As inscrições para o "III Seminário Solo e Água no Contexto de Desenvolvimento em Bacias Hidrográficas" foram prorrogadas até o dia 22 de fevereiro. O evento, que acontece de 13 a 16 de março de 2018, é promovido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF).
O evento será na sede da Codevasf em Brasília, com transmissão por videoconferência para todas as Superintendências Regionais da empresa. O público-alvo são técnicos que estejam atuando na área de solo e água em desenvolvimento regional. Além de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, empresários, consultores ambientais, gestores, representantes de organismos nacionais, internacionais, governamentais e não governamentais. Os interessados devem se inscrever no link http://www2.codevasf.gov.br/programas_acoes/seminario-solo-e-agua e enviar os pôsteres para o e-mail: [email protected] assim como acompanhar o calendário.
O seminário terá palestras, minicursos e debates nas seguintes temáticas: "Preservação, Conservação de Bacias Hidrográficas"; "Gestão do Uso Consultivo da Água, Reuso e Educação Ambiental e Bacias Hidrográficas"; e "Geoprocessamento e Sensoriamento remoto em Bacias Hidrográficas".
Alguns palestrantes já confirmaram presença no evento, como Demetrios Christofidis, do Ministério do Meio Ambiente - Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ); Lineu Rodrigues e Eder Martins, da Embrapa/ Cerrados; Keila Jeronimo Jimenez, da Universidade Federal Rural de Pernambuco; e professora Maria do Carmo Sobral, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenadora do Projeto INNOVATE - Brasil-Alemanha-UFPE-UTB-Berlim.
No evento, serão abordadas a situação atual e mundial da irrigação e a sua relevância, como geradora de emprego e renda práticas de economia de água na irrigação, energia e insumos. Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf, Paulo Cerqueira, "o foco é socializar metodologias e tecnologias sustentáveis sobre os recursos naturais solo e água no contexto do desenvolvimento em bacias hidrográficas, discutira situação atual e futura mundial e no país da irrigação, discutir a importância da irrigação como geradora de emprego e renda, reuso da água e práticas de economia de água na irrigação, energia e insumos."
O seminário conta com apoio do SINPAF, Embrapa Semi-Árido, Embrapa Cerrados, Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) , Sindicato dos Agricultores de Cristalian, NETAFIM e UFPE.
Ascom Codevasf Fotos Divulgação
3 comentários
03 de Feb / 2018 às 14h35
Na codevasf via perímetros não se pratica irrigação. O que vemos somente molhacão. No salitre não fizeram os estudos da relação água Solo, assim como em todos os perimetros. O que eles recomendam a agricultores apenas a relação água planta (ETo), ultrapassado, e assim mesmo sem ATER. Não fazem estudos de água solo. São uns tecnicos da codevasf fracos que não tem carreira no órgão. Não se reciclam. Poucos ou inexiste doutores e mestres. Tão na idade da pedra.
03 de Feb / 2018 às 16h57
Relação Água, Solo, Planta, Atmosfera = RASPA' = Agric. Irrigada. Nós estudos da CODEVASF = Irrigacão: só dá a relação RPA'.
03 de Feb / 2018 às 17h03
Na região semi-árida brasileira, o regime de chuvas, concentrado num período de 3 a 4 meses por ano, é marcado por forte irregularidade interanual. As temperaturas médias variam de 23°C a 27°C e a insolação anual chega a 2.800 horas. Isto determina altas taxas de evapotranspiração, configurando estresse hídrico em quase toda a região (Matallo Júnior, 2000).