A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) mais uma vez esteve presente no carnaval antecipado de Juazeiro realizando importantes ações. O Observatório Social e o projeto ‘Recicla Juazeiro’ se consolidaram e foram realizados pelo 5º ano consecutivo. Além deles, o bloco Respeita as Mina trouxe para a avenida a conscientização acerca do combate e enfretamento à violência contra a mulher.
O Observatório Social, que já é tradição na festa carnavalesca, funcionou na sede da secretaria nos três dias de festa com o objetivo de identificar possíveis formas de vulnerabilidade social. Foram desenvolvidas atividades voltadas à proteção de crianças e adolescentes chamando a atenção da sociedade para os riscos e maus tratos que podem acontecer no período, como trabalho infantil e negligência.
A equipe composta por assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos desenvolveram atividades como roda de conversas, acolhimento e escuta, jogos recreativos, oficina de máscaras carnavalescas, além da colocação de pulseiras de identificação em crianças e adolescentes encontradas no circuito da folia. “Esta ação já se tornou fundamental no carnaval de Juazeiro e hoje todos já conseguem compreender a sua importância. Com o Observatório consolidado, o município mostra que é responsabilidade de todos proteger e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, ressaltou a superintendente de Gestão do SUAS, Francisca Bandeira.
Este ano foram atendidas 46 crianças no Observatório Social, entre crianças encontradas em situação de vulnerabilidade e filhos de pais que trabalharam no período carnavalesco.
Outra ação já tradicional no período carnavalesco do município é o “Recicla Juazeiro”. O projeto este ano teve a parceria do SAAE e ofereceu aos 50 profissionais cadastrados todo apoio logístico para transportes do material recolhido, alimentação (jantar), além de equipamento de proteção individual (EPI). “Graças ao comprometimento da gestão, tivemos mais um ano de sucesso do projeto. Os profissionais puderam trabalhar de forma organizada, padronizada e com segurança, além de ter uma equipe comprometida e com disposição para ajudar”, afirmou a diretora de Proteção Básica Rosângela Mesquita.
Uma inovação trazida pela SEDES foi o bloco ‘Respeita as Mina’ que saiu logo no primeiro dia de folia levando para o circuito Ivete Sangalo a mensagem do combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Com o tema ‘Nenhum direito a menos’, o bloco puxado pela banda Mirage, representou segundo os organizadores, um momento de empoderamento, valorização da mulher, além de um ato cultural e político de representatividade e projeção social.
Nada de beijos forçados ou puxões de cabelo, o que se viu na avenida foi um folião descontraído dizendo não ao machismo. “Foi muito importante levar o bloco para a avenida com um tema tão relevante atualmente e ter a participação de tantas pessoas. O Respeita as Mina mostrou que veio para ficar”, destacou a diretora de Políticas para Mulheres, Quitéria Lima.
Para a secretária Cida Gama, o objetivo foi alcançado e o momento é de agradecimento pelo empenho das equipes envolvidas em todas as ações da secretaria no carnaval. “Tudo saiu como planejamos graças ao comprometimento de todos os profissionais. O Social foi amplamente contemplado com as ações realizadas e saímos do Carnaval 2018, ainda mais fortalecidos no que se refere à Assistência Social”, completou a secretária.
r Fabiana Diniz/SEDES
0 comentários