O sucesso da caravana da Comissão Estadual de Cadastro, Informação e Comércio Justo e Solidário (CADSOL) realizada em Petrolândia, Itaíba e Pesqueira em 2017 já rendeu resultados. No dia 16 de janeiro será constituído o Fórum de Economia Solidária em Itaíba, no agreste pernambucano. O evento acontecerá no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, às 9h. À tarde, às 14h, haverá uma capacitação sobre o cadastro no CADSOL. Já Petrolândia, no sertão, reativará o Fórum no dia 17 de janeiro, na Câmara de Vereadores, às 9h.
Entre os principais objetivos do Fórum de Economia Solidária estão a discussão das leis referentes ao assunto bem como a comercialização de produtos por parte dos grupos e associações. Em Itaíba, a expectativa é da participação de coletivos nas áreas de artesanato e agricultura familiar. Já em Petrolândia, a maior parte dos empreendedores é de piscicultura, caprinocultura, agricultura familiar e artesanato. O Fórum é constituído por representantes da gestão municipal, empreendedores, entidades de fomento e assistência.
A caravana do CADSOL contou com a participação de representantes da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco (SRTE/MTE), Universidade Federal de Pernambuco Campus do Agreste (CAA - UFPE) do Comitê do CADSOL, do Pró-Rural e IPA. Na ocasião, em Petrolândia, foi realizada uma oficina com grupos, associações e cooperativas do sertão sobre as políticas públicas de economia solidária e inclusão no CADSOL. O cadastro tem como objetivo o reconhecimento público dos empreendimentos de modo a permitir o acesso às políticas públicas e programas de crédito e de fomento à economia solidária.
0 comentários