Com exclusividade para este Blog, o médico legista George Sanguinetti escreveu um texto refletindo os dois anos e um mês da ausência de provas com relação ao crime da menina Beatriz. A solicitação do texto foi feita pela redação do Blog Geraldo José e este é exclusivo. Sanguinetti acusa "o comando da Segurança Pública de Pernambuco pelas entrevistas coletivas conflitantes, substituição de delegados e nada de concreto surgiu em tanto tempo". A menita Beatriz foi assassinada no dia 10 de dezembro 2015, com 42 facadas, durante uma festa no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina. Até o momento ninguém foi preso.
A revista Carta Capital definiu Sanguinetti numa vida proporcional à compulsão pela polêmica, a ponto de muitas vezes a sua contratação ser confundida com táticas diversionistas de advogados de defesa. Desde o controverso laudo sobre a morte de PC Farias, em 1996, é personagem em casos rumorosos. Todavia, de um ponto ninguém duvida: é Sanguinetti um dos mais experientes médicos legistas da atualidade.
Confiram texto na íntegra:
"O corpo foi encontrado em sala do Colégio tradicional católico de Petrolina; local isolado da festa de confraternização por Formatura. Inúmeros golpes de faca, vestes embebidas em sangue. Na área não coberta do corpo, cortes, ferimentos, com predomínio da ação cortante, nos membros superiores, região cervical (pescoço), membros inferiores. Na face manchas sanguíneas coaguladas não permitem descrever as áreas atingidas. Os golpes desferidos foram aleatórios, sem metodologia ou ordenamento, o que inviabiliza a hipótese de utilização de ritual de magia negra.
A violência dos ferimentos, ódio ou insanidade. Uma criança atacada com tamanha sanha assassina. Por que? Por quem? E em espaço de tempo tão curto.
A menor Beatriz estava com os familiares, em determinado momento dirige-se ao bebedouro; já não mais é vista. Conduzida para o local onde seria sacrificada por alguém que conhecia bem as dependências do Colégio e que contou com ajuda de cúmplice para vigiar quanto a possibilidade da aproximação de pessoas. Quase duas mil pessoas no local. Pais, professores , alunos, convidados; a solenidade seguindo seu curso. Quem poderia imaginar que ocorreria tamanha selvageria com uma menor. Por que? Por quem?
Notando que Beatriz não regressou, os pais iniciam uma busca frenética. Chamam, chamam, mas não há resposta. Até o corpo ser encontrado. Pessoas presentes, que faziam parte da busca ou atraídos pela movimentação anormal, entram no local do crime. Fotografam utilizando i-fone, celular, caminham, superpõem pegadas, como foi antes da chegada da Perícia, tornou o local “ não preservado, inidôneo ou violado”.
Sempre há um prejuízo. Recebi doze fotografias, tiradas antes da chegada da Perícia. Analisei, ampliei, utilizei técnicas de fotografias forenses e passei a acompanhar o caso, inclusive por ser crime hediondo, me ofereci a Polícia de Petrolina para ajudar, sem custos, nem mesmo de passagens, hospedagem, etc. Não fui aceito. Tentei via Ministério Público, não logrei êxito. Com as fotografias do corpo no local, observei manchas de sangue por escorrimento, manchas por contato e manchas por impregnação. Também uma pegada, que pelo local ter sido violado, a esclarecer se de uma das pessoas que adentraram a sala, ou do executor.
Pensei se não desejam ajuda é porque estão desvendando o crime. Começaram entrevistas coletivas conflitantes, substituição de delegados; nada de concreto surgiu em tanto tempo.
Para dar uma satisfação, atribui-se a autoria a uma imagem de vídeo, divulgada quase dois anos após, de pessoa que estaria frente ao Colégio e que também foi vista no interior, durante a confraternização. Sem prova técnica, nexo de causalidade, arma do crime, indícios que coloque alguém no local da morte onde houve o homicídio, não há realidade jurídica.
Lamento, mas a investigação encontra-se sem rumo. Insisti que retorne ao início, que verifique os vestígios do local, que me permita acesso a parte técnica, aos laudos periciais, como o necroscópico, o levantamento de local. Darei respostas e como o caso está sob sigilo de Justiça, não irei divulgar juízo de valor, sobre o que foi feito ou deixou de ser feito. Aplicarei meus conhecimentos para evitar a impunidade. Eu represento, pelo tempo decorrido, a única possibilidade de esclarecimento. É desabafo ao que poderia ter sido feito".
George Sanguinetti-médico legista
17 comentários
10 de Jan / 2018 às 12h57
Muitas pessoas não querem que esse crime seja elucidado. Porque será? Defendendo que recorram as instâncias em Brasília.
