Na manhã desta segunda-feira, 19, o Prefeito Paulo Bomfim acompanhado da Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, demais membros do governo e responsáveis pela Faculdade Estácio recepcionaram, no gabinete do chefe do executivo, os avaliadores do Ministério da Educação (MEC). Esta visita representa a última etapa para autorização do funcionamento do curso de medicina na cidade.
“É um momento de alegria, estamos recebendo hoje a visita do MEC. A Faculdade Estácio de Sá está pronta em Juazeiro e com essa visita esperamos a autorização para, de fato e de direito, possibilitar e liberar a faculdade para seu livre funcionamento e em breve estarmos com novos médicos não só da região Norte, como de todo o Brasil atendendo e contribuindo para a saúde de nossa cidade e nossa região”, expressou o Prefeito Paulo Bomfim.
Ao final dos dias que durará a visita, os avaliadores irão elaborar um relatório onde constará se todas as condicionantes apresentadas pelo MEC para funcionamento da Faculdade de Medicina em Juazeiro foram atendidas. De acordo com o avaliador José Eduardo Monteiro da Cunha a visita do MEC é para ter conhecimento de como estão estruturados os cursos. “Já estivemos na cidade realizando outras visitas e ficaram alguns pontos para serem revistos, agora vamos saber se foram atendidos e se estão de acordo com a regulamentação”, explicou Monteiro.
O sonho do curso de medicina em Juazeiro teve início ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho que, agora como Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, visualiza como concretização de um projeto. “A Faculdade Estácio vem para somar ainda mais em nossa cidade e a necessidade em poder formar profissionais na área de medicina em Juazeiro foi prioridade desde o meu primeiro mandato. Agora com o Prefeito Paulo Bomfim, estamos em força tarefa para que ainda nesse semestre seja possível viabilizar o vestibular”, pontuou Isaac.
Para a Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, o município ao longo dos últimos quatro anos vem se adequando às exigências para a implantação da faculdade. “Conseguimos avançar em pontos como número de leitos, rede de atenção à saúde estruturada com programa de residência médica, comissão interna para discussões em relação aos processos que envolvam a instituição de ensino em um município. A rede de Juazeiro é estruturada e estamos aguardando a aprovação final do MEC para que esse curso seja uma realidade para o município”, descreveu Fabíola.
Acompanharam ainda a reunião, o Secretário de Governo Clériston Andrade, o Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, o Assessor de Gabinete Plínio Amorin, Diretores, Gerentes e Coordenadores da Faculdade Estácio de Sá e Superintendentes e Assessores da Secretaria de Saúde.
Débora Sousa/ SESAU
4 comentários
19 de Feb / 2018 às 15h58
É Isaac esta bem perto de abrir sua Faculdade né. Mas não se preocupe que nos iremos lhe dar a resposta nas urnas. Já estamos sabendo das pesquisas de 25 mil no máximo que terá aqui na cidade se sua passar pela Lei da Ficha Limpa no STE. Aguarde que terá uma grande surpresa.
19 de Feb / 2018 às 16h06
XIIIIIIII, PELO TEOR DA CONVERSA PARECE QUE juazeiro VAI CONTINUAR SEM O CURSO DE MEDICINA. É DESCULPAS EM CIMA DE DESCULPAS. KKKK, ATÉ JACOBINA JÁ TEM SEU CURSO DE MEDICINA E JUAZEIRO NADA. KKKK
19 de Feb / 2018 às 16h14
meu deus...a que ponto chegamos
19 de Feb / 2018 às 18h15
Quiem é aquele de camisa azul? lá pierto do prefecto. Parecendo uno panchito. Estan la comitiva a habla directamente com el.