Além de Jogar bola, brincar de boneca, correr na rua e acordar um pouco mais tarde, as férias podem ser também um momento de bastante aprendizado e estímulo para as crianças. Atividades lúdicas, passeios e brincadeiras podem aliar divertimento e conhecimento.
Mesmo ressaltando a importância do descanso, após a jornada educacional do último ano, a pedagoga Jaqueline Ferreira, que trabalha na diretoria de Ensino da Secretaria de Educação de Petrolina, destaca a importância de atividades que possam desenvolver outras habilidades nas crianças. "Todas essas atividades, além de lúdicas e atrativas, contribuem para o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais, de linguagem e de raciocínio lógico", argumenta.
De acordo com Jaqueline, a participação dos pais nos jogos, brincadeiras e leituras é fundamental para incentivar as crianças nesse tempo de descanso. "Esse é o momento para os pais se aproximarem cada vez mais dos filhos e auxiliar no processo de aprendizagem", ressalta.
Mãe de Yasmin Ferreira, 07 anos, estudante do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rubens Amorim, Jaqueline procura ocupar o tempo da filha nas férias com jogos e brincadeiras. "O desenvolvimento da educação não está restrito só ao ambiente escolar, por isso aproveito esses momentos de tempo para ampliar o conhecimento", pontua. Nas férias de Yasmin, a mãe aproveita para exercitar a leitura com novos livros, a habilidade motora com a pintura de quadros e incentivar a imaginação com teatro de fantoches, por exemplo. "Ela se diverte bastante e aprende".
A Rede municipal de Petrolina está se preparando para o retorno às aulas. Para os alunos do Programa Primeira Infância Nova Semente, as atividades começarão no próximo dia 19. Já no dia 26, será o primeiro dia em sala de aula para os estudantes dos CMEIs, Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovem e Adulto (EJA).
Ascom Prefeitura de Petrolina
0 comentários