No final do ano, muita gente aproveita folgas e recessos para visitar a família e conhecer novos lugares. Algumas dessas pessoas são doadoras regulares de sangue e os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretara da Saúde do Estado (Sesab), acabam sofrendo baixas significativas, nessa época. Tendo em vista esse cenário, nesta última semana de 2017, a entidade está reforçando o apelo para que a população não deixe de ir às unidades para fazer a doação.
"Além da ausência de voluntários assíduos, há, naturalmente, a probabilidade do aumento no número de acidentes, devido ao aumento da circulação nas estradas, gerando, assim, uma maior necessidade de transfusões de sangue", ressalta a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana.
O Hemocentro Coordenador, na Ladeira do HGE, em Salvador, precisa de 250 bolsas por dia, quantidade que configura o nível ideal do estoque. Esse número não é atingido em dias comuns, chegando a somente 170. Por integrar a área da saúde, o enfermeiro Edimário Freitas fez questão de doar antes das festas da passagem de ano "para repor as bolsas que, fatalmente, serão mais utilizadas em função da demanda natural do período".
Capaz de salvar vidas, a doação dura menos de 15 minutos e pode ser feito por qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. "É um procedimento muito fácil. É só chegar em uma das várias unidades, portando um documento de identidade com foto. A pessoa faz um cadastro e passa pela triagem clínica. Estando tudo adequado, ela doa e vai embora", esclarece Iraildes.
Cerca de 450ml são colhidos de cada doador e o volume é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas. Cada bolsa coletada pode ajudar a tratar até quatro pacientes. Vale lembrar que a tipologia com nível crítico, atualmente, é a com fator negativo (A-, B-. AB- e O-). O porteiro Gilson França vai ao Hemoba as quatro vezes que tem direito no ano. "Herdei de minha mãe o hábito de doar. Quando ela não pôde mais, eu avisei logo que iria substituí-la".
Quem quiser doar pode se dirigir ao Hemocentro Coordenador, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. Além disso, estão aptos a realizar coletas os hospitais do Subúrbio e Santo Antônio - Obras Sociais Irmã Dulce, e também o SAC de Cajazeiras e os Hemóveis, que permanecem no Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping. A Hemoba conta também com diversos pontos espalhados pelo interior baiano.
Camila Souza/GOVBA
1 comentário
29 de Dec / 2017 às 06h47
Aqueles que puderem, Abracem esta causa. Tão logo possa me locomover, farei isso. boa sorte a todos que fazem parte do Hemoba.