NOTA DE ESCLARECIMENTO
A municipalização de escolas é uma parceria entre estado e municípios, onde em comum acordo firmam acertos que beneficiam a todos. A sede do município de Sento-Sé hoje não comporta mais três escolas estaduais, devido a quantidade de alunos do ensino médio que são insuficientes para tal demanda. Foi feito um levantamento e hoje a sede do município só tem cerca de 1.000 alunos dessa modalidade de ensino e apenas 26 professores efetivos da rede estadual, complementando o quadro com professores REDA – Regime Especial de Direito Administrativo. O Colégio Estadual Deputado Jayro Sento-Sé, é o único da rede estadual que ainda mantinha a demanda de alunos do Ensino Fundamental, que é de competência do município, por sinal o maior de número de alunos matriculados na referida escola. No reordenamento realizado em outubro do ano passado no NTE-10/ Juazeiro/Ba, ficou decidido que a referida escola não iria mais acomodar alunos do 6º Ano em 2018 e assim progressivamente as outras séries nos anos seguintes, transferindo todos para a Rede Municipal. Como as duas outras escolas Colégio Estadual Sete de Setembro e Colégio Estadual Dr. Juca Sento-Sé são exclusivamente de Ensino Médio e com capacidade para comportar cerca de 2.200 alunos, a Secretaria Estadual de Educação, resolveu municipalizar a escola Jayro Sento-Sé, onde os alunos do Ensino Fundamental permanecerão na mesma escola e dando possibilidade ao município de ampliar o número de alunos da rede, já que o mesmo tem dificuldades de espaço físico para acomodar tal demanda. Portanto, os pais de alunos podem ficar tranquilos, pois os alunos do 7º ao 9º ano permanecerão da unidade escolar e ainda será ofertada matrícula para os alunos do 6º ano, contemplando todos os moradores dos bairros próximos à escola, apenas os de ensino médio que representa uma minoria, deverão procurar as outras unidades de ensino para concluir os seus estudos.
Já tivemos em outros momentos duas escolas municipalizadas em Sento-Sé pelo mesmo motivo (Antônio Balbino e Professora América). O processo de municipalização, é uma coisa natural que acontece em todos os municípios da Bahia.
José Renato
Secretário de Educação
2 comentários
13 de Jan / 2018 às 20h43
Não concordo com essa decisão. Esse governo e seus comandados só estão interessados mesmo é no dinheiro que irá entrar por conta dos alunos do fundamental. Estão querendo receber mais dimdim. ..essa é que é a verdade.
17 de Jan / 2018 às 08h59
Lendo as notas de protesto contra essa decisão, ainda não vi um só argumento que mostre irregularidade ou prejuízo para à sociedade!... Vi bem críticas de pessoas opositoras ideológicas, e isso é normal!