Desde julho do ano passado, quando adotou uma nova política de preços para os combustíveis, a Petrobras já promoveu 144 ajustes, 24 apenas neste ano Tantos movimentos resultaram numa alta acumulada de 15% em 2017. O dado revelou o descompasso dos preços praticados pelos postos de Juazeiro e Petrolina, cuja alta é de quase 30%.
Por conta disso, o governo admite que os sucessivos reajustes na gasolina podem pressionar a inflação de 2018. O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que o aumento no valor dos combustíveis é “sempre um problema”. “Para o cidadão comum, pesam mais, porque ele olha o preço de cada coisa, enquanto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é uma média de centenas de itens. Ainda vamos ver como é que vai ficar a inflação ao longo do ano”, disse.
Para combater irregularidades como o descompasso nos reajustes promovidos pela Petrobras nas refinarias e os preços praticados, o diretor do Cbie recomenda que o consumidor tenha uma atuação mais ativa. “Como a Petrobras segurava preço, o consumidor se acomodou. Agora, precisa incentivar a concorrência. São mais de 35 mil postos no país e 300 distribuidoras. Ao perceber a possibilidade de um cartel, o consumidor tem que denunciar”, alertou.
Com preços tão parecidos nos postos, quando surgem promoções agressivas há certa desconfiança e chegou a surgir um boato de que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) havia autorizado a venda de gasolina “formulada”, um produto que seria mais barato e poderia ser danoso para os motores dos carros. A ANP negou o fato e explicou: “Toda gasolina produzida no Brasil e no resto do mundo é formulada. A formulação é parte do processo de produção da gasolina pelas refinarias, centrais petroquímicas e pelos formuladores”, esclareceu.
De acordo com a agência reguladora, a produção de gasolina se caracteriza pela mistura de frações de hidrocarbonetos (correntes) obtidas por diferentes processos do refino. Essa mistura pode ser feita pela própria refinaria ou por outro agente econômico autorizado que adquira essas frações.
ANP
6 comentários
05 de Feb / 2018 às 22h20
Dilma gás 30 reais Com o traidor Temir 4.30
05 de Feb / 2018 às 22h27
Vamos pensa nisso e perguntar a quem de "DEREITO" a resposta, pq a mesma empresa que vende AÇÚCAR (agrovale) no atacado não pode lhe VENDER um litro de álcool, sub produto da CANA, quem é que tá ... a todos nos nessa parada, essa RESOLUÇÃO ta atendendo a quem, ao interesse público ou o das DISTR que pra manter essa exclusividade..., o que vcs acham. Contabilizando 0,03 centavos de real (propina) por bilhões de litros de álcool, misericórdia de DEUS.
05 de Feb / 2018 às 22h28
Aproveitando essa matéria, gostaria de aborda um ASSUNTO que é de interesse NACIONAL, pois BEM, pq posso compra carradas de açúcar na AGROVALE na condição de pessoa JURÍDICA e ao MESMO tempo NÃO POSSO compra um litro de álcool dentro da mesma empresa por CONTA de uma talí resolução do CNP de 2007 a qual da exclusividade a revenda pelas DISTRIBUIDORAS, ou seja, temos que MORRE nas... PERGUNTA ñ ofende, quem é que ta comendo essa propina paga pelas DISTR pra manter essa resolução que por sua vez onera o litro de ÁLCOOL em + ou - uns 0,75 cen de real. DESONESTIDADE ao CUBO e na cara de todos.
05 de Feb / 2018 às 23h39
Não vou nem comentar o CARTEL que existe aqui em Juazeiro e Petrolina, que todo mundo sabe que existe mas as autoridades não fazem nada... Tem um detalhe nessa história toda que a população não está atentando... Essa política atual da BR que é injusta, desumana, cruel e perversa, se dá com reajustes de diesel e gasolina, porém estão aumentando de forma totalmente injusta o preço do álcool (Etanol). Era pra estarmos usando álcool tranquilamente, pois compensaria, mas o preço dele sobe sempre junto com da gasolina, para que nunca compense usá-lo, já que o ganho com a gasolina é muito maior.
06 de Feb / 2018 às 07h03
Entendo -assim como a a maioria dos brasileiros-, que TUDO VAI BEM, OBRIGADO! É assim que nos comportamos(ignorantes ou não). Dizem da gasolina mas não citam o gás nem outros derivados, a exemplo do frete que eleva os preços de alimentos e produtos nas prateleiras e supermercados. TUDO VAI BEM... e não bastasse sermos tão ignorantes (imperceptíveis à ponto de acatarmos a divulgação maquiada do governo ref. controle inexistente de inflação)... Não bastasse, e bem pior, é sermos também portadores de extrema tolerância. TUDO VAI BEM, MUITO OBRIGADO!..
06 de Feb / 2018 às 07h32
Do que estão reclamando mesmo? A inflação não está controlada? Ninguém vem subestimando a nossa inteligência... Nem o PT com sua tática de treitas, falcatruas e mutretas perdeu o reinado para seus discípulos irracionais; Por que o queixume se acatamos tudo que este governo vem fazendo -e observem que ele nem faz uso de autoritarismo- e consegue até maquiar números da inflação sob nossas vistas tão super grossas quanto nossa ignorância. Despertai, meu povo! No mar de lama que Lula da Silva da Vida nos presenteou, Temer está nos afogando. VERGONHA!!!