10 de Jan / 2018 às 13h35
Prezado Geraldo, parabenizo a reportagem em nome de Jesus Cristo, do Espirito Santo, pois é oportuno é visivel o silêncio das AUTORIDADES. Hoje data só voces deste blog falaram. Não ouvi programas de rádio e tv pois ficam presos as convenções de pautas futeis sem, função social. Que DEUS abençõe a fé do jornalismo do blog.
10 de Jan / 2018 às 14h10
A polícia e judiciário de PE incompetentes.: poderiam pelo menos chipar, botar escuta, investigação geral na escola, etc. , e nos supostos envolvidos neste crime hediondo.
10 de Jan / 2018 às 14h13
Deixa o homem (Sanguínete) trabalhar.
10 de Jan / 2018 às 14h17
Em dezembro/2015, escrevi nesse blog: TEM PEIXE GRANDE NESSE AQUÁRIO. Não tenham dúvida disso. Não existe outra explicação.
10 de Jan / 2018 às 14h26
Parabéns ao blog de Geraldo José pela coragem, imparcialidade e compromisso! O que me causa estranheza é a censura imposta por alguns órgãos de imprensa (certo blog) da cidade vizinha ao postar algum comentário acerca deste caso. Mas a verdade vai APARECER doa a quem doer porque os poderes de DEUS são maiores do que instituições e falsas aparências sociais!
10 de Jan / 2018 às 15h09
"Muitas pessoas não querem que esse crime seja elucidado. Porque será?" KKKK Sr. Eduardo, não conheco ninguem que não queira. O senhor é um dos que tem esse desejo? A galera viaja em Teorias da Conspiração, isso sim.. Mas tudo bem, em pleno 2018 ainda tem gente que acredita que a terra é plana.
10 de Jan / 2018 às 15h49
PARA QUE NÃO PAIREM MAIS DUVIDAS,PORQUE NÃO SE PERMITIR,QUE Dr.: SANGUINETTI FAÇA TAMBÉM AS SUAS INVESTIGAÇÕES ? AFINAL,NÃO SE PODE COLOCAR DE LADO TODA A SUA EXPERIENCIA FORENSE SEM UMA RAZÃO QUE JUSTIFIQUE !
10 de Jan / 2018 às 17h32
Agora eu pergunto: pq não facilitaram as investigações, pq não deram chance deste perito agir?
10 de Jan / 2018 às 18h15
LULA eh o cara. economista e professor da Unicamp Luiz Gonzaga Belluzzo, consultor pessoal de economia durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu a capacidade de articulação do petista: "Centro-direita e centro-esquerda estão sendo esmagadas pela radicalização. O Lula, por exemplo, está longe de ser um radical. O Lula é um mediador, mas a concentração de votos nele representa um repúdio ao retrocesso social deflagrado pela política econômica adotada a partir de 2015. Eu estive um mês no Nordeste no Norte de Minas, e nessas regiões a votação do Lula vai ser maciça",
10 de Jan / 2018 às 18h58
Geraldo José, o Brasil inteiro agradece a grandeza do nível de reportagens apresentadas aqui. É o blog que o povo comenta. Somos Todos Beatriz.
10 de Jan / 2018 às 22h12
Parabéns ao Blog pela reportagem. Mostra de jornalismo sério e competente. cada dia melhor. A reportagem de vocês já repercute em salvador e recife. Esperamos respostas da secretaria de segurança pública de Pernambuco.
10 de Jan / 2018 às 22h15
Li e reli os textos. Reflexão que toda familia do bem faz. Parabens ao Blog. Parabens Geraldo Jose pela coragem, determinação e conhecimento de como se faz jornalismo de verdade.
11 de Jan / 2018 às 00h23
Entendi muita coisa nesse texto do que nesses dois anos eles tentando explicar sem rumo , sem nexo , sem êxito , como se estivesse a esconder e envolver mais pessoas e mais pessoas pra tirarem o foco do ocorrido . Tenho certeza Sanguinetti você vai dá a verdadeira explicação . A população só vê com os olhos que eles contaram . Você tem meu apoio .
11 de Jan / 2018 às 08h46
Sou da Bahia e moro em Brasilia. Escutei aqui na rádio Nacional e fiquei emocionado. Deus tenha Misericordia.
11 de Jan / 2018 às 09h38
Qto ao perito Sanguinetti, controverso ou não, estranho é ter se oferecido para atuar no caso, gratuitamente, e a família, a reportagem não esclarece, não tê-lo "convidado" para atuar nas investigações. A família pode e deve recorrer ao perito Sanguinetti.
11 de Jan / 2018 às 10h36
O certo é que a atitude do Blog fez e a reflexão do doutor Sanguinetti, um dos mais experientes peritos do mundo fez o Brasil olhar para a impunidade e barbaridade do crime. Por que as as autoridades silenciam??