² de via de acesso. No município de Jacobina serão atendidos os povoados de Olho D'água e Roçado, com a pavimentação de 5.747 m².
Já em Pilão Arcado, as obras de pavimentação serão na comunidade de Lagoa do Padre. Enquanto em Sento Sé, a ação vai melhorar a situação de algumas vias de acesso à sede do município. O calçamento vai facilitar o trânsito dos pequenos produtores do campo até o mercado municipal, onde são comercializados hortifrutigranjeiros. No total, nos dois municípios, mais de 7.933 m² de vias serão melhoradas.
A pavimentação de aproximadamente 7.881 m² de vias em Umburanas vai facilitar o acesso das populações rurais à sede do município. No município de Morro do Chapéu, o calçamento de 5.740 m² vai ligar as comunidades rurais de Fedegoso e Rosa Benta. No município de Várzea Nova, a comunidade rural de Salinas também será beneficiada com a melhoria de 5.720 m² de estradas vicinais.
Ascom Codevasf Fotos Divulgação
0 comentários