Em março de 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi criada sob a inspiração do Partido Comunista do Brasil, com a finalidade de defender a liberdade de expressão, nacionalizar empresas, realizar a reforma agrária, suspender a dívida externa, e instaurar o governo popular. Era formada por intelectuais, trabalhadores e militares, e teve curta duração.
Já em novembro de 1935 aconteceram três levantes (rebeliões) militares nas cidades de Natal, Recife e Rio de Janeiro. A sublevação militar (revolta organizada) conhecida também com a 'Intentona Comunista' (termo pejorativo encontrado pela cúpula militar para desqualificar o movimento armado que o capitão do Exército Brasileiro Luís Carlos Prestes encabeçou), que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas. Estes, talvez, tenham sido os principais acontecimentos ocorridos no Brasil em 1935, do ponto de vista político/histórico.
Neste mesmo ano, mas precisamente no dia 24 de novembro, nascia em uma comunidade rural do município de Mundo Novo, José Ferreira da Silva. Filho do casal Maria de Jesus e Pedro Ferreira da Silva e, descendentes de escravos, José seria a alguns anos depois, ainda na adolescência, arrimo da família e, em busca de uma vida menos sofrida, após completar 20 anos de vida, migrou-se para a cidade de Jacobina em busca de melhoras. Com experiência de trabalho na construção civil, arte despertada ainda em sua infância, foi ajudante de pedreiro e logo depois, pela sua capacidade extraordinária de aprendizagem se tornou um excelente pedreiro e em seguida mestre de obra. Profissional capacitado, passou a ser bastante requisitado, o que não lhe faltou mais trabalho. Era a hora de juntar a família novamente. Seus irmãos (Ditinha, Adelaide, Maria e Lelinho) e seus pais acompanharam o filho pródigo que continuou sendo arrimo até que todos pudessem 'caminhar com as próprias pernas' na nova cercania.
Admirado não apenas pelo profissionalismo, José passou a ser o reconhecido 'José Pedreiro', um homem inteligente, amigo, cumpridor de suas obrigações, sério e honesto. Todas as qualidades possíveis para um homem de bem o artesão da construção e da vida possuía e para completar e complementar a sua existência, veio o matrimônio com Dona Antônia Almeida Lima, com quem teve 7 filhos (Giorlando, Girleide, Geraldo, Genivaldo, Genival, Gessineide e Gervásio Lima). Bom marido e bom pai, virou referência para sua proles.
O bom filho, o bom profissional, o bom marido e o bom pai, José Ferreira, o simplesmente Zé Pedreiro, gostava de ouvir boas músicas e ler livros e jornais. Era um homem diferenciado para 'os padrões' estabelecidos para sua época e para sua profissão. Graças a sua maneira de enxergar o mundo e o cuidar da família, seus filhos e netos puderam ser doutor em filosofia, médico, odontólogo, advogado, pedagogo, administrador de empresa, geografo, jornalista e historiador.
No dia 20 de janeiro de 1998, ao 62 anos de idade, uma trombose, seguida por uma embolia pulmonar e uma parada cardíaca, lhe tiraram a vida. O então mestre de obras foi chamado pelo Criador. Vinte anos já se passaram e seus ensinamentos permanecem vivos e, assim como as construções que ergueu, o respeito e o amor continuam fortes e presentes na vida dos que tiveram o prazer de conhecer e conviver com José Ferreira da Silva.
1935, 1998 e 2018 ... Alegria, saudade, dor e orgulho se misturam.
Te amo papai.
Por Gervásio Lima
Jornalisa e historiador
7 comentários
17 de Jan / 2018 às 05h25
Roteiro do golpe, que depende do banimento do Lula em 2018 para continuar, foi escrito pelas mãos da Globo em parceria com toda a mídia hegemônica; pelas mãos do PSDB, PMDB, DEM, PP, PR, PTB e demais partidos conspiradores; e pelas mãos fascistas de delegados tucanos, procuradores tucanos e juízes tucanos – com a devida a assistência dos Departamentos de Justiça e de Estado dos EUA e do grande capital rentista. Depois de colaborar com o impeachment fraudulento conduzido pela quadrilha de Cunha, Temer, Geddel, Padilha e associados, o banimento do Lula passou a ser a razão existencial da Lava J
17 de Jan / 2018 às 05h35
QUANDO FOI E ONDE FOI, QUE O COMUNISMO RESPEITOU A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ? NA RUSSIA ? CHINA ? CUBA ? VENEZUELA ? COREIA DO NORTE ? CONTA OUTRA VIU,PORQUE ESTA JA É ROTA E MUITO MANJADA.
17 de Jan / 2018 às 05h35
QUANDO FOI E ONDE FOI, QUE O COMUNISMO RESPEITOU A LIBERDADE DE EXPRESSÃO ? NA RUSSIA ? CHINA ? CUBA ? VENEZUELA ? COREIA DO NORTE ? CONTA OUTRA VIU,PORQUE ESTA JA É ROTA E MUITO MANJADA.
17 de Jan / 2018 às 08h23
Hoje em dia qualquer pessoa pode gravar um DVD - basta querer. Nem precisa tem qualidade vocal para isso. Também pode escrever o que quiser, sem nenhum embasamento histórico e científico. Cabe ao leitor selecionar a fonte dessas informações, porque uma vez publicadas na internet, muitos acreditam serem confiáveis, dependendo do local onde são publicadas. Selecionar, qualificar e julgar essas informações evitam que se propague a ignorância - grande mal deste século.
17 de Jan / 2018 às 09h30
Na semana passada assistir a entrevista do deputado Aldo Rabelo (PSB) e que foi filiado ao PCdoB, no programa Canal Livre, da TV Bandeirante, que disse, que: tinha oferecido o seu nome para ser candidato a Presidente da República pelo atual Partido. Disse mais, que: quando foi Presidente da UNE, não aceitava que ninguém usasse droga dentro da instituição, embora respeitasse a conduta de cada um, desde que seja lá fora. E repetiu o que poderiam dizer com ele: " Além de Comunista, é também Maconheiro". Um dos entrevistadores perguntou: "E o senhor é Comunista?" Essa pergunta não foi respondida.
17 de Jan / 2018 às 11h55
Bela homenagem Gervásio e parabéns ao seu pai Jose Ferreira da Silva pela lição de vida que lhe deixou.
17 de Jan / 2018 às 21h14
Em época de eleição até Paulo Coelho aparece para defender os corruPTos.