As ações preventivas para minimizar os efeitos das chuvas, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos (SESP) seguem com trabalho da escavadeira hidráulica que executou serviço de limpeza nesta sexta-feira (05), no canal Mulungu, nas proximidades do bairro Tabuleiro, beneficiando também o bairro Itaberaba. O objetivo da limpeza é manter livres os cursos d’água e esgoto através da remoção de vegetação aquática, reduzir a proliferação de muriçocas, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens.
O secretário de Serviços Públicos Celso Leal, destacou que todos os canais de Juazeiro foram limpos duas vezes em 2017, totalizando aproximadamente 120 quilômetros de extensão e beneficiando uma média de 20 bairros. “Estamos executando a limpeza desses corredores e é preocupante a quantidade de lixo jogado nesses corredores. São pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. A contribuição do cidadão é fundamental para garantir a durabilidade da limpeza executada”, enfatizou Celso Leal.
A SESP realizou também a limpeza de mais 200 galerias de águas pluviais e 15 delas foram recuperadas. E continuará com a limpeza das galerias localizadas nos pontos mais críticos da cidade, sendo eles próximo ao Estádio Adauto Moraes, Novo Encontro, Rua do Cajueiro – bairro São Geraldo, Orla, Centro, Maringá e Santo Antônio.
“O trabalho consiste na retirada de entulhos, lixo, vegetação e outros dejetos que obstruem a rede de drenagem no sentido de garantir o escoamento das águas pluviais nesse período chuvoso e também evitar pontos de alagamentos que causam transtorno para quem trafega pelas ruas da cidade”, explicou. Celso Leal destaca ainda que o governo municipal tem mantido um intenso trabalho de manutenção na rede de drenagem do município.
Para quaisquer dúvidas ou solicitações dos serviços da SESP, a população deve ligar para o telefone 3612-5411, informando o endereço, demanda e um ponto de referência. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Luzete Nobre/SESP
2 comentários
07 de Jan / 2018 às 16h48
Tudo bem que a população deve manter o ambiente limpo e agradável de se viver, porém a prefeitura nem cogita a possibilidade de fechar alguns desses canais, assim como em gestões passadas que o fizeram e deram outra "vida" a lugares que antes eram tomados por sujeira e insetos, hoje pessoas e automóveis transitam com tranquilidade e, até comércios fazem do local um lugar prospero.
08 de Jan / 2018 às 11h41
Concordo com a questão da população também colaborar, porém, concordo também, com o cidadão do comentário abaixo, a gestão nem cogita a possibilidade de canalizar esse córregos?? pessoas estão expostas a todo tipo de doença com essa situação, é uma questão de saúde pública, está na hora de pensar nesta possibilidade. Comunidade vamos cobrar nossos direitos, entra gestão e sai e gestão e ninguém nem fala mais neste assunto, existem vários canais abertos por toda a cidade, é triste!