Uma postagem no Facebook da servidora Daniela Tagliari Kreling Lau, chefe de gabinete da presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), levou petistas a contestarem a imparcialidade da corte para julgar o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 24, contra sentença do juiz juiz Sergio Moro no caso do tríplex do Guarujá. O petista foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a nove anos e meio de prisão.
Daniela publicou em sua página uma petição online para coletar assinaturas em apoio a condenação e a prisão do ex-presidente. Petistas reagiram nas redes sociais. A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), foi ao Twitter questionar a atitude da servidora: "Perseguição e ativismo político contra Lula dentro do TRF-4!", escreveu a senadora.
O senador Lindbergh Farias fez coro: "A chefe de Gabinete do presidente pedir a prisão de Lula nas redes é um escândalo que compromete a parcialidade do julgamento!".
O deputado federal Pepe Vargas também reclamou. Vargas ainda fez referência a uma entrevista concedida pelo presidente da corte, em agosto do ano passado, em que Thompson disse ao Estadão que a sentença "é tecnicamente irreprensível".
"Não bastasse a declaração do presidente do TRF-4, que mesmo confessando não ter lido a sentença de Moro disse que a peça era "perfeita", agora a sua chefe de gabinete faz campanha para pedir a condenação de Lula, publicamente e sem cerimônias. O golpe continua em todas as frentes. Resistir é preciso!", escreveu o deputado em seu Facebook.
Em nota, o presidente do TRF, Carlos Eduardo Thompson Flores, afirmou que a servidora exerceu o direito de se manifestar como "cidadã e em caráter particular". Segundo o tribunal, Daniela é servidora concursada com 24 anos de carreira na corte e nunca atuou na área judicial ou em julgamentos de processos.
"Daniela sempre exerceu cargos administrativos junto ao tribunal, tendo trabalhado nas gestões de diversos presidentes", diz a nota da corte.
O globo
3 comentários
08 de Jan / 2018 às 16h13
e muito estranho isso ? tao rapido isso aquelas paginas mais de 2.000 folhas ou mais essa corte ler tudo e dificil de acredita? geralmente passa 1 ano ou mais e o de lula foi rapido ano de eleicao ta claro isso que essa corte que condenar lula sem provas . ate agora nada d provas reais contra lula.
08 de Jan / 2018 às 16h17
Me engane que EU gosto rebanho de ..... Tentando coloca BATOM vermelho na CUECA branca dos outros, parabéns pra esses estrategista de SOFÁ, terroristas do QUIPÁ querendo plantar o caos. Se 2 % dessa população ignorante que venera esse LIXO soubessem o que esse BANDIDO fez, ai ai ai, desejaria era a morte DELE a EXEMPLO da isenção fiscal aonde tirou, perdoou 748 bilhões em impostos pra repassar essa GRANA a empresários bandidos colega dele que hoje estão abrindo suas FABRICAS no URUGUAY e PARAGUAY aonde se tem um custo 38 vezes menor que o NOSSO. Duvidas, pesquisem se tô aqui inventando
09 de Jan / 2018 às 00h32
Seu Silas, seu Silas: O senhor mesmo afirma: mais de 2.000 folhas, e ainda acha que não há provas? Tem, seu Silas, de todo tipo: gravação, arquivos de computador, depoimentos (muitos), fotos, recibos, o que o senhor pensar. E o processo andou rápido porque esse ladrão tem prioridade devido à idade. Me desculpe, Sr. Silas, mas o Sr. tá parecendo ser um dos Mortadela de Lularápio.