O fim de ano vem com boas novas para o município de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim celebra a divulgação de mais um Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que comprova que a cidade avançou nas três áreas analisadas: Emprego e Renda, Educação e Saúde.
De acordo com o site, o Índice de Desenvolvimento Municipal é um estudo do Sistema FIRJAN criado em 2008 que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Para efeitos de comparação, em 2008, Juazeiro estava na 64ª posição no Estado e na 3957° no ranking nacional. Hoje, o município está na 19ª Estadual e 2678ª na Nacional. De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Em todos as áreas de atuação pesquisadas, o crescimento dos gráficos é notório.
Enquanto em 2008 Juazeiro estava com baixo índice de desenvolvimento na saúde, com pouco menos de 0,3971, em 2013 o município atingiu 0,6415, já com alto índice de desenvolvimento. Todas as outras áreas também obtiveram classificação de alto índice de desenvolvimento.
Para o prefeito, é uma ótima notícia, mas não uma surpresa. “Desde 2009 que esta cidade vem mudando, com um caminho traçado junto com a população. Foram muitos investimentos nas três áreas. Priorizamos a educação, construímos mais de 20 creches, onde só havia 8; quadras poliesportivas; reformamos, ampliamos, climatizamos e construímos mais de 100 escolas municipais; valorizamos o professor, instituímos gestão democrática nas escolas, dentre várias estratégias. Criamos condições para a educação se desenvolver, além de investir na saúde, com a aquisição da maternidade e hospital da criança, UPA 24h, e o grande investimento na atenção básica, nos postos de saúde. Mas temos consciência de que ainda precisamos melhorar mais. A demanda é muito grande e uma continuidade do pensamento em desenvolver esta cidade”, declara o prefeito Paulo Bomfim.
Prefeito à época, o atual Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, destaca outro ponto que fez com que Juazeiro se posicionasse de modo mais destacado. “Nós criamos a secretaria de Desenvolvimento Econômico e colocamos na rua a política de atração de novos investimentos. Tínhamos poucas empresas no Distrito Industrial e algumas estavam indo embora da cidade. A partir daí procuramos empresas dos mais variados ramos: desde grandes redes de supermercados a indústria do ramo de energia. Isso tudo para agregar com a nossa base econômica, que é a agricultura irrigada. Além disso, investimos em capacitação da população. Tanto ofertamos pelo Poder Público, como buscamos parcerias, como a Carreta do Senac, que ficou anos em Juazeiro. Tudo isso possibilitou o bom resultado no índice de Emprego & Renda, com Juazeiro ficando anos entre os municípios brasileiros que mais geraram emprego. Acredito que ainda virão outros bons Índices Firjans pela frente”, prevê Isaac Carvalho
Ascom PMJ
7 comentários
27 de Dec / 2017 às 12h52
"Kkkkk Quer se eleger na tora né kkkkkkkkkk A resposta vai ser dada em 2018
27 de Dec / 2017 às 13h31
VAMOS FALAR A VERDADE REPRESENTANTES DA PREFEITURA DE JUAZEIRO,TODOS NÓS SABEMOS, E É SÓ CONFIRMAR NO GRÁFICO, QUE ESSES DADOS SÃO FRUTO DO TRABALHO DE NEIVA QUANDO ERA SECRETÁRIO.ESSE SIM QUE DEVERIA SER O PREFEITO HOJE, MAS ISAC QUERIA UM BONECO, UM PAU MANDADO, UM FANTOCHE... AI ESCOLHEU bonfim OLHA SÓ O RESULTADO AI, TERCEEIRO MANDATO DE ISAAC E A CIDADE NO CAOS.
27 de Dec / 2017 às 13h39
Porquê não citaram que esses numeros foi fruto do trabalho de Neiva ? Não tem jeito por mais que os puxa sacos do prefeito de terceiro mandato Isaac tente esconder a população não esquece do grande trabalho de Neiva todos sabem que quando ele era secretàrio ai sim Juazeiro desenvolveu.
27 de Dec / 2017 às 14h01
Ninquém pode negar que houve um tempo que esse governo de isaac gerou emprego e atraiu empresas, mais eu pergunto aqui e quero uma resposta me digam uma unica empresa nova que chegou em jazeiro em 2017 ? Não sei o que aconteceu mais ouvi falar que Petrolina voltou a ficar na frente de Juazeio na geraçâo de emprego .Alguem sabe explicar isso ?
27 de Dec / 2017 às 19h15
Boa noite! Juazeiro está cheio de tantas mentiras, como é que a cidade esta se desenvolvendo se nesse mês de dezembro vários professores foram demitidos e os postos de saúde não tem vacinas. Estamos cansados de mentiras.
28 de Dec / 2017 às 09h02
sugestão de reportagem, empresa que administra o hospital regional, atrasa salarios de funcionários todo os messes em que ela atua, todos os messes mesmo e o pior não paga o decimo ate a data de hoje. fica adica ai Geraldo. o povo precisa saber da verdade. ou ficar calado mesmo que é melhor. não adianta nada?
28 de Dec / 2017 às 10h58
Oxente, e Neiva era secretário de Educação e Saúde??? Sabia não kkkk. A oposição não aceita, mas Juazeiro mudou e continua mudando.