Lohana Souza (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
O GGB - Grupo Gay da Bahia enviou na manhã deste sábado ao Blog Geraldo José cópia do texto enviado à Corregedoria da Polícia Militar da Bahia solicitando a expulsão do policial que agrediu uma mulher trans no período do Carnaval Antecipado de Juazeiro. Confira o texto:
Gratuitamente, na madrugada do dia 28 de janeiro, no carnaval antecipado de Juazeiro, uma patrulha policial saiu distribuindo socos e pontapés aos foliões que participavam do carnaval antecipado de Juazeiro. O Grupo Gay da Bahia exige que a Corregedoria das Polícias abra processo administrativo para apurar a responsabilidade e punir policiais, psicopatas que utilizam da farda para agredir de forma violenta pessoas que estava na festa. A transexual Lorrana Sousa, foi alvejada com um soco no rosto fazendo com que a mesma ficasse inconsciente caída ao chão, sendo socorrida por pessoas que participavam do evento naquele momento.
Como pode-se ver no vídeo a agressão a Lorrana, foi absolutamente motivada pela transfobia, pois a vítima não se encontrava em situação de confronto a guarnição e nem a moralidade pública. “O soco, mortal foi dado por ela ser uma mulher trans, e ele ter percebido isso, a situação é reveladora de grande preconceito do policial” disse Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, após ter tomado conhecimento do ocorrido nessa última sexta-feira, 2, de fevereiro. “Na condição de filho de militar, eu sei que a função da Polícia não é abusar violentamente das pessoas, mas dar segurança e proteção” disse Cerqueira, informando ainda que diante de uma situação tão relevante como esta é necessário falar sobre direitos humanos, cidadania LGBT para essas patrulhas. “Um LGBT pode ser bandido, sim, mas o fato de ele ser LGBT não fez dessa pessoa um abandido, um criminoso” esclareceu Cerqueira. O impacto do soco desferido pelo PM é tão forte que deixa a vítima no chão, mesmo percebendo isso, a guarnição segue sem sequer prestar socorro a trais caída vitíma policial.
A brutalidade da guarnição foi motivação para que a população gravasse em vídeo celular atuação desastrosa de policias militares durante o carnaval de Juazeiro. O GGB encaminha a Corregedoria das Polícias para abertura de processo administrativo com vistas apurar ás responsabilidade e a possível expulsão do policial que agrediu a trans Lorrana Souza, por puro preconceito, no último dia 28 no Carnaval antecipado de Juazeiro.
O GGB sempre esteve ao lado da Polícia Militar da Bahia desde a realização da nossa primeira Parada Gay, parceria essa que não se resume apenas em policiamento na Parada Gay, mas com ações que buscam coibir a violência homofóbica no nosso Estado. É preciso aprovar leis que coíbam essa terrível violência gratuita, qual somos reféns corriqueiramente e atinge a integridade física dos LGBT’s e lembramos aos Deputado Soldado Prisco em entender a nossa luta e como representante do povo e da Polícia Militar da Bahia apoiar nosso projeto de criação do dia de combate à homofobia, o qual votou contra e se mostrou extremamente contraditório ao aprovar o “dia do orgulho heterossexual”. Logo você soldado Prisco que foi eleito vereador com a nossa solidariedade diante das questões que envolvem trabalho e qualidade de vida de homens e mulheres policias dentro de uma filosofia e de uma politica de esquerda.
Cortando em nossa carne, vendo esse vídeo desumano e degradante, esperamos que o Deputado Soldado Prisco entende que leis contra a homofobia e violência salva vidas e garantem paz à comunidade LGBT, mas apoio a leis esdrúxulas não condiz com um Deputado que representa uma categoria tão parceira do GGB, como é a Polícia Militar.
GGB - Grupo Gay da Bahia
20 comentários
03 de Feb / 2018 às 11h24
De forma gratuita? Acredito que não, tendo em vista que no vídeo está nitidamente visível que antes da agressão do policial, está suposta vítima o afronta. Quem quer respeito, se dá o respeito! Polícia é autoridade, se nao gostou do tratamento, anote o nome do mesmo e vá à corregedoria, mas de forma alguma o agrida ou o afronte. Afinal o que seríamos de nós, se não fossem essas pessoas fardadas que vão a rua correr perigo pela nossa vida? A corregedoria está aí, disponível para combater os abusos, por tanto não é afrontando uma AUTORIDADE que combatemos os abusos.
03 de Feb / 2018 às 11h38
E as vítimas desse trasn? Pois tem vídeo dele agredindo um senhor em um mercado público em Juazeiro.
03 de Feb / 2018 às 11h50
Bolsonaro 2018
03 de Feb / 2018 às 13h25
Vão procurar o que fazer seu GGB, esse travesti tem a fama de bater no povo já foi preso por crimes e tem ate vídeos dele no YouTube arrumando confusão e agredindo o povo agora vcs querem o que vão plantas batata a polícia tá de parabéns...
03 de Feb / 2018 às 13h45
Que Expulsar Que Nada Levou Por Que Mereceu. Esse Aí só quer Chamar a Atenção.
03 de Feb / 2018 às 16h20
Luana na vida tem a lei do retorno, quantos você já agrediu, tem um vídeo circulando nos meios sociais, que mostra você usando do mesmo meio violento contra um senhor.
03 de Feb / 2018 às 20h55
E a TRANS contou que cuspiu na cara do policial?
03 de Feb / 2018 às 22h12
O pior estar por vir, se o deputado Jair Bolsonaro ganhar para Presidente da República, vai nomear o deputado Soldado Prisco como Ministro da Defesa do Brasil.
03 de Feb / 2018 às 22h17
Não tenho contra a ninguém que assuma ou não sua opção sexual. Tem vários amigos e amigas Assumidas, porém me referindo a Luana, porque vc não fala do vídeo onde vc da um soco em um Idoso ali por trás do Estádio Adauto Moraes. Isso foi o que?, Agressão sem Querer com aquelas frases que proferiu ao Idoso. Vc esta querendo se Promover e Aparecer. Se a PM cometou algum excesso que seja apurado e punido se houve excesso. Mas sua ficha como CPF e RG, é extensa e muitos lhe conhecem muito bem.
03 de Feb / 2018 às 22h22
Não tenho nada contra a ninguém que assuma ou não sua opção sexual. Tenho vários amigos e amigas Assumidas, porém me referindo a Luana, porque vc não fala do vídeo onde vc da um soco em um Idoso ali por trás do Estádio Adauto Moraes. Isso foi o que?, Agressão sem Querer com aquelas frases que proferiu ao Idoso com ameaça!!!! Vc esta querendo se Promover e Aparecer. Se a PM cometou algum excesso que seja apurado e punido se houve excesso por parte de quem lhe agradiu como vc esta acusando. A Briosa tem sua História e Honra. Sua ficha como CPF e RG é extensa e muitos lhe conhecem muito bem.
03 de Feb / 2018 às 22h22
Não tenho nada contra a ninguém que assuma ou não sua opção sexual. Tenho vários amigos e amigas Assumidas, porém me referindo a Luana, porque vc não fala do vídeo onde vc da um soco em um Idoso ali por trás do Estádio Adauto Moraes. Isso foi o que?, Agressão sem Querer com aquelas frases que proferiu ao Idoso com ameaça!!!! Vc esta querendo se Promover e Aparecer. Se a PM cometou algum excesso que seja apurado e punido se houve excesso por parte de quem lhe agradiu como vc esta acusando. A Briosa tem sua História e Honra. Sua ficha como CPF e RG é extensa e muitos lhe conhecem muito bem.
03 de Feb / 2018 às 23h12
Esse texto demonstra um verdadeiro ódio pelo os policiais! Pra iniciar ele não é ela, e outra coisa as medidas já estão sendo tomadas!
04 de Feb / 2018 às 00h31
ara o sociólogo Jessé Souza, o Judiciário perde credibilidade ao perseguir o ex-presidente Lula; "A perda de credibilidade é óbvia. Quando você diz que 60% das pessoas sentem que ele está sendo injustiçado, e pessoas de outros partidos não são tratadas do mesmo modo, isso significa o que? Aos olhos da população, você perde toda a credibilidade de uma instituição democrática fundamental", avalia, durante o programa Batalha das Idéias, na TV 247; ele também compara os métodos de operações como a Lava Jato aos da ditadura; assista
04 de Feb / 2018 às 05h32
Nao ah almoço gratis ...historinha de gratuitamente.
04 de Feb / 2018 às 08h10
Expulsar? Piada, esse tranz como vcs falam é um ... covarde acostumado a agredir as pessoas gratuitamente! Parabéns PMBA!!!!
04 de Feb / 2018 às 11h18
Pelos comentários, a tal vítima trans não é "nenhuma/nenhum santo/santa" está acostumada a bater em gente, outra diz que cuspiu no soldado..................E pedem a expulsão do soldado? Brincadeira né? Piada?
04 de Feb / 2018 às 11h20
Vendo o vídeo parecia ser uma mulher. Até protestei pela agressão do pm. Agora vendo quem é realmente, não foi tão mal assim ter levado aquele soco, pois essa pessoa aí é metida a valente.
04 de Feb / 2018 às 11h35
Bolsonaro para turma do PT, Pc do B e Psol. ESSES QUEREM ACABAR COM AS FAMILIAS DESSE PAÍS, SÃO AFAVOR DE TUDO QUE NÃO PRESTA SERÁ QUE O POVO NÃO VER ISSO! DE ABORTO, cirurgia de mudança de sexo para crianças, a favor da ideologia de gênero, de invasão de terras e tudo mais. é muito coisa rui!
04 de Feb / 2018 às 12h56
O interessante é que ninguém comenta que a vítima estava se esfregando nos foliões que passavam pelo local, se tal atitude fosse realizado por um "homem" a mídia estaria contra o importunador, mas como era realizada por um trans pode. O policial deveria ter prendido o elemento e não agredido, mas não merece ser demitido, uma suspensão de 30 dias já resolve.
04 de Feb / 2018 às 14h07
Palhaçada, Tá vendo como a vida dá retorno, o cara agrediu um idoso, e com certeza deve ter feito algo pra levar uns supapos da policia, agora quer dar um de inocente, deveria ter vergonha, pior e o povo e a mídia da ibope pra isso, lamentável, Policia pra quem precisa, se apanhou com certeza ele fez algo, mas, É difícil bater em policia, né ?