A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou dois editais para a venda de 336 lotes no Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado no município de Petrolina (PE). O objetivo é a implantação de empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais em unidades familiares e unidades empresariais. As duas licitações são na modalidade concorrência, do tipo maior oferta. Os interessados devem observar as exigências de cada edital e dos respectivos anexos.
O edital nº 35/2017 vai selecionar agricultores para a aquisição de 299 unidades parcelares familiares, destinadas somente a pessoas físicas. No total são 2.006,94 hectares, sendo 1.792,80 hectares irrigáveis e 214,14 hectares não irrigáveis. Na etapa de pré-seleção, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição de 9 de janeiro a 9 de fevereiro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30, na 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina.
Os agricultores irrigantes classificados serão convocados para a etapa de habilitação, quando devem apresentar a documentação solicitada e a proposta financeira na data e no local a serem informados pela Codevasf. Os vencedores poderão escolher uma única unidade parcelar agrícola, de acordo com a ordem de classificação final.
Já o edital nº 34/2017 põe à venda 37 unidades empresariais, que somam 2.540,65 hectares, sendo 1.717,22 hectares irrigáveis e 823,43 hectares não irrigáveis. Os interessados podem apresentar propostas para concorrer a uma ou mais unidades. Essa seleção é aberta para pessoas jurídicas (consorciadas ou individuais) e pessoas físicas (coligadas ou individuais), que ficam obrigadas a constituir uma pessoa jurídica caso vençam a licitação.
A sessão pública para o recebimento da documentação de habilitação e da proposta financeira será no dia 19 de fevereiro de 2018, às 10h, na 3ª Superintendência Regional da Codevasf. O material pode ser entregue pessoalmente ou encaminhado por via postal – neste caso, os candidatos devem observar que as propostas entregues após o horário estabelecido ou em outro local serão consideradas como não recebidas.
Nas duas licitações, os preços mínimos por hectare estão estabelecidos nos editais, entre outras informações. Os editais e os respectivos anexos estão disponíveis em: www.codevasf.gov.br e www.comprasgovernamentais.gov.br. O material também pode ser consultado ou adquirido gratuitamente, mediante apresentação de um CD/ROM ou pen drive, na Secretaria Regional de Licitações. O endereço da 3ª Superintendência Regional da Codevasf é: Rua Presidente Dutra, nº 160, Centro, Petrolina (PE). Os telefones para contato são: (87) 3866-7722 e 3866-7742.
"O governo federal, por meio da Codevasf e do Ministério da Integração Nacional, está investindo para concluir a implantação do Projeto Pontal. Esses dois editais vão possibilitar a ocupação de mais de 4,5 mil hectares dentro do conceito de sustentabilidade. O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento da região por meio da agricultura irrigada, proporcionando a geração de emprego e renda, o aumento na oferta de alimentos e, consequentemente, a melhoria de índices socioeconômicos", destaca o diretor da Área dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.
O Projeto Público de Irrigação Pontal está localizado no município de Petrolina, no semiárido pernambucano, na margem esquerda do rio São Francisco, a aproximadamente 714 quilômetros de Recife. O acesso ao projeto é feito por rodovias asfaltadas: BR-428 e BR-232. O aeroporto internacional de Petrolina – uma das principais vias para escoamento da produção agrícola da região para países da Europa e da América do Norte – fica a 75 quilômetros do projeto.
Ascom Codevasf Fotos Divulgação
5 comentários
27 de Dec / 2017 às 09h08
POIS É,FOI O TEMER,O MELHOR PRESIDENTE ATÉ HOJE ELEITO PELOS PETISTAS.QUEM DIRIA NÉ ?
27 de Dec / 2017 às 10h43
É QUIM , LOGO, LOGO, VOCÊ FAZER ATRAVESSIA DE PETROLINA Á JUAZEIRO PELO RIO SÃO FRANCISCO, SECO. VAZIO. TEMER AJUDOU. INFELIZMENTE COM TANTO PROJETO AGRÍCOLA USANDO MUITA ÁGUA A TENDÊNCIA É O RIO DESAPARECER, E NÓS RIBEIRINHOS MORRER, COM CONSUMO DE TANTOS PRODUTOS AGRÍCOLA CHEIOS DE VENENO, É POR ISSO QUE NO VALE DO SÃO FRANCISCO, TEM MUITOS CASOS, DAQUELA DOENÇA. TEM BASTANTE COMENTÁRIOS A RESPEITO, JÁ VI. DÁ CAPITAL A OUTRAS CIDADES NO ESTADO.
27 de Dec / 2017 às 16h01
AVE MARIA-CONCORDO COM VOCE,SOBRE O ATRAVESSAR O RIO A PÉ,MAS,VOCE TEM BOM SENSO,PARA PERCEBER QUE A CULPA PELO RIO ESTAR NESTE ESTADO NÃO É DE TEMER ,MAS,DE SEUS ANTECESSORES,QUE NÃO TIVERAM OS DEVIDOS CUIDADOS COM O RIO.CADE A REVITALIZAÇÃO TÃO PROMETIDA POR LULA ? SOBRE O VENENO NOS PRODUTOS AGRICOLAS ONDE ESTARIA A FISCALIZAÇÃO QUE DEVERIA HAVER TAMBEM NOS GOVERNOS ANTERIORES ? OS PROJETOS AGRÍCOLAS RENDEM MUITOS EMPREGOS PARA A NOSSA REGIÃO,ACABE COM ELES E VEJA NO QUE VAI DAR.O QUE NECESSITA É IMPLEMENTAR O USO RACIONAL DA AGUA,COM TECNOLOGIAS MODERNOS,POIS HA MUITO DESPERDÍCIO.
27 de Dec / 2017 às 16h12
AVE MARIA-AQUELA DOENÇA,CUJO NOME,PROVOCA RECEIO NAS PESSOAS,DA QUAL CONHEÇO ALGUMA COISA,POSSO LHE AFIRMAR QUE OS AGROTÓXICOS SÃO APENAS ALGUMAS DAS MÚLTIPLAS CAUSAS,POIS EXISTE UMA OUTRA CAUSA AINDA NÃO SUFICIENTEMENTE CONHECIDA,AS IRRADIAÇÕES EMITIDAS PELAS ANTENAS RETRANSMISSORAS DE SINAIS DE CELULARES,CUJOS EFEITOS MALÉFICOS A LONGO PRAZO COMEÇAM A SER COMPROVADOS COM DETECÇÃO DE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL DE CASOS DE CÂNCER NA POPULAÇÃO QUE RESIDE NUM RAIO DE ATÉ 500 METROS DESTAS ANTENAS RETRANSMISSORAS.
27 de Dec / 2017 às 16h13
AVE MARIA-AQUELA DOENÇA,CUJO NOME,PROVOCA RECEIO NAS PESSOAS,DA QUAL CONHEÇO ALGUMA COISA,POSSO LHE AFIRMAR QUE OS AGROTÓXICOS SÃO APENAS ALGUMAS DAS MÚLTIPLAS CAUSAS,POIS EXISTE UMA OUTRA CAUSA AINDA NÃO SUFICIENTEMENTE CONHECIDA,AS IRRADIAÇÕES EMITIDAS PELAS ANTENAS RETRANSMISSORAS DE SINAIS DE CELULARES,CUJOS EFEITOS MALÉFICOS A LONGO PRAZO COMEÇAM A SER COMPROVADOS COM DETECÇÃO DE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL DE CASOS DE CÂNCER NA POPULAÇÃO QUE RESIDE NUM RAIO DE ATÉ 500 METROS DESTAS ANTENAS RETRANSMISSORAS.