O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo), em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), lançou o Manual da Credibilidade Jornalística –um guia de de boas práticas para veículos jornalísticos profissionais. A intenção é fornecer parâmetros para a prática do jornalismo de qualidade na internet brasileira. O Manual da Credibilidade Jornalística integra o projeto Grande Pequena Imprensa, idealizado em 2013 por Alberto Dines, fundador do Projor e do Observatório da Imprensa, para capacitar veículos da imprensa regional e local.
A iniciativa faz parte do Projeto Credibilidade, capítulo brasileiro do Trust Project –criado por um consórcio de empresas de mídia para desenvolver indicadores e padrões de qualidade e credibilidade que distinguam veículos de jornalismo. Participam do Trust Project a revista britânica The Economist, o jornal norte-americano The Washington Post e o italiano La Repubblica, entre outros.
O Manual da Credibilidade reúne todos os parâmetros desenvolvidos pelo Trust Project para servir como diretrizes para as publicações jornalísticas. Os indicadores de credibilidade foram formatados em reuniões organizadas em Nova York e Londres em 2016. O modelo será replicado no Brasil pelo consórcio de veículos que integram o Projeto Credibilidade. As propostas são abertas e podem ser seguidas por qualquer publicação, mesmo que não façam parte do consórcio.
Projeto Credibilidade
1 comentário
30 de Dec / 2017 às 11h53
NÃO EXISTE IMPARCIALIDADE no jornalismo. Isso é utopia